CADE aprova com restrição fusão entre TAM e LAN

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Jet Airways
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CADE aprova com restrição fusão entre TAM e LAN

Mensagem por Jet Airways »

CADE aprova com restrição fusão entre TAM e LAN
Fonte: UOL Notícias
http://economia.uol.com.br/ultimas-noti ... e-lan.jhtm

O relator do caso da fusão da TAM com a chilena Lan no Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), Olavo Chinaglia, aprovou nesta quarta-feira (14) a união das duas empresas aéreas, sob a condição de que uma delas deixe sua aliança global de milhagem e que abram mão de vagas para voos entre os aeroportos de Guarulhos (SP) e Santiago, no Chile.

A união entre as duas empresas cria a maior companhia aérea da América Latina, com 300 aviões e avaliada em mais de US$ 12 bilhões.

O negócio já foi aprovado pelo órgão antitruste do Chile com restrições semelhantes. “Parece inviável que a nova companhia pertença a duas alianças globais mesmo que elas continuem a operar sob as mesmas marcas”, disse Chinaglia. A TAM pertence à StarAlliance, enquanto a Lan integra a Oneworld.

O relator rejeitou a ideia de adversários da fusão que cogitam diminuição da concorrência por conta da entrada de uma empresa aérea estrangeira já poderosa. “No Brasil, nota-se mais uma intensa rivalidade marcada por políticas agressivas de preços, horários”, disse Chinaglia. A fusão criará a Latam, uma das dez maiores empresas aéreas do mundo.

Durante a leitura de seu voto, Chinaglia disse que também vê concentração em outras duas rotas pela união de TAM e LAN, entre São Paulo e Buenos Aires, na Argentina, e entre a capital paulista e Lima, no Peru. Contudo, ele entendeu não serem necessárias ações do órgão antitrustre brasileiro nesses casos.

A união foi anunciada em agosto do ano passado e estará completa no primeiro semestre do ano que vem. O grupo informou que oferecerá 115 destinos para 23 países. As duas empresas hoje empregam mais de 40 mil pessoas.

O presidente do Cade, Fernando Furlan, disse que a decisão “cria jurisprudência para o setor”. A legislação hoje dificulta a entrada de empresas aéreas estrangeiras para operar no Brasil.
Abraços,
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Re: CADE aprova com restrição fusão entre TAM e LAN

Mensagem por José Paulo »

1. Estão abertas as apostas:
Oneworld? ou
Star Alliance?

2. Esperemos pela 3a. cia. aérea a fazer GRU-SCL:
Gol?
Avianca?
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Jet Airways
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Re: CADE aprova com restrição fusão entre TAM e LAN

Mensagem por Jet Airways »

Aposto que permanece com a One World e que a GOL pegue a rota!
Segundo informações, a AVIANCA estaria interessada na Star Alliance.
Abraços,
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Re: CADE aprova com restrição fusão entre TAM e LAN

Mensagem por MSATO »

Fusão TAM-LAN é boa no início, mas preços podem subir depois, dizem especialistas
14/12/2011 - 20h33

A fusão da companhia aérea brasileira TAM com a chilena LAN traz benefícios para os passageiros no curto prazo, segundo especialistas no setor. Eles afirmam, no entanto, que o aumento da concentração pode resultar em aumento dos bilhetes no futuro.

A fusão foi aprovada nesta quarta-feira (14) pelo Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica) e cria a maior companhia aérea da América Latina, com 300 aviões e avaliada em mais de US$ 12 bilhões.

"Num primeiro momento, o consumidor pode ser beneficiado porque a rede de uma será atrelada à da outra", diz Respício Espírito Santo, presidente do Instituto Brasileiro de Estudos Estratégicos e de Políticas Públicas em Transporte Aéreo.

Assim, voos nacionais da TAM devem passar a ter horários atrelados aos de voos internacionais da LAN, por exemplo. Isso fará com que o passageiro que vai viajar ao exterior passe menos tempo à espera do voo internacional.

Respício Espírito Santo vê benefícios também para os clientes do programa de fidelidade Multiplus, da TAM. "Como a LAN deve optar por integrar esse programa, os consumidores terão mais uma opção para obter pontuações."

O especialista considera, no entanto, que, no longo prazo, o aumento da concentração no setor aéreo pode resultar em preços mais elevados para o passageiro.

Para o advogado especializado em direito aeronáutico Carlos Duque Estrada Jr., esse efeito pode acontecer em menos tempo: já a partir do segundo semestre de 2012.

"Depois que a integração das duas empresas for finalizada, daqui a seis meses, o consumidor passará a ter menos opções para viajar para algumas rotas, e isso geralmente resulta em aumento de preço."

O advogado cita como exemplo os voos para o Chile, hoje oferecidos, no Brasil, por LAN, TAM e Gol. Como as duas primeiras empresas vão virar uma só, o consumidor passará a ter apenas duas opções diferentes de preços.

Fonte: UOL Notícias / Economia
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Re: CADE aprova com restrição fusão entre TAM e LAN

Mensagem por Vickers »

A LAN é uma das líderes na OneWorld. A TAM é apenas mais uma na Star Alliance.

A Avianca já pertece à Star Alliance.

A Gol já voou pra Santiago. Se não melhorar o serviço, não vai colar novamente. Apostaria na Avianca do Brasil, vulgo OceanAir ou na Sky Airlines do Chile.
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Re: CADE aprova com restrição fusão entre TAM e LAN

Mensagem por Electra »

Tb acho que fica na OneWorld porém, é bom não esquecer da terceira opção: nenhuma das duas, que é o mais indicado quando a cia tem mais a oferecer do que a ganhar integrando uma aliança. Existem mts empresas grandes que não integram aliança alguma.
Grato desde já!
Abraços!!!
José Paulo
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Re: CADE aprova com restrição fusão entre TAM e LAN

Mensagem por José Paulo »

Electra escreveu:Tb acho que fica na OneWorld ...
Poxa, voar para a Europa de "Viação Cometa" (Iberia) é dose ... :( :(


(Para quem não é de São Paulo: Viação Cometa é uma empresa de ônibus intermunicipal e interestadual, famosa aqui em SP nos anos 70-80 pelos seus ônibus apelidados "Dinossauro", grandões, sem ar-condicionado, com poltronas de curvim vermelho imitando couro, com encosto para a cabeça pequeno, sofrimento puro. Depois ela renovou a frota, ao ser comprada pela 1001. Fato curioso: um de seus proprietários chamava-se João Havelange.)
paulo roberto

Re: CADE aprova com restrição fusão entre TAM e LAN

Mensagem por paulo roberto »

So queria entender uma coisa desta fusao, será somente nos voos INTERNACIONAIS, porque aqui no Brasil ,vai ficar tudo como esta, ja que a LAN tem filiais nas americas, faz a TAM virar LAN BRASIL e tudo bem... ja estamos acostumados com essas coisas, a avição globalizado é isso ai, tem LANCHILE, ARGENTINA, PERU ETC, porque aqui será diferente, mas com uma pintura mais bonita... :(A):
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Re: CADE aprova com restrição fusão entre TAM e LAN

Mensagem por glm »

Concordo, compraram mesmo não há razão para manter uma marca de fachada, assim como aceitaram a Avianca Brasil, vão aceitar a LAN Brasil. A Tam agora será uma companhia fechada ( sem ações negociadas em bolsa) as decisões serão tomada no Chile onde é a sede do grupo, é lógico que o peso do pessoal da Lan será maior, pois eles tem 80% da LATAM. Para quê manter uma marca como a TAM?Pinta logo tudo de azul com um pentagrama pálido na calda, faz uma campanha de marketing dizendo que a TAM agora tem padrão de qualidade internacional e que agora será chamada LAN e o povo engole, já engoliu outras coisas... :rev: :rev:
paulo roberto

Re: CADE aprova com restrição fusão entre TAM e LAN

Mensagem por paulo roberto »

Verdade a TAM vai virar uma VARIG,existe mas nao existe, entao padronizem a LAN em toda america, continuo achando a pintura horrivel, mas enfim ...assim como(nao existe ) TAM paraguay e a PANTANAL nao vai mais existir a TAM, a gente acostuma logo... nao podemos mudar nada eles que mandam... :cheers: Sucesso LA(N)TAM ... :coffee:
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Jet Airways
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Re: CADE aprova com restrição fusão entre TAM e LAN

Mensagem por Jet Airways »

O que aconteceu no caso GOL/VARIG e que vai acontecer com a WEBJET (infelizmente), será a mesma coisa que vai acontecer com a LAN/TAM. A mais forte é a que fica, não adianta. Infelizmente é assim que as coisas funcionam.

A Pantanal "voa", a Varig "voa" e a Webjet vai "voar".

A mesma coisa vai acontecer daqui um tempo com a TAM.

Logo logo o país não terá companhia aérea brasileira.
Abraços,
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Re: CADE aprova com restrição fusão entre TAM e LAN

Mensagem por glm »

Concordo, é verdade.Mas no futuro todos lamentaremos o fato do país não ter tido uma visão empresarial e de governo para sermos lideres neste setor onde tínhamos escala e fontes de financiamento para dominar, pelo menos na America Latina. Ao contrário do que dizem e segundo muitos analistas independentes, nos próximos anos não veremos diminuição grande de preços, mais respeito ao passageiro e mais linhas. Imaginem LAN comprou a TAM que comprou a Pantanal e vai comprar a TRIP, quanta concentração!! Para onde vai a competição? E se a LATAM for comprada pela IBERIA/BA. Teremos um padrão IBERIA de serviços.Falta de visão e erros estratégicos são muito caros...
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Re: CADE aprova com restrição fusão entre TAM e LAN

Mensagem por Jet Airways »

Exato, GLM!

LAN que comprou a TAM, que comprou a PANTANAL e que também está querendo a TRIP por completo... GOL que comprou a VARIG e a WEBJET (e não sabemos a que ponto e tamanho a PASSAREDO pertence a empresa, se é ou não verdade) e que agora tem 3% de suas ações pertencentes a DELTA.
Isso já ocorreu no passado: VARIG que comprou a CRUZEIRO e juntou RIO-SUL e NORDESTE virando uma só. Quatro empresas existiam e no fim, UMA SÓ.
A SADIA virou TRANSBRASIL...

Enfim, amanhã vai nascer a X, que vai comprar a Y e a W.
Abraços,
Jet Airways

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Re: CADE aprova com restrição fusão entre TAM e LAN

Mensagem por glm »

Tem razão, mas os tempos eram outros, a economia era outra e o volume de trafego era outro. Estamos voltando a uma situação pré segunda guerra onde as maiores companhias pertenciam a estrangeiros ( Panair da PAN AM, Cruzeiro da Lufthansa)
é um retrocesso e não uma modernização. Se houvesse visão, poderia ter sido a TAM comprando a LAN a Gol Comprando a Copa a sede do grupo TACA AVIANCA aqui. Isto não uma questão de nacionalismo e sim uma questão ligado a que papel o país quer ter e em que grau que desenvolver sua economia. Mas deixa para lá...
José Paulo
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Re: CADE aprova com restrição fusão entre TAM e LAN

Mensagem por José Paulo »

Alguém aqui concordaria se o governo federal usasse dinheiro de impostos para salvar as lojas Mappin da falência?
Ou a Rádio&TV Record (família Machado de Carvalho, paulista por tradição) recebesse subsídios para não ser vendida à Igreja Universal?

Eu acho, no séc. XXI, companhias aéreas tornaram-se conceitualmente empresas comuns, com proprietários e funcionários. E feitas para dar lucro. Nada mais natural que sejam negociadas ou entrem em processo de falência, caso não sejam bem geridas ou apresentem prejuizo.

Exceto algumas atípicas (El Al, Emirates, Qatar, p.ex.), foi-se o tempo das empresas de bandeira, que representavam seu país e eram por ele sustentadas. Foi-se o tempo em que a aviação civil era assunto de segurança nacional, onde as empresas soavam como semi-estatais e recebiam tratamento diferenciado. Não há mais espaço para uma Vasp (antiga) ou de uma Varig, porque o dinheiro está cada vez mais caro e difícil de se gerir.

Para mim, a TAM ser vendida à mais bem estruturada LAN é coisa normal. É comércio. É mercado. Como "torcedor de futebol", seria mais gostoso se fosse o contrário, mas a realidade se sobrepôs.

Por fim, diz-se que a falta de concorrência gerada por esta fusão é prejuizo para o consumidor, como se hoje o oligopólio TAM/GOL não combinasse preços de passagens e rotas. E como se não existisse a ANAC, cuja OBRIGAÇÃO é regular e fiscalizar o mercado. E como se o próprio mercado não prestasse atenção à demanda das classes "C" e "D", que se afastariam num suposto aumento e voltariam aos ônibus interestaduais.

Vamos pensar em termos de mercado comum, simples, embora altamente qualificado.

Estarei errado?
Editado pela última vez por José Paulo em Sex Dez 16, 2011 22:44, em um total de 1 vez.
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Re: CADE aprova com restrição fusão entre TAM e LAN

Mensagem por adenilson707 »

sei não.
eu sou mais tradicional. Tam e Lan, cada uma na sua

Do jeito que a LAN é, daqui a pouco teremos LAN BRASIL.
A Delta já comprou uma parte da Gol

Daqui a pouco não teremos mais empresas 100% criadas aqui. Todas vão ser de fora
Éééé... A Aviação mudou muito nesses 8 anos...
"Não dizem que o céu não tem fim? Te afirmo, não tem." - Varig

Quando um avião da Panair está chegando em qualquer aeroporto do mundo, é a própria bandeira do Brasil que tremula em terras distantes
paulo roberto

Re: CADE aprova com restrição fusão entre TAM e LAN

Mensagem por paulo roberto »

Interessante como a frota da LAN CHILE é menor que a TAM sao 84 aeronaves, 10 A318, 22 A319, 22 A 320,5 A 340 e 25 763, a TAM da um banho... :whistling: :(A): :coffee:
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Re: CADE aprova com restrição fusão entre TAM e LAN

Mensagem por José Paulo »

Adenilson,
Não vejo lá muito vantagem em ser nacional ou estrangeira, mesmo porque os donos tãopouco devem pensar em nacionalidade.
Aliás, nem sabemos as nacionalidades dos acionistas das empresas. (ou não?)
Eu acho que vivemos o início do processo de globalização, do qual não estamos ainda habituados. O capital corre de um lado para outro com uma velocidade enorme. E ninguém pode perder dinheiro.
E acho que, se for ver economicamente, a "coisa" vai aumentar. Leia-se: "mercado de trabalho", "pilotos". :confuso: :confuso:

Paulo Roberto,
A LAN é muito melhor administrada.
Isso faz toda a diferença.
José Paulo
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Re: CADE aprova com restrição fusão entre TAM e LAN

Mensagem por José Paulo »

glm escreveu:...Isto não uma questão de nacionalismo e sim uma questão ligado a que papel o país quer ter e em que grau que desenvolver sua economia....
Glm usa uma frase importantíssima, mágica, fundamental.

Mas desenvolver sua economia significa cobrir prejuizos de empresas privadas com dinheiro público?

Ou, se impedisse a fusão, o governo não estaria condenando a TAM à falência, já que ela tem uma grande dívida?
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Re: CADE aprova com restrição fusão entre TAM e LAN

Mensagem por MARVIN »

Quando leio o que o pessoal escreve fico a pensar: da onde eles tiraram isso!! não a noticia em sí, mas as opiniões e informações, ( não todas, é claro), pois é muita bobagem.
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