OT: Brasil terá o primeiro trem-bala da América Latina

Notícias e artigos retirados da mídia em geral.

Moderador: Moderadores

Regras do fórum
As regras do fórum estão disponíveis CLICANDO AQUI.
Black Typhoon
MASTER
MASTER

OT: Brasil terá o primeiro trem-bala da América Latina

Mensagem por Black Typhoon »

Brasil tendrá el primer tren bala

Brasilia. Brasil. EFE.- El Ministerio de Infraestructura y de Transportes de Italia suscribió ayer con los gobiernos regionales de Brasilia y del estado de Goias un acuerdo para la construcción del que será el primer tren de alta velocidad de América Latina.

El secretario de Proyectos Especiales del Distrito Federal de Brasilia, José Geraldo Maciel, dijo que los estudios definitivos para la construcción de la vía férrea deberán estar concluidos en seis meses.

Este primer tren de alta velocidad circulará entre las ciudades de Brasilia y Goiania, capital del estado homónima situada a 205 kilómetros, y deberá cubrir el trayecto en unos 50 minutos, alcanzando una velocidad de hasta 250 kilómetros por hora.

Goiania es la ciudad de importancia más cercana a Brasilia, la capital federal brasileña, construida hace menos de 50 años a 1.140 kilómetros de Río de Janeiro y 1.027 de San Pablo.

Los gobernadores del Distrito Federal, Joaquim Roriz, y de Goias, Marconi Perillo, coincidieron en afirmar que el tren de alta velocidad será un instrumento para el progreso de la región. "Circulará por una zona que tiene seis millones de consumidores y le dará mucho más dinamismo", declaró Perillo. Según los estudios preliminares, cada uno de los 205 kilómetros de vías férreas tendrá un coste de entre ocho y diez millones de dólares.

Comentário pessoal: Espero que esta iniciativa, que se não me engano, foi uma das promessas feitas por Lula antes de ser eleito presidente, tenha o maior sucesso possível e que seja extensa com outras linhas dentro deste país, como a São Paulo-Rio de Janeiro, por exemplo, assím as companhias aéreas que atualmente cobram tarifas absurdas nas respectivas rotas domésticas seriam obrigadas a reduzir o valor das passagens aéreas com a chegada da concorrência ferroviária de alta velocidade. Vou torcer para que isso aconteça o mais rápido possível.

Black Typhoon
GuinhoBSB
PC
PC
Contato:

Mensagem por GuinhoBSB »

Sei não. Ouvi dizer (ou seja, não tenho certeza se isso é verdade) que esses trens de alta-velocidade são deficitários e funcionam mediante subsídios governamentais, inclusive nos páises onde essa tecnologia é mais avançada, como no Japão e Alemanha. Acharia melhor construir um trem comum, de um perfil moderno, que podesse fazer viagens em velocidades ao redor de 120 km/h, no estilo dos Amtrak dos EUA. Acho que assim poderia ser construído aqui mesmo, sem precisar importar a tecnologia, fazendo o custo da obra ser bem menor e a manutenção mais barata, depois de pronto. Assim, as passagens poderiam ser mais baratas tbm.

Sem mencionar que esse trem-bala é motivo de algumas chacotas aqui em Brasília, principalmente por que o Gov. Roriz ainda nem sequer terminou o metrô daqui, sendo que a previsão inicial de conclusão era para 1994 (!).
Rodrigo Conte
Brasilia - DF

Minhas Fotos: JetPhotos.net - PlanePictures.net - MyAviation.net
Omykron
PC
PC

Mensagem por Omykron »

o lendário transpiqui.

o maledeto deixou um metro inacabado, e ainda me vem com um transpiqui?
votem no roriz mesmo...
Anonymous

Mensagem por Anonymous »

Só acredito vendo ele funcionando! :wink:
Omykron
PC
PC

Mensagem por Omykron »

JET707 escreveu:Só acredito vendo ele funcionando! :wink:
veja o metro e imagine o que vai funcionar, Brasília Abadiania com bons ventos e olhe lá
Anonymous

Mensagem por Anonymous »

Pelo visto, o atraso no término de obras do sistema metroviário não é exclusividade da cidade do Salvador. As obras da 1ª Etapa do projeto de 1985 só se iniciaram em fins de 1999 com previsão de entrega em janeiro de 2003. As obras estão atrasadas em mais de três anos. De acordo com o novo cronograma será entregue no final de 2006... E os "técnicos" ainda não decidiram se vão ligar a Estação de Trem da Calçada ao Aeroporto Dois de Julho, passando pelos terminais de Ferry Boat e Rodoviário.
carlos oliveira
PC
PC

Mensagem por carlos oliveira »

GuinhoBSB escreveu:Sei não. Ouvi dizer (ou seja, não tenho certeza se isso é verdade) que esses trens de alta-velocidade são deficitários e funcionam mediante subsídios governamentais, inclusive nos páises onde essa tecnologia é mais avançada, como no Japão e Alemanha. Acharia melhor construir um trem comum, de um perfil moderno, que podesse fazer viagens em velocidades ao redor de 120 km/h, no estilo dos Amtrak dos EUA. Acho que assim poderia ser construído aqui mesmo, sem precisar importar a tecnologia, fazendo o custo da obra ser bem menor e a manutenção mais barata, depois de pronto. Assim, as passagens poderiam ser mais baratas tbm.

Sem mencionar que esse trem-bala é motivo de algumas chacotas aqui em Brasília, principalmente por que o Gov. Roriz ainda nem sequer terminou o metrô daqui, sendo que a previsão inicial de conclusão era para 1994 (!).
:D :D
Entre Brasilia e Goiania ????? Isso é no mínimo uma piada de mau gosto e de mau gasto !!!!!!!!!
Se fosse entre São Paulo e Campinas (SBSP/SBKP) , ou Guarulhos e São Paulo (SBGR/SBSP) então tudo bem , poderia até funcionar sem subsidios e teria um aproveitamento melhor e colaboraria com o trânsito caótico de São Paulo, principalmente em dias de chuva, não acham ?????
No caso de SBGR/SBSP nesse trecho poderia fazer umas quatro paradas pelo caminho no padrão do Metrô de sâo Paulo, bem rapidinhas.
Isso sim seria um ótimo investimento e cada perna poderia custar uns R$15,00 que ninguem iria reclamar do valor, dado sua importância e rapidez. :idea: :idea: :idea:

Sds Carlos.
"Vivendo o presente, preparando o futuro"
Omykron
PC
PC

Mensagem por Omykron »

carlos, quer conseguir um transpiqui para sp tb?
sem problemas, convença joaquim roriz a se candidatar governador ai, mas se prepare, pq brasilia virou o lixo que é depois dele.
Anonymous

Mensagem por Anonymous »

2 grandes polos industriais hehehe !!
Não vejo demanda... Podia ter uma escala em Caldas Novas no mínimo ...
kmco
PC
PC

Mensagem por kmco »

Omykron escreveu:carlos, quer conseguir um transpiqui para sp tb?
sem problemas, convença joaquim roriz a se candidatar governador ai, mas se prepare, pq brasilia virou o lixo que é depois dele.
Alguem tem que subusidiar o" J. W. blue label" dele, poxa!!!!!!!!!! :wink:

SDS
Responder