Acidente no Huambo
Moderador: Moderadores
Regras do fórum
As regras do fórum estão disponíveis CLICANDO AQUI.
As regras do fórum estão disponíveis CLICANDO AQUI.
Acidente no Huambo
E120 (T500) down in FNHU. RIP
http://noticias.sapo.ao/info/artigo/1185553.html" onclick="window.open(this.href);return false;
http://noticias.sapo.ao/info/artigo/1185553.html" onclick="window.open(this.href);return false;
Re: Acidente no Huambo
Qué tristeza!!! ... Tienes una foto de la aeronave?
Re: Acidente no Huambo
PZDC8 escreveu:Qué tristeza!!! ... Tienes una foto de la aeronave?
NO
Era un E120 del año 2006, el ultimo o penultimo 120 que fue entregado por Embraer.
-
- Fundador
- Mensagens: 9543
- Registrado em: Dom Dez 19, 2004 09:00
- Localização: Porto Alegre - RS
- Contato:
Re: Acidente no Huambo
Puxa, que lástima!
http://www.planepictures.net/netshow.php?id=1017018" onclick="window.open(this.href);return false;
Local: LAD Luanda [Aeroporto 4 de Fevereiro (Belas)], Angola
Data: 20-May-2010
Autor: 747SP ©
http://aviation-safety.net/database/rec ... 20110914-0" onclick="window.open(this.href);return false;
Status: Preliminary
Date: 14 SEP 2011
Time: ca 12:00
Type: Embraer 120ER Brasilia
Operator: Força Aérea Nacional Angolana - FANA
Registration: T-500
Total: Fatalities: 30 / Occupants: 36
Airplane damage: Written off
Airplane fate: Written off (damaged beyond repair)
Location: Huambo Airport (NOV) (Angola)
Phase: Takeoff (TOF)
Nature: Military
Departure airport: Huambo Airport (NOV) (NOV/FNHU), Angola
Destination airport: Luanda Airport (LAD) (LAD/FNLU), Angola
Narrative:
An Angolan Air Force Embraer 120 Brasilia was destroyed when it crashed at Huambo, Angola. The airplane broke in two and caught fire. Six occupants survived the accident. Conflicting media reports indicate that 26 or 30 occupants were killed. Three army generals were among the fatalities.
http://www.planepictures.net/netshow.php?id=1017018" onclick="window.open(this.href);return false;
Local: LAD Luanda [Aeroporto 4 de Fevereiro (Belas)], Angola
Data: 20-May-2010
Autor: 747SP ©
http://aviation-safety.net/database/rec ... 20110914-0" onclick="window.open(this.href);return false;
Status: Preliminary
Date: 14 SEP 2011
Time: ca 12:00
Type: Embraer 120ER Brasilia
Operator: Força Aérea Nacional Angolana - FANA
Registration: T-500
Total: Fatalities: 30 / Occupants: 36
Airplane damage: Written off
Airplane fate: Written off (damaged beyond repair)
Location: Huambo Airport (NOV) (Angola)
Phase: Takeoff (TOF)
Nature: Military
Departure airport: Huambo Airport (NOV) (NOV/FNHU), Angola
Destination airport: Luanda Airport (LAD) (LAD/FNLU), Angola
Narrative:
An Angolan Air Force Embraer 120 Brasilia was destroyed when it crashed at Huambo, Angola. The airplane broke in two and caught fire. Six occupants survived the accident. Conflicting media reports indicate that 26 or 30 occupants were killed. Three army generals were among the fatalities.
Sem mais.
Equipe AeroEntusiasta
http://www.AeroEntusiasta.com.br
https://twitter.com/AeroEntusiasta
https://www.instagram.com/aeroentusiasta/
Equipe AeroEntusiasta
http://www.AeroEntusiasta.com.br
https://twitter.com/AeroEntusiasta
https://www.instagram.com/aeroentusiasta/
-
- Fundador
- Mensagens: 9543
- Registrado em: Dom Dez 19, 2004 09:00
- Localização: Porto Alegre - RS
- Contato:
Re: Acidente no Huambo
http://www.portalangop.co.ao/motix/pt_p ... 82d83.html" onclick="window.open(this.href);return false;
14-09-2011 19:23
Acidente
Dezassete ocupantes do avião da FAN falecem
Angop
Aeronave do tipo Embraer -120, com matrícula T-500, da Força Aérea Nacional
Luanda - Dezassete dos passageiros, que seguiam a bordo da aeronave do tipo Embraer -120, com matrícula T-500, da Força Aérea Nacional, morreram hoje, quarta-feira, na sequência da queda do aparelho, confirma um comunicado do Estado Maior General das Forças Armadas Angolanas, que a Angop teve acesso em Luanda.
A aeronave, segundo a fonte, acidentou por volta das 11:30 horas, no aeroporto Albano Machado, na província do Huambo, quando cumpria uma missão de transporte e ligação de recolha de duas delegações militares.
Do acidente resultou a morte dos tenente-generais Bernardo Leitão Francisco Diogo "Lelo Kizua" e Elias Malungo Bravo da Costa Pedro "Kalias", do brigadeiro Demósthenes Katata, dos coronéis Miguel Estevão, Elias de Jesus Vasco Cunha e Fonseca Luís Ventura.
Pereceram também o capitão de mar-e-guerra Gonçalo Simão Mendes, os tenente-coronéis António Garcia Gonçalves e Pascoal José Mateus Pedro, o major Américo Vasco Brandão e o sargento-chefe João Andrade Nascimento dos Santos.
Seis cidadãos civis, entre os quais duas mulheres e duas crianças, não identificadas, morreram igualmente.
De acordo com o documento, sobreviveram os membros da tripulação, nomeadamente o comandante da aeronave, major Lino Calue, o co-piloto Ibraim Navidade, o técnico de bordo, Gomes de Almeida, a assistente de bordo Celma Ventura, o primeiro sargento João Gomes, bem como um civil não identificado.
O Estado Maior General das FAA salienta que foi criada uma comissão de inquérito, chefiada pelo comandante da Força Aérea Nacional, que já se encontra no local.
Por este infausto acontecimento o Estado Maior General das FAA endereça às famílias enlutadas os mais profundos e sentidos pêsames.
14-09-2011 19:23
Acidente
Dezassete ocupantes do avião da FAN falecem
Angop
Aeronave do tipo Embraer -120, com matrícula T-500, da Força Aérea Nacional
Luanda - Dezassete dos passageiros, que seguiam a bordo da aeronave do tipo Embraer -120, com matrícula T-500, da Força Aérea Nacional, morreram hoje, quarta-feira, na sequência da queda do aparelho, confirma um comunicado do Estado Maior General das Forças Armadas Angolanas, que a Angop teve acesso em Luanda.
A aeronave, segundo a fonte, acidentou por volta das 11:30 horas, no aeroporto Albano Machado, na província do Huambo, quando cumpria uma missão de transporte e ligação de recolha de duas delegações militares.
Do acidente resultou a morte dos tenente-generais Bernardo Leitão Francisco Diogo "Lelo Kizua" e Elias Malungo Bravo da Costa Pedro "Kalias", do brigadeiro Demósthenes Katata, dos coronéis Miguel Estevão, Elias de Jesus Vasco Cunha e Fonseca Luís Ventura.
Pereceram também o capitão de mar-e-guerra Gonçalo Simão Mendes, os tenente-coronéis António Garcia Gonçalves e Pascoal José Mateus Pedro, o major Américo Vasco Brandão e o sargento-chefe João Andrade Nascimento dos Santos.
Seis cidadãos civis, entre os quais duas mulheres e duas crianças, não identificadas, morreram igualmente.
De acordo com o documento, sobreviveram os membros da tripulação, nomeadamente o comandante da aeronave, major Lino Calue, o co-piloto Ibraim Navidade, o técnico de bordo, Gomes de Almeida, a assistente de bordo Celma Ventura, o primeiro sargento João Gomes, bem como um civil não identificado.
O Estado Maior General das FAA salienta que foi criada uma comissão de inquérito, chefiada pelo comandante da Força Aérea Nacional, que já se encontra no local.
Por este infausto acontecimento o Estado Maior General das FAA endereça às famílias enlutadas os mais profundos e sentidos pêsames.
Sem mais.
Equipe AeroEntusiasta
http://www.AeroEntusiasta.com.br
https://twitter.com/AeroEntusiasta
https://www.instagram.com/aeroentusiasta/
Equipe AeroEntusiasta
http://www.AeroEntusiasta.com.br
https://twitter.com/AeroEntusiasta
https://www.instagram.com/aeroentusiasta/
Re: Acidente no Huambo
Eu nem sabia que a FAA tinha ou tem E-120, soube da compra de um que creio ser o E-135 ou E-145, uma lástima ainda mais tendo em conta o alto número de vítimas.
Sérgio Agostinho
Re: Acidente no Huambo
A FANA, além do EMB-120 T-500, tem um Legacy, matriculado T-501.
Re: Acidente no Huambo
Mais um aviao da forca aerea caiu hj. Aeronave SU22 no Lubango. Piloto nao consegui se ejectar. Aparentemente as causas foram falha tecnica.
Re: Acidente no Huambo
Para ser sincero, não confio muito na manutenção da FANA, até porque todos estes militares da FAPA são altivos e não ouvem ninguêm, aviões militares continuam a fazer transporte de civís e mtas vezes em condições deploráveis, se forem ao site http://www.aviacaoportugal.net" onclick="window.open(this.href);return false; , verão em aviação comercial como pax adeptos estavam acomodados em um IL76, que parece ter sido alugado pela TAAG, tdo improvisado, não digo que estivesse mal de todo, mas somente me pergunto se é permitido a operação de tal vôo nas condições mostradas.chileno 777 escreveu:Mais um aviao da forca aerea caiu hj. Aeronave SU22 no Lubango. Piloto nao consegui se ejectar. Aparentemente as causas foram falha tecnica.
Sérgio Agostinho
Re: Acidente no Huambo
Serial 359,o último Brasilia construído.
AB3 - aeroentusiasta forum user
BHZ - Belo Horizonte - MG | Aircraft Mechanic and Aviation Researcher
Artigos em http://www.avioesemusicas.com" onclick="window.open(this.href);return false;
BHZ - Belo Horizonte - MG | Aircraft Mechanic and Aviation Researcher
Artigos em http://www.avioesemusicas.com" onclick="window.open(this.href);return false;
-
- MASTER
- Mensagens: 7370
- Registrado em: Sex Dez 24, 2004 12:26
- Localização: Porto Alegre
Re: Acidente no Huambo
Lamentável!AB3 escreveu:Serial 359,o último Brasilia construído.
Re: Acidente no Huambo
Fico feliz que meu amigo Lino tenha sobrevivido , excelente profissional mas sou obrigado a admitir ... angolanamente afoito ... mas ainda assim um bom piloto ... lamento pelos demais .
Re: Acidente no Huambo
a aproximação no Huambo requer atenção especial devido a topografia nos arredores . Não há procedimento IFR como seria de esperar em Angola , e a cabeceira com predominância nas operações tem uma elevação acima da area a sua volta , e não dispoe de zebra pintada induzindo muitas vezes a aproximações desestabilizadas na curtissima final , que aliada ao vento caracteristico sempre causa susto mesmo aqueles que conhecem e operam no aerodromo e que com certeza pega aos mais desavisados e afoitos nos pousos .... e não adianta de nada falar e reclamar , simplesmente porque não tem quem ouça as reclamações .... quem sabe com a morte de generais agora algo venha a ser feito de efetivo ... muito embora eu não acredite nisso de modo algum ...
Re: Acidente no Huambo
...de lembrare q acidente foi na descolagem, e aeroporto foi todo remodelado...
Re: Acidente no Huambo
eu nao disse que o acidente foi no pouso , apenas lembrei das caracteristicas no pouso .
o aeroporto foi remodelado mas somente nas partes fisicas o que interessa mesmo para a segurança nas aproximações e descolagens ficou como antes ou seja uma porcaria ...
o aeroporto foi remodelado mas somente nas partes fisicas o que interessa mesmo para a segurança nas aproximações e descolagens ficou como antes ou seja uma porcaria ...
-
- Fundador
- Mensagens: 9543
- Registrado em: Dom Dez 19, 2004 09:00
- Localização: Porto Alegre - RS
- Contato:
Re: Acidente no Huambo
Fotos de Linda Sussi ©, via Facebook
Sem mais.
Equipe AeroEntusiasta
http://www.AeroEntusiasta.com.br
https://twitter.com/AeroEntusiasta
https://www.instagram.com/aeroentusiasta/
Equipe AeroEntusiasta
http://www.AeroEntusiasta.com.br
https://twitter.com/AeroEntusiasta
https://www.instagram.com/aeroentusiasta/
Re: Acidente no Huambo
... pelas duas fotos anexas , a impressão que se tem ... ATENÇÃO EU DISSE IMPRESSÃO , não estou concluindo nada ...
... é que , pelo fato do acidente ter sido na descolagem e pela situação da helice do motor direito ( ela bateu a plena
potencia ) ... aliada a elevação da pista 5.650 pes , mais o fato de que NINGUEM FAZ PESO E BALANCEAMENTO ,
principalmente no Brasilia pois tem motor de sobra ( ainda não ficaram sabendo que o que faz avião voar não é o MOTOR
mas sim as asas , e Brasilia não tem asa .... ou seja tem pouca ) ... leva-se a primeira conclusão de que estava acima do
peso maximo de decolagem ....
... PARA QUEM GOSTA DE DETALHES ...
em ensaios de voo todo projeto é calculado para resistir a 10% acima do publicado .
o Brasilia EM SIMULADOR não voa , eu disse não voa , com 6% ACIMA do peso maximo
ou seja , com apenas 600 quilos de excesso , e em condições ISA ele não voa monomotor
o que dira no Huambo com 5650 pes de elevação , e que 600 quilos , como costumo ouvir
praticamente todos os dias .... " ... são apenas 600 quilos ... " ...
... é que , pelo fato do acidente ter sido na descolagem e pela situação da helice do motor direito ( ela bateu a plena
potencia ) ... aliada a elevação da pista 5.650 pes , mais o fato de que NINGUEM FAZ PESO E BALANCEAMENTO ,
principalmente no Brasilia pois tem motor de sobra ( ainda não ficaram sabendo que o que faz avião voar não é o MOTOR
mas sim as asas , e Brasilia não tem asa .... ou seja tem pouca ) ... leva-se a primeira conclusão de que estava acima do
peso maximo de decolagem ....
... PARA QUEM GOSTA DE DETALHES ...
em ensaios de voo todo projeto é calculado para resistir a 10% acima do publicado .
o Brasilia EM SIMULADOR não voa , eu disse não voa , com 6% ACIMA do peso maximo
ou seja , com apenas 600 quilos de excesso , e em condições ISA ele não voa monomotor
o que dira no Huambo com 5650 pes de elevação , e que 600 quilos , como costumo ouvir
praticamente todos os dias .... " ... são apenas 600 quilos ... " ...
-
- Fundador
- Mensagens: 9543
- Registrado em: Dom Dez 19, 2004 09:00
- Localização: Porto Alegre - RS
- Contato:
Re: Acidente no Huambo
Olá.
Impressionante suas considerações e detalhes.
Se puder me atualizar seu e-mail, manda um PVT p/ fabiosfonseca@gmail.com.
Impressionante suas considerações e detalhes.
Se puder me atualizar seu e-mail, manda um PVT p/ fabiosfonseca@gmail.com.
Sem mais.
Equipe AeroEntusiasta
http://www.AeroEntusiasta.com.br
https://twitter.com/AeroEntusiasta
https://www.instagram.com/aeroentusiasta/
Equipe AeroEntusiasta
http://www.AeroEntusiasta.com.br
https://twitter.com/AeroEntusiasta
https://www.instagram.com/aeroentusiasta/
Re: Acidente no Huambo
schroeder escreveu:... pelas duas fotos anexas , a impressão que se tem ... ATENÇÃO EU DISSE IMPRESSÃO , não estou concluindo nada ...
... é que , pelo fato do acidente ter sido na descolagem e pela situação da helice do motor direito ( ela bateu a plena
potencia ) ... aliada a elevação da pista 5.650 pes , mais o fato de que NINGUEM FAZ PESO E BALANCEAMENTO ,
principalmente no Brasilia pois tem motor de sobra ( ainda não ficaram sabendo que o que faz avião voar não é o MOTOR
mas sim as asas , e Brasilia não tem asa .... ou seja tem pouca ) ... leva-se a primeira conclusão de que estava acima do
peso maximo de decolagem ....
... PARA QUEM GOSTA DE DETALHES ...
em ensaios de voo todo projeto é calculado para resistir a 10% acima do publicado .
o Brasilia EM SIMULADOR não voa , eu disse não voa , com 6% ACIMA do peso maximo
ou seja , com apenas 600 quilos de excesso , e em condições ISA ele não voa monomotor
o que dira no Huambo com 5650 pes de elevação , e que 600 quilos , como costumo ouvir
praticamente todos os dias .... " ... são apenas 600 quilos ... " ...
600 kilos acima do peso maximo de descolagem na eventualidade de voo monomotor em Lubango ou Huambo em algums turboprops (E120, ATR 72) e um suicidio absoluto. Acho que nao e preciso peso e balanceamento para evitar isso
Obs: 600 kilos e o 5% do MTOW do E120 (PT118 A/B)
Obrigado pelo seu ponto de vista
Re: Acidente no Huambo
MENSAGEM ENVIADA ...AeroEntusiasta escreveu:Olá.
Impressionante suas considerações e detalhes.
Se puder me atualizar seu e-mail, manda um PVT p/ fabiosfonseca@gmail.com.
UM ABRAÇO.