FOTO: VARIG CV440 PP-YRL SDU

Espaço nostálgico do Aerofórum, sobre fatos da aviação passada, fotos, flight reports, etc.

Moderador: Moderadores

Regras do fórum
As regras do fórum estão disponíveis CLICANDO AQUI.
Marcelo Magalhães
MASTER
MASTER

FOTO: VARIG CV440 PP-YRL SDU

Mensagem por Marcelo Magalhães »

Amigos:

Rara foto do PP-YRL da RG (ex-REAL) no SDU em 1962 (autor desconhecido):

Imagem

Abraços,

Marcelo Magalhães
paulo roberto

Re: FOTO: VARIG CV440 PP-YRL SDU

Mensagem por paulo roberto »

Linda foto, minha paixão fotos de Convair 440 principalmente ineditas... :clap:
paulo roberto

Pena que durou pouco na VARIG, soube que alguns nem foram pintados , foram para Espanha. :unh?:
Sergio de Faria Bica
MASTER
MASTER

Mensagem por Sergio de Faria Bica »

paulo roberto escreveu:Pena que durou pouco na VARIG, soube que alguns nem foram pintados , foram para Espanha. :unh?:

A maioria não foi pintada , pois era necessário fazer caixa e a maneira mais rápida foi a venda dos 340/440 .
Cedrini
PC
PC

Mensagem por Cedrini »

Sergio de Faria Bica escreveu:
paulo roberto escreveu:Pena que durou pouco na VARIG, soube que alguns nem foram pintados , foram para Espanha. :unh?:

A maioria não foi pintada , pois era necessário fazer caixa e a maneira mais rápida foi a venda dos 340/440 .
Tenho "paixão" pelos CV, em especial os da Real (que para mim eram os mais bonitos , em especial o CV-440 com "nariz longo"),
pois voei neles quando crianaça, meu pai trabalhou na Real ( por pouco tempo).
Estou escrevendo a história deles no Brasil, algum dia termino e publico.
Até hoje não consegui saber exatamente quantos foram pintados de RG, só sei os das fotos (aquelas que todos possuem).

A Varig vendeu-os porque os dela , CV-240, não tinham mercado na época e já eram de 2ª mão quando os recebeu e como
disse o Sérgio necessitavam de "money".

Cedrini
Sergio de Faria Bica
MASTER
MASTER

Mensagem por Sergio de Faria Bica »

Cedrini escreveu:

Tenho "paixão" pelos CV, em especial os da Real (que para mim eram os mais bonitos , em especial o CV-440 com "nariz longo"),
Até hoje não consegui saber exatamente quantos foram pintados de RG, só sei os das fotos (aquelas que todos possuem).

A Varig vendeu-os porque os dela , CV-240, não tinham mercado na época e já eram de 2ª mão quando os recebeu e como

Cedrini
Oi , Cedrini

Também sempre achei os da REAL , tanto os 340 , como os 440 , os de pintura mais bonita . Nos 340 voei várias vezes , sendo que no YRD foi o a grande maioria . Nos 440 , só nos da CRUZEIRO quando era metal e faixas azul escuro .
Quando publicares o livro , sou o comprador número um , mas não demora muito porque já estou velho e ainda quero ver essa preciosidade !

Abs ,

Sérgio Bica
Marcelo Magalhães
MASTER
MASTER

Amigos:

Seguem duas propagandas da REAL veiculadas em inícios dos anos 60 especificamente sobre o Convair 440.

Notar o tom agressivo da segunda propaganda, onde a REAL compara seus modelos 440 com os "de segunda mão" Cv240 da "Companhia V" e os modelos Cv 340 da "Companhia "C"....

Parece que o Berta na época ficou furioso com essa "jogada" da REAL.

Abraços:

Marcelo Magalhães

Imagem

Imagem
paulo roberto

Ja estou na lista de compra, eu quando(em 1963..hehe)quando criança so viajei no 340...eu era louco pra viajar no bico preto, na epoca eu nem sabia o nome e as diferenças,tive esse prazer,foi muito bom...pena que atualmente :cheers: o 240 RG esta la em Bebedouro desbotando...
Maurício
MASTER
MASTER

Mensagem por Maurício »

O legal é que a Real utilizava em suas propagandas, o prefixo real (sem trocadilho!) de seus aviões como o YRG da foto, ao contrário da Varig que costumava usar VRG e a Vasp VSP. A propósito, foto muito bonita do PP-YRL no SDU.
" Uma vez que você tenha experimentado voar, você andará pela terra com seus olhos voltados para o céu, pois lá você esteve e para lá desejará voltar." (Leonardo da Vinci)
EduardoJoseDias
PC
PC

Mensagem por EduardoJoseDias »

Essa época eu infelizmente não peguei. Só "invadi" um Convair que ficou estacionado até meados dos anos 70 no Hangar 2 da Varig em Congonhas. O mais engraçado era o fato dele estar intacto, somente sujo! A Varig parou de usar e largou-o ali.
O mais legal é constatarmos como eram acirradas as guerras pelos passageiros no final do anos 50. A Real era bem "ousada". Pena que talvez por conta dessa ousadia , tenha sido obrigada a vender seu bonito patrimonio. Meu pai trabalhou muitos anos na Varig e eu conhecia bem a área que foi da Real enquanto a mesma existiu. A área , usada hoje pela GOL, era muito grande, composta de 4 Hangares grandes, uma Comissaria, restaurantes e prédio de apoio. No final dos anos 60 ainda se achavam muitos materiais de apoio da Real(Papeis timbrados,objetos de escritório, etc) além de alguns dizendo: No tempo da Real era melhor...kkk
No Hangar que servia a Varig LOG, ao lado do Prédio da Vasp, tinha uma sala cheia de Maquetes de aviões da Real. Cheguei a pegar alguns pra mim, mas como eu era criança, foram "acidentados" kkk...perda total.
Agora, quanto aos Convair, 340 e 440, com a venda deles, ganhou-se muito dinheiro.
Marcelo Magalhães
MASTER
MASTER

Amigos:

Mais duas propagandas de época, agora especificamente sobre o Cv340, uma da Real e outra da Cruzeiro.

Abraços:

Marcelo Magalhães

Imagem

Imagem
Cedrini
PC
PC

Mensagem por Cedrini »

Cedrini escreveu:

Cedrini
Oi , Cedrini

Também sempre achei os da REAL , tanto os 340 , como os 440 , os de pintura mais bonita . Nos 340 voei várias vezes , sendo que no YRD foi o a grande maioria . Nos 440 , só nos da CRUZEIRO quando era metal e faixas azul escuro .
Quando publicares o livro , sou o comprador número um , mas não demora muito porque já estou velho e ainda quero ver essa preciosidade !

Abs ,

Sérgio Bica
Sérgio,
O material que possuo não daria um livro, talvez um bom artigo. O propblema será quem irá publicar, pois revistas de aviação não gostam de artigos
com muitos detalhes, tipo matricula. c/n, rotas, datas de entrega, etc.
Espero que seja em breve. pois não sou muito mais jovem do que você, e não sei quanto tempo ainda vou durar, especialmente
depois que a Dilma bloqueou hoje o aumento dos aposentados, será só pelo indice da inflação,. Me engana que eu gosto he..he..he..
O que fazer, nós os aposentados somos a desgraça dos Pais.....

Cedrini
Cedrini
PC
PC

Mensagem por Cedrini »

Maurício escreveu:O legal é que a Real utilizava em suas propagandas, o prefixo real (sem trocadilho!) de seus aviões como o YRG da foto, ao contrário da Varig que costumava usar VRG e a Vasp VSP. A propósito, foto muito bonita do PP-YRL no SDU.
Segundo o "folclore" da aviação, não era bom propaganda com a matrícula verdadeira pois o avião poderia cair.
A Panair era PP-PAB, a RG como você disse PP-VRG, a Vasp PP-VSP.

Cedrini
Cedrini
PC
PC

Mensagem por Cedrini »

A "agressividade" das propagandas era um fato, afinal nunca existiu oficialmente um Super Convair.
A melhor jogada sem dúvida foi a da Varig que inventou o Super Constellation "I"ntercontinetal com um "I" enorme no
tip-tank em vermelho, só para fingir que o modelo dela era superior ao da Real que era o Super "H" Constellation.
Jamais houve um Super "I", e o dela era Super "G" Constellation.

Cedrini
Marcelo Magalhães
MASTER
MASTER

Cedrini:
O material que possuo não daria um livro, talvez um bom artigo. O propblema será quem irá publicar, pois revistas de aviação não gostam de artigos
com muitos detalhes, tipo matricula. c/n, rotas, datas de entrega, etc.
Quem publicaria um artigo assim em detalhes e até se for longo, dividido em mais de uma parte, seria a revista Propliner amigo!

Mas vc teria que traduzir para o inglês.

Vc conhece a revista e sabe como ela é conceituada e justamente tem foco na aviação comercial à pistão e turbohélice de primeira geração.

Eu tenho o email de contato do editor (que aliás está me ajudando em um projeto q vc tb está me auxiliando) e acho que vc deveria sinceramente considerar essa alternativa.

A Propliner prima por atenção ao detalhe, datas, s/ns, production list, fotos, et.. Por exemplo, qdo tratou do B377 Stratocruiser foram nada menos do que sete artigos que juntos dariam um livro!

Abraços,

Marcelo Magalhães
Constellation
Moderador
Moderador

Mensagem por Constellation »

Cedrini escreveu:
Maurício escreveu:O legal é que a Real utilizava em suas propagandas, o prefixo real (sem trocadilho!) de seus aviões como o YRG da foto, ao contrário da Varig que costumava usar VRG e a Vasp VSP. A propósito, foto muito bonita do PP-YRL no SDU.
Segundo o "folclore" da aviação, não era bom propaganda com a matrícula verdadeira pois o avião poderia cair.
A Panair era PP-PAB, a RG como você disse PP-VRG, a Vasp PP-VSP.

Cedrini
O último prefixo real utilizado pela Varig em suas maquetes e anúncios foi PP-VDA, um Super Constellation que caiu na República Dominicana em 1957. Naquela época, meu pai trabalhava na Varig, e a empresa começou a recolher as maquetes que tinham essa matrícula, devido ao acidente. A maioria foi simplesmente destruída, o que torna o ítem original raríssimo hoje. Eu vi uma delas no Museu da Varig em POA, e tenho foto do meu pai na loja da Varig ao lado de uma maquete do VDA.

A Vasp, até os anos 80, ainda tinha maquetes com matrículas reais. Eu já vi uma do A300 PP-SNN em uma loja da Vasp aqui em LDB, enorme, pelo menos 1 metro de envergadura, nas cores antigas.

Grande abraço.
Imagem
Responder