Causa do acidente do AF 447 não teria sido falha no Airbus

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Causa do acidente do AF 447 não teria sido falha no Airbus

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Causa do acidente do voo AF 447 não teria sido falha no Airbus, diz 'Le Figaro'

RIO - O jornal francês 'Le Figaro' disse ter tido acesso a parte do conteúdo das caixas-pretas do voo 447, da Air France, que caiu no Atlântico em 2009 no voo Rio-Paris. Segundo o diário, os primeiros dados examinados livram de qualquer culpa a fabricante do avião, a Airbus, e levam os investigadores a se concentrar nos procedimentos adotados pela tripulação após a falha inicial das sondas que medem a velocidade do aeronave.

Em sua página na internet, o jornal informou que uma das caixas-pretas recuperadas do avião já forneceu informação suficiente para concluir que o acidente não foi causado por uma falha do avião da Airbus, mas não explicou como as autoridades chegaram a essa conclusão.

Citando fontes do governo e próximas ao caso, o "Le Figaro" disse que o Escritório de Investigações e Análises (BEA, na sigla em francês) focará sua investigação em saber se a Air France ou sua tripulação tem alguma responsabilidade pelo acidente, levando em conta as supostas evidências de que a aeronave não apresentou falhas.

Segundo o jornal, os primeiros dados do FDR (Flight Data Recorder), que registra os parâmetros do voo, mostram que o Airbus 330 não foi a causa do acidente. As sondas pitot, que indicam a velocidade do avião, foram apontadas como uma das responsáveis pela tragédia. A própria Air France iniciou um programa de troca dos sensores, que congelavam em altas altitudes, cerca de dois meses antes do acidente.

Mas segundo fontes ligadas à investigação, os dados do CVR (Cockpit Voice Recorder), com os diálogos dos pilotos na cabine, além do próprio FDR, vão revelar se os erros cometidos são de responsabilidade dos pilotos ou da Air France.

De acordo com o "Le Figaro", o BEA deverá divulgar novas informações sobre a responsabilidade da Air France ou dos pilotos nesta terça-feira. Um relatório completo deverá ser divulgado em três meses, mas até o fim da semana, as causas do acidente poderão ser esclarecidas.

O BEA, no entanto, havia informado na segunda-feira que levaria semanas até que os dados fossem analisados e divulgados. Na ocasião, o órgão se limitou a dizer que os dados das duas caixas-pretas do voo AF 447 foram preservados e puderam ser recuperados .

Na quinta-feira, as duas caixas-pretas chegaram a Paris e foram mostradas pela primeira vez. Os equipamentos foram resgatados no início do mês após ficarem dois anos submersos.

Investigadores disseram que os sensores de velocidade da aeronave, que inicialmente foram apontados como uma possível causa do acidente, ainda não foram encontrados. Cerca de 50 corpos foram localizados no local do acidente, disse o promotor público francês Jean Quintard.

Dois corpos foram retirados do local na semana passada, mas os investigadores afirmam que, se não conseguirem retirar amostras de DNA dos cadáveres para identificá-los, abandonarão os planos de resgatar os demais corpos. Na próxima quarta-feira será anunciado se foi possível a identificação dos corpos.

Fonte: O Globo Online - Publicado em 17/05/2011 às 02h42min
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Constellation
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Re: Causa do acidente do AF 447 não teria sido falha no Airbus

Mensagem por Constellation »

Caros,

Antes de opinar sobre essa notícia, sugiro que leiam esse artigo, de minha autoria:

http://culturaaeronautica.blogspot.com/ ... rance.html" onclick="window.open(this.href);return false;

O DFDR acabou de ser aberto e já estão falando isso... acho que as coisas não mudaram muito na França em 23 anos.

Grande abraço.
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SBLO
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Re: Causa do acidente do AF 447 não teria sido falha no Airbus

Mensagem por SBLO »

Folha de São Paulo
17/05/2011 - 05h35
Caixas-pretas do avião da Air France apontam erro dos pilotos, diz jornal
DA EFE, EM PARIS
DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

A análise das caixas-pretas do voo 447 da Air France, que cobria a rota Rio de Janeiro-Paris e caiu há quase dois anos no Oceano Atlântico, aponta para um erro dos pilotos como motivo do acidente que causou a morte dos 228 ocupantes do avião, revela nesta terça-feira o site do jornal "Le Figaro".

A informação, não confirmada pelos investigadores, foi publicada um dia depois de ter sido confirmado que os dados recolhidos nas caixas-pretas estavam em bom estado apesar das condições nas quais estiveram no fundo do mar, a quase quatro mil metros de profundidade.

Segundo o "Le Figaro", os dados analisados no fim de semana retiram a culpa da Airbus, fabricante do A330 que caiu e um dos processados por homicídio culposo na investigação judicial aberta na França.

Os especialistas do Escritório de Investigação e Análise (BEA, na sigla em francês), encarregada das investigações, trabalham agora para determinar se o erro dos pilotos é puramente humano ou se envolve também o sistema de segurança da Air France, proprietária do avião, a outra acusada, acrescenta o diário.

Para isso, o órgão dispõe das informações recolhidas nas duas caixas-pretas, que chegaram a Paris na última quinta-feira após serem localizadas e resgatadas do fundo do mar.

Graças a essas informações, os investigadores esperam reconstituir o que ocorreu em 1º de junho de 2009, quando o avião caiu no Oceano Atlântico após decolar do Rio de Janeiro com direção a Paris.

Segundo o "Le Figaro", o BEA deve divulgar elementos sobre a investigação nas próximas horas, embora o próximo relatório provisório só esteja previsto para junho ou julho.

O último relatório, publicado em dezembro de 2009, muito antes da descoberta das caixas-pretas, apontava como causa do acidente uma falha nas sondas de medição de velocidade, que teriam congelado.

Na época, o BEA advertiu que as conclusões não eram definitivas e pediu prudência.

RESGATE

Dois corpos das vítimas foram resgatados no início do mês dos destroços do Airbus e estão em um laboratório na França. Os resultados dos testes que tentam extrair o DNA para a identificação dos corpos deverão ser conhecidos nesta próxima quarta-feira (18).

Na ocasião da tragédia, cerca de 50 corpos foram resgatados do oceano, sendo que 20 eram de brasileiros --12 homens e 8 mulheres.

De acordo com o BEA, 68 pessoas trabalham a bordo do navio Ile de Sein, que realiza os trabalhos de busca no oceano Atlântico. Entre eles estão nove operadores do robô submarino Remora 6000, técnicos da empresa americana Phoenix International, proprietária dos equipamentos, e membros do BEA.

O coronel Luís Cláudio Lupoli, da Força Aérea Brasileira, também está a bordo do navio. Ele é o representante brasileiro na comissão de investigação do acidente.

O primeiro mergulho do robô em busca dos destroços do voo, localizados no começo de abril, foi realizada no dia 26 e durou mais de 12 horas.
Emerson Signoberto Daniel
SBLO/LDB

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SBLO
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Re: Causa do acidente do AF 447 não teria sido falha no Airbus

Mensagem por SBLO »

Estado de Minas
Publicação: 17/05/2011 08:29 Atualização: 17/05/2011 08:35
Culpar pilotos de AF 447 é precipitado e "sensacionalista", dizem investigadores
BBC Brasil

O Escritório de Investigações e Análises da França (BEA, na sigla em francês) declarou à BBC Brasil estar ''chocado'' com o que chamou de ''informações sensacionalistas e não confirmadas” publicadas pelo jornal Le Figaro, dizendo que as análises das caixas-pretas do avião indicam que o acidente com o voo 447 da Air France teria sido causado por erros dos pilotos. "Nós nem começamos a analisar os dados das caixas-pretas do avião. Essas informações (dados das caixas-pretas) serão cruzadas com a perícia das peças resgatadas do avião e outros elementos e esse processo todo vai durar meses", disse à BBC Brasil a porta-voz do BEA, Martine Del Bono. "Temos, em uma das caixas-pretas, 1,3 mil parâmetros técnicos do voo para estudar, que serão cruzados com as duas horas de gravações das conversas dos pilotos e dos sons da cabine da outra caixa-preta, além da análise das peças que será realizada", diz a porta-voz.

Em artigo intitulado "A pista do erro da tripulação se confirma", publicado em seu site nesta terça-feira, o Le Figaro afirma deter informações sobre a análise das caixas-pretas “dadas a conta-gotas” por investigadores do BEA e por fontes do governo francês.

Segundo o jornal, primeiros elementos das caixas-pretas indicam "para os investigadores que teria havido um erro da tripulação da Air France", e "i sentam a Airbus de responsabilidade na tragédia que matou 228 pessoas". “É insensato dizer que em apenas 24 horas após ter recuperado os dados das caixas-pretas os investigadores já teriam as conclusões das causas do acidente. Isso é desonesto e é irresponsável em relação às famílias das vítimas”, afirma Del Bono.

Suposta prova

O Le Figaro afirma que uma prova de que as investigações apontariam para erros dos pilotos seria o fato de a Airbus, fabricante do avião, ter enviado uma nota às companhias aéreas nesta terça-feira, dizendo que "após as análises preliminares das caixas-pretas", em termos de segurança aérea, ela "não tem nenhuma recomendação imediata” a fazer a seus clientes. "Utilizar a palavra 'análise' das caixas-pretas não está correto. Esse documento não quer dizer nada. Os aviões da Airbus continuam voando 23 meses após o acidente e eles apenas quiseram dizer às companhias aéreas que não há nenhum elemento novo", diz o BEA.

A porta-voz explica que somente a análise de todos os dados coletados pelos investigadores permitirá descobrir a sequência de eventos do voo que acarretaram o acidente. “Um acidente é causado por uma sucessão de eventos. Isso exige uma análise complexa e minuciosa. Só assim poderemos entender quais são as causas da catástrofe”, diz ela.

Um relatório preliminar, com os primeiros elementos constatados pelos investigadores franceses deverá ser publicado em agosto, diz ela.

Mas o relatório final, sobre as causas do acidente que matou 228 pessoas, só será divulgado no primeiro trimestre de 2012.

Em um comunicado, o BEA informa ter “quase certeza” de que as causas do acidente poderão ser desvendadas e afirma ainda “que qualquer informação divulgada por outra fonte e não confirmada pelo BEA não tem nenhuma validade”.

Os investigadores franceses conseguiram, neste último final de semana, recuperar os dados das duas caixas-pretas do avião.
Emerson Signoberto Daniel
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Re: Causa do acidente do AF 447 não teria sido falha no Airbus

Mensagem por Afonso »

Lí uma matéria do New York Times, que assusta e muito se tudo o que foi dito seja verdadeiro.
A Air France nesse caso seria a culpada pelo acidente.
http://g1.globo.com/mundo/noticia/2011/ ... rance.html" onclick="window.open(this.href);return false;
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Re: Causa do acidente do AF 447 não teria sido falha no Airbus

Mensagem por Oswaldo »

Pessoal, acho muito afoita esta tentativa de inocentar a AIRBUS. Colocar a responsabilidade nos pilotos atende duplamente ao fabricante , pois os mesmos se foram, mas há grande quantidade de aeronaves iguais voando e a comprovação de uma eventual falha na aeronave poderia amedontrar passageiros, e ainda resolveria o problema das indenizações que podem chegar na casa do bilhão. Não foi divulgado na época do acidente que haviam recebido mensagens automáticas da aeronave reportando panes nos sistemas?
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Re: Causa do acidente do AF 447 não teria sido falha no Airbus

Mensagem por Francisco - CGR »

Oswaldo escreveu:Não foi divulgado na época do acidente que haviam recebido mensagens automáticas da aeronave reportando panes nos sistemas?

Sim, mas a questão é desvendar qual foi o evento que desencadeou esse envio de mensagens. Às vezes essas mensagens já foram enviadas quando o avião já estava sem salvação, e o acidente praticamente consumado.
A título de referencia, se não me engano no caso do AF, as msgs foram recebidas seguidamente por aproximadamente 4 minutos. o G3 1907 completamente descontrolado segundo dados disponíveis levou pouco mais de 2mins até colidir com o solo.
Se o AF estivesse enfrentando uma situação similar (queda livre, ou ausente de controles), até faz sentido o tempo que o avião passou transmitindo mensagens de falhas.

Enfim, como eu disse, a questão é desvendar qual evento desencadeou as panes e o envio das mensagens.
É isso que os investigadores buscam saber! ;)

Abs
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Re: Causa do acidente do AF 447 não teria sido falha no Airbus

Mensagem por Tupolev »

Interessante que, por 2 anos ficou tudo no fundo do mar. Foi so a justiça culpar a Air France e a Airbus, que sao 2 grandes empresas francesas, e ja mandaram robos para o fundo do mar.
Culpem os pilotos, fica mais facil e mais barato, afinal, eles nao podem se defender mesmo.......

Abraço.
Tupolev.
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