Caixa-preta do avião da Air France é encontrada

Notícias e artigos retirados da mídia em geral.

Moderador: Moderadores

Regras do fórum
As regras do fórum estão disponíveis CLICANDO AQUI.
José Cursio
AeroConselho
Mensagens: 7901
Registrado em: Qua Ago 02, 2006 14:21
Localização: São Paulo

Caixa-preta do avião da Air France é encontrada

Mensagem por José Cursio »

Boa tarde migos Forenses.

Fonte.
Portal IG > Redação iG18:02

Caixa-preta do avião da Air France é encontrada

Uma das caixas-pretas do Airbus A330 da Air France, que caiu no mar ao longo da costa brasileira no dia 1º de junho de 2009, foi recuperada neste domingo, anunciou o Escritório de Análises e Investigações da França (BEA, na sigla em francês), encarregado da investigação técnica da catástrofe que deixou 228 mortos.

“A equipe de investigação localizou e identificou o módulo de memória do gravador de parâmetros – Flight Data Recorder (FDR) – às 10h00 GMT (07h00 de Brasília) deste (domingo). Ele foi recuperado (…) às 16h40 GMT (13h40 de Brasília)”, segundo um comunicado do BEA.
O BEA indicou que o gravador está “em bom estado físico”, deixando os investigadores esperançosos em relação à leitura dos dados nele contidos. Os investigadores haviam anunciado na quarta-feira a descoberta do chassi da caixa-preta, mas sem o módulo de memória contendo os valiosos dados do voo que poderão permitir que a tragédia seja explicada.
Certamente, o módulo se soltou do chassi no momento do impacto com a água. O BEA havia anunciado no início de abril a localização dos destroços da aeronave antes de lançar na semana passada a fase de recuperação

Abraços

Cursio
Francisco - CGR
Suporte Técnico
Suporte Técnico
Mensagens: 956
Registrado em: Dom Jul 09, 2006 22:18
Localização: Campo Grande/MS
Contato:

Re: Caixa-preta do avião da Air France é encontrada

Mensagem por Francisco - CGR »

01/05/2011 14h50 - Atualizado em 01/05/2011 16h32
Encontrada uma caixa-preta do avião da Air France no Atlântico
Gravador achado contém dados de voo, diz órgão de investigação francês.
Módulo de memória está 'em bom estado físico', divulga o BEA.
Tahiane Stochero
Do G1, em São Paulo
imprimir
A Força Aérea do Brasil informou neste domingo (1º) que foi encontrada uma das caixas-pretas do Airbus da Air France que caiu no Oceano Atlântico ocorrido em 1º de junho de 2009, deixando 228 pessoas mortas. Entre as vítimas havia 72 franceses e 59 brasileiros. Um coronel brasileiro que investiga acidentes aéreos está a bordo do navio francês que está em alto mar participando da retirada dos destroços da aeronave acidentada.
Em seu site, o BEA (Le Bureau d'Enquêtes et d'Analyses), órgão de investigação de acidentes aéreos francês, divulgou nota confirmando a localização. "A equipe de investigação localizou e identificou o módulo de memória que registra os parâmetros do Flight Data Recorder (FDR) às 10h desta manhã GMT (7h, no horário de Brasília) e foi rebocado pelo robô-submarino às 16h40 GMT (13h40 em Brasília)".
O gravador FDR contém os dados de voo. Outra caixa-preta, que ainda não foi encontrada, contém as informações do Cockpit Voice Recorder (CVR), que possui a gravação de voz na cabine.
Segundo o BEA, o gravador "se encontra em bom estado físico", dando aos investigadores a esperança de poder ler os dados que irão ajudar a esclarecer as causas da tragédia.
Imagem

Na última quarta-feira (27), um "mergulho" do robô-submarino que busca as caixas-pretas do avião do voo 447 encontrou o chassi do Flight Data Recorder (FDR) do Airbus acidentado. A peça foi encontrada sem o módulo que protege e contém os dados gravados do voo. Os investigadores temiam dificuldade em encontrar a célula de dados, já que a caixa-preta havia se desprendido do chassi e poderia ter sido levada pela água do mar ou ficado presa na areia.
O compartimento estava cercado de destroços pertencentes a outras partes do avião.
As buscas pela caixa-preta começaram na última segunda-feira (25), na área onde foram localizados os destroços da aeronave. O BEA considera que uma falha nas sondas (sensores de velocidade) Pitot do fabricante francês Thales foi um dos fatores do acidente, mas considera que só terá a explicação definitiva da tragédia com as caixas-pretas em mãos.
O Brasil está participando da investigação, e o coronel da Aeronáutica Luís Cláudio Lupoli está a bordo do navio do BEA em alto mar acompanhando o trabalho com a caixa-preta. Segundo Lupoli, o trabalho está ocorrendo com "transparência". “O Cenipa não está apenas acompanhando a investigação mas também participando de todo o processo e tem ciência de todos os documentos elaborados internamente pelo BEA sobre o ocorrido”, disse Lupoli, em entrevista exclusiva ao G1.
Imagem

A quinta fase das buscas começou nesta semana com o navio LIle de Sein, que partiu de Dacar, no Senegal, na sexta-feira (22), com 68 pessoas a bordo, inclusive a tripulação. Segundo o BEA, dois grupos de trabalho foram formados. Um deles continua analisando as 15 mil fotos dos destroços tiradas por outros robôs na fase anterior das buscas, sobretudo as da parte traseira do Airbus, onde se situam as caixas-pretas do avião.
O segundo grupo estuda os procedimentos ligados à recuperação das duas caixas-pretas, dos calculadores de voo e de outras peças do avião consideradas úteis para as investigações, como os motores e as asas.
Partes da fuselagem da aeronave, juntamente com corpos de passageiros, foram encontradas no início do mês de abril.


Corpos
O resgate dos corpos das vítimas não é prioridade para o BEA, segundo informou Maarten Van Sluys, diretor executivo da associação dos parentes das vítimas no Brasil, na última quinta-feira. Segundo ele, a informação lhe foi passada pelo órgão francês.
De acordo com Sluys, o escritório realiza reuniões diárias para planejar a fase cinco de resgate do avião, que deve começar no fim de abril. Ele informou que a prioridade seria a retirada dos destroços e da caixa preta. “Segundo eles, depois de estudos feitos por peritos, houve entendimento de que os corpos poderiam não resistir ao içamento no mar”, disse ele, completando que algum corpo pode acabar sendo içado eventualmente junto com destroços.
Em entrevista coletiva antes de embarcar no navio junto com o BEA, o coronel Lupoli informou que o governo francês irá tentar retirar os corpos. “Antes da conclusão das buscas, foram retirados do mar 50 corpos. O governo francês autorizou, nesse busca de investigação [pela caixa-preta], a tentativa de resgate dos corpos que estão no fundo do mar. [A autorização do Estado francês] É uma boa notícia, principalmente do ponto de vista humano”, afirmou o oficial da Aeronáutica.
Há temor, contudo, sobre se os corpos irão se manter íntegros durante o resgate do mar, pois estão há dois anos a cerca de 4 mil metros de profundidade.


Fonte: G1 http://g1.globo.com/mundo/noticia/2011/ ... z-fab.html" onclick="window.open(this.href);return false;
Viva para aprender, na aviação, aprenda para viver
--
AeroEntusiasta nas Redes Sociais:
Imagem AeroEntusiasta: http://www.twitter.com.br/AeroEntusiasta
Imagem AeroForum: http://www.twitter.com/AeroForum
Imagem AeroEntusiasta: http://www.facebook.com/aeroentusiasta
Fernando Basto
MASTER
MASTER
Mensagens: 1170
Registrado em: Ter Jan 04, 2005 14:47
Localização: Cabo Frio - RJ
Contato:

Caixa-preta do avião da Air France é encontrada

Mensagem por Fernando Basto »

O ideal é que essa FDR fosse aberta e analisada por um País neutro (EUA, por exemplo), para que não pairassem dúvidas em relação a TRANSPARÊNCIA nos dados analisados. Tomara que encontrem tb. a CVR.
Fernando Basto -
http://www.fbasto.com" onclick="window.open(this.href);return false;
Cabo Frio - RJ
Francisco - CGR
Suporte Técnico
Suporte Técnico
Mensagens: 956
Registrado em: Dom Jul 09, 2006 22:18
Localização: Campo Grande/MS
Contato:

Re: Caixa-preta do avião da Air France é encontrada

Mensagem por Francisco - CGR »

Fernando Basto escreveu:O ideal é que essa FDR fosse aberta e analisada por um País neutro (EUA, por exemplo), para que não pairassem dúvidas em relação a TRANSPARÊNCIA nos dados analisados. Tomara que encontrem tb. a CVR.

Hehehe, infelizmente aonde há dinheiro e interesses vindos da ganância não há local neutro! :(
Jamais saberemos o que realmente aconteceu realmente.


Abs
Viva para aprender, na aviação, aprenda para viver
--
AeroEntusiasta nas Redes Sociais:
Imagem AeroEntusiasta: http://www.twitter.com.br/AeroEntusiasta
Imagem AeroForum: http://www.twitter.com/AeroForum
Imagem AeroEntusiasta: http://www.facebook.com/aeroentusiasta
Avatar do usuário
SBLO
Moderador
Moderador
Mensagens: 3490
Registrado em: Dom Dez 19, 2004 21:04
Localização: Londrina/Paraná

Re: Caixa-preta do avião da Air France é encontrada

Mensagem por SBLO »

O ESTADO DE S.PAULO
01 de maio de 2011 | 22h 01
BEA espera extrair dados de caixa-preta do voo 447 em duas semanas
Uma das peças foi encontrada em bom estado, o que aumenta chances de dados estarem preservados
Andrei Netto - correspondente de O Estado de S.Paulo

PARIS - O Escritório de Investigações e Análise para a Aviação Civil (BEA, na sigla em francês), órgão do governo da França que apura as causas do acidente com o voo 447 da Air France, espera extrair os dados de uma das caixas-pretas encontradas neste domingo em cerca de duas semanas. Sem ter sido analisado, o equipamento repescado apresenta "bom estado físico", o que eleva as chances de que as informações técnicas do voo tenham sido preservadas.

"Ela (a caixa-preta) deverá chegar às nossas instalações dentro de oito a 10 dias, tempo que um navio da Marinha vá buscá-la e nos traga de volta", disse o diretor do BEA, Jean-Paul Troadec. Com isso, o trabalho de investigação sobre as causas do acidente com o Airbus A330, que deixou 228 mortos em 31 de maio de 2009, deu um passo decisivo.

A localização aconteceu por volta das 10h manhã deste domingo - 5h de Brasília -, segundo o comunicado distribuído no início da noite pelo BEA. "A equipe de investigação localizou e identificou o módulo de memória do gravador de parâmetros - Flight Data Recorder (FDR) - nesta manhã. Ele foi trazido a bordo do navio Ile de Sein pelo robô Remora 6000", informou escritório.

Na última sexta-feira, o BEA já havia anunciado ter localizado o chassi do FDR, mas sem o principal módulo, que protege o gravador. "Se os dados puderem ser explorados, isso vai nos permitir avançar na investigação porque o FDR registra, durante o voo, a velocidade e as diferentes posições do manche", especificou Troadec.

Além dos dados do FDR, as operações no Atlântico ainda buscam a segunda caixa-preta, que registra os diálogos entre os membros da tripulação - o cockpit voice recorder (CVR).

À noite, a Air France, companhia a qual pertencia o Airbus que realizava o voo Rio de Janeiro-Paris, veio a público saudar o avanço das investigações. Pierre-Henri Gourgeon, diretor-geral da companhia, demonstrou otimismo sobre as chances de esclarecer o acidente. "Essa nota etapa da investigação constitui um grande avanço porque ela (a caixa-preta) poderá fornecer informações suplementares sobre as causas do acidente, até aqui inexplicado", disse Gorgeon. "Nós esperamos que o BEA possa assim trazer respostas às perguntas as famílias das vítimas, a nossa companhia e a comunidade aérea mundial se fazem há quase dois anos quanto aos fatos que levaram ao trágico acidente."

Em Paris, Jean-Baptiste Audousset, presidente da Associação Francesa de Famílias de Vítimas, saudou a localização da primeira caixa-preta, definindo a descoberta como "muito encorajadora", mas pediu cautela. "É preciso continuar prudente e esperar para ver em que condições o gravador poderá ser explorado."
Emerson Signoberto Daniel
SBLO/LDB

"Aprenda sempre com os erros dos outros, pois, você não terá tempo para repetir todos"
Feldmann

Re: Caixa-preta do avião da Air France é encontrada

Mensagem por Feldmann »

Mundo | 03/05/2011 | 01h14min

Encontrada segunda caixa-preta do voo 447 da Air France
Segundo diretor do BEA, a parte que exibe as conversas na cabine de comando está "inteira"

Atualizada às 02h14min

A segunda caixa-preta do Airbus A330 da Air France que caiu no mar no dia 1º de junho de 2009, quando voava do Rio a Paris, foi resgatada na segunda-feira e se encontra em bom estado, informou o Bureau de Pesquisas e Análises (BEA).

— Os registros fônicos — Cockpit Voice Recorder (CVR) — foram localizados e identificados pela equipe de busca às 21h50min (18h50min em Brasília) de segunda-feira, 2 de maio. Foram levados pelo robô Remora 6000 a bordo do navio Ile de Sein às 2h40min (23h40min em Brasília) de terça-feira, 3 de maio — revelou o BEA.

A caixa-preta que traz as conversas na cabine de comando do Airbus está "inteira" e em bom estado, disse à AFP o diretor do BEA, Jean-Paul Troadec. A queda do avião da Air France matou as 228 pessoas a bordo. O BEA havia anunciado no domingo o resgate do módulo de memória da primeira caixa-preta — Flight Data Recorder (FDR) —, com os parâmetros de voo.

As duas caixas estão agora em um contêiner com água para impedir sua deterioração e ficarão submersas até chegar à sede do BEA, em Bourget, na região de Paris.

— Se pudermos ler seus registros, será possível compreender o que ocorreu — disse Troadec, advertindo que tudo dependerá da corrosão.

Até o momento, os motivos da tragédia não foram explicados. Os investigadores determinaram que a falha das sondas de velocidade da aeronave, chamadas Pitot, da fabricante Thales, foi uma das causas, mas consideraram que essa avaria não basta para explicar o acidente.
Feldmann

Re: Caixa-preta do avião da Air France é encontrada

Mensagem por Feldmann »

everton_cwb escreveu:Acharam até o Bin Laden, pq não achariam as caixas pretas?? :dente:

Mas demoraram pra achar o BinBin.... e demoraram pra achar as caixas do AF... segundo o grande-suprasumu-muluskulu eles achariam rapido, pois haviam achado petroleo no pre-sal e achar as caixas seria barbada.... :chicote: :chicote: :chicote: :cutuca:
Avatar do usuário
Constellation
Moderador
Moderador
Mensagens: 3086
Registrado em: Seg Dez 20, 2004 09:05
Localização: Londrina

Re: Caixa-preta do avião da Air France é encontrada

Mensagem por Constellation »

Fernando Basto escreveu:O ideal é que essa FDR fosse aberta e analisada por um País neutro (EUA, por exemplo), para que não pairassem dúvidas em relação a TRANSPARÊNCIA nos dados analisados. Tomara que encontrem tb. a CVR.
Fernando, depois daquela maracutaia que foi a investigação do acidente do Air France 296 (O Airbus das árvores em Habshein), seria melhor mesmo a investigação em um país neutro. A França, depois do AF296, para mim, é totalmente desacreditada para investigar acidentes, especialmente os que envolvam aeronaves Airbus. A CVR também já foi encontrada.

Vamos ver o que vai dar isso.

Grande abraço.
Imagem
Feldmann

Re: Caixa-preta do avião da Air France é encontrada

Mensagem por Feldmann »

Organização: caixas-pretas do 447 não precisam de 2ª análise
03 de maio de 2011 • 15h47 • atualizado às 15h51

Segundo órgão francês, equipamento foi encontrado sem a unidade de memória. Foto: BEA/Divulgação

Com a abertura das caixas-pretas, os investigadores esperam solucionar as razões da queda
Lúcia Müzell Direto de Paris

Se a França não quiser submeter as caixas-pretas do voo AF 447 à análise de um segundo país, nada a obriga a fazê-lo, de acordo com a Organização da Aviação Civil Internacional (Icao, na sigla em inglês). A Associação das Famílias das Vítimas do Voo AF 447, representando os familiares brasileiros das vítimas do acidente, havia solicitado uma análise isenta dos gravadores das informações do voo para o ministério dos Transportes da França e até para o presidente do país, Nicolas Sarkozy.

"Nenhuma norma internacional obriga a França a enviar as caixas-pretas para outro país", afirmou ao Terra Denis Chagnon, chefe da Comunicação da Icao, agência da Organização das Nações Unidas (ONU) para a coordenação e a regulação do transporte aéreo internacional. "Se ela quiser, é evidente que pode fazê-lo. Mas o anexo 13 da Convenção de Chicago é bem claro sobre as responsabilidades da investigação de um acidente aéreo e, neste caso, não restam dúvidas de que cabem inteiramente à França".

A Convenção de Chicago - da qual 52 países são signatários, entre eles o Brasil - estabelece as regras internacionais de aviação civil, tais como as de segurança, as de direitos e deveres dos países envolvidos e de matrícula das aeronaves. O anexo 13 estipula que uma hierarquia de responsáveis no caso de um acidente aéreo: em primeiro lugar, o país da matrícula do avião, seguido pelo país da empresa à qual pertence a aeronave, e, por último, o país onde o avião foi construído. Nos três casos, a França é a principal envolvida. O Brasil, explica Chagnon, pode ter, voluntariamente, um papel na investigação enquanto "parte envolvida", mas não tem nem o direito nem o dever de interferir nas investigações.

O representante da Icao destacou que o órgão não participa das investigações, mas será o responsável por validar o relatório final contendo as conclusões sobre as causas do acidente. A equipe de investigadores liderada pelo BEA, o escritório francês de Investigações e Análises, conseguiu retirar no domingo e na segunda-feira as duas caixas-pretas do Airbus A330, menos de uma semana após ter chegado ao local onde foram encontrados os destroços da aeronave, no fundo do oceano Atlântico. O órgão francês avaliou que, em princípio, os gravadores encontravam-se "em bom estado".

A abertura dos equipamentos
Em no máximo 10 dias, estima o BEA, as caixas-pretas deverão chegar na França, onde serão lidas. Durante o trajeto, serão mantidas imersas na água em duas caixas lacradas, para evitar deterioração. O coronel da FAB Luís Cláudio Lupoli, do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) é o único brasileiro que acompanha as buscas em alto-mar a bordo do navio Île de Sein.

Nesta terça-feira, o Ministério dos Transportes da França - ao qual está submetido - anunciou que especialistas americanos, britânicos, além do brasileiro, dos franceses e de um representante da Justiça, estarão presentes no momento em que as caixas-pretas forem abertas. "Nós não temos nenhum medo em particular, mesmo sem saber o que os investigadores vão encontrar", afirmou Thierry Mariani, o secretário de Estado dos Transportes. "O mais deplorável seria ignorar os ensinamentos deste acidente. É preciso conhecer a verdade sobre este drama, sejam quais forem as causas", afirmou.

Procurada, a assessoria de imprensa de Mariani disse ao Terra que "por enquanto, não pensa em enviar as caixas-pretas para uma segunda análise além da realizada na França". O presidente da associação brasileira de famílias, Nelson Marinho, demonstra preocupação com a independência do BEA e levanta suspeitas sobre a investigação realizada pelos franceses. Segundo ele, por o Estado francês ser acionário da Air France e da Airbus, não possui a independência necessária para coordenar a apuração das causas da tragédia.

O Airbus A330 caiu no oceano Atlântico na noite de 31 de maio de 2009, enquanto realizava o trajeto Rio de Janeiro-Paris. O acidente provocou a morte de 228 pessoas, entre elas 59 brasileiros e 72 franceses. Com as revelações contidas nas caixas-pretas, os investigadores esperam desvendar os mistérios que ainda pairam sobre as razões da queda e confirmar se o congelamento dos sensores de velocidade, chamados pitots, tiveram papel decisivo na catástrofe.

"Desejo ardentemente que os dados possam ser explorados e contribuir para trazer às famílias das vítimas, à nossa companhia e à comunidade aérea as respostas às questões em aberto há quase dois anos", disse o diretor-geral da Air France, Pierre-Henri Gourgeon, em comunicado divulgado hoje pela empresa.

A Air France e a Airbus respondem um processo de homicídio culposo na Justiça da França. Somadas, as somas já investidas na apuração das causas do acidente já chegam a 35 milhões de euros (R$ 82,7 milhões).


Especial para Terra
Feldmann

Re: Caixa-preta do avião da Air France é encontrada

Mensagem por Feldmann »

Tenho q tirar o chapeu que é a 1o vez que vejo falarem na ICAO, anexos e afins... :yeah:
Fernando Basto
MASTER
MASTER
Mensagens: 1170
Registrado em: Ter Jan 04, 2005 14:47
Localização: Cabo Frio - RJ
Contato:

Caixa-preta do avião da Air France é encontrada

Mensagem por Fernando Basto »

:shock: Realmente, bem lembrado ! 2 coisas que eu achava (quase) impossível de acontecer, aconteceram ! Encontraram o Bin Laden e as (2) duas cxs-pretas do A-330 da AF. Quem diria..... :rev:
Fernando Basto -
http://www.fbasto.com" onclick="window.open(this.href);return false;
Cabo Frio - RJ
Electra
MASTER
MASTER
Mensagens: 1658
Registrado em: Sex Mai 19, 2006 21:35

Re: Caixa-preta do avião da Air France é encontrada

Mensagem por Electra »

Dados das caixas-pretas do voo 447 da Air France estão intactos

Descobertas podem ajudar a esclarecer acidente que matou 228 pessoas em maio de 2009

Os dados de voo do avião do AF447 Rio-Paris que caiu no Oceano Atlântico em 2009, com 228 pessoas a bordo, estão intactos nas caixas-pretas recuperadas, anunciaram as autoridades de aviação francesas. Os dados foram recuperados pelos investigadores franceses durante o fim de semana, anunciou nesta segunda-feira o Escritório de Investigações e Análises (BEA, na sigla em francês), que apura as causas do acidente.

As leituras permitiram recolher a integralidade dos dados contidos no gravador de parâmetros técnicos do voo, como também a integralidade das gravações sonoras das duas últimas horas do voo. A expectativa é que a análise das informações explique as circunstâncias exatas do acidente com o avião que fazia a rota Rio-Paris quando caiu, em 31 de maio de 2009, matando as 228 pessoas a bordo.

Segundo um comunicado do BEA, a análise do material deve durar várias semanas. Um relatório será redigido e divulgado nos próximos meses. As operações foram efetuadas na presença de uma equipe internacional de investigadores de acidentes aéreos, entre os quais dois brasileiros do Cenipa (Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos).

No fim de semana, os investigadores limparam (retirando vestígios de sal) e secaram os cartões de memória internos das caixas-pretas. Por se tratarem de provas em uma investigação judicial, a operação foi também acompanhada por um oficial da polícia judiciária francesa.

As duas caixas-pretas permaneceram durante quase dois anos submersas no Atlântico a 3,9 mil metros de profundidade. Elas chegaram na semana passada à França. Uma das caixas-pretas contém os parâmetros técnicos do voo, como altitude e velocidade, e a segunda grava as conversas dos pilotos ou qualquer outro som emitido na cabine.

Os investigadores franceses também resgataram outras peças do Airbus da Air France, como parte da cabine de pilotagem, o joystick dos pilotos e seus assentos e também os calculadores do motor, que gravam inúmeros parâmetros "preciosos", segundo o BEA. O resgate de peças e eventualmente de corpos, se os testes para tentar extrair o DNA das duas vítimas já retiradas do mar forem positivos, deverá ser retomado por volta do dia 21 de maio.

Fonte: Ultimo Segundo

Logo após a reportagem, há um vídeo mostrando a caixa-preta imersa, provavelmente nas instalações do BEA, o que me passa impressão de transparência na condução do caso.
Outra coisa que já estava pra comentar há algum tmp: não tenho nd contra a idéia da participação de um país neutro nas investigações. Agora, sendo os EUA, o país sede da maior rival da Airbus, seriam os EUA, o que se poderia chamar de país neutro neste caso? Minha opinião: NÃO, MEEEESMO!!! :hmm: ¬¬
Grato desde já!
Abraços!!!
Avatar do usuário
SBLO
Moderador
Moderador
Mensagens: 3490
Registrado em: Dom Dez 19, 2004 21:04
Localização: Londrina/Paraná

Re: Caixa-preta do avião da Air France é encontrada

Mensagem por SBLO »

Francisco - CGR escreveu:Imagem
Imagem

Teoria da conspiração que ouvi essa semana: essas caixas pretas foram jogadas de propósito pelos responsáveis pelo resgate, porque elas foram achadas muito rápido e estão muito limpas após estarem há 2 anos no fundo do mar....

:unh?: :unh?: :unh?: :O.o: :O.o: :O.o: :*-): :*-): :*-):

É cada uma que a gente ouve!!! :fp: :fp: :fp:
Emerson Signoberto Daniel
SBLO/LDB

"Aprenda sempre com os erros dos outros, pois, você não terá tempo para repetir todos"
Feldmann

Re: Caixa-preta do avião da Air France é encontrada

Mensagem por Feldmann »

SBLO escreveu:
Francisco - CGR escreveu:Imagem
Imagem

Teoria da conspiração que ouvi essa semana: essas caixas pretas foram jogadas de propósito pelos responsáveis pelo resgate, porque elas foram achadas muito rápido e estão muito limpas após estarem há 2 anos no fundo do mar....

:unh?: :unh?: :unh?: :O.o: :O.o: :O.o: :*-): :*-): :*-):

É cada uma que a gente ouve!!! :fp: :fp: :fp:


Ahh tá bom... limparam as caixas e jogaram elas ali... so falta dizer ainda que aquele fundo do mar é uma pscina... hahaahaha

A pergunta é: Iria sujar com o que? Num lugar 3900m abaixo da superficie, onde nao tem luz, baixa temperatura e acredito que possivelmente não se tem algas (so monstros submarinos) nao se tem muito o que sujar... é cada uma...
Avatar do usuário
SBLO
Moderador
Moderador
Mensagens: 3490
Registrado em: Dom Dez 19, 2004 21:04
Localização: Londrina/Paraná

Re: Caixa-preta do avião da Air France é encontrada

Mensagem por SBLO »

Feldmann escreveu:... é cada uma...
Pois é, meu amigo, antes ouvir essas coisas do que ser surdo, né!!! :lol: :lol: :lol:

Abraço
Emerson Signoberto Daniel
SBLO/LDB

"Aprenda sempre com os erros dos outros, pois, você não terá tempo para repetir todos"
Responder