Estava em foz do iguaçu com minha camera e meu radio escutando a frequencia da torre de foz 118.80 quando um funcionario da gol ficou me observando logo apos ele saiu minutos depois veio ele com uma moça da policia federal pedindo para ver meu radio mostrei e o cara da gol confirmo que estava na frequencia da torre a moça me avisou que era proibido e me avisou que teria que levar o radio com ela mas falei se ela pegasse meu radio minha mãe iria me matar daí então pediu a bateria e dei as pilhas quando viu que era pilhas falou que eu poderia comprar milhares dessas e avisou se tornase a ouvir seria recolhido e denunciado !
Porque é proibido ???
O que fiz de errado ???
Porque é proibido radios ?
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- Registrado em: Qui Out 07, 2010 22:55
Re: Porque é proibido radios ?
Olá Bruno.
O pessoal de Foz do Iguaçu são meio "nervosos"... acho q por ser um aeroporto de fronteira. Esse cara da gol devia é estar fazendo o serviço dele ao invés de estar cuidando os outros. A moça da Polícia Federal apenas quis te intimidar, sem ter amparo legal. A recepção não é proibida, pois tu está apenas recebendo uma freqüência pública não codificada. O que é considerado como crime federal é transmitir nas freqüências aeronáuticas... aí sim tu pode ser preso. Em Foz já vieram me questionar porque eu estava ouvindo a fonia num rádio transceptor... mas mesmo sendo transceptor, se eu não apertar no PTT (Press to talk) não há nada de errado. Essa pessoa que me questionou, que é da Infraero, ao ver que eu era da aviação pediu desculpas e se retirou, se demonstrando uma pessoa despreparada, pois eu sendo ou não da aviação, se eu estivesse transmitindo na frequência eu estaria cometendo um crime da mesma forma, pois eu não estava dentro de uma aeronave. Mas... essas são nossas "autoridades"... ANAC, Infraero, Policias Federais, estaduais e municipais, "guardinhas terceirizados de aeroporto" (são os piores)... todos repletos de gente incompetente e desinformadas. Um jeito bom de se evitar esses tipos de contratempos é ter um receptor pequeno com fone de ouvido, aí desse jeito não chama atenção dessas criaturas, tipo esse funcionário da gol.
Até mais!
O pessoal de Foz do Iguaçu são meio "nervosos"... acho q por ser um aeroporto de fronteira. Esse cara da gol devia é estar fazendo o serviço dele ao invés de estar cuidando os outros. A moça da Polícia Federal apenas quis te intimidar, sem ter amparo legal. A recepção não é proibida, pois tu está apenas recebendo uma freqüência pública não codificada. O que é considerado como crime federal é transmitir nas freqüências aeronáuticas... aí sim tu pode ser preso. Em Foz já vieram me questionar porque eu estava ouvindo a fonia num rádio transceptor... mas mesmo sendo transceptor, se eu não apertar no PTT (Press to talk) não há nada de errado. Essa pessoa que me questionou, que é da Infraero, ao ver que eu era da aviação pediu desculpas e se retirou, se demonstrando uma pessoa despreparada, pois eu sendo ou não da aviação, se eu estivesse transmitindo na frequência eu estaria cometendo um crime da mesma forma, pois eu não estava dentro de uma aeronave. Mas... essas são nossas "autoridades"... ANAC, Infraero, Policias Federais, estaduais e municipais, "guardinhas terceirizados de aeroporto" (são os piores)... todos repletos de gente incompetente e desinformadas. Um jeito bom de se evitar esses tipos de contratempos é ter um receptor pequeno com fone de ouvido, aí desse jeito não chama atenção dessas criaturas, tipo esse funcionário da gol.
Até mais!
Re: Porque é proibido radios ?
Eu, sempre que estou com o rádio, onde quer que seja, levo comigo a Lei 4117/62 do Artigo 57 do Código Brasileiro de Telecomunicações que esclarece o que o Sentaapua falou acima. Depois mts experiências desagradáveis no GIG, sugiro que se escute de maneira discreta. Além do fone, deixo o rádio preso na bermuda por baixo da camisa.
Somada às incompetências das autoridades, tem a questão da falta do que poderíamos chamar de "cultura aeronáutica". A imensa maioria dos que atuam nos aeroportos estão mt longe de aceitar ou entender que, assim como há pessoas que saem de casa para ir a praia, ao jogo de futebol ou ao bar na sexta a noite, há pessoas que saem de casa para ir ao aeroporto fotografar, anotar os tráfegos ou ouvir rádio nas frequencias aeronáuticas. Essa "cultura aeronáutica" existe na Holanda, na Alemanha, na Suíça, no Japão e em mts outros países. E eu achava que depois do 11/09, mt coisa ia ficar mais difícil pros entusiastas inclusive, nestes países, mas não foi o que aconteceu. Parece que essas dificuldades se restringiram aos EUA e Inglaterra. Aqui no Brasil, esta falta de "cultura aeronáutica" faz com que a atividade seja vista como suspeita independentemente de qq lei que a isente da condição criminal. Simplesmente olham pra vc e pensam: "que estranho! Pq que aquele cara está fotografando aviões (embora não haja nd de ilegal nisso), pq que aquele cara está ouvindo radio (embora não haja nd de ilegal nisso), pq que aquele cara está anotando (embora não haja nd de ilegal nisso)?"
Uma das formas de criar esta "cultura aeronáutica" é continuar com a atividade, principalmente, se pudermos praticá-la em grupo, nem que seja de poucas pessoas, para que as autoridades aeroportuárias se acostumem, ainda que mt gradualmente. E, é sempre bom frisar, não há necessidade de peitar ninguem até pq, não é assim que se consegue a compreensão das pessoas.
Somada às incompetências das autoridades, tem a questão da falta do que poderíamos chamar de "cultura aeronáutica". A imensa maioria dos que atuam nos aeroportos estão mt longe de aceitar ou entender que, assim como há pessoas que saem de casa para ir a praia, ao jogo de futebol ou ao bar na sexta a noite, há pessoas que saem de casa para ir ao aeroporto fotografar, anotar os tráfegos ou ouvir rádio nas frequencias aeronáuticas. Essa "cultura aeronáutica" existe na Holanda, na Alemanha, na Suíça, no Japão e em mts outros países. E eu achava que depois do 11/09, mt coisa ia ficar mais difícil pros entusiastas inclusive, nestes países, mas não foi o que aconteceu. Parece que essas dificuldades se restringiram aos EUA e Inglaterra. Aqui no Brasil, esta falta de "cultura aeronáutica" faz com que a atividade seja vista como suspeita independentemente de qq lei que a isente da condição criminal. Simplesmente olham pra vc e pensam: "que estranho! Pq que aquele cara está fotografando aviões (embora não haja nd de ilegal nisso), pq que aquele cara está ouvindo radio (embora não haja nd de ilegal nisso), pq que aquele cara está anotando (embora não haja nd de ilegal nisso)?"
Uma das formas de criar esta "cultura aeronáutica" é continuar com a atividade, principalmente, se pudermos praticá-la em grupo, nem que seja de poucas pessoas, para que as autoridades aeroportuárias se acostumem, ainda que mt gradualmente. E, é sempre bom frisar, não há necessidade de peitar ninguem até pq, não é assim que se consegue a compreensão das pessoas.
Grato desde já!
Abraços!!!
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Porque é proibido radios ?
Sempre que eu estava com meu rádio, tento em POA como no GIG, jamais passei por uma situação dessas. Mas, se alguém viesse me abordar, em qualquer aeroporto, eu jamaias responderia a pergunta alguma, pois não devo satisfações a ninguém, desde que eu não esteja infringindo lei alguma ! Acho um ABUSO de 'ôtôridade' esse tipo de abordagem !!!!
Fernando Basto -
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