Por Falta de Uma Segunda Pista ...

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denisar
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Por Falta de Uma Segunda Pista ...

Mensagem por denisar »

É brincadeira !!!
Problema em aeronave fecha Aeroporto Salgado Filho por cerca de 30 minutos
Pneu de avião particular bimotor furou durante pouso


O Aeroporto Internacional Salgado Filho ficou fechado por cerca de 30 minutos, entre as 17h05min e as 17h35min, devido a um problema ocorrido com uma aeronave na tarde desta terça-feira. O pneu de um avião particular bimotor estourou durante o pouso.

Segundo o superintendente do aeroporto, Jorge Herdina, dois voos tiveram de sobrevoar o aeroporto, enquanto o problema era resolvido, e outros dois precisaram aguardar em solo a troca do pneu antes de decolar. Um terceiro avião, da Azul, voo 4061, retornou ao aeporto de Navegantes.

O voo 1949 da Gol, proveniente de Curitiba, teve de esperar por 25 minutos para poder pousar. O jornalista Pedro Dias Lopes, editor-chefe de Zerohora.com, que estava no voo, relata que o avião já havia iniciado procedimentos de descida quando ocorreu o problema. O comandante da aeronave avisou aos passageiros que a aterrissagem atrasaria, pois a pista estava fechada. :rant: Segundo o comandante, o pneu de uma aeronave de pequeno porte havia furado na pista.

O voo 1949 pousou normalmente 25 minutos depois. O comandante informou que o atraso até a permissão para pousar ocorreu pois a Infraero não tinha um reboque disponível para remover da pista a aeronave com problema e teve de solicitar um equipamento emprestado.

O superintentendente do aeroporto negou que tenha sido necessário pegar um reboque emprestado. Segundo Herdina, optou-se por trocar o pneu da aeronave ao invés de rebocá-la para outro local com o pneu furado para manter a integridade do equipamento e da pista. :hahaha:

— Claro que temos reboque. Só que quando acontece um evento desse tipo, busca-se primeiro garantir a integridade física das pessoas a bordo. Em um segundo momento, tenta-se assegurar a integridade do equipamento, e em terceiro lugar, da pista. Acho que não se pode considerar que demorou tanto se considerarmos a extensão da pista do Salgado Filho, de 2280 km. Dadas as circunstâncias, tomou-se a decisão de substituir o pneu, uma vez que o avião é totalmente travado quando há um problema desse tipo e a remoção dele nessas condições pode danificar a estrutura da pista. Quisemos preservar todos os bens possíveis.

Fonte: Jornal Zero Hora
Marco SBCT
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Re: Por Falta de Uma Segunda Pista ...

Mensagem por Marco SBCT »

Deste mal padece a maioria das grandes cidades brasileiras.
Pouco se observa de movimento no sentido de resolver este calo na operação dos aeros..
GIG, GRU, BSB, agora Salvador em inicio do processos, o restanta.... "segure na mão de Deus"...
Abs.
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Re: Por Falta de Uma Segunda Pista ...

Mensagem por denisar »

A "Vanguarda do Atraso" deve estar se questionando a respeito do ocorrido...
"MAIS PRA QUÊ, CONSTRUIR UMA SEGUNDA PISTA NO SALGADO FILHO ??!!" :unh?:
.. se um puxadinho na vila dique vai resolver a nossa falta de infraestrutura para os próximos anos ...
. :lol:
BlueConcorde
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Re: Por Falta de Uma Segunda Pista ...

Mensagem por BlueConcorde »

Só rindo de tanta baboseira destilada.

Querem que se construa uma pista por mais de 100 milhões de reais por causa de um imprevisto q ocorre um micro=punhado de vezes ao ano?

Me poupem. Depois vcs ficam bradando que a Infrero gosta de gastar dinheiro à toa. Se furar pneu fosse algo comum, faria sentido ter pistas adicionais.
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Re: Por Falta de Uma Segunda Pista ...

Mensagem por denisar »

Se o aeroporto Salgado Filho fosse situado no Rio de Janeiro, dinheiro não seria problema !!! :cutuca:
Não é justo que o povo gaúcho pague altas taxa de embarque para financiar obras no Rio de Janeiro com pretexto de que esta cidade é a porta de entrada do Brasil.
Temos o direito e o dever de exigir como cidadãos que a nossas contribuições sejam investido na infra-estrutura do nosso aeroporto. :box:

Nunca é demais lembrar que a época em que os Gaúchos botavam dinheiro fora, investindo na Ilha do Governador, acabou com a falência da VARIG. :rant:
Feldmann

Re: Por Falta de Uma Segunda Pista ...

Mensagem por Feldmann »

Foi um Seneca.

E outra, haviam 2 voos em orbita. Um Gol aqui no FGR, e um TAM mais atrás em LOMI. O Azul burrão não quis esperar os 30 min e voltou pra Navegantes (na minha opiniao isso é burrice, olha o transtorno pros pax, fora que deve ter cancelado o voo e tudo mais, quando ele chegou lá em nvt aqui ja estava aberto denovo.)

Esses pseudos jornalistas só escrevem asneira. Se fosse assim, atraso por pista impraticavel, São Paulo teria que ter 500 pistas!!! E fora que lá em hora de pico tem orbita em tudo que é fixo e ninguem reclama. É muita babaquice desses pseudos-jornalistas da ZH em uma unica pagina. :nopz: :chicote:

Eventos assim acontecem e esperar 30 minutos não é o ideal, mas é bem melhor do que ir para a alternativa. O pneu foi trocado, pista liberada, segue pra pouso.

edit:
Ahh e ja imagino a cena, o pseudo jornalista saiu do aviao e foi lá "peitar" o admin do aero dizendo que era da zh e querendo saber porque o aviao dele não tinha pousado e porque não tinha sido rebocado o Seneca... tsc tsc tsc

E também antes um pneu furado do que um avião acidentado...
Editado pela última vez por Feldmann em Qua Fev 09, 2011 07:55, em um total de 1 vez.
Razão: acrescentando
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Re: Por Falta de Uma Segunda Pista ...

Mensagem por PR-WJI »

Os jornalistas e a população ignorante da aviação raciocina que uma aeronave pequena como o Sêneca ou grande como o GOL que há 1 semana também estourou o pneu aqui, seja um problema facílimo de resolver. Tudo demanda tempo. O próprio mecânico que atendeu o Sêneca sugeriu que melhor solução seria trocar o pneu ali para depois rebocá-la. E assim foi feito. O piloto da GOL foi infeliz com seus passageiros no seu speech. Os jornalistas foram infelizes na sua matéria. No fim, todo mundo saiu perdendo. Daí alguém diz: Isso aconteceu porque POA nao tem 2 pistas.
Meu Deus.......... :Muro:
Dalazen
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Re: Por Falta de Uma Segunda Pista ...

Mensagem por Dalazen »

Alguem sabe qual Seneca?
Saí do aeroporto antes das 17h e por volta desse horário estava na terceira perimetral na altura da Carlos Gomes e vi o PT-IHI, da Born to Fly, ingressando no circuito de tráfego. Foi ele?
Abraços!
PR-WJI
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Re: Por Falta de Uma Segunda Pista ...

Mensagem por PR-WJI »

Muito provável que tenha sido ele. Também vi ele no circuito este horário.
Marco SBCT
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Re: Por Falta de Uma Segunda Pista ...

Mensagem por Marco SBCT »

BlueConcorde escreveu:Só rindo de tanta baboseira destilada.

Querem que se construa uma pista por mais de 100 milhões de reais por causa de um imprevisto q ocorre um micro=punhado de vezes ao ano?

Me poupem. Depois vcs ficam bradando que a Infrero gosta de gastar dinheiro à toa. Se furar pneu fosse algo comum, faria sentido ter pistas adicionais.
A segunda pista de aero não se faz necessária apenas por pneus furados, uns 3 ou 4 por ano, mas pela própria necessidade do tráfego aéreo em si, cujo aumento constante nos indica que uma 2ª pista serve para um fluxo normal de chegadas e partidas e muito menos para estas emergências ocsionais. Poucas são as capitais brasileiras cujo sítio aeronáutico permite a construção de uma 2ª pista sem grandes traumas à presença humana na vizinhança...
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Re: Por Falta de Uma Segunda Pista ...

Mensagem por BlueConcorde »

Marco SBCT escreveu:
BlueConcorde escreveu:A segunda pista de aero não se faz necessária apenas por pneus furados, uns 3 ou 4 por ano, mas pela própria necessidade do tráfego aéreo em si, cujo aumento constante nos indica que uma 2ª pista serve para um fluxo normal de chegadas e partidas e muito menos para estas emergências ocsionais. Poucas são as capitais brasileiras cujo sítio aeronáutico permite a construção de uma 2ª pista sem grandes traumas à presença humana na vizinhança...
ABS.
Gatwick movimenta 33 milhões de passageiros ao ano, com uma pista.

POA movimenta 6,7 milhões de passageiros ao ano. Exatos 20% do movimento de Gatwick.

Você quer outra pista num aeroporto que tem 5 vezes menos passageiros que o mais movimentado no mundo com 1 pista, sem ter espaço para expansão e esem um custoso processo de desapropriação?

O custo da desapropriação se bobear paga boa parte da obra de um novo aeroporto.
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Re: Por Falta de Uma Segunda Pista ...

Mensagem por Marco SBCT »

BlueConcorde escreveu:
Marco SBCT escreveu:
BlueConcorde escreveu:A segunda pista de aero não se faz necessária apenas por pneus furados, uns 3 ou 4 por ano, mas pela própria necessidade do tráfego aéreo em si, cujo aumento constante nos indica que uma 2ª pista serve para um fluxo normal de chegadas e partidas e muito menos para estas emergências ocsionais. Poucas são as capitais brasileiras cujo sítio aeronáutico permite a construção de uma 2ª pista sem grandes traumas à presença humana na vizinhança...
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Gatwick movimenta 33 milhões de passageiros ao ano, com uma pista.

POA movimenta 6,7 milhões de passageiros ao ano. Exatos 20% do movimento de Gatwick.

Você quer outra pista num aeroporto que tem 5 vezes menos passageiros que o mais movimentado no mundo com 1 pista, sem ter espaço para expansão e esem um custoso processo de desapropriação?

O custo da desapropriação se bobear paga boa parte da obra de um novo aeroporto.

Não sou dos que advogam segundas pistas por segundas pistas, também creio que pelo movimento desses aeros sem 2ª pista não são tão necessárias como pode parecer à primeira análise, blue. Tudo é questão de infraestrutura e operação.
Quantos aeros temos nas capitais , e outras cidades médiass, que não possuem nem TWY dos pátios às cabeceiras...
Também acredito que melhor formação e treinamento do Controladores, devidamente aparelhados com eequipamentos condizentes, podemos ter separações menores, décadas atrás você olhava para a aproximação da RWY 16 de Congonhas e contava 11 ou 12 tráfegos entrando em final, hoje temos separação meio eláastica. Para atingir os níveis de movimentos de GTW e dos USA a rapsiada do ATC vai ter de comnprimir as etiquetas nos scopes....
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Re: Por Falta de Uma Segunda Pista ...

Mensagem por Constellation »

Marco SBCT escreveu: Também acredito que melhor formação e treinamento do Controladores, devidamente aparelhados com eequipamentos condizentes, podemos ter separações menores, décadas atrás você olhava para a aproximação da RWY 16 de Congonhas e contava 11 ou 12 tráfegos entrando em final, hoje temos separação meio eláastica. Para atingir os níveis de movimentos de GTW e dos USA a rapsiada do ATC vai ter de comnprimir as etiquetas nos scopes....
Abs.
Marco,

Aí você chegou numa conclusão interessante e, ao meu ver, correta. O DECEA adota padrões de separação muito conservadores, que não levam em consideração o desenvolvimento de equipamentos, de treinamento e da doutrina de segurança. Realmente, em Gatwick, dá pra ver uma grande fila de aeronaves na final, e a fila anda rapidinho. E tem fila no solo para decolar também... Em aeroportos como Los Angeles ou Las Vegas, a fila é impressionante e a separação é bem menor que a adotada no Brasil. Mesmo assim, é mantida a segurança.

Como eu acho que o padrão de treinamento do controlador brasileira é equivalente ao de um controlador inglês ou americano, e os equipamentos são compatíveis, acho que a redução da separação é necessária para o aumento do tráfego e pode ser adotada sem maiores problemas.

Grande abraço.
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Re: Por Falta de Uma Segunda Pista ...

Mensagem por BlueConcorde »

Marco SBCT escreveu:Não sou dos que advogam segundas pistas por segundas pistas, também creio que pelo movimento desses aeros sem 2ª pista não são tão necessárias como pode parecer à primeira análise, blue. Tudo é questão de infraestrutura e operação.
Quantos aeros temos nas capitais , e outras cidades médiass, que não possuem nem TWY dos pátios às cabeceiras...
Também acredito que melhor formação e treinamento do Controladores, devidamente aparelhados com eequipamentos condizentes, podemos ter separações menores, décadas atrás você olhava para a aproximação da RWY 16 de Congonhas e contava 11 ou 12 tráfegos entrando em final, hoje temos separação meio eláastica. Para atingir os níveis de movimentos de GTW e dos USA a rapsiada do ATC vai ter de comnprimir as etiquetas nos scopes....
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Calma. Os nossos controladores, principalmente os civis, são bem treinados nos 9 meses de curso. As reclamações que ouço são invariavelmente dos ACCs e de APPs militares, como APP-SP e RJ. O que acontece é q a formação militar, mesmo durando 2 anos, parece estar massificada demais, sem explorar a capacidade individual dos alunos. Além disso, a operação de APP e ACC é bem complexa e mais estressante que a dos controladores de torre.

O acidente da Gol, q foi causado muito em parte pelas imprudências dos pilotos americanos é um marco, pois poderia ter sido evitado em várias instâncias pelos diversos órgãos do DECEA. É bem provável que a diretriz hoje seja segurança acima de tudo. Não achem porém, q o DECEA está de braços cruzados, muito pelo contrário. Somos um dos poucos países no mundo que operam aproximações Baro-VNAV e estamos acompanhando de perto as mudanças e novas tecnologias. Aviação, porém, é um balanço entre risco e lucro. Diminuímos os riscos, mas o lucro também, criando aerovias novas de mão única para cada sentido, o q pode causar alongamentos não existentes anteriormente, entre outros.

Contudo, o Brasil caminha em direção ao ambiente CNS/ATM, onde espera-se o fim das aerovias e até mesmo possibilidades como aviões comerciais voando em formação como os pássaros e os caças. Não estamos parados, precisamos de equipamentos e muita tecnologia, pq é ela q vai permitir operações mais eficientes sem aumentarmos os riscos.

Voltando ao assunto, ao invés de gastar dinheiro com coisas desnecessárias, como essa a princípio descabida 2a pista em POA, a Infraero deveria mesmo era se preocupar em criar as taxiways até as cabeceiras,
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