"Sucatas" da VASP
Moderador: Moderadores
Regras do fórum
As regras do fórum estão disponíveis CLICANDO AQUI.
As regras do fórum estão disponíveis CLICANDO AQUI.
-
- PC
"Sucatas" da VASP
Alguem viu a reportagem de ontem no Fantástico?
Fiquei impressionado com a dedicação com um misto de paixão de um ex-funcionário da VASP, não me lembro o nome, tentando, dentro de suas possibilidades, cuidar da antiga frota lá em Congonhas, tapando turbinas, passando uma grachinha aqui e acolá....
No linck: http://economia.ig.com.br/empresas/infr ... 21595.html
Diz que há uma aeronave da ex VOTEC abandonada em jacarepaguá. Que aeronave é essa?
Tbem fala de um avião da Pantanal que está há 20 anos em Congonhas e que será doado ao museu da TAM. Aguem sabe que avião e este?
Gabriel
Fiquei impressionado com a dedicação com um misto de paixão de um ex-funcionário da VASP, não me lembro o nome, tentando, dentro de suas possibilidades, cuidar da antiga frota lá em Congonhas, tapando turbinas, passando uma grachinha aqui e acolá....
No linck: http://economia.ig.com.br/empresas/infr ... 21595.html
Diz que há uma aeronave da ex VOTEC abandonada em jacarepaguá. Que aeronave é essa?
Tbem fala de um avião da Pantanal que está há 20 anos em Congonhas e que será doado ao museu da TAM. Aguem sabe que avião e este?
Gabriel
- Maurício
- MASTER
Re: "Sucatas" da VASP
O ex-Votec em Jacarepaguá deve ser ainda um DC-3 ou algum EMB 110, já que em meados dos anos 1970 (antes de se tornar Brasil Central) possuía 08 EMB 110 e 05 DC-3. Mas o de CGH é o ATR 42 PT-MFK, que se acidentou, snme, em 2007.
" Uma vez que você tenha experimentado voar, você andará pela terra com seus olhos voltados para o céu, pois lá você esteve e para lá desejará voltar." (Leonardo da Vinci)
- Maurício
- MASTER
Por exemplo, eram da VOTEC (WFU):
EMB 110: PT-GKU, PT-GKR, PT-GKI, PT-GJG, PT-SEE:
DC-3: PT-KYW e PT-KZF
E ainda os W/O.
EMB 110: PT-GKU, PT-GKR, PT-GKI, PT-GJG, PT-SEE:
DC-3: PT-KYW e PT-KZF
E ainda os W/O.
" Uma vez que você tenha experimentado voar, você andará pela terra com seus olhos voltados para o céu, pois lá você esteve e para lá desejará voltar." (Leonardo da Vinci)
-
- PC
O VOTEC de Jacarepagua deve ser algum EMB 110, pois creio que seja improvável que ainda tenha algum DC-3 por lá, muito embora por volta de 1980 tinha alguns por lá. No Google earth, em fotos mais antigas (totos históricas) apareciam algumas carcaças de aviões embaixo de uma árvore, ao norte da pista e que não aparece mais em foto recente, nem a dita árvore. Só um avião aparentemente abandonado mais abaixo.
- Constellation
- Moderador
Caros,Maurício escreveu:O ex-Votec em Jacarepaguá deve ser ainda um DC-3 ou algum EMB 110, já que em meados dos anos 1970 (antes de se tornar Brasil Central) possuía 08 EMB 110 e 05 DC-3. Mas o de CGH é o ATR 42 PT-MFK, que se acidentou, snme, em 2007.
Esse ATR-42 já foi removido de CGH e deve estar em São Carlos.
Grande abraço.

-
- MASTER
Posso garantir que não há nenhum DC-3 em Jacarepaguá.ProjetoDC3 escreveu:O VOTEC de Jacarepagua deve ser algum EMB 110, pois creio que seja improvável que ainda tenha algum DC-3 por lá, muito embora por volta de 1980 tinha alguns por lá. No Google earth, em fotos mais antigas (totos históricas) apareciam algumas carcaças de aviões embaixo de uma árvore, ao norte da pista e que não aparece mais em foto recente, nem a dita árvore. Só um avião aparentemente abandonado mais abaixo.
A muitos anos havia uma fuselagem de Bandeirante toda metálica entre dois hangares , não sei qual Bandeirante era esse.
No SDU existem dois Bandeirantes e um Turbo Commander que ficavam na grama e agora estão perto da Shell, quase na cabeceira da pista.
Starliner
Starliner - GIG
-
- AeroConselho
Boa noiote amigos Forenses.
Onde estão os retos do aviões da VASP.
Revista Flap Internacional > nº 458 > 2ª quinzena novembro de 2010.
VASP O avião da foto é o 733 PP-SOT
http://img146.imageshack.us/img146/1971 ... 012011.jpg" onclick="window.open(this.href);return false;
Assim estava o ATR PT-MFK da Pantanal em CGH.
Pantanal Linhas Aéreas.
http://img255.imageshack.us/img255/2138 ... 012011.jpg" onclick="window.open(this.href);return false;.
Abraços
Cursio
http://img146.imageshack.us/img146/1971 ... 012011.jpg" onclick="window.open(this.href);return false;
Pantanal Linhas Aéreas.
http://img255.imageshack.us/img255/2138 ... 012011.jpg" onclick="window.open(this.href);return false;.
Abraços
Cursio
-
- CMTE.
Vixe, se bobear a webjet compra esse PP-SOT e bota pra voar...
Saudações Supersônicas
-
- PP
Aqui em SSA tem três breguinhas parados da Vasp
o SMP, SNB e o SPF
Eles estão num pátio de aviação executiva. Aproveitei e dei um pulinho lá pra ver de pertinho. De bolo levei a namorada(ela gosta tb). Aproveitei e tirei fotos deles. O que mais "explorei" foi o SMP. O SPF tem uma porta de carga, ai me veio a dúvida. Esse breguinha é versão -200C ou é convertido? Os gurus daqui da comunidade podem me tirar essa dúvida. Pra quem é de SSA, chega pela Av. Paralela. Antes de subir o viaduto que vai pra Lauro de Freitas, tem uma entrada com a placa "GRAER", que é o grupamento aéreo da PM daqui da Bahia.
Nunca tinha chegado tão perto de um avião do porte de um Boeing. O máximo foi só entrar em um(na verdade cinco, o PR-GTF e o GTP da Gol e o PR-WJW da Webjet, o PT-MZA, o 1º Airbus A319 do País e o PT-MAH da TAM). E nunca tinha tocado em um.
Foi uma sensação gostosa com um misto de saudade, pois cheguei a ver os breguinhas voando até 2004 nas cores da Vasp e os da Varig tb.
Falando, dei uma fuçada no PP-SMP. Por fora está beeem surrado, com a pintura toda comida devido a exposição ao tempo(tb,parado desde 2005). Os pneus dos trens de pouso traseiros já estão murchos(Pneus Firestone Flight alguma coisa) e os dianteiros tb. Dei uma olhada no compartimento onde ficam alojados os trens e não estão enferrujados. Tá tudo intacto. Soube por boatos que tá todo inteiro por dentro, com poltronas e tudo. Mais uma vez, peço aos oráculos pra me tirarem essa dúvida.
Meu, o bicho é grande. Claro que há aviões maiores, mas é um choque visual e tanto. Vc andava do nariz pra bunda do avião e não acabava chão. Olhei pra cima, em direção a cauda, beeem alta, brincando deveria ter perto de 10m de altura. A turbina Pratt & Witney JT-8D é grandinha, apesar de ser um tanto baixa(acho que do chão pra nacele deva ter uns 1.70m de altura, e eu tenho 1,65m). Felizes dos mecânicos, que não precisariam de escadas pra consertá-las.
Além dos bregas que estão parados lá, com um futuro incerto(ou virarão panela ou possivelmente voarão, só Deus sabe quando), tinha um 727-200F da Rio Linhas Aéreas.
Acredito eu que o trio de breguinhas que estão aqui em SSA, se for feita uma senhora manutenção, podem voar novamente. Iguais os de CGU não estão. Aqueles ali estão pedindo arrego.
Na minha opinião, os únicos aviões da Vasp que podem ainda voar são os 3 daqui de SSA, o 727-200F de Recife e São Luís, o breguinha de Recife, o A300 de Guarulhos e dois dos 3 bregas que estão lá,os três que estão em BSB, fora o 733 que está em Campinas. Os de CGH e os de MAO estão pela hora da morte.
Eu sempre cantei essa pedra. A Vasp ainda volta. Algum empresário sem noção vai encomendar uns 4 EMB-190, reativar parte dos bregas e reativar a marca. Escrevam...
Breve posto fotos, pois está na máquina digital da namorada.
o SMP, SNB e o SPF
Eles estão num pátio de aviação executiva. Aproveitei e dei um pulinho lá pra ver de pertinho. De bolo levei a namorada(ela gosta tb). Aproveitei e tirei fotos deles. O que mais "explorei" foi o SMP. O SPF tem uma porta de carga, ai me veio a dúvida. Esse breguinha é versão -200C ou é convertido? Os gurus daqui da comunidade podem me tirar essa dúvida. Pra quem é de SSA, chega pela Av. Paralela. Antes de subir o viaduto que vai pra Lauro de Freitas, tem uma entrada com a placa "GRAER", que é o grupamento aéreo da PM daqui da Bahia.
Nunca tinha chegado tão perto de um avião do porte de um Boeing. O máximo foi só entrar em um(na verdade cinco, o PR-GTF e o GTP da Gol e o PR-WJW da Webjet, o PT-MZA, o 1º Airbus A319 do País e o PT-MAH da TAM). E nunca tinha tocado em um.
Foi uma sensação gostosa com um misto de saudade, pois cheguei a ver os breguinhas voando até 2004 nas cores da Vasp e os da Varig tb.
Falando, dei uma fuçada no PP-SMP. Por fora está beeem surrado, com a pintura toda comida devido a exposição ao tempo(tb,parado desde 2005). Os pneus dos trens de pouso traseiros já estão murchos(Pneus Firestone Flight alguma coisa) e os dianteiros tb. Dei uma olhada no compartimento onde ficam alojados os trens e não estão enferrujados. Tá tudo intacto. Soube por boatos que tá todo inteiro por dentro, com poltronas e tudo. Mais uma vez, peço aos oráculos pra me tirarem essa dúvida.
Meu, o bicho é grande. Claro que há aviões maiores, mas é um choque visual e tanto. Vc andava do nariz pra bunda do avião e não acabava chão. Olhei pra cima, em direção a cauda, beeem alta, brincando deveria ter perto de 10m de altura. A turbina Pratt & Witney JT-8D é grandinha, apesar de ser um tanto baixa(acho que do chão pra nacele deva ter uns 1.70m de altura, e eu tenho 1,65m). Felizes dos mecânicos, que não precisariam de escadas pra consertá-las.
Além dos bregas que estão parados lá, com um futuro incerto(ou virarão panela ou possivelmente voarão, só Deus sabe quando), tinha um 727-200F da Rio Linhas Aéreas.
Acredito eu que o trio de breguinhas que estão aqui em SSA, se for feita uma senhora manutenção, podem voar novamente. Iguais os de CGU não estão. Aqueles ali estão pedindo arrego.
Na minha opinião, os únicos aviões da Vasp que podem ainda voar são os 3 daqui de SSA, o 727-200F de Recife e São Luís, o breguinha de Recife, o A300 de Guarulhos e dois dos 3 bregas que estão lá,os três que estão em BSB, fora o 733 que está em Campinas. Os de CGH e os de MAO estão pela hora da morte.
Eu sempre cantei essa pedra. A Vasp ainda volta. Algum empresário sem noção vai encomendar uns 4 EMB-190, reativar parte dos bregas e reativar a marca. Escrevam...
Breve posto fotos, pois está na máquina digital da namorada.
"Não dizem que o céu não tem fim? Te afirmo, não tem." - Varig
Quando um avião da Panair está chegando em qualquer aeroporto do mundo, é a própria bandeira do Brasil que tremula em terras distantes
Quando um avião da Panair está chegando em qualquer aeroporto do mundo, é a própria bandeira do Brasil que tremula em terras distantes
Adenilson
o PP-SPF c/n 21073/419 foi contruído como um Boeing 737-2L7C (daí a porta de carga dianteira) e entregue a Air Nauru
com o nome "Detudamo Chief" em 25.06.1975. Foi entregue e Vasp em 05.01.1995, já bem "voado", quase 20 anos de uso.
Que eu saiba, nunca operou como cargueiro na Vasp.
Realmente você tem razão, os três aí de SSA, estão ainda com uma aparência razoável, respeito aos de CGH e outros lugares do Brasil afora
O PP-SMT que está no cemitério do GIG, perdeu as turbinas, segundo consta retomadas pelo "lessor" delas, a tampa da escada dianteira ( se é que existe escada lá dentro) sumiu e, creio que o dia que o vier a ser aberto deve estar "oco" por dentro.
Acho que é pratiacamente impossivel que algum deles voe novamente devido ao alto custo
para colocá-los em vôo novamente e o fato que são barulhentos, beberrões, e anti economicos.
Falando em SSA, perto deles três, havia um Beech 18 snme o PT-KXE, não está mais lá?
Cedrini
o PP-SPF c/n 21073/419 foi contruído como um Boeing 737-2L7C (daí a porta de carga dianteira) e entregue a Air Nauru
com o nome "Detudamo Chief" em 25.06.1975. Foi entregue e Vasp em 05.01.1995, já bem "voado", quase 20 anos de uso.
Que eu saiba, nunca operou como cargueiro na Vasp.
Realmente você tem razão, os três aí de SSA, estão ainda com uma aparência razoável, respeito aos de CGH e outros lugares do Brasil afora
O PP-SMT que está no cemitério do GIG, perdeu as turbinas, segundo consta retomadas pelo "lessor" delas, a tampa da escada dianteira ( se é que existe escada lá dentro) sumiu e, creio que o dia que o vier a ser aberto deve estar "oco" por dentro.
Acho que é pratiacamente impossivel que algum deles voe novamente devido ao alto custo
para colocá-los em vôo novamente e o fato que são barulhentos, beberrões, e anti economicos.
Falando em SSA, perto deles três, havia um Beech 18 snme o PT-KXE, não está mais lá?
Cedrini
-
- PP
Como prometido, as fotos da visita aos breguinhas da Vasp
Pra começar, aviso nada amistoso

Não sou nada bonito, observem o avião. Esse ai é o PP-SNB, creio que um Vasp legítimo, um 737-2A1(Aos gurus, me tirem a dúvida)

Esse é o PP-SMP

Esse é o PP-SPF(Prato de Feijão). Um 737-2L7C

O SMP

Turbina JT-8D

Nessa foto, estava mostrando a namorada tudo que tem uma asa, como bordo de ataque, bordo de fuga, flaps, spoilers

Essa considero a melhor foto

compartimento dos trens de pouso. Note que não há sinal de ferrugem ou corrosão

Cadê o borracheiro?

Preciso de um macaco

Mais um link da turbina Pratt & Witney JT-8D

Esqueci a mala ali, pera que vou abrir

SMP em destaque

PP-SNB em destaque

Foi o que mais "fucei", o PP-SMP

PP-SNB

Ai as fotos, pra matar as saudades.
Pra começar, aviso nada amistoso

Não sou nada bonito, observem o avião. Esse ai é o PP-SNB, creio que um Vasp legítimo, um 737-2A1(Aos gurus, me tirem a dúvida)

Esse é o PP-SMP

Esse é o PP-SPF(Prato de Feijão). Um 737-2L7C

O SMP

Turbina JT-8D

Nessa foto, estava mostrando a namorada tudo que tem uma asa, como bordo de ataque, bordo de fuga, flaps, spoilers

Essa considero a melhor foto

compartimento dos trens de pouso. Note que não há sinal de ferrugem ou corrosão

Cadê o borracheiro?

Preciso de um macaco

Mais um link da turbina Pratt & Witney JT-8D

Esqueci a mala ali, pera que vou abrir

SMP em destaque

PP-SNB em destaque

Foi o que mais "fucei", o PP-SMP

PP-SNB

Ai as fotos, pra matar as saudades.
-
- PP
José Cursio escreveu:Boa noiote amigos Forenses.
Pantanal Linhas Aéreas.
Abraços
Cursio
essa Flap eu tenho. Acho que foi a partir dela que tiveram a idéia do Programa Espaço Livre.
- Maurício
- MASTER
Só se foi por carreta! Porque não voa mais.
Adenilson707!!!
Parabéns pelas fotos.Vou guardá-las com muito cuidado,pois são históricas.
Também por gostar muito de aviões desativados,até mais que os inteiros.
Sabe se eles estão completos por dentro???
GILBERTO KAVALOS - POA
-
- PP
Kavalos escreveu:Adenilson707!!!
Oxe, fica a vontade. As fotos são pra galera aeroentusiasta como nós(eu desde o ano 2000), mas também pra quem tem saudades da Vasp, tanto como ex-funcionário quanto para os admiradores.
Soube de um boato que eles estão inteiros por dentro, mas n sei se isso é verdade. Mas pelo fato de estarem parados desde 2005, só ficando sujos e com a pintura desbotada por fora, acredito eu que sim. Só quero que alguém aqui do fórum possa confirmar isso pra nós.
Eu sempre queria viajar pela Vasp(meu pai viajou em 1997, época dos MD-11, os quais cheguei a ver voando) no vôo SSA-SP(N sei se era CGH ou GRU) pelo Airbus A300B2K, só não lembro o prefixo.
Como eu disse, eu sempre queria viajar pela Vasp.

Varig era empresa de rico;

TAM ninguém queria viajar,devido a tantos acidentes, tanto que entre 1996 e 2002, ela tinha o apelido aqui nada legal: "Transportes Aéreos da Morte";

GOL era nova, ninguém confiava, só experimentava pra ver se era isso tudo que anunciavam¬¬
Transbrasil(Até 2000) era pouco falada aqui em SSA, pois, ao que me lembre, vi poucos voando, como um 733 e um 762
Vasp era a que tinha as passagens mais baratas, muita gente queria ir por ela. Todos que eu conhecia preferiam voar nos 732 da Vasp e falavam bem.
Naquela época, engraçado, via mais aviões da Vasp voando que os da Varig(2002-2004), apesar que a RG tinha a maior frota. Vai ver a VP tinha mais vôos pra SSA que a RG.
Era SAGRADO, todos os dias, os A300 passando aqui. Lembro que passavam em dois momentos do dia, pela manhã, por volta das 10h30min e por volta das 17h55min.
Bom, quando eu começei a viajar de avião, a VP já tinha parado. Até me lembro, no início de 2005, quando a VP teve a licença cassada, até pensei comigo mesmo: "A Vasp volta. Isso é coisa de meses, até o fim do ano ela está voando". Mas n aconteceu.
Essa era minha percepção que tinha na época. Se eu ofendi alguém, não era minha intenção, mas era como eu via a aviação.
-
- PP
Alguém sabe me dizer como está o 733 PP-SFN?
Tem duas fotos aqui,e parece que foi o unico que voou pós 27 de janeiro de 2005, quando a Vasp foi proibida de voar(pq isso? Qual o motivo?)
Eis as fotos
Aqui em março de 2005, em MAO, junto com o SMB(Que morreu lá)
http://www.airliners.net/photo/VASP/Boe ... c3f2b9bdf7" onclick="window.open(this.href);return false;

e o último registro, em 9 de julho de 2006, em São José dos Campos
http://www.airliners.net/photo/VASP/Boe ... c3f2b9bdf7" onclick="window.open(this.href);return false;

Aos mestres, me tirem essa dúvida
Sim, ninguém me respondeu. Os interiores dos bregas de SSA estão inteiros?
Tem duas fotos aqui,e parece que foi o unico que voou pós 27 de janeiro de 2005, quando a Vasp foi proibida de voar(pq isso? Qual o motivo?)
Eis as fotos
Aqui em março de 2005, em MAO, junto com o SMB(Que morreu lá)

e o último registro, em 9 de julho de 2006, em São José dos Campos

Aos mestres, me tirem essa dúvida
Sim, ninguém me respondeu. Os interiores dos bregas de SSA estão inteiros?
-
- PP
Aos sábios daqui
quando o pessoal do programa Espaço Livre dará um pulinho aqui em SSA?
Soube que irão pra Brasília, é verdade?
quando o pessoal do programa Espaço Livre dará um pulinho aqui em SSA?
Soube que irão pra Brasília, é verdade?
Pessoal,
Alguém sabe se ainda terão mais leilões de objetos da VASP ou já acabaram os lotes?
Abçs
Juliedson
Alguém sabe se ainda terão mais leilões de objetos da VASP ou já acabaram os lotes?
Abçs
Juliedson
-
- PP
boa notícia
os breguinhas aqui em SSA estão inteiros
está com o interior completo e tudo mais
tem um video no youtube que a PM daki faz um treinamento neles. Depois posto
os breguinhas aqui em SSA estão inteiros
está com o interior completo e tudo mais
tem um video no youtube que a PM daki faz um treinamento neles. Depois posto