Estação Aeroporto Salgado Filho terá shopping
Nos próximos 60 dias deve ser lançado o edital de licitação que determinará a empresa ou o consórcio responsável pela construção do complexo comercial com shopping, torres comerciais e hotel a ser instalado junto à estação Aeroporto do Trensurb, em Porto Alegre. De acordo com a consultoria M. Stortti Business Consulting Group, que realizou o estudo de viabilidade econômica e financeira do projeto, apresentado na tarde desta quinta-feira, as obras devem demandar investimentos de quase R$ 230 milhões.
O superintendente de desenvolvimento comercial do Trensurb, Ernane da Silva Fagundes, revela que a expectativa da empresa é que, após concluído o processo de escolha dos empreendedores, as obras sejam iniciadas ainda neste ano, com previsão de execução em até dois anos. "Esperamos que no primeiro semestre já tenhamos definido o grupo ou empreendedor responsável pelo projeto", diz.
Vence a licitação a empresa com oferta da maior contrapartida para o Trensurb, que optou por atuar com recebimento de um valor fixo mensal pela concessão do espaço, ao invés de ter participação percentual no faturamento do futuro shopping. O investimento será 100% privado, sendo de responsabilidade do Trensurb somente a concessão do espaço, de 79 mil metros quadrados. "Não é uma privatização, e sim uma concessão", destaca Maurênio Stortti, proprietário da M. Stortti. "O ativo continua sendo do Trensurb", reforça.
A consultoria estima em R$ 150 mil mensais a quantia a ser recebida pelo Trensurb e calcula, ainda, que a rentabilidade para os empreendedores pode chegar a 12,5% em termos reais. Somados à inflação, devem alcançar 18%, levando em conta os atuais indicadores. O economista da consultoria Fábio Candano acredita que o negócio é viável e rentável para quem levar a licitação, conforme as condições do mercado. "Os valores estão de acordo com o que investidores locais estão buscando, e o cálculo já considera o pagamento de outorga para o Trensurb de R$ 150 mil por mês", observa.
O atual projeto foi elaborado contando com estacionamento, que entre espaços a céu aberto e edifício-garagem devem somar mais de 2,6 mil vagas e centro comercial elaborado com foco nas classes C e D, que compõem a maior parte dos usuários do metrô de superfície. Além do shopping, o plano prevê um centro de convenções, duas torres comerciais e um hotel previsto para abrigar 250 apartamentos. "O shopping vai ser equivalente ao Praia de Belas, com cerca de 48.100 metros quadrados de área construída" , compara o arquiteto Ian Simon, que acompanhou o estudo.
Um dos principais objetivos é integrar as operações do Aeroporto Salgado Filho com a estação Aeroporto, aproveitando a mobilidade da região. Justamente por isso, o projeto já conta com a entrada em operação do aeromóvel, que deve unir os dois locais. "Porto Alegre é a terceira capital mais procurada para eventos e feiras e a quarta para receber eventos internacionais. Por isso, o centro comercial tem localização estratégica, além de estar próximo às cidades da Região Metropolitana", lembra o publicitário da M. Stortti Armando Ferreira Júnior.
Fonte: Jornal do Comércio do RS
Estação Aeroporto Salgado Filho terá Shopping
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Re: Estação Aeroporto Salgado Filho terá Shopping
Mais um hotel ali no aeroporto para fazer companhia ao grande Ibis, o grande Mercure tá finalizando, o grande De Ville, o Express Aeroporto, o Wamosy, o Brasil, o Intercity...
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- CMTE.
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Re: Estação Aeroporto Salgado Filho terá Shopping
Eu vou arriscar dizer uma coisa, já me abstendo de quaisquer bairrismos.
Eu sinto, pelos muitos comentários aqui postados, que o gaucho se sente meio "órfão" com o fim da VARIG. Acredito que ele via a empresa aérea mais como gaucha do que nacional, sentia orgulho dela porque a RG representava aviação do Rio Grande. Servia como "espelho" para o cidadão, coisa que outras empresas hoje não o fazem: poucos sabem qual a origem da TRIP, da CVC e da TAM só resta o nome que o Comandante Rolim lhe deu.
A Gol, então, nem se fala. Se ela fosse comandada por um empresário de real visão, teria dado muito mais valor à marca VARIG.
Acredito que exista um "filão de ouro" mal explorado no nosso mercado de aviação: essa vontade de muitas pessoas em viajar numa empresa com o qual se identifiquem.
Com a nova regulamentação aeronáutica, se eu fosse CEO da Lufthansa, compraria da Gol o nome VARIG e traria para cá alguns do A320 e A340-300 da LH para usá-los no mercado com hub a partir do Sul do Brasil. Seria uma empresa genuinamente gaucha, seguindo os parâmetros de Ruben Berta.
Estarei errado?
Eu sinto, pelos muitos comentários aqui postados, que o gaucho se sente meio "órfão" com o fim da VARIG. Acredito que ele via a empresa aérea mais como gaucha do que nacional, sentia orgulho dela porque a RG representava aviação do Rio Grande. Servia como "espelho" para o cidadão, coisa que outras empresas hoje não o fazem: poucos sabem qual a origem da TRIP, da CVC e da TAM só resta o nome que o Comandante Rolim lhe deu.
A Gol, então, nem se fala. Se ela fosse comandada por um empresário de real visão, teria dado muito mais valor à marca VARIG.
Acredito que exista um "filão de ouro" mal explorado no nosso mercado de aviação: essa vontade de muitas pessoas em viajar numa empresa com o qual se identifiquem.
Com a nova regulamentação aeronáutica, se eu fosse CEO da Lufthansa, compraria da Gol o nome VARIG e traria para cá alguns do A320 e A340-300 da LH para usá-los no mercado com hub a partir do Sul do Brasil. Seria uma empresa genuinamente gaucha, seguindo os parâmetros de Ruben Berta.
Estarei errado?
Re: Estação Aeroporto Salgado Filho terá Shopping
Olá José Paulo... não entendi...José Paulo escreveu:Eu sinto, pelos muitos comentários aqui postados, que o gaucho se sente meio "órfão" com o fim da VARIG...
Acho que tu postou em um tópico errado... aqui o assunto é o futuro shopping junto ao Trensurb...
Até mais.
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- CMTE.
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Re: Estação Aeroporto Salgado Filho terá Shopping
O assunto é Rio Grande do Sul. Observando os vários tópicos aqui e as iniciativas que o governo desse Estado vem tomando, entendo que uma empresa aérea se daria muito bem caso montasse sua estrutura principal no Salgado Filho. Tal como a Azul o fez em VCP.
Sinto que existe um anseio da população para isso.
Desculpe-me se fugi do tema (o shopping).
Sinto que existe um anseio da população para isso.
Desculpe-me se fugi do tema (o shopping).
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- CMTE.
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Re: Estação Aeroporto Salgado Filho terá Shopping
Amigos!!!
Mais um shopping na frente do Salgado Filho???? Já não basta um "shopping" dentro do aeroporto que vive as "moscas"???
Eu acho que eles estão exagerando fazer mais um centro comercial. Deveriam pensar em renovar os trens do Trensurb e colocar de vez o
tão prometido Aeromovel até o aeroporto. Lamentável chegar de trem e tomar um banho de chuva de graça naquele viaduto e sem
nenhuma proteção nas bagagens, ainda mais quando vem a chuva lateral.
Abraços do Amigo
Mais um shopping na frente do Salgado Filho???? Já não basta um "shopping" dentro do aeroporto que vive as "moscas"???
Eu acho que eles estão exagerando fazer mais um centro comercial. Deveriam pensar em renovar os trens do Trensurb e colocar de vez o
tão prometido Aeromovel até o aeroporto. Lamentável chegar de trem e tomar um banho de chuva de graça naquele viaduto e sem
nenhuma proteção nas bagagens, ainda mais quando vem a chuva lateral.
Abraços do Amigo
Re: Estação Aeroporto Salgado Filho terá Shopping
Trensurb negocia renovação de frota e prepara trens para Copa de 2014
Propostas prevêem mais conforto aos passageiros
No ano em que atinge a marca de 1 bilhão de passageiros, a Trensurb prepara os trens para a Copa de 2014 e os próximos 30 anos. A empresa negocia com o governo federal a compra de 25 novas composições, com seis vagões cada, equipadas com ar-condicionado, câmaras de vigilância e mais conforto ao usuário tanto durante a viagem como na espera pelo trem.
A tecnologia, usada no sistema de trens urbanos de São Paulo e de fabricação nacional, contempla portas de plataformas climatizadas, acionadas em sincronia com a chegada do comboio na estação. O sistema é menos poluente e reduz em 30% o gasto de energia em comparação às máquinas atuais, que completaram 26 anos de vida útil. A renovação da frota foi calculada em R$ 500 milhões.
O diretor-presidente da Trensurb, Marco Arildo Cunha, solicitou ao Ministério das Cidades que a compra das novas máquinas se inclua nos projetos a serem contemplados pelo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2). Segundo Cunha, a aquisição dos trens poderá ser feita em regime de parcerias público-privadas (PPPs).
"A ideia é comprar o trem, com a garantia que o fornecedor faça a manutenção durante os 30 anos de vida útil da máquina. Essa modalidade também permite que se saiba o preço exato da aquisição durante todo o período de uso e facilita que a iniciativa privada faça o investimento inicial nos três primeiros anos e o governo passe a pagar a partir do quarto ano", explica.
Isso agilizaria o processo de licitação e renovação da frota, pois, segundo Cunha, a entrega do primeiro comboio, com capacidade para 1,7 mil usuários (600 a mais do que o trem atual), ocorreria em 20 meses. Os demais 24 carros serão trocados a cada dois meses.
Projeto também inclui complexo comercial
Na última semana, a Trensurb realizou audiência pública de apresentação do estudo para implementação de um complexo comercial junto à Estação Aeroporto. O plano, elaborado pela consultoria M. Stortti Business Consulting Group, avaliou aspectos técnicos, mercadológicos e de viabilidade econômica e comercial, além de expor a concepção arquitetônica e o modelo financeiro para o projeto.
A iniciativa prevê a concessão de 30 anos de uma área de 79 mil metros quadrados da empresa para a construção de um shopping center ligado à estação, além de três prédios comerciais com 14 andares cada, centro de convenções e estacionamento para mais de 2,6 mil veículos.
"O objetivo é, além de agregar qualidade e serviços aos usuários, buscar o equilíbrio econômico da empresa", sustenta o diretor-presidente da Trensurb, Marco Arildo Cunha. O investimento é de R$ 200 milhões, e o edital de licitação deverá sair em 60 dias, prevendo outorga mínima de R$ 1,7 milhão.
A Trensurb projeta ainda empreendimentos desse porte em todas as estações da Linha 1, que atende aos municípios de Porto Alegre, Canoas, Esteio, Sapucaia do Sul e São Leopoldo. Depois da Estação Aeroporto, será a vez da Estação Sapucaia e da Mathias Velho, em Canoas. As empresas vencedoras serão responsáveis também pela gestão de limpeza, manutenção e segurança das estações.
Fonte: Jornal Correio do Povo
Propostas prevêem mais conforto aos passageiros
No ano em que atinge a marca de 1 bilhão de passageiros, a Trensurb prepara os trens para a Copa de 2014 e os próximos 30 anos. A empresa negocia com o governo federal a compra de 25 novas composições, com seis vagões cada, equipadas com ar-condicionado, câmaras de vigilância e mais conforto ao usuário tanto durante a viagem como na espera pelo trem.
A tecnologia, usada no sistema de trens urbanos de São Paulo e de fabricação nacional, contempla portas de plataformas climatizadas, acionadas em sincronia com a chegada do comboio na estação. O sistema é menos poluente e reduz em 30% o gasto de energia em comparação às máquinas atuais, que completaram 26 anos de vida útil. A renovação da frota foi calculada em R$ 500 milhões.
O diretor-presidente da Trensurb, Marco Arildo Cunha, solicitou ao Ministério das Cidades que a compra das novas máquinas se inclua nos projetos a serem contemplados pelo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2). Segundo Cunha, a aquisição dos trens poderá ser feita em regime de parcerias público-privadas (PPPs).
"A ideia é comprar o trem, com a garantia que o fornecedor faça a manutenção durante os 30 anos de vida útil da máquina. Essa modalidade também permite que se saiba o preço exato da aquisição durante todo o período de uso e facilita que a iniciativa privada faça o investimento inicial nos três primeiros anos e o governo passe a pagar a partir do quarto ano", explica.
Isso agilizaria o processo de licitação e renovação da frota, pois, segundo Cunha, a entrega do primeiro comboio, com capacidade para 1,7 mil usuários (600 a mais do que o trem atual), ocorreria em 20 meses. Os demais 24 carros serão trocados a cada dois meses.
Projeto também inclui complexo comercial
Na última semana, a Trensurb realizou audiência pública de apresentação do estudo para implementação de um complexo comercial junto à Estação Aeroporto. O plano, elaborado pela consultoria M. Stortti Business Consulting Group, avaliou aspectos técnicos, mercadológicos e de viabilidade econômica e comercial, além de expor a concepção arquitetônica e o modelo financeiro para o projeto.
A iniciativa prevê a concessão de 30 anos de uma área de 79 mil metros quadrados da empresa para a construção de um shopping center ligado à estação, além de três prédios comerciais com 14 andares cada, centro de convenções e estacionamento para mais de 2,6 mil veículos.
"O objetivo é, além de agregar qualidade e serviços aos usuários, buscar o equilíbrio econômico da empresa", sustenta o diretor-presidente da Trensurb, Marco Arildo Cunha. O investimento é de R$ 200 milhões, e o edital de licitação deverá sair em 60 dias, prevendo outorga mínima de R$ 1,7 milhão.
A Trensurb projeta ainda empreendimentos desse porte em todas as estações da Linha 1, que atende aos municípios de Porto Alegre, Canoas, Esteio, Sapucaia do Sul e São Leopoldo. Depois da Estação Aeroporto, será a vez da Estação Sapucaia e da Mathias Velho, em Canoas. As empresas vencedoras serão responsáveis também pela gestão de limpeza, manutenção e segurança das estações.
Fonte: Jornal Correio do Povo
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Re: Estação Aeroporto Salgado Filho terá Shopping
Olá amigos,
Infelizmente todo o negocio que o governo está no meio, com
certeza alguem vaí levar vantagem, geralmente o governo leva
o pior, na minha opinião eu colocaria uma estação rodoviaria das
empresas inermunicipais e interestadual junto, e onde é a rodoviaria
de Porto Alegre , colocaria uma rodoviaria da area metropolitana ,
isto sim é um Projeto de unificação dos meios de transportes.
sds,
Moises Propp
Infelizmente todo o negocio que o governo está no meio, com
certeza alguem vaí levar vantagem, geralmente o governo leva
o pior, na minha opinião eu colocaria uma estação rodoviaria das
empresas inermunicipais e interestadual junto, e onde é a rodoviaria
de Porto Alegre , colocaria uma rodoviaria da area metropolitana ,
isto sim é um Projeto de unificação dos meios de transportes.
sds,
Moises Propp