Congonhas poderá abrir 1h mais tarde

Notícias e artigos retirados da mídia em geral.

Moderador: Moderadores

Regras do fórum
As regras do fórum estão disponíveis CLICANDO AQUI.
Avatar do usuário
SBLO
Moderador
Moderador
Mensagens: 3490
Registrado em: Dom Dez 19, 2004 21:04
Localização: Londrina/Paraná

Congonhas poderá abrir 1h mais tarde

Mensagem por SBLO »

O ESTADO DE S.PAULO
26 de novembro de 2010
Congonhas poderá abrir 1h mais tarde
Após meses de discussões, grupo criado pela Justiça para definir futuro do aeroporto deve sugerir hoje que ele passe a abrir às 7h
Bruno Tavares - O Estado de S.Paulo

Após quatro meses de discussões, o grupo de trabalho criado pela Justiça Federal para buscar um acordo para o funcionamento do Aeroporto de Congonhas, na zona sul de São Paulo, chega dividido hoje à última reunião. O ponto central da discórdia é o horário de funcionamento. Embora as associações de moradores já admitam abrir mão de reivindicações em troca de uma hora a mais de sossego, companhias aéreas e autoridades do setor relutam em perder espaço.

A proposta que desponta como mais "factível" na avaliação de integrantes do grupo ouvidos pelo Estado seria retardar em uma hora a abertura do terminal. Hoje, Congonhas opera das 6 horas às 23 horas. A ideia é que passe a funcionar das 7 horas às 23 horas, o que garantiria 8 horas de descanso aos vizinhos.

Se houver consenso, as partes - associações de moradores, Anac, Infraero, Sindicato Nacional das Empresas Aeroviárias (Snea) - devem sair da reunião de hoje com um minuta do acordo, para que seja homologado pelo juiz em audiência marcada para terça-feira. Caso contrário, haveria duas opções: estabelecer novo prazo para os debates ou levar adiante as ações judiciais sobre o assunto.

Na última reunião do grupo, realizada no dia 8, representantes das associações de moradores reclamaram que a passagem dos aviões logo cedo interfere no sono. Na ocasião, o engenheiro Jules Slama, professor de engenharia mecânica da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) que assessora na medição do ruído de Congonhas, afirmou que a queixa era pertinente. Segundo ele, o horário entre 6 horas e 7 horas ainda é considerado noturno e, portanto, ruídos altos podem interferir no sono.

Seria simples resolver o problema se o horário não fosse um dos mais concorridos entre passageiros que chegam a São Paulo ou partem da cidade, a maioria para compromissos profissionais. É por isso que as empresas resistem a mudanças. Abrir mão de uma hora de operação representaria para elas perda de até 34 movimentos (pousos ou decolagens) no aeroporto comercialmente mais cobiçado do País.

A criação do grupo de trabalho foi uma iniciativa do juiz federal Paulo Cezar Neves Júnior, da 2.ª Vara Federal Cível. O objetivo era reunir as partes para que chegassem a um consenso sobre como o aeroporto poderia operar sem provocar tantos desconfortos para seus vizinhos.

Três pontos deveriam ser debatidos, todos objetos de ações civis movidas por associações de moradores: o barulho causado por testes de motores dos aviões, mudança de normas de voo e medição do ruído nas cercanias do aeroporto e o horário de funcionamento do terminal.

O único consenso, por enquanto, é em relação ao horário das checagens de motores. Desde janeiro, a Infraero restringe o teste das 9 horas às 17 horas.

A Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente defende os cem pontos aprovados pelo Conselho Municipal do Meio Ambiente no licenciamento ambiental de Congonhas - entre eles, a mudança do horário para o período das 7 horas às 22 horas. Mas diz estar "aberta a buscar solução intermediária" desde que os moradores concordem.

CRONOLOGIA

O "aeródromo" chega ao limite

1936
Inauguração
A Companhia Paulista de Santo Amaro inaugura o Aeródromo de Congonhas. A Vila de Congonhas só era acessível por meio de uma via particular pedagiada.

1976
Horário
Na década de 1970, bairros populosos surgem na região. Em 1976, o aeroporto passa a operar das 6h às 23h, para não incomodar os vizinhos.

1986
Guarulhos
É inaugurado o Aeroporto Internacional de Guarulhos. Em Congonhas, movimento de passageiros e de aviões cai 50% e 30%.

1996
Acidente
Fokker 100 da TAM cai 65 segundos após decolar de Congonhas rumo ao Rio.
2002 A 2007

Operações
São feitas, em média, 48 operações por hora em Congonhas, que recebe quase 16 milhões de passageiros por ano. O limite é de 12 milhões.

2007
Airbus
Um Airbus da TAM sai da pista e se choca contra um prédio, matando 199 pessoas. São Paulo passa por uma reorganização do sistema aéreo. O número de pousos e decolagens em Congonhas, que antes da tragédia chegava a 44 por hora, passa para 30.

2010
Barulho
A Justiça determina a criação de um grupo de trabalho que busque um acordo sobre o horário de funcionamento. Deputados estaduais também pedem uma definição.
Emerson Signoberto Daniel
SBLO/LDB

"Aprenda sempre com os erros dos outros, pois, você não terá tempo para repetir todos"
moises Propp
MASTER
MASTER
Mensagens: 2163
Registrado em: Qui Jun 01, 2006 18:08
Localização: Porto Alegre-RS
Contato:

Re: Congonhas poderá abrir 1h mais tarde

Mensagem por moises Propp »

Olá amigos,
Acho que o problema não é começar a funcionar a 6,00hs da manhã, pois quase
todo o trabalhador acorda neste horario, até mais cedo, eu se tivesse que organizar
a briga, faria um acordo para o horario , 6,30hs as 22,30hs , mas se nós observar
as pessoas que estão reclamando são pessoas que hoje não trabalham mais, já se
aposentaram e o problema deles e o aeroporto em todo o seus voos durante o dia,
então o horario das 7,00hs tambem não serve.
sds,
Moises Propp
José Paulo
CMTE.
CMTE.
Mensagens: 645
Registrado em: Sáb Set 26, 2009 16:50

Re: Congonhas poderá abrir 1h mais tarde

Mensagem por José Paulo »

Moro perto do estádio da S.E. Palmeiras. Quando adquiri o apartamento, sabia que havia movimento em dia de jogo: torcida gritando (ou vaiando, quase sempre), vendedores ambulantes, cheiro de churrasquinho, congestionamento. Ou aceitava o fato e me adaptava a ele, ou não comprava o imóvel.
O Aeroporto de Congonhas não veio depois dos moradores. Quando compraram ou construiram seus imóveis, eles sabiam muito bem que existia barulho de avião.
E - notem - o barulho hoje é muuuuiiiito menor do que há 30 anos.
Moralmente, eles não tem qualquer direito sobre a movimentação do aeroporto.
Na verdade, eles querem um novo Parque do Ibirapuera, para que seus imóveis valorizem e possam vendê-los a bom preço. Só isso.

PS. Meu primo ainda mora próximo a Congonhas. Sua principal reivindicação era o fim dos testes de turbina durante a madrugada.
Os testes agora são durante o dia. Durante o dia, meu primo trabalha.
Avatar do usuário
AB3
MASTER
MASTER
Mensagens: 3304
Registrado em: Dom Dez 19, 2004 17:18

Re: Congonhas poderá abrir 1h mais tarde

Mensagem por AB3 »

Gosto sempre de falar que quando a VASP comprou o terreno de CONGONHAS para construir seu aeroporto, comprou uma ÁREA DESTINADA A TESTE DE CANHÕES pelo Exército. Aí a VASP se enrolou na grana e foi estatizada. Onde se testa canhão é pq nãõ tem vizinho né? Então foram morar perto por conviniência e hoje reclamam de barulho (isso porque já não se tem mais 727, 737-200 operando ali hein rs)
AB3 - aeroentusiasta forum user
BHZ - Belo Horizonte - MG | Aircraft Mechanic and Aviation Researcher
Artigos em http://www.avioesemusicas.com" onclick="window.open(this.href);return false;
Avatar do usuário
SBLO
Moderador
Moderador
Mensagens: 3490
Registrado em: Dom Dez 19, 2004 21:04
Localização: Londrina/Paraná

Re: Congonhas poderá abrir 1h mais tarde

Mensagem por SBLO »

O ESTADO DE S.PAULO
27 de novembro de 2010
Decisão sobre Congonhas fica para terça-feira
Tiago Dantas - O Estado de S.Paulo

Terminou sem acordo ontem a última reunião do grupo de trabalho que busca soluções para os impactos provocados pelo Aeroporto de Congonhas, na zona sul. Após quatro meses de discussão, vizinhos do aeroporto, empresas aéreas e Infraero não chegaram a consenso sobre a alteração do horário de funcionamento de Congonhas. A proposta de adiar para as 7 horas o início das operações com aeronaves - atualmente, às 6 horas - voltará a ser avaliada pela Justiça Federal terça-feira, na última audiência do caso.

Os aviões que levantam voo e pousam em Congonhas entre 6 horas e 7 horas fazem mais barulho do que o recomendado para zonas residenciais no período. Nos demais horários, o nível de ruído é considerado compatível com a atividade aeroportuária. A mudança no horário não deverá agradar às empresas aeronáuticas, que perderiam até 34 movimentos (pousos e decolagens) em um dos horários mais concorridos do dia.
Emerson Signoberto Daniel
SBLO/LDB

"Aprenda sempre com os erros dos outros, pois, você não terá tempo para repetir todos"
José Paulo
CMTE.
CMTE.
Mensagens: 645
Registrado em: Sáb Set 26, 2009 16:50

Re: Congonhas poderá abrir 1h mais tarde

Mensagem por José Paulo »

AB3,
Boeing 727 e 737-200 eram fichinha em termos de barulho perto dos OneEleven da Transbrasil. Meu tio morou próximo à cabeceira 17: os vidros da casa tremiam quando um "Jatão" iniciava a decolagem. Conversar ou ouvir o som da TV era impossível.
Avatar do usuário
AB3
MASTER
MASTER
Mensagens: 3304
Registrado em: Dom Dez 19, 2004 17:18

Re: Congonhas poderá abrir 1h mais tarde

Mensagem por AB3 »

José Paulo escreveu:AB3,
Boeing 727 e 737-200 eram fichinha em termos de barulho perto dos OneEleven da Transbrasil. Meu tio morou próximo à cabeceira 17: os vidros da casa tremiam quando um "Jatão" iniciava a decolagem. Conversar ou ouvir o som da TV era impossível.
Eu esqueci dos BAC1-11, noh, vergonha de mim mesmo agora...
AB3 - aeroentusiasta forum user
BHZ - Belo Horizonte - MG | Aircraft Mechanic and Aviation Researcher
Artigos em http://www.avioesemusicas.com" onclick="window.open(this.href);return false;
Marco SBCT
MASTER
MASTER
Mensagens: 2950
Registrado em: Seg Dez 20, 2004 21:52
Localização: Curitiba-PR-BR

Re: Congonhas poderá abrir 1h mais tarde

Mensagem por Marco SBCT »

AB3 escreveu:
José Paulo escreveu:AB3,
Boeing 727 e 737-200 eram fichinha em termos de barulho perto dos OneEleven da Transbrasil. Meu tio morou próximo à cabeceira 17: os vidros da casa tremiam quando um "Jatão" iniciava a decolagem. Conversar ou ouvir o som da TV era impossível.
Eu esqueci dos BAC1-11, noh, vergonha de mim mesmo agora...

Mas para voar era uma delícia, principalmente pela porta traseira à la 727.
O que mais me chamou a atenção no 1-11 era a flexibilidade das asa, o quanto oscilava as pontas das asas, numa pauleira, nas descidas para Floripa é coisa que nunca esqueci...
Marco A Moraes
SBBI/SBCT
Avatar do usuário
Constellation
Moderador
Moderador
Mensagens: 3086
Registrado em: Seg Dez 20, 2004 09:05
Localização: Londrina

Re: Congonhas poderá abrir 1h mais tarde

Mensagem por Constellation »

José Paulo escreveu:AB3,
Boeing 727 e 737-200 eram fichinha em termos de barulho perto dos OneEleven da Transbrasil. Meu tio morou próximo à cabeceira 17: os vidros da casa tremiam quando um "Jatão" iniciava a decolagem. Conversar ou ouvir o som da TV era impossível.
Caros,

O One-Eleven era um campeão: eu vi um desses aviões pela primeira vez em 1971 ou 72, quando o Presidente Médici veio a Londrina em um desses, da FAB. Quando ele acelerou para decolar, fiquei com muito medo, deu até vontade de chorar (eu tinha uns 10, 11 anos de idade) e de sair correndo dali. Muita gente ficou assustada, pois esse tipo de avião não operava regularmente por aqui.

Depois, vieram os Jatões da Transbrasil, no lugar dos velhos Dart Herald, que também não eram um primor de silêncio. Os 1.11 eram muito mais barulhentos que os 727, que me decepcionaram, eu os achei quase silenciosos.

Meu pai, quando viu o One Eleven, falou que era muito barulhento, mas que não chegava a ganhar dos Caravelle, esses sim é que emitiam um som pavoroso. Mas é realmente uma pena que eu nunca tenha sequer visto um Caravelle na minha vida.

Grande abraço.
Imagem
osmair
MASTER
MASTER
Mensagens: 1526
Registrado em: Dom Dez 19, 2004 15:16
Localização: Brasília - DF

Re: Congonhas poderá abrir 1h mais tarde

Mensagem por osmair »

Existe uma solução simples. Está incomodado com o aeroporto??? Se mude!!!! O aeroporto, como dito acima, chegou primeiro. Posso ser suspeito para falar, pois trabalho justamente em CGH, mas o aeroporto deveria voltar a operar initerruptamente.
Um abraço do gordo!!!!
osmaircassio@hotmail.com
"A educação de um povo se avalia pelo modo como se tratam os animais."
Alexander Von Humboldt
Responder