Ampliação do Aeroporto de Benguela

Primeiro fórum sobre a aviação em Angola, com notícias, novidades, fotos, história, bate-papo, turismo e muita informação sobre a aviação neste país africano!

Moderador: Moderadores

Regras do fórum
As regras do fórum estão disponíveis CLICANDO AQUI.
AeroEntusiasta
Fundador
Fundador
Mensagens: 9543
Registrado em: Dom Dez 19, 2004 09:00
Localização: Porto Alegre - RS
Contato:

Ampliação do Aeroporto de Benguela

Mensagem por AeroEntusiasta »

(Fonte: ANGOP)

Benguela: Governador apoia projecto de ampliação do aeroporto 17 de Setembro


Benguela, 15/03 - O governador de Benguela, Dumilde das Chagas Rangel, manifestou hoje o apoio do seu executivo na concretização do projecto da Enana, que visa a ampliação da pista de aterragem do aeroporto "17 de Setembro", em mais de 600 metros, com vista a receber aeronaves de grande porte.

O governador, que falava a imprensa à margem da visita efectuada ao aeroporto 17 de Setembro, com o fito de avaliar as obras executadas no pavimento, afirmou constituir preocupação do Governo central a sua reabilitação profunda para melhorar a oferta dos serviços as aeronaves que solicitam o aeroporto local.

Caso o projecto seja viavel técnica e financeiramente, a Enama poderá contar com o apoio do governo, disse, recordando que tais obras são onerosas para o Orçamento Geral do Estado (OGE), razão pela qual tem que estar devidamente redimensionada pelo Ministério do Planeamento.

Após constatação do trabalho efectuado na pista do referido aeroporto, Dumilde Rangel disse que a sua satisfação seria maior caso a opção para o seu alargamento fosse já um facto.

A concretização de tal projecto, que já existe a alguns anos, adiantou, poderá estar condicionada a problemas técnicos e financeiro.

Para o governador, a reabertura do tráfego no aeroporto de Benguela era urgente, tendo em conta as condições " inadequadas" de embarque e desembarque do aeroporto da Catumbela, criado pela Enana como alternativa para a navegação de aeronaves, enquanto decorriam as obras na pista de aterragem, que custaram ao Estado 60 mil dólares americanos.

O governador Dumilde Rangel na sua visita fez-se acompanhar do administrador municipal de Benguela, João Teixeira Júnior, e alguns membros do seu executivo.

Desde Dezembro de 2004 que o aeroporto de Benguela encontrava-se encerrado para obras de reabilitação na pista de aterragem, tendo sido reaberto nesta segunda-feira a aeronaves de pequeno e médio porte.

Com 1.620 metros de comprimento e 30 de largura, o aeroporto de Benguela deixou de receber aeronaves de grande porte há mais de 20 anos, devido as limitações impostas pela pouca extensão da sua pista de aterragem.
Responder