Incidente faz Quantas suspender vôos com A380

Notícias e artigos retirados da mídia em geral.

Moderador: Moderadores

Regras do fórum
As regras do fórum estão disponíveis CLICANDO AQUI.
Avatar do usuário
SBLO
Moderador
Moderador
Mensagens: 3490
Registrado em: Dom Dez 19, 2004 21:04
Localização: Londrina/Paraná

Airbus A380 faz pouso de emergência em Cingapura

Mensagem por SBLO »

ZERO HORA
04/11/2010 | 06h07min
Maior avião comercial do mundo faz pouso de emergência em Cingapura
Caso é o primeiro do tipo envolvendo modelo de avião A380
Atualizada às 06h40min

Um avião Airbus A380 da companhia aérea Qantas realizou um pouso de emergência nesta quinta-feira pela manhã, horário local, no aeroporto de Cingapura, após sofrer problemas técnicos enquanto sobrevoava a Indonésia rumo a Sydney, na Austrália, sede da companhia.

A aeronave, com 443 passageiros e 26 tripulantes, voltou para Cingapura, de onde tinha decolado, e aterrisou em segurança no aeroporto de Changi. Pouco depois do pouso, porém, pôde-se ver fumaça saindo parte inferior da aeronave.

Esse é o primeiro caso de problema técnico registrado em um Airbus A380, o maior avião de passageiros do mundo, desde seu lançamento, há três anos. O A380 registrou vários incidentes técnicos, mas nenhum da gravidade do registrado no voo da Qantas.

A companhia australiana Qantas, que nunca registrou acidentes fatais em 90 anos de existência, é uma das principais clientes do A380, com seis aeronaves e 20 pedidos por novos aviões. A empresa anunciou que vai interromper os voos de todos os A380 até dispor de informações suficientes sobre o que aconteceu durante o voo QF32.

Uma reprodução de emissora de TV local mostra peças que caíram de uma das turbinas do Airbus:

ZEROHORA.COM, COM AGÊNCIAS INTERNACIONAIS
Emerson Signoberto Daniel
SBLO/LDB

"Aprenda sempre com os erros dos outros, pois, você não terá tempo para repetir todos"
Avatar do usuário
SBLO
Moderador
Moderador
Mensagens: 3490
Registrado em: Dom Dez 19, 2004 21:04
Localização: Londrina/Paraná

Re: Airbus A380 faz pouso de emergência em Cingapura

Mensagem por SBLO »

Folha Online
04/11/2010 - 06h30
Após pouso de emergência, Qantas suspende voos de seus Airbus A380
DA EFE, EM SIDNEY

A companhia aérea australiana Qantas suspendeu nesta quinta-feira (4) todos os voos de seus Airbus A380 depois que uma dessas aeronaves realizou um pouso de emergência em Cingapura, informaram fontes da companhia.

O executivo-chefe da Qantas, Alan Joyce, afirmou em declarações à imprensa que a medida servirá para que os seis modelos Airbus A380 sejam inspecionados em busca de possíveis avarias.

"Suspendemos todos os serviços dos A380 até que estejamos totalmente seguros de que podem voar de novo", assinalou Joyce.

Emma Kearns, uma porta-voz da empresa, assegurou que a aeronave sofreu um problema em um de seus quatro motores pouco após decolar do aeroporto de Changi, em Cingapura, rumo a Sydney com 433 passageiros e 26 tripulantes a bordo.

Embora o avião possa continuar voando com apenas três motores, o piloto decidiu retornar a Cingapura por precaução quando sobrevoava a Indonésia.

A porta-voz da empresa indicou que não houve feridos no incidente e negou que tenha ocorrido uma explosão a bordo.

O avião aterrissou em Cingapura às 11h45 da hora local (1h45 de Brasília) e inicialmente alguns veículos de imprensa indonésios informaram que a aeronave tinha caído na ilha de Batam.

Trata-se do primeiro problema técnico grave desde que o primeiro voo comercial do Airbus A380, o maior avião de passageiros do mundo, há três anos.
Emerson Signoberto Daniel
SBLO/LDB

"Aprenda sempre com os erros dos outros, pois, você não terá tempo para repetir todos"
darksjr
PC
PC
Mensagens: 256
Registrado em: Sex Ago 12, 2005 08:42

Incidente faz Quantas suspender vôos com A380

Mensagem por darksjr »

Passageiros do Airbus A380 da Qantas relatam explosão e chamas em uma asa
Publicidade
DA FRANCE PRESSE

Os passageiros a bordo do avião Airbus A380 da empresa australiana Qantas que teve de fazer um pouso de emergência em Cingapura nesta quinta-feira afirmaram ter ouvido uma grande explosão e visto chamas numa das asas do aparelho pouco depois da decolagem.



A companhia aérea indicou que o incidente não causou feridos entre os 433 passageiros e 26 membros da tripulação que viajavam no voo QF34.

"Ouvimos um barulho de explosão. Olhei pela janela e vi algumas chamas", declarou à agência France Presse, por telefone, o passageiro Ulf Waschbusch. "Alguma coisa se rompeu na asa esquerda, era uma pequena ruptura", acrescentou.

Vivek Prakash/Reuters

Airbus A380 da empresa australiana Qantas em Cingapura, após sofrer mais grave acidente em 3 anos de voos

"O avião voou em círculos durante mais de uma hora para poder esvaziar o combustível. A bordo, todo mundo estava curiosamente calmo. Ninguém se assustou. A tripulação nos ajudou muito. Eu me senti em boas mãos."

Os primeiros passageiros do voo QF34 desembarcaram no terminal 1 do aeroporto de Changi cinco horas depois do pouso, e foram imediatamente levados de ônibus pelas forças de segurança.

"Foi uma experiência angustiante!", gritou um dos passageiros para os jornalistas enquanto era levado para o ônibus. Tyler Wooster, de 16 anos, declarou ao canal australiano ABC que ele estava sentado perto de uma das asas do avião e que também ouviu uma explosão.

"De repente, ouvi uma grande explosão, como um grande disparo, um disparo muito forte. Não podia ver o que acontecia na turbina, debaixo da asa, mas vi que havia um grande buraco", acrescentou.

Wong Maye-E/AP

Bombeiros tentam resfriar turbina do Airbus A380 da Qanta que apresentou falha; 459 pessoas estavam a bordo do avião
"Dez a quinze minutos depois da decolagem, ouvimos uma forte explosão, seguida por outra explosão e algo pareceu descolar-se da parte traseira da turbina", contou, por sua vez, Larry Heragy.

"O comandante veio falar conosco e disse que iria verificar o que estava acontecendo. Aterrissamos sem dificuldades", contou ainda. "Os membros da tripulação não paravam de falar com os passageiros para nos tranquilizar. Eles cuidaram muito bem de tudo."

"Todo mundo estava calmo. Todos estavam cuidando de todos. As mulheres que viajavam com crianças ficaram cuidando delas. Houve até algumas brincadeiras", contou Larry Heragy.

Christopher Lee, outro passageiro, disse ainda que o pouso foi feito com muita suavidade. "Viajo muito de avião, e esta aterrissagem foi uma das mais suaves de que me recordo", concluiu.

MAIS GRAVE INCIDENTE

O incidente foi o mais grave envolvendo o Airbus A380, o maior avião comercial do mundo, em três anos de atividade e levou a empresa aérea australiana Qantas a suspender os voos de toda a sua frota do modelo.

Uma das quatro turbinas do Airbus A380 apresentou falhas alguns minutos depois de decolar de Cingapura com destino a Sydney (Austrália). Segundo a empresa, nenhum dos 433 passageiros e 26 tripulantes do voo QF34, que havia iniciado em Londres, ficou ferido.

A Qantas, que opera seis A380, anunciou que toda a sua frota do modelo teve seus voos suspensos vai passar por minuciosa investigação. Três A380 tinham voos previstos para hoje --um partindo de Sydney e dois de Los Angeles--, que foram cancelados.

"Vamos suspender todas as decolagens do modelo até termos certeza de que temos informações suficientes [sobre o incidente]", afirmou o diretor-executivo da empresa aérea, Alan Joyce, em Sydney.

Segundo Joyce, a aeronave é capaz de voar com apenas duas turbinas em funcionamento. "Foi uma falha de dimensão significativa. Nós não a estamos subestimando", afirmou.

As investigações estão sendo conduzidas pela agência australiana de segurança de transporte aéreo. Os passageiros devem passar a noite em Cingapura e completar a viagem até Sydney nesta sexta-feira (5) pela manhã, em uma nova aeronave.

Luiz Carlos Murauskas/Folhapress

Airbus A380, da empresa franco-alemã, aterrissa pela primeira vez no Brasil, no aeroporto de Cumbica, em 2007

HISTÓRICO

Até hoje, não havia registro de nenhum incidente significativo envolvendo o Airbus A380 desde o seu lançamento, em 2005, em meio a grande celebração sobre aquele que é considerado o maior, menos poluente e mais silencioso avião do mundo. O avião que sofreu o incidente foi construído há dois anos.

Ao contrário da Qantas, as empresas aéreas Singapore Airlines, Emirates, Air France e Lufthansa, que também operam o modelo, disseram que não pretendem cancelar as atividades de suas frotas.

Há atualmente 37 aviões do tipo voando no mundo, e mais de 200 encomendados à empresa franco-alemã --que tem enfrentado atrasos nas entregas.

No começo deste ano, um A380 da Qantas havia estourado dois pneus ao aterrissar em Sydney. E em setembro do ano passado uma aeronave teve de dar meia-volta após decolar de Paris. Mas nenhum dos incidentes teve a gravidade do ocorrido nesta quinta-feira.

A Qantas nunca teve um acidente fatal. Em 2008, uma explosão abriu um buraco em um 747-400 da empresa australiana, mas a aeronave conseguiu pousar.
MSATO
MASTER
MASTER
Mensagens: 2026
Registrado em: Sáb Jul 28, 2007 11:33
Localização: São Paulo

Re: Incidente faz Quantas suspender vôos com A380

Mensagem por MSATO »

Srs.,

Unificando tópicos, por tratarem do mesmo assunto.

Sds.
Saudações AeroEntusiastas!!!
Avatar do usuário
SBLO
Moderador
Moderador
Mensagens: 3490
Registrado em: Dom Dez 19, 2004 21:04
Localização: Londrina/Paraná

Re: Incidente faz Quantas suspender vôos com A380

Mensagem por SBLO »

O ESTADO DE S.PAULO
Motor de A380 pode ter falha de concepção, diz Qantas
Executivo da empresa aérea australiana disse que voos com o super avião serão retomados em até 48 horas
05 de novembro de 2010 | 2h 40
Agência Estado

SYDNEY - O presidente executivo da companhia aérea australiana Qantas Airways, Alan Joyce, afirmou hoje que a avaria no motor do Superjumbo Airbus A380, que ontem teve de fazer um pouso de emergência em Cingapura, com 459 pessoas a bordo, pode estar relacionada a um problema de concepção de projeto. Segundo ele, a falha na turbina da britânica Rolls-Royce pode ter sido causada por defeito nos componentes ou falha no desenho.

Apesar desse fato, ele disse que as revisões por que passam os seis aviões A380 - os maiores do mundo - estão em curso e que os voos dessas aeronaves deverão ser retomados em no máximo 48 horas. Também nesta sexta-feira, a Singapore Airlines inspecionou e liberou para voo todos os seus 11 aviões Airbus A380. Ao todo, existem no mundo 37 Superjumbos em operação. As informações são da Associated Press.
Emerson Signoberto Daniel
SBLO/LDB

"Aprenda sempre com os erros dos outros, pois, você não terá tempo para repetir todos"
darksjr
PC
PC
Mensagens: 256
Registrado em: Sex Ago 12, 2005 08:42

Re: Incidente faz Quantas suspender vôos com A380

Mensagem por darksjr »

Prezados, meio exagerado em ....falha de concepção de motor!

Parece-me muita precipitação uma afirmação destas. Afinal a Rolls Royce tem muita bagagem em fabricação de turbinas. Sem falar da bateria de testes que o poderoso Trent teve que ser submetido antes da sua aprovação. Motor que surgiu de um desenvolvimento de uma série anterior...o projeto não caiu de paraquedas não...milhares de causas pode ter acontecido antes de se falar em falha de concepção de projeto. Arriscaria a dizer que seria a última coisa a ser investigada.


Não sei qual é a opinião dos colegas.

um grande abraço a todos
Avatar do usuário
SBLO
Moderador
Moderador
Mensagens: 3490
Registrado em: Dom Dez 19, 2004 21:04
Localização: Londrina/Paraná

Re: Incidente faz Quantas suspender vôos com A380

Mensagem por SBLO »

darksjr escreveu:Prezados, meio exagerado em ....falha de concepção de motor!

Parece-me muita precipitação uma afirmação destas. Afinal a Rolls Royce tem muita bagagem em fabricação de turbinas. Sem falar da bateria de testes que o poderoso Trent teve que ser submetido antes da sua aprovação. Motor que surgiu de um desenvolvimento de uma série anterior...o projeto não caiu de paraquedas não...milhares de causas pode ter acontecido antes de se falar em falha de concepção de projeto. Arriscaria a dizer que seria a última coisa a ser investigada.


Não sei qual é a opinião dos colegas.

um grande abraço a todos
Concordo com você, darksjr.

Em alguns cometários que li em outros foruns, as causas que o pessoal estão "chutando" seriam desde stol do compressor até cinzas vulcânicas, passando pela qualidade deficiente da própria manutenção da Qantas (não duvido muito desta última, haja vista que a companhia teve vários incidentes recentes).

Mas, a velha máxima tem que ser respeita: "somente após o término das investigações é que saberemos o real motivo do acidente", e tudo o que for falado agora é mera especulação.

Abraço
Emerson Signoberto Daniel
SBLO/LDB

"Aprenda sempre com os erros dos outros, pois, você não terá tempo para repetir todos"
darksjr
PC
PC
Mensagens: 256
Registrado em: Sex Ago 12, 2005 08:42

Re: Incidente faz Quantas suspender vôos com A380

Mensagem por darksjr »

Prezados, segue mais problemas...


Qantas detecta vazamentos e suspende voos com A380

A companhia aérea australiana Qantas suspendeu os voos de todos os seus seis aviões Airbus A380 por pelo menos outros três dias depois de descobrir vazamento de óleo em três turbinas.

O diretor-executivo da companhia, Alan Joyce, disse que vazamentos desse tipo seriam inesperados em turbinas de apenas dois anos de idade.

"Estas são turbinas novas em aeronaves novas e elas não deveriam apresentar estes problemas neste momento", afirmou Joyce à emissora Australian Broadcasting Corporation.

As turbinas do Airbus são fabricadas pela empresa britânica Rolls-Royce.

Na quinta-feira da semana passada, um Airbus A380 da Qantas teve que fazer um pouso forçado em Cingapura depois da explosão de uma de suas turbinas. Foi o mais grave incidente envolvendo o A380, o maior avião para passageiros do mundo, em seus três anos de operação.

O voo levava 430 passageiros e 26 tripulantes a bordo, e todos saíram ilesos. O episódio levou a companhia a tirar de circulação os seis aviões A380 de sua frota - e a causar transtornos para vários passageiros.

De acordo com o correspondente da BBC em Sydney Nick Bryant, cerca de 1,3 mil passageiros da Qantas tiveram que permanecer em Los Angeles devido à suspensão dos voos da companhia com os A380.

O diretor-executivo da companhia afirmou que as investigações sobre os problemas nas aeronaves estão progredindo e sua resolução será uma "questão de dias, e não semanas".

"Mas, vamos levar o quanto for preciso para ficamos absolutamente certos de que as aeronaves são seguras para voos", acrescentou.
Avatar do usuário
SBLO
Moderador
Moderador
Mensagens: 3490
Registrado em: Dom Dez 19, 2004 21:04
Localização: Londrina/Paraná

Re: Incidente faz Quantas suspender vôos com A380

Mensagem por SBLO »

O ESTADO DE S.PAULO
Qantas detecta falhas em 3 motores dos aviões A380
08 de novembro de 2010 | 0h 07
Agência Estado

Os engenheiros da companhia aérea australiana Qantas descobriram novos problemas em três motores Rolls-Royce de seus aviões Superjumbo Airbus A380s. "Eles apresentam pequena quantidade de óleo em locais em que não deveriam", afirmou o CEO da companhia, Alan Joyce. Segundo ele, as seis aeronaves Superjumbo deverão permanecer em terra por mais alguns dias até que se tenha um laudo preciso sobre as condições de todos os motores desses aviões.

Na quinta-feira, um Airbus A380s com 459 pessoas a bordo que havia partido de Londres com destino a Sydney (Austrália) foi obrigado a fazer um pouso de emergência em Cingapura depois que um de seus quatro motores explodiu no ar sobre a ilha de Batam. Segundo Joyce, o problema pode ter sido causado por falha de projeto da aeronave ou da estrutura de seus materiais. Desde quinta-feira, os Airbus A380s da Qantas estão em terra passando por perícia e várias companhias aéreas que possuem o Superjumbo, o maior avião do mundo, fizeram vistorias em suas aeronaves após o incidente de quinta-feira.

Na sexta-feira, um dia após a explosão do motor do Airbus A380s, um outro avião da Qantas, dessa vez um Boeing 747-400, com 412 passageiros a bordo fez um pouso de emergência em Cingapura após apresentar problemas no motor logo após a decolagem de Cingapura com destino a Sydney. Alguns dos passageiros que estavam neste voo já haviam estado a bordo do A380s que fez o pouso de emergência na véspera. As informações são da Associated Press.
Emerson Signoberto Daniel
SBLO/LDB

"Aprenda sempre com os erros dos outros, pois, você não terá tempo para repetir todos"
Responder