O que encontrei em jornais antigos (vou resumir):
"O sonho deles é voar, mas enquanto não acontece eles se reúnem nos aeroportos, onde filmam pousos, manobras, decolagens de aviões, ouvem as mensagens entre os pilotos e as torres de controle de tráfego aéreo,geralmente equipados com rádio FM transcodificados (110/136 Mhz).
Em São Paulo se encontram na Associação de Escuta de Tráfego Aéreo (Aeta). Conhecida como Clube dos Escutadores de Aviões foi fundada em AGO 85. Em GRU, a ponto de ter saudações no rádio pelos pilotos, Robert Zwerdiling organiza o jornal da associação, além de colocar no ar a imaginária Brasil Transportes Aéreos (BAT), junto com seu irmão Alfred.
Em Recife, os Espiões do Espaço de Recife fundaram o Grupo de Amigos da Aviação e se utilizam de simples rádios de pilha, na faixa de 88 a 108 Mhz. Já ouviram lamentações dos pilotos de um Sêneca 810, que atropelou um cachoro durante um pouso. "Antes disso, dois Boeing da Cruzeiro por pouco não atropelaram um cachorro , na hora da decolagem, conta Rafael Cruz. "Captamos a escuta para nos familiarizarmos com o vocabulário peculiar dos pilotos,afirma Adamário José de Morais Júnior com um VHS, que alcança 125 milhas. Eles preparam um jornal, em xerox, o Stol. Há meses,Adamário ouviu o piloto do vôo VP 191 (FOR/GIG) tentar informar à torre que estava com problemas hidráulicos e precisava de realizar um pouso de emergência. Ele telefonou para o Serviço de Operações da Infraero pedindo prioridade para o pouso. Só meia hora depois,ela foi informada pela torre de controle.
No Rio de Janeiro, a Associação dos Aficcionados de Aviação Comercial se reúne no aeroporto para ver o movimento habitual dos aviões e acompanhar projetos das companhias: Júlio César Simões, João Carlos Martins Laudares, Francisco Aertsen e Paulo Maksud. Estão tentando imprimir um jornal, com a ajuda da SAS.
Fonte: JB - 22 MAI 89
Em Porto Alegre funciona, desde 1988, a Central Gaúcha de Publicações Aéreas (CGPA) coordenada por Fernando da Silveira e José Leandro Casella, além de possuir outros integrantes: Marcelo, Marcos, Leonid e Hilário. Munidos com suas máquinas fotográficas, rádios FM, revistas. São conhecidos como "Pessoal da Radar".
O maior sonho do grupo é fazer uma viagem num avião comercial, até o Rio, e passar o fim de semana conhecendo o Galeão.
Durante um Festival Aéreo em Canela, Leandro descobriu um primo da Esquadrilha da fumaça, que mandou o seu recado pelo rádio:
-Meia-dois (um dos pilotos chamando). Vamos mandar aquele abraço para o pessoal da Radar ?
Fonte: O Globo - 08 ABR 90
Em SP havia o Cotan - Clube dos Observadores do Tráfego Aéreo Nacional, cuja meta principal era fornecer aos sócios os horários de partida e chegada dos vôos, coordenado por Alexandre Barros.
Fonte: Revista Flap - OUT 92
PS: Alguns são colegas aqui no Aerofórum. Para se lembrarem.
Maurício.
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José Leandro P. Casella
Prezado Maurício:
O José Leandro Casella, mencionado como integrante da "Turma do Radar" é colega aqui no AeroForum e insigne colaborador da revista "Fôrça Aérea", para a qual já realizou reportagens sobre:
Reabastecimento aéreo - n° 23 jun/jul/ago 2001
Reconhecimento Tático - n° 25 dez/jan/fev 2002
Transporte na Amazônia - 1° ETA - n° 26 mar/abr/mai 2002
Aviação de Patrulha - n° 29 dez/jan/fev 2003
Aviação nas polícias brasileiras - n° 32 set/out/nov 2003
Aviação de Transporte - 5° ETA - nº 36 set/out/nov 2004
Centro de Instrução e Adaptação da Aeronáutica - n° 37 dez/jan/fev 2005
Lamento que ele tenha estado um pouco ausente entre nós.
Um abraço e até mais...
O José Leandro Casella, mencionado como integrante da "Turma do Radar" é colega aqui no AeroForum e insigne colaborador da revista "Fôrça Aérea", para a qual já realizou reportagens sobre:
Reabastecimento aéreo - n° 23 jun/jul/ago 2001
Reconhecimento Tático - n° 25 dez/jan/fev 2002
Transporte na Amazônia - 1° ETA - n° 26 mar/abr/mai 2002
Aviação de Patrulha - n° 29 dez/jan/fev 2003
Aviação nas polícias brasileiras - n° 32 set/out/nov 2003
Aviação de Transporte - 5° ETA - nº 36 set/out/nov 2004
Centro de Instrução e Adaptação da Aeronáutica - n° 37 dez/jan/fev 2005
Lamento que ele tenha estado um pouco ausente entre nós.
Um abraço e até mais...
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Cláudio Severino da Silva
jambockrs@gmail.com
Na aviação, só a perfeição é aceitável
Cláudio Severino da Silva
jambockrs@gmail.com
Na aviação, só a perfeição é aceitável
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Valeu Maurício, por postar essa matéria !
Me lembro com orgulho de ter participado ativamente da Associação RADAR, em POA, qdo. morei lá nos anos 80/90 e guardo até hoje as dezenas de fitas VHS, que filmávamos no Salgado Filho, no CEMAM-POA e uma em especial na Base aérea de Canoas, com os mais variados tipos de aeronaves, que por lá chegavam e partiam.
Alguns integrantes da RADAR, participam deste excelente Fórum de debates aeronaútico, regularmente.
Me lembro com orgulho de ter participado ativamente da Associação RADAR, em POA, qdo. morei lá nos anos 80/90 e guardo até hoje as dezenas de fitas VHS, que filmávamos no Salgado Filho, no CEMAM-POA e uma em especial na Base aérea de Canoas, com os mais variados tipos de aeronaves, que por lá chegavam e partiam.
Alguns integrantes da RADAR, participam deste excelente Fórum de debates aeronaútico, regularmente.
Fernando Basto -
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Cabo Frio - RJ
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Na década de 90 Eu fui autorizado pelo Robert, a criar uma filial da AETA em Curitiba, aonde tivemos aproximadamente uns 30 integrantes .
Sempre foi muito bom poder criar eventos, aonde a galera comparecia em grande número.
Com o passar dos tempos, muitos integrantes foi se profissionalizando e entrando no mercado da aviação e tb comparece aqui nesse espaço.
Sempre foi muito bom poder criar eventos, aonde a galera comparecia em grande número.
Com o passar dos tempos, muitos integrantes foi se profissionalizando e entrando no mercado da aviação e tb comparece aqui nesse espaço.
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É isso aí, Afonso !
Me lembro da filial AETA (de Curitiba), pois eu tb. era integrante da AETA (SP) e recebia o jornalzinho feito pelo Robert, pelos Correios. As matérias, naqueles tempos que não havia internet, eram sensacionais !
Me lembro da filial AETA (de Curitiba), pois eu tb. era integrante da AETA (SP) e recebia o jornalzinho feito pelo Robert, pelos Correios. As matérias, naqueles tempos que não havia internet, eram sensacionais !
Fernando Basto -
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Cabo Frio - RJ
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Boa tarde amigos do Fórum.
Prezados amigos e caro Mauricio:
Muito bom o seu tema a respeito das associações de entusiastas pela aviação. Eu particularmente me sinto à vontade dentro deste assunto, pois fui um dos incentivadores e um dos fundadores da AETA (Associação de Escuta do Tráfego Aéreo) criada em 1985,
tendo a frente os irmãos Robert (presidente) e Alfred - e ainda os amigos Dani Glikimanas (vice-presidente), Alexandre Polati, Alexandre Gerena e outros, que colaboraram com a fundação da mesma que foi oficializada em 1989 e tendo sido atuante durante aproximadamente por 10 anos. Nesse espaço de tempo, tivemos a oportunidade de levar nossos associados a vários lugares, como visita aos hangares das companhias, visitas aos aeroportos de CGH/GRU/GIG/POA/SDU/VCP/BSB, e outros. As visitas foram várias vezes nos hangares da TAM, com palestras de Comandantes de F. 27 e F. 100, visitas ao simulador de vôos dos mesmos modelos, visitas aos hangares da Rio Sul com palestras de comandantes a respeito dos Brasília, dos F 27 e do B 737/500; da mesma forma na VASP, e na VARIG, com palestra a respeito dos Electras II (todas as visitas citadas acima foram em CGH); visitas à AFA (Academia da Força Aérea) em Pirassununga (2 vezes), visitas na Embraer - 3 vezes - (na primeira, ainda estava em projeto o Embraer 145, com o modelo feito em madeira do tamanho normal; porém com os motores sobre as asas), visita aos simuladores da VARIG, no GIG, bem como na torre do mesmo aeroporto ( 2 vezes), visitas a torre de Viracopos em Campinas, visita a torre de GRU, várias vezes, visitas ao CCO de GRU, também várias vezes; em duas oportunidades, fomos autorizados pela Infraero a acompanhar os serviços de reparo e manutenção das luzes de pistas e balizamento em GRU, durante a madrugada. Durante as visitas, nós ficávamos no gramado entre a pista táxi e a pista de decolagem (09 esquerda) e víamos passar a nossa frente DC 10-30 e 727/100 cargueiros da VARIG, 757-200 da Air Aruba e outros vôos que decolavam de madrugada; visitas a torre de CGH, várias vezes, visitas ao controle de São Paulo (APP), em algumas vezes com palestras do oficiais - tudo a respeito dos serviços por eles prestados para a Aviação como um todo; visita ao Cindacta 1 - em Brasília, também realizávamos reuniões no Circulo Militar com exibição de filmes/slides, palestras com instrutores de vôos, com comandantes de DC 10, comandantes de 737/200= 737/300 = B 747/200, oficiais peritos em acidentes aéreo e outros...enfim, foi muito proveitoso. Tivemos cerca de 180 associados e para nosso orgulho, + ou – 15 já estão voando, alguns como piloto de Fokker 100, Embraer 120,
C 208, outros como co-piloto de A 319/320, B. 737/300, Aero Comander (turbo), e alguns voam fora do país. Tivemos, como dito no tópico anterior, o amigo Rosvalmir Afonso Delagasa, como nosso representante em Curitiba (PR), hoje moderador do Fórum (grande amigo. Um abraço, Afonso); tivemos em Recife outro representante - Admário Morais Jr.(também usuário do Fórum); outro usuário do Fórum, o Salzinger, também era nosso colaborador. Nosso intuito era fazer com que todos aqueles que nos procuravam para entrar na associação, era estimulado para que o mesmo seguisse a carreira e felizmente conseguimos, e alguns deles já estão voando. Vale lembrar que em algumas visitas, o numero era de dez associados por vez e que a maioria eram em dias úteis, o que dificultava principalmente para mim - que como dono de uma loja, não podia comparecer com mais freqüência aos eventos - mas em algumas vezes compareci. Quando as visitas eram aos sábados, não perdia uma. Na AETA, fui conselheiro no primeiro biênio, 89/90, 2º vice-presidente nos anos seguintes; no final da década de 90, fiz parte também da Apo-Vôos do amigo Alexandre Barros, também usuário do Fórum. Como colaborador da mesma forma em 2002, fui colaborador do WING’S CLUB, do amigo Francisco C. Souza. Em tempo, a cada dois meses, a AETA, distribuía entre os associados a revista Runway 09, com informações a respeito da aviação
Obs. Peço desculpas se não anotei o nome de algum colega do Fórum, que foi representante da AETA, em outras localidades.
Os passeios feitos na Embraer, na AFA, e visitas a aeroportos, o grupo de associados era maior, sendo que para esse passeios a AETA, alugava Ônibus ou Micro Ônibus
Em todos os lugares havia um cicerone ou palestrante para nos explicar o motivo das visitas
aos participante das mesmas.
Desculpem se o texto foi longo e chato.
Grande Abraço
CURSIO
Prezados amigos e caro Mauricio:
Muito bom o seu tema a respeito das associações de entusiastas pela aviação. Eu particularmente me sinto à vontade dentro deste assunto, pois fui um dos incentivadores e um dos fundadores da AETA (Associação de Escuta do Tráfego Aéreo) criada em 1985,
tendo a frente os irmãos Robert (presidente) e Alfred - e ainda os amigos Dani Glikimanas (vice-presidente), Alexandre Polati, Alexandre Gerena e outros, que colaboraram com a fundação da mesma que foi oficializada em 1989 e tendo sido atuante durante aproximadamente por 10 anos. Nesse espaço de tempo, tivemos a oportunidade de levar nossos associados a vários lugares, como visita aos hangares das companhias, visitas aos aeroportos de CGH/GRU/GIG/POA/SDU/VCP/BSB, e outros. As visitas foram várias vezes nos hangares da TAM, com palestras de Comandantes de F. 27 e F. 100, visitas ao simulador de vôos dos mesmos modelos, visitas aos hangares da Rio Sul com palestras de comandantes a respeito dos Brasília, dos F 27 e do B 737/500; da mesma forma na VASP, e na VARIG, com palestra a respeito dos Electras II (todas as visitas citadas acima foram em CGH); visitas à AFA (Academia da Força Aérea) em Pirassununga (2 vezes), visitas na Embraer - 3 vezes - (na primeira, ainda estava em projeto o Embraer 145, com o modelo feito em madeira do tamanho normal; porém com os motores sobre as asas), visita aos simuladores da VARIG, no GIG, bem como na torre do mesmo aeroporto ( 2 vezes), visitas a torre de Viracopos em Campinas, visita a torre de GRU, várias vezes, visitas ao CCO de GRU, também várias vezes; em duas oportunidades, fomos autorizados pela Infraero a acompanhar os serviços de reparo e manutenção das luzes de pistas e balizamento em GRU, durante a madrugada. Durante as visitas, nós ficávamos no gramado entre a pista táxi e a pista de decolagem (09 esquerda) e víamos passar a nossa frente DC 10-30 e 727/100 cargueiros da VARIG, 757-200 da Air Aruba e outros vôos que decolavam de madrugada; visitas a torre de CGH, várias vezes, visitas ao controle de São Paulo (APP), em algumas vezes com palestras do oficiais - tudo a respeito dos serviços por eles prestados para a Aviação como um todo; visita ao Cindacta 1 - em Brasília, também realizávamos reuniões no Circulo Militar com exibição de filmes/slides, palestras com instrutores de vôos, com comandantes de DC 10, comandantes de 737/200= 737/300 = B 747/200, oficiais peritos em acidentes aéreo e outros...enfim, foi muito proveitoso. Tivemos cerca de 180 associados e para nosso orgulho, + ou – 15 já estão voando, alguns como piloto de Fokker 100, Embraer 120,
C 208, outros como co-piloto de A 319/320, B. 737/300, Aero Comander (turbo), e alguns voam fora do país. Tivemos, como dito no tópico anterior, o amigo Rosvalmir Afonso Delagasa, como nosso representante em Curitiba (PR), hoje moderador do Fórum (grande amigo. Um abraço, Afonso); tivemos em Recife outro representante - Admário Morais Jr.(também usuário do Fórum); outro usuário do Fórum, o Salzinger, também era nosso colaborador. Nosso intuito era fazer com que todos aqueles que nos procuravam para entrar na associação, era estimulado para que o mesmo seguisse a carreira e felizmente conseguimos, e alguns deles já estão voando. Vale lembrar que em algumas visitas, o numero era de dez associados por vez e que a maioria eram em dias úteis, o que dificultava principalmente para mim - que como dono de uma loja, não podia comparecer com mais freqüência aos eventos - mas em algumas vezes compareci. Quando as visitas eram aos sábados, não perdia uma. Na AETA, fui conselheiro no primeiro biênio, 89/90, 2º vice-presidente nos anos seguintes; no final da década de 90, fiz parte também da Apo-Vôos do amigo Alexandre Barros, também usuário do Fórum. Como colaborador da mesma forma em 2002, fui colaborador do WING’S CLUB, do amigo Francisco C. Souza. Em tempo, a cada dois meses, a AETA, distribuía entre os associados a revista Runway 09, com informações a respeito da aviação
Obs. Peço desculpas se não anotei o nome de algum colega do Fórum, que foi representante da AETA, em outras localidades.
Os passeios feitos na Embraer, na AFA, e visitas a aeroportos, o grupo de associados era maior, sendo que para esse passeios a AETA, alugava Ônibus ou Micro Ônibus
Em todos os lugares havia um cicerone ou palestrante para nos explicar o motivo das visitas
aos participante das mesmas.
Desculpem se o texto foi longo e chato.
Grande Abraço
CURSIO