Azul reforça operação com aviões turboélice
Moderador: Moderadores
Regras do fórum
As regras do fórum estão disponíveis CLICANDO AQUI.
As regras do fórum estão disponíveis CLICANDO AQUI.
- Constellation
- Moderador
- Mensagens: 3086
- Registrado em: Seg Dez 20, 2004 09:05
- Localização: Londrina
Azul reforça operação com aviões turboélice
Azul reforça operação com aviões turboélice, espera IPO até 2012
SÃO PAULO (Reuters) - A quarta maior companhia aérea do país, Azul, anunciou nesta terça-feira que passará a operar no segundo semestre de 2011 com aviões turboélice da francesa ATR, que reforçarão o modelo adotado pela empresa fundada em 2008 de operar com jatos regionais da Embraer.
A companhia comprou 20 aviões modelo ATR 72-600 e tem opções de compra de mais 20 unidades em um contrato de cerca de 850 milhões de dólares, incluindo as opções. Cada aparelho será configurado para 70 passageiros.
Com os aparelhos, a empresa passará a captar passageiros de localidades próximas a seus principais centros de operação, que incluem o aeroporto de Viracopos, em Campinas (SP).
"Vamos atender com esses aviões um raio da até 800 quilômetros de nossos hubs, que são regiões que estão atravessando por um verdadeiro boom econômico", afirmou o presidente-executivo da Azul, Pedro Janot. "Os ATRs vão funcionar com um conceito de alimentadores para nossos Embraer", acrescentou o executivo.
Conforme o presidente, na operação dos ATRs, a Azul pretende utilizar aeroportos atualmente pouco movimentados, sejam eles operados pela Infraero, Estado, ou prefeituras, que normalmente possuem pistas de pousos menores, mais compatíveis com o modelo.
A companhia tem atualmente uma frota de 18 aviões Embraer e deverá encerrar o ano com 26 aeronaves. Com a fabricante brasileira de aviões, a companhia aérea tem 41 pedidos firmes, além de opções e direitos de compra para outras 40 aeronaves.
A Azul atende 22 cidades do país e até o final do ano vai aumentar a malha para mais 4 cidades distribuídas pelas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste, disse Janot, evitando dar detalhes sobre destinos ou preços, mas citando como exemplos as cidades de Criciúma (SC) e Passo Fundo (RS).
No primeiro semestre deste ano, a companhia assumiu uma participação de 5,43 por cento do mercado de aviação brasileiro, quase o dobro dos 2,81 por cento de um ano antes. A rival mais próxima é a WebJet, que ficou com fatia de 6,24 por cento, ante 4 por cento nos primeiros seis meses de 2009.
O presidente da Azul comentou que a empresa vislumbra fazer uma abertura de capital com oferta de ações (IPO) entre 2011 e 2012, mas que a prioridade por hora é reforçar a geração de caixa, que será impulsionada pelos ATRs. Segundo Janot, o custo por passageiro desses aviões é baixo e os novos aparelhos vão ajudar a diluir os custos fixos da companhia.
Ele afirmou ainda que a Azul deve encerrar 2010 com um lucro anual pela primeira vez.
Plantão - O Globo Online - Publicada em 20/07/2010 às 12h35m
Reuters/Brasil Online
(Por Alberto Alerigi Jr.; Edição de Carolina Marcondes)
SÃO PAULO (Reuters) - A quarta maior companhia aérea do país, Azul, anunciou nesta terça-feira que passará a operar no segundo semestre de 2011 com aviões turboélice da francesa ATR, que reforçarão o modelo adotado pela empresa fundada em 2008 de operar com jatos regionais da Embraer.
A companhia comprou 20 aviões modelo ATR 72-600 e tem opções de compra de mais 20 unidades em um contrato de cerca de 850 milhões de dólares, incluindo as opções. Cada aparelho será configurado para 70 passageiros.
Com os aparelhos, a empresa passará a captar passageiros de localidades próximas a seus principais centros de operação, que incluem o aeroporto de Viracopos, em Campinas (SP).
"Vamos atender com esses aviões um raio da até 800 quilômetros de nossos hubs, que são regiões que estão atravessando por um verdadeiro boom econômico", afirmou o presidente-executivo da Azul, Pedro Janot. "Os ATRs vão funcionar com um conceito de alimentadores para nossos Embraer", acrescentou o executivo.
Conforme o presidente, na operação dos ATRs, a Azul pretende utilizar aeroportos atualmente pouco movimentados, sejam eles operados pela Infraero, Estado, ou prefeituras, que normalmente possuem pistas de pousos menores, mais compatíveis com o modelo.
A companhia tem atualmente uma frota de 18 aviões Embraer e deverá encerrar o ano com 26 aeronaves. Com a fabricante brasileira de aviões, a companhia aérea tem 41 pedidos firmes, além de opções e direitos de compra para outras 40 aeronaves.
A Azul atende 22 cidades do país e até o final do ano vai aumentar a malha para mais 4 cidades distribuídas pelas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste, disse Janot, evitando dar detalhes sobre destinos ou preços, mas citando como exemplos as cidades de Criciúma (SC) e Passo Fundo (RS).
No primeiro semestre deste ano, a companhia assumiu uma participação de 5,43 por cento do mercado de aviação brasileiro, quase o dobro dos 2,81 por cento de um ano antes. A rival mais próxima é a WebJet, que ficou com fatia de 6,24 por cento, ante 4 por cento nos primeiros seis meses de 2009.
O presidente da Azul comentou que a empresa vislumbra fazer uma abertura de capital com oferta de ações (IPO) entre 2011 e 2012, mas que a prioridade por hora é reforçar a geração de caixa, que será impulsionada pelos ATRs. Segundo Janot, o custo por passageiro desses aviões é baixo e os novos aparelhos vão ajudar a diluir os custos fixos da companhia.
Ele afirmou ainda que a Azul deve encerrar 2010 com um lucro anual pela primeira vez.
Plantão - O Globo Online - Publicada em 20/07/2010 às 12h35m
Reuters/Brasil Online
(Por Alberto Alerigi Jr.; Edição de Carolina Marcondes)
Re: Azul reforça operação com aviões turboélice
El primer cliente del nuevo modelo en Brasil!
-
- CMTE.
- Mensagens: 547
- Registrado em: Sáb Set 17, 2005 01:51
- Localização: São Paulo
- Contato:
Re: Azul reforça operação com aviões turboélice
Tudo bem que a AZUL estará investindo em Passo Fundo (RS), onde lá tem uma linda da Avianca diariamente. Mas eu não entendo por que não coloca um voo em Caxias do Sul. Cidade maior e de muitas empresas??
Lamentável até agora!!!
Abraços
Lamentável até agora!!!
Abraços
Re: Azul reforça operação com aviões turboélice
Recebi essa imagem de uma amigo que trabalha na Azul:
Gostei, ficou bonitão o ATR com essa roupa!!!!
Gostei, ficou bonitão o ATR com essa roupa!!!!
Emerson Signoberto Daniel
SBLO/LDB
"Aprenda sempre com os erros dos outros, pois, você não terá tempo para repetir todos"
SBLO/LDB
"Aprenda sempre com os erros dos outros, pois, você não terá tempo para repetir todos"
Re: Azul reforça operação com aviões turboélice
Un ATR72 bien elegante!
Re: Azul reforça operação com aviões turboélice
Azul e Trip vão dominar o Brasil rsrsrsrs
Re: Azul reforça operação com aviões turboélice
Ele deu como exemplo meu caro... você acha que ele vai divulgar a malha agora de onde vai por os ATR dele? Ele tem 1 ano pra receber esse avião, se fala algo agora a TRIP e as outras vão lá correndo na frente... concerteza vai ter CXJ...Rodrigo Souto escreveu:Tudo bem que a AZUL estará investindo em Passo Fundo (RS), onde lá tem uma linda da Avianca diariamente. Mas eu não entendo por que não coloca um voo em Caxias do Sul. Cidade maior e de muitas empresas??
Lamentável até agora!!!
Abraços
AB3 - aeroentusiasta forum user
BHZ - Belo Horizonte - MG | Aircraft Mechanic and Aviation Researcher
Artigos em http://www.avioesemusicas.com" onclick="window.open(this.href);return false;
BHZ - Belo Horizonte - MG | Aircraft Mechanic and Aviation Researcher
Artigos em http://www.avioesemusicas.com" onclick="window.open(this.href);return false;
Re: Azul reforça operação com aviões turboélice
É engraçado como as prioridades se modificam, nunca imaginei que a Azul estaria preocupada com a Trip, e sim com Webjet e Avianca principalmente, e tb TAM e GOL.
-
- MASTER
- Mensagens: 2163
- Registrado em: Qui Jun 01, 2006 18:08
- Localização: Porto Alegre-RS
- Contato:
Re: Azul reforça operação com aviões turboélice
Olá amigos,
Realmente a Azul tem que se preocupar com a Trip, pois a Avianca e a Webjet
não podemos esperar muito, parace empresas familiar, tá bom como tá, talves
se mudar pode piorar, e quando vaí fazer uma modificação, todos ficam sabendo
antes dos funcionarios.
sds,
Moises
Realmente a Azul tem que se preocupar com a Trip, pois a Avianca e a Webjet
não podemos esperar muito, parace empresas familiar, tá bom como tá, talves
se mudar pode piorar, e quando vaí fazer uma modificação, todos ficam sabendo
antes dos funcionarios.
sds,
Moises
Re: Azul reforça operação com aviões turboélice
Há outros aspectos além do porte e indústrias nas localidades. Passo Fundo é um pólo regional e fica mais distante de POA. De Caxias do Sul Porto Alegre é "um pulo". Mesmo com o vôo da Avianca para São Paulo e NHT para POA, muitos passageiros de Passo Fundo e região se utilizam do Avianca no trecho Florianópolis-Chapecó. A Azul pode ampliar a ligação POA-PFB e, ainda, seguir para NVT ou FLN. Passo Fundo (leia-se Erechim, Carazinho, Marau, Soledade etc) tem grande fluxo de pessoas para o litoral catarinense, Curitiba e Oeste paranaense. Assim, PF-POA com tarifas convidativas será um sucesso. Estender o vôo para FLN, NVT e/ou CWB é uma necessidade.Rodrigo Souto escreveu:Tudo bem que a AZUL estará investindo em Passo Fundo (RS), onde lá tem uma linda da Avianca diariamente. Mas eu não entendo por que não coloca um voo em Caxias do Sul. Cidade maior e de muitas empresas??
Lamentável até agora!!!
Abraços
Re: Azul reforça operação com aviões turboélice
Duas novidades da Azul:
1) Amanhã chega mais um E195, PR-AYI.
2) A companhia teria fechado dois ATR72-500 para entrega a curto prazo. Seriam devolvidos posteriormente, na ocasião da entrega sistemática dos 20 ATR72-600.
1) Amanhã chega mais um E195, PR-AYI.
2) A companhia teria fechado dois ATR72-500 para entrega a curto prazo. Seriam devolvidos posteriormente, na ocasião da entrega sistemática dos 20 ATR72-600.
-
- CMTE.
- Mensagens: 511
- Registrado em: Qua Jan 31, 2007 16:54
- Localização: Caxias do Sul
Re: Azul reforça operação com aviões turboélice
caxias do Sul parece perto de POA,mas meus amigos, são de 3 a 3,5 horas na estrada. O tânsito tá infernal. Nosso aero já seta a muito tempo subaproveitado. Hoje atende aprox 150 000 pax anualmente.mas a demanda da cidade e região é de mais de meio milhão. È so ver a qunatidade de pax quem embarcam em POA mas que são procedentes da serra.Já tivemos aqui, alguns anos atrás, 9 voos diarios divididos entre TAM e RIo SUL. Que saudades.
A pouco tempo a Gol colocou um voo até Guarulhos c/ escala em CTBA que a maioria das pessoas achou que não vingaria.Resultado: sai quase sempre lotado. Temos demamnda para voos internacionais, ligação c/ Guarulhos, que a pouco tempo se achava abasurdo. As empresas que se antenem. O passageiro quer ser bem atendido.Não quer levar 5 ou seis horas no tr^Çansito até POA e 1 hora e qunze min de voo até SP.
A pouco tempo a Gol colocou um voo até Guarulhos c/ escala em CTBA que a maioria das pessoas achou que não vingaria.Resultado: sai quase sempre lotado. Temos demamnda para voos internacionais, ligação c/ Guarulhos, que a pouco tempo se achava abasurdo. As empresas que se antenem. O passageiro quer ser bem atendido.Não quer levar 5 ou seis horas no tr^Çansito até POA e 1 hora e qunze min de voo até SP.
- Constellation
- Moderador
- Mensagens: 3086
- Registrado em: Seg Dez 20, 2004 09:05
- Localização: Londrina
Re: Azul reforça operação com aviões turboélice
Uiliam,Uiliam Hahn Biegelmeyer escreveu:caxias do Sul parece perto de POA,mas meus amigos, são de 3 a 3,5 horas na estrada. O tânsito tá infernal. Nosso aero já seta a muito tempo subaproveitado. Hoje atende aprox 150 000 pax anualmente.mas a demanda da cidade e região é de mais de meio milhão. È so ver a qunatidade de pax quem embarcam em POA mas que são procedentes da serra.Já tivemos aqui, alguns anos atrás, 9 voos diarios divididos entre TAM e RIo SUL. Que saudades.
A pouco tempo a Gol colocou um voo até Guarulhos c/ escala em CTBA que a maioria das pessoas achou que não vingaria.Resultado: sai quase sempre lotado. Temos demamnda para voos internacionais, ligação c/ Guarulhos, que a pouco tempo se achava abasurdo. As empresas que se antenem. O passageiro quer ser bem atendido.Não quer levar 5 ou seis horas no tr^Çansito até POA e 1 hora e qunze min de voo até SP.
Você tem razão, meu amigo. E ainda por cima, se houver neblina na Serra, demora muito mais do que isso. O potencial de Caxias do Sul é enorme, já que a cidade tem um PIB de R$ 10 bilhões e 410 mil habitantes. Só para comparar, Londrina é só um pouco maior, 510 mil habitantes, mas tem PIB menor, quase R$ 8 bilhões, e temos 28 movimentos diários de aeronaves comerciais entre GOL, TAM e Trip (essa última operando só ATR-72 e E-Jet 175. Londrina, ainda por cima, divide o movimento do Norte do PR com o excelente aeroporto de Maringá.
Maringá, só pra constar, tem 335 mil habitantes e movimentou 319.000 pax em 2009 em seu aeroporto, e isso para um PIB de 60% de Caxias.
Então, a diferença é brutal. Será que as empresas aéreas não avaliam isso na hora de planejar suas rotas?
Todavia, Caxias tem um aeroporto muito aquém das suas necessidades. Merecia um bem melhor, e por ter alto índice de industrialização, talvez um bom Terminal de Cargas. Por estar na Serra, região sujeita a problemas meteorológicos, merecia também um ILS, que diminuiria muito as restrições hoje existentes.
Segundo um amigo meu que trabalhou na manutenção da GOL em Caxias, o aeroporto local hoje parece quase amador, se comparado com os nossos aeroportos do Norte do Pr, um administrado pela Infraero e outro por uma empresa de economia mista controlada pela prefeitura. É realmente preciso melhorar essa situação.
Grande abraço.
-
- CMTE.
- Mensagens: 511
- Registrado em: Qua Jan 31, 2007 16:54
- Localização: Caxias do Sul
Re: Azul reforça operação com aviões turboélice
Quanto a população é notório que este número já não é condizente. A estimativa atual,gira em torno de 500 550 mil . temos o crescimento vegetativo normal e um enorme crescimento migratório motivado pelo grande número de empregos gerados pela indústria local. Muitas pessoas vem para cá motivados,por amigos e parentes que já vieram antes.Uma pesquisa feita pela imprensa local estima que nossa cidade ganha 2000 habitantes novos todo mês.caxias é um polo regional e num raio de aprox 40 Km temos várias cidades que quase dobram a pop de Caxias como:farroupilha,Bento,Garibaldi,Flores da Cunha,Antonio Prado,São marcos Nova petrópolis, Vale real.
A localização, é importante. Ele está bem próximo do centro e equidistante das cidades citadas acima. Estão querendo levá-lo para aprox 45 km do centro e eu acredito que ai sim vão criar mais um elefante branco.Acho que antes de criar um novo,devem é dar infra estrutura e aproveitamento para o que está ai. Imagine se em POA foi cogitado em transeferir o Salgado Filho para Eldorado do Sul no outro lado do Guaiba,a maioria foi contra.Com certeza para ser eficente um ILS CAIII seria necessa´rio,mas acho que não há muitos func aqui no Brasil. parece que POA está trocando o seu por um Cat II. bem que poderiam mandar aquele Cat I para cá.Mas tb acho difícil. Já pensou se pudèssemos passar a sacolinha no caixa das empresas e no final do mês quando pagam seus impostos, ao invés de enviar aquele $ todo a Brasilia,utilizálo em nossa cidade melhrando infra estrutura e problemas como estes?????Sonho né!!
O VOR Dopler,foi intalado aqui a alguns anos foi uma briga muito grande. Conseguiram depois de muita insistêcia trazer o equipamento de Fortaleza,pois parece que não o utilizavam.Mesmo assim continuam sendo cancelados muitos voos no aero local.
Sempre tem boatos de que novos voos virão,mas nada acontece.
A impressão que me dá é que a coisa é orquestrada pelo próprio duopólio,TAM-GOL,peso e influência que exercem . Eestas empresas querem é que o zé povinho continue indo a POA e encha seus avio~es por lá mesmo. E tem uma boa parte do nosso povinho que acha isso "chique". pegar o voo em POA. Bem coisa de provinciano.
Outra coisa que falta aqui tb é uma influência política. Não temos por parte de nossa prefeitura, alguém que vá atrás e traga este pessoal das empresas para ver e conhecer o potencial aqui da serra.
A localização, é importante. Ele está bem próximo do centro e equidistante das cidades citadas acima. Estão querendo levá-lo para aprox 45 km do centro e eu acredito que ai sim vão criar mais um elefante branco.Acho que antes de criar um novo,devem é dar infra estrutura e aproveitamento para o que está ai. Imagine se em POA foi cogitado em transeferir o Salgado Filho para Eldorado do Sul no outro lado do Guaiba,a maioria foi contra.Com certeza para ser eficente um ILS CAIII seria necessa´rio,mas acho que não há muitos func aqui no Brasil. parece que POA está trocando o seu por um Cat II. bem que poderiam mandar aquele Cat I para cá.Mas tb acho difícil. Já pensou se pudèssemos passar a sacolinha no caixa das empresas e no final do mês quando pagam seus impostos, ao invés de enviar aquele $ todo a Brasilia,utilizálo em nossa cidade melhrando infra estrutura e problemas como estes?????Sonho né!!
O VOR Dopler,foi intalado aqui a alguns anos foi uma briga muito grande. Conseguiram depois de muita insistêcia trazer o equipamento de Fortaleza,pois parece que não o utilizavam.Mesmo assim continuam sendo cancelados muitos voos no aero local.
Sempre tem boatos de que novos voos virão,mas nada acontece.
A impressão que me dá é que a coisa é orquestrada pelo próprio duopólio,TAM-GOL,peso e influência que exercem . Eestas empresas querem é que o zé povinho continue indo a POA e encha seus avio~es por lá mesmo. E tem uma boa parte do nosso povinho que acha isso "chique". pegar o voo em POA. Bem coisa de provinciano.
Outra coisa que falta aqui tb é uma influência política. Não temos por parte de nossa prefeitura, alguém que vá atrás e traga este pessoal das empresas para ver e conhecer o potencial aqui da serra.