WOW - Mais E-Jets na TRIP

Notícias e artigos retirados da mídia em geral.

Moderador: Moderadores

Regras do fórum
As regras do fórum estão disponíveis CLICANDO AQUI.
Gui Simoni
PC
PC
Mensagens: 229
Registrado em: Dom Abr 24, 2005 20:17
Localização: Campinas
Contato:

WOW - Azul vai comprar aviões turboélices na

Mensagem por Gui Simoni »

Fonte: http://www1.folha.uol.com.br/mercado/76 ... ropa.shtml" onclick="window.open(this.href);return false;

A Azul anuncia na próxima semana uma encomenda de aviões turboélices da ATR, fabricante europeu que faz parte do grupo EADS. A empresa pretende usar os aviões, de 68 lugares, para complementar a sua frota de jatos Embraer.

A ideia é conectar cidades de média densidade, como Bauru e Ribeirão Preto, por exemplo, com Campinas, de onde parte a maioria dos voos da companhia.

A decisão da Azul de comprar aviões de outro fabricante surpreendeu analistas. Quando a empresa surgiu, no final de 2008, especulava-se que em pouco tempo a empresa iria complementar sua frota de Embraer com os aviões de maior porte da Airbus ou da Boeing.

Com os ATRs, a empresa fundada por David Neeleman entra no mercado da Trip, maior companhia regional do país e que também opera ATRs e Embraer.

Com uma frota de 18 jatos da família 190/195, a Azul detém 5,43% do mercado doméstico, contra 2% da Trip.

A Folha apurou que a Azul deve encomendar de 15 a 20 ATRs modelo 72-600. Trata-se do mais moderno turboélice da fabricante, com entrada em operação prevista para o segundo semestre de 2011.

Os detalhes da encomenda serão anunciados na terça-feira, durante a feira de aviação de Farnborough, no Reino Unido.

Segundo a Folha apurou, a companhia optou pelo ART, em vez do Embraer 170, de capacidade similar, por uma questão de custo.

Cada ATR 72-600 custa US$ 20 milhões, ante US$ 33,4 milhões do Embraer 170. O consumo de combustível do ATR, para rotas inferiores a 500 km, é um terço menor. Em rotas mais longas, o jato é mais vantajoso.

Além disso, o motor turboélice permite pousar em pistas curtas, enquanto o jato demanda condições melhores dos aeroportos.

A Folha apurou na Azul que o plano de frota para os jatos 190/195 da Embraer não mudou e que a empresa está antecipando encomendas.

"O ATR faz sentido para a Azul. As cidades médias brasileiras estão crescendo muito e demandando transporte aéreo", diz o consultor Paulo Sampaio, da Multiplan.
Avatar do usuário
AB3
MASTER
MASTER
Mensagens: 3304
Registrado em: Dom Dez 19, 2004 17:18

Re: WOW - Azul vai comprar aviões turboélices na

Mensagem por AB3 »

Por sua vez, a TRIP contra-ataca: Anunciando na mesma feira uma nova encomenda de EMBRAER, sem dizer quantidade e modelo.

O mercado vai ferver, queria saber onde tem mecânico, piloto, comissárias...
AB3 - aeroentusiasta forum user
BHZ - Belo Horizonte - MG | Aircraft Mechanic and Aviation Researcher
Artigos em http://www.avioesemusicas.com" onclick="window.open(this.href);return false;
Avatar do usuário
AB3
MASTER
MASTER
Mensagens: 3304
Registrado em: Dom Dez 19, 2004 17:18

WOW - Mais E-Jets na TRIP

Mensagem por AB3 »

http://www1.folha.uol.com.br/mercado/76 ... raer.shtml" onclick="window.open(this.href);return false;

Assim como a Azul está avançando no mercado da Trip, a Trip também avança no mercado da Azul. Com uma frota de 30 ATRs e seis jatos Embraer 175, a Trip vai anunciar um contrato com a Embraer na feira de Farnborough.

* Azul vai comprar aviões turboélices na Europa
* Movimentação de passageiros em Viracopos dobra no semestre
* Demanda por voos domésticos cresce 28% no 1º semestre, diz Anac

José Márcio Caprioli, presidente da companhia, não revela a quantidade ou o modelo. Para o executivo, a aquisição de turboélices pela Azul não altera seus planos. "Esse é um setor muito competitivo", afirma Caprioli. "Se não fosse a Azul, poderia ser outra companhia."

A Azul anuncia na próxima semana uma encomenda de aviões turboélices da ATR, fabricante europeu que faz parte do grupo EADS. A companhia pretende usar os aviões, de 68 lugares, para complementar a sua frota de jatos Embraer. A ideia é conectar cidades de média densidade, como Bauru e Ribeirão Preto, por exemplo, com Campinas, de onde parte a maioria dos voos da companhia.

José Márcio??? ahuahuahu
AB3 - aeroentusiasta forum user
BHZ - Belo Horizonte - MG | Aircraft Mechanic and Aviation Researcher
Artigos em http://www.avioesemusicas.com" onclick="window.open(this.href);return false;
Avatar do usuário
Constellation
Moderador
Moderador
Mensagens: 3086
Registrado em: Seg Dez 20, 2004 09:05
Localização: Londrina

Re: WOW - Azul vai comprar aviões turboélices na

Mensagem por Constellation »

AB3 escreveu:Por sua vez, a TRIP contra-ataca: Anunciando na mesma feira uma nova encomenda de EMBRAER, sem dizer quantidade e modelo.

O mercado vai ferver, queria saber onde tem mecânico, piloto, comissárias...
Concordo inteiramente contigo, AB3

Primeiro vai faltar é aeroporto... Piloto já tá faltando há muito, estamos sofrendo aqui no Aeroclube falta de instrutores, pois as Cias. estão levando os nossos pra voar Boeing, Airbus, ATR, Let, Embraer... Por sua vez, as Cias estão admitindo pessoal com pouca experiência, o que vai criar um grande gargalo quando for preciso promover esse pessoal pra comando.

Quanto aos mecânicos, demora 5 anos para formar um, e as Cias ficam "roubando" mecânicos umas das outras. Já com os comissários, o problema não é tão grave, pois o curso é relativamente curto e barato. Por outro lado, a rotatividade nessa área é grande.

Então, estamos com um problemão nas mãos, e tenho medo que nossa politicada abra a comporta para admitir aeronautas estrangeiros. Enquanto o mercado está superaquecido, como agora, até dá, mas depois, vai ser um problema sério.

Grande abraço.
Imagem
José Paulo
CMTE.
CMTE.
Mensagens: 645
Registrado em: Sáb Set 26, 2009 16:50

Re: WOW - Azul vai comprar aviões turboélices na

Mensagem por José Paulo »

Constellation escreveu: Primeiro vai faltar é aeroporto... Piloto já tá faltando há muito, ...
Quanto aos mecânicos, demora 5 anos para formar um, e as Cias ficam "roubando" mecânicos umas das outras.

Então, estamos com um problemão nas mãos, e tenho medo que nossa politicada abra a comporta para admitir aeronautas estrangeiros. Enquanto o mercado está superaquecido, como agora, até dá, mas depois, vai ser um problema sério.
Não entendi, Constellation. Você apontou falta de mão-de-obra qualificada, mas é contra a admissão de pessoal estrangeiro. Qual seria a solução, se a demanda por profissionais é imediata?
Avatar do usuário
Tico
CMTE.
CMTE.
Mensagens: 638
Registrado em: Sex Abr 08, 2005 22:17

Re: WOW - Azul vai comprar aviões turboélices na

Mensagem por Tico »

[quote="José Paulo"][quote="Constellation"]
Primeiro vai faltar é aeroporto... Piloto já tá faltando há muito, ...
Quanto aos mecânicos, demora 5 anos para formar um, e as Cias ficam "roubando" mecânicos umas das outras.

Então, estamos com um problemão nas mãos, e tenho medo que nossa politicada abra a comporta para admitir aeronautas estrangeiros. Enquanto o mercado está superaquecido, como agora, até dá, mas depois, vai ser um problema sério.

[/quote]
Não entendi, Constellation. Você apontou falta de mão-de-obra qualificada, mas é contra a admissão de pessoal estrangeiro. Qual seria a solução, se a demanda por profissionais é imediata?[/quote]


É pertinente a preocupação do Constellation sim, pq uma vez que vc libera a entrada de profissionais estrangeiros uma vez, vc liberará sempre. Hj com o mercado aquecido, isso pode resolver o problema, mas no futuro, essa demanda pode se reduzir bastante, já que estamos apenas vivendo um período de Boom. Ai teremos portas abertas para profissionais experientes que venham eventualmente a sobrar no mercado externo e por outro lado não tanta demanda, o que vai acabar prejudicando os profissionais brasileiros que vão "sobrar". Acredito que infelizmente não temos mais condições técnicas de absorver tantas aeronaves, e acho tb que estamos sentados em cima de uma bomba relógio. Como nosso amigo Constellation disse, teremos problemas graves para promover a galera nova, que ainda sem experiência não estará pronta para subir, e com os aeroportos no gargalo, são um risco diário a qqer operação. A Anac não consegue mais fiscalizar os aeronautas, fazer vôos de recheque, nada! A Infraero por sua vez não arruma os aeroportos, e as Cias, tão enfiando avião preocupadas apenas com o lucro. Esse mix de fatores é crítico e a qualidade da operação, que garantia a segurança, caindo drasticamente e perigosamente.
Avatar do usuário
Constellation
Moderador
Moderador
Mensagens: 3086
Registrado em: Seg Dez 20, 2004 09:05
Localização: Londrina

Re: WOW - Azul vai comprar aviões turboélices na

Mensagem por Constellation »

José Paulo escreveu:
Constellation escreveu: Primeiro vai faltar é aeroporto... Piloto já tá faltando há muito, ...
Quanto aos mecânicos, demora 5 anos para formar um, e as Cias ficam "roubando" mecânicos umas das outras.

Então, estamos com um problemão nas mãos, e tenho medo que nossa politicada abra a comporta para admitir aeronautas estrangeiros. Enquanto o mercado está superaquecido, como agora, até dá, mas depois, vai ser um problema sério.
Não entendi, Constellation. Você apontou falta de mão-de-obra qualificada, mas é contra a admissão de pessoal estrangeiro. Qual seria a solução, se a demanda por profissionais é imediata?
Exatamente, José Paulo, sou totalmente contra a contratação de estrangeiros para pilotar por aqui, no máximo poderiam contratar por prazo determinado. Existem vários motivos para isso:

1 - A situação do gargalo é temporária, já que experimentamos um "boom" de novas aeronaves, novos voos, novas empresas. Quem conhece História, sabe muito bem que esses períodos são cíclicos, e depois de um período de alta teremos, cedo ou tarde, um período de baixa nos negócios, talvez até mesmo uma crise. O que faremos com os milhares de pilotos que estão hoje em formação, que estão investindo muito dinheiro na carreira, e com os estrangeiros???

2 - Países que contratam pilotos estrangeiros são países que não possuem um mínimo de estrutura de ensino de aviação, ou então o povo é tão pobre que não conseguiriam candidatos aos cursos de pilotagem. Você pode ver que nos países mais estruturados, a profissão de aeronauta é sempre privativa de cidadãos natos ou naturalizados;

3 - Não sou militar, mas conheço algumas doutrinas de estratégia militar, e, dentro dessas estratégias, a profissão de piloto de avião é considerada altamente estratégica, ainda mais em tempos nos quais se sequestram aeronaves para se usar como armas de terrorismo. Um estrangeiro comandando uma aeronave comercial seria politica e militarmente confiável?

4 - Sabemos que a formação dos pilotos é fundamental para o seu bom desempenho e segurança. Aqui no Brasil, a formação desse pessoal, ainda que não seja perfeita, é pelo menos muito bem conhecida das autoridades e das empresas aéreas. E um piloto estrangeiro?? Pode-se garantir que o mesmo teve uma boa formação?? Em alguns países, pode ser que a formação de pilotos seja até melhor que a nossa, mas em outros, sabe-se lá como foi. Poderemos escolher de quais países podermos aceitar pilotos?

5 - A restrição para pessoal estrangeiro existe somente para aeronautas. Mecânicos, por exemplo, não estão sujeitos a essa restrição.

Acho que a solução deveria ter sido tomada há tempos, quando se viu que o mercado ia crescer. Acho que passa por uma reestruturação do ensino de aviação e barateamento dos cursos, que são extremamente caros. A ANAC está tomando algums iniciativas muito boas, como as Bolsas de Estudo para Piloto e Mecânico. Outras medidas possíveis seriam incentivos fiscais para compra de combustível, peças de reposição e material didático.

Acho que a ANAC deveria cessar a atual política de incentivar o fechamento de Aeroclubes, e sim propiciar meios de melhorar o ensino nos aeroclubes sobreviventes, que estão minguando pouco a pouco. Também não pode ser totalmente descartada a criação de cursos públicos de aviação, geridos diretamente pelo Estado.

Lembro que a crise de mão de obra qualificada é geral, quem duvidar procure por aí um bom mestre de obras, encanador, carpinteiro ou mecânico de carros disponível. Já pensou se abríssemos as comportas para entrar mão de obra estrangeira e viesse uma crise, imagine o caos que se instalaria? Iríamos ter tantos problemas quanto os alemães tem com os imigrantes turcos, ou o Estados Unidos com os imigrantes da América Latina.

Grande abraço.
Imagem
Vector
CMTE.
CMTE.
Mensagens: 543
Registrado em: Seg Dez 20, 2004 18:43

Re: WOW - Azul vai comprar aviões turboélices na

Mensagem por Vector »

Além do já dito aqui ainda tem rolado que:

NHT seleciona o ERJ-145 como seu primeiro jato regional-Revista ASAS - Revista,15/Jul/2010

Pantanal será nova operadora brasileira dos E-Jet-Revista ASAS - Revista,15/Jul/2010,Quinta-Feira


Segundo comentam, o anúncio da TAM / Pantanal será uma suspresa e tanto... principalmente pela quantidade de aeronaves.

Semana que vem saberemos.
Avatar do usuário
AB3
MASTER
MASTER
Mensagens: 3304
Registrado em: Dom Dez 19, 2004 17:18

Re: WOW - Azul vai comprar aviões turboélices na

Mensagem por AB3 »

Vector escreveu:Além do já dito aqui ainda tem rolado que:

NHT seleciona o ERJ-145 como seu primeiro jato regional-Revista ASAS - Revista,15/Jul/2010

Pantanal será nova operadora brasileira dos E-Jet-Revista ASAS - Revista,15/Jul/2010,Quinta-Feira


Segundo comentam, o anúncio da TAM / Pantanal será uma suspresa e tanto... principalmente pela quantidade de aeronaves.

Semana que vem saberemos.
Essa feira será um marco para Embraer e aviação Brasileira, nunca tantas empresas de porte anunciaram encomendas num mesmo momento. Veremos as quantidades e modelos por lá. Quanto a NHT, finalmente a hora de por o pé na estrada, pois de LET iria tomar surra no interior pela AZU e TIB. Interessante a NHT partir direto ao jato.
AB3 - aeroentusiasta forum user
BHZ - Belo Horizonte - MG | Aircraft Mechanic and Aviation Researcher
Artigos em http://www.avioesemusicas.com" onclick="window.open(this.href);return false;
moises Propp
MASTER
MASTER
Mensagens: 2163
Registrado em: Qui Jun 01, 2006 18:08
Localização: Porto Alegre-RS
Contato:

Re: WOW - Mais E-Jets na TRIP

Mensagem por moises Propp »

Olá amigos,
Acho e tenho certeza que o ATR está tomando conta do mercado, o Embraer até
vende, mas o ATR vem em forte crescimento .
sds,
Moises Propp
Avatar do usuário
AB3
MASTER
MASTER
Mensagens: 3304
Registrado em: Dom Dez 19, 2004 17:18

Re: WOW - Mais E-Jets na TRIP

Mensagem por AB3 »

moises Propp escreveu:Olá amigos,
Acho e tenho certeza que o ATR está tomando conta do mercado, o Embraer até
vende, mas o ATR vem em forte crescimento .
sds,
Moises Propp
ATR igual máquina de grana! Eu só queria um par de ATR42, nem precisa ser -500 não.... uns -320 já me satisfazem para startar alguns mercados. Com essa encomenda de AZUL, AIR CARAIBES, KINGFISHER que existem para o -600, esse avião já passa de 1.000 encomendas. Seria bem bacana que o serial 1.000 viesse para o Brasil!
AB3 - aeroentusiasta forum user
BHZ - Belo Horizonte - MG | Aircraft Mechanic and Aviation Researcher
Artigos em http://www.avioesemusicas.com" onclick="window.open(this.href);return false;
paulo roberto

Re: WOW - Mais E-Jets na TRIP

Mensagem por paulo roberto »

A Embraer dormiu no ponto...ela poderia estar vendendo turbos para TRIP , AZUL, Pantanal e outras. :Muro: aqui ainda vai se usar muito aeronaves desta categoria, quem sabe ate 2025. :coffee: :coffee: ou s :whistling: empre.
Avatar do usuário
Tico
CMTE.
CMTE.
Mensagens: 638
Registrado em: Sex Abr 08, 2005 22:17

Re: WOW - Mais E-Jets na TRIP

Mensagem por Tico »

Realmente a Embraer bobeou, acho que poucos países do mundo tem tanta demanda para turbohélices como o Brasil. Além da péssima estrutura aeroportuária que dispomos, com pistas curtas e mal conservadas, nossas rotas incluem várias cidades com pouca ou média demanda, onde o uso do turbohélice é de longe a melhor opção.
Vector
CMTE.
CMTE.
Mensagens: 543
Registrado em: Seg Dez 20, 2004 18:43

Re: WOW - Mais E-Jets na TRIP

Mensagem por Vector »

Tico escreveu:Realmente a Embraer bobeou, acho que poucos países do mundo tem tanta demanda para turbohélices como o Brasil. Além da péssima estrutura aeroportuária que dispomos, com pistas curtas e mal conservadas, nossas rotas incluem várias cidades com pouca ou média demanda, onde o uso do turbohélice é de longe a melhor opção.
De maneira nenhuma... A Embraer não boboeu não. Ela fez um profundo estudo de mercado analisando se seria interessante lançar agora um novo turboélice ou não. Chegou a conclusão que não. Afinal de que adianta lançar um avião somente porque nosso país os iria encomendar... quantos serial necessários 50, 100... ora um projeto começa a "dar lucro" com 400 aviões produzidos... se não for mais.

Além do mais todo empresa tem recursos limitados, precisando concentrar seu foco onde estão as maiores e melhores oportunidades. Mesmo que desenvolver um novo turboelice fosse uma oportunidade, seria ela melhor do que as demais???

Vale lembrar que hoje os recursos da empresa estão nos aviões já em produção (EJet´s, Legacy e Phenoms) e nos novos desenvolvimentos, o KC-390 e os egacy 450 e 500, e vai saber mais no quê... Vale lembrar também que já são 700 EJet´s em operação (quase), com mais de 300 encomendados, são quase 1.000 Phenoms encomendados (mais de 100 operando), e cerca de 150 Legacy em operação (com mais vindo aí)...

Eu não chamo isso de perder uma oportunidade, mas sim de aproveitar outras...

SDS,
Vector
moises Propp
MASTER
MASTER
Mensagens: 2163
Registrado em: Qui Jun 01, 2006 18:08
Localização: Porto Alegre-RS
Contato:

Re: WOW - Mais E-Jets na TRIP

Mensagem por moises Propp »

Olá amigos,
Veja bem, a situação da Embraer não é das melhores, a pouco tempo a fiscalização
dos EUA começaram a encontrar problemas em suas estruturas, só não me lembro a
versão se EMB170 ou 190 , começou a aparecer rachaduras, isto pesa muito na hora
de alguma empresa comprar, a bombardier não está dormindo, á Airbus é só fazer
preço nos A318, e vender, não podemos se esquecer que a tecnologia dos Embraer e
quase toda americana, acho que a e Embraer deveria começar a repensar seus
conseitos, turbo helice vaí ter mercado por muito tempo , o ATR está aí, e uma
realidade , Let tambem vem em crescimento suas vendas .
sds,
Moises Propp
Vector
CMTE.
CMTE.
Mensagens: 543
Registrado em: Seg Dez 20, 2004 18:43

Re: WOW - Mais E-Jets na TRIP

Mensagem por Vector »

Não concordo.

A situação da Embraer não tem nada de crítico... Pode não ser das melhores, mas afinal toda a indústria aeronáutica, digo todas as indústrias aeronáuticas não passam por um bom momento, dada a crise que ainda assola o mercado.

Os problemas estruturais que vc citou são normais e foram detectados pela própria Embraer nos ensaios de fadiga. Foi emitido então um boletim de serviço para inspeção da região afetada e outra para o reparo de possíveis reachaduras se fossem encontradas... olha isso é um procedimento normal. A Boeing e a Airbus emitem dezenas desses boletins de serviço todo mês... Isso mostra o contrário, o comprometimento da empresa com a segurança das operações de seus produtos.

A tecnologia dos aviões não é americana... ela é internacional. O termo tecnologia é muito genérico. A tecnologia do conceito da aeronave é brasileira, por exemplo. O que é americano são os motores e os aviônicos... mas não sei o que isso tem a ver com o fato de produzir ou não um turboélice. Afinal se resolver projetar um novo truboélice, os motores e a aviônica serão importados também... então não entendi.

Os conceitos (com "c") que ela prega são os de mercado. E repito que não interessa projetar no momento um novo turboélice, simplesmente porque não existe mercado... só isso. Se não existe mercado, então não tem avião. Vc acha um mercado que compra duas dezenas de aviões vale a pena... pois não vale. Eu já disse que só para repor o dinheiro que seria gasto num projeto desses seriam necessários vender 400 unidades, pelo menos.

Então não acredito que ela deva rever conceito algum. Se um dia ela enxergar um verdadeiro mercado potencial, com certeza ela voltará a estudar o assunto. Por enquanto não... E se o mercado é tão bom assim... porque a Boeing não produz um turboélice???? Pense nisso...

Sds,
Vector
moises Propp
MASTER
MASTER
Mensagens: 2163
Registrado em: Qui Jun 01, 2006 18:08
Localização: Porto Alegre-RS
Contato:

Re: WOW - Mais E-Jets na TRIP

Mensagem por moises Propp »

Olá amigo Vector,
Se a tecnologia da Embraer não é americana, por que eles
não deixarar a Embraer vender 1 avião para Venezuela ?
É a pergunta que me faço as vezes, quanto a nacionalidade
da Embraer, que eu não consigo entender .
sds,
Moises Propp
José Paulo
CMTE.
CMTE.
Mensagens: 645
Registrado em: Sáb Set 26, 2009 16:50

Re: WOW - Mais E-Jets na TRIP

Mensagem por José Paulo »

Moisés, eu vi uma entrevista do dono da Azul em que ele mostra que o custo de um A318 é praticamente igual ao de um A319-20, bem acima dos aviões da Embraer. Quanto ao mercado, acho que já está bem servido pelas ATR e Let, além dos antigos Fokker ainda em (bom) uso, não cabendo espaço a um novo projeto. Não há mercado para um novo avião.
Vector
CMTE.
CMTE.
Mensagens: 543
Registrado em: Seg Dez 20, 2004 18:43

Re: WOW - Mais E-Jets na TRIP

Mensagem por Vector »

José Paulo escreveu:Moisés, eu vi uma entrevista do dono da Azul em que ele mostra que o custo de um A318 é praticamente igual ao de um A319-20, bem acima dos aviões da Embraer. Quanto ao mercado, acho que já está bem servido pelas ATR e Let, além dos antigos Fokker ainda em (bom) uso, não cabendo espaço a um novo projeto. Não há mercado para um novo avião.
É isso mesmo... Não existe espaço para mais um fabricante no momento. Da mesma forma parece não existir mercado para este monte de fabricantes de aviões antre 100 e 150 lugares que estão surgindo. Vamos ver o que o futuro vai nos trazer...

Sds,
Vector
Vector
CMTE.
CMTE.
Mensagens: 543
Registrado em: Seg Dez 20, 2004 18:43

Re: WOW - Mais E-Jets na TRIP

Mensagem por Vector »

moises Propp escreveu:Olá amigo Vector,
Se a tecnologia da Embraer não é americana, por que eles
não deixarar a Embraer vender 1 avião para Venezuela ?
É a pergunta que me faço as vezes, quanto a nacionalidade
da Embraer, que eu não consigo entender .
sds,
Moises Propp
Nacionalidade da Embraer??? O que isso tem com a assunto em questão?
Mas já que vc perguntou, ela é uma empresa brasileira. Aliás, é uma multinacional brasileira. Assim como a Ford é uma multinacional americana e a Honda é uma multinacional japonesa.

Sds,
Vector
Responder