Gol "perdeu" criança em voo Rio-SP

Notícias e artigos retirados da mídia em geral.

Moderador: Moderadores

Regras do fórum
As regras do fórum estão disponíveis CLICANDO AQUI.
Black Typhoon
MASTER
MASTER

Mensagem por Black Typhoon »

Companhia aérea "perde" criança em voo Rio-SP

Em meio ao caos da ponte aérea Rio-São Paulo da volta do feriadão da Páscoa, uma companhia aérea "perdeu" um garoto de 11 anos. O menino, que viajou de São Paulo para o Rio sem os pais, foi registrado no voo 1514, das 9h40 desta segunda-feira (5). Entretanto, um funcionário da empresa embarcou a criança no voo 1518, deixando os pais sem informações sobre o filho por duas horas. A Gol Linhas Aéreas, responsável pelo voo, diz lamentar o caso.

O menino, que mora no Rio de Janeiro com a mãe, Ivana Colombine, viajou para passar o feriadão em São Paulo na companhia do pai, o empresário Fábio Barros. Os pais contam que a passagem foi comprada para a noite de domingo (4), mas em razão de problemas no aeroporto de Congonhas, na zona sul da capital paulista, a companhia aérea aconselhou Barros a mudar a viagem do filho para um voo da manhã desta segunda-feira.

Na noite de domingo, a companhia aérea gerou nova passagem para o voo 1514. O custo total do bilhete foi de R$ 225,84.

O pai diz que o garoto entrou na área de embarque de Congonhas na manhã de segunda-feira. Segundo as expectativas dos pais, deveria chegar às 11h33 no Rio de Janeiro. Só que não chegou. A mãe quase teve um “surto”, nas palavras dela.

Em meio ao aeroporto Santos Dumont lotado de passageiros enfrentando atrasos e cancelamentos, a publicitária Ivana pedia explicações à Gol sobre onde estava o filho. De acordo com ela, um atendente da companhia aérea checou e confirmou que o garoto deveria estar no voo 1514. Nem a mala dele veio, disse Ivana.

O pai foi ao Twitter, rede de microblogs, cobrar explicações da Gol sobre o caso, mas até a tarde desta segunda não havia obtido resposta. O pai do menino desabafou, com ironia, no Twitter:

- Já vi aéreas extraviarem malas, mas foi a primeira vez que vi extraviarem uma criança.

Às 13h30, no voo 1518, o garoto finalmente chegou ao Rio de Janeiro. A mãe conta que protocolou uma queixa na Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) e guardou cópia das passagens do garoto. Depois do susto, ela diz que está “tudo bem”.

Outro lado

A assessoria de imprensa da Gol Linhas Aéreas informou, por meio de nota ao R7, que por causa do mau tempo, parte dos clientes da ponte aérea Rio-São Paulo teve "a programação de seus voos alterada".

A empresa diz lamentar a demora em informar a mudança de voo aos responsáveis pela criança. O garoto teria sido acompanhado em tempo integral por um funcionário, conforme prevê a lei.

A Gol ainda afirma que vai investigar internamente o caso para “aprimorar seu atendimento”.

Fonte: João Varella (R7 Noticias)
Feldmann

Re: Gol "perdeu" criança em voo Rio-SP

Mensagem por Feldmann »

A empresa diz lamentar a demora em informar a mudança de voo aos responsáveis pela criança. O garoto teria sido acompanhado em tempo integral por um funcionário, conforme prevê a lei.
E como a lei nesse pais não é cumprida... essa criança deve ter viajado desacompanhada .. 99% de certeza, pois se tivesse acompanhada eles teriam a informação de quem estava junto (funcionario responsavel) e em qual voo eles teriam embarcado, mas nem isso ele tem. Mas também... o que esperar do padrão GOL de voar.... :chicote: :chicote:
Fernando Basto
MASTER
MASTER
Contato:

Mensagem por Fernando Basto »

Caracoles,

E eu que pretendo utilizar pela primeira vez esse serviço, em alguma Cia. áerea brasileira (nas férias de julho), já estou preocupado, pois pretendo que minha filha de 07 anos, venha desacompanhada de mim e/ou da mãe, de CWB pro GIG. E agora 'José' ???
EM TEMPO: no ano de 1972, eu c/ 12 anos e meu irmão c/ 11 anos (Boeing 707), fomos desacompanhados do GIG para Zurique (escalando em Madrid, c/ direito a desembarque no aeroporto, onde ficamos atrás do balcão da Cia. aérea, até a limpeza completa da aeronave) e tudo correu 100%. Mas, era o padrão VARIG de voar...
Fernando Basto -
http://www.fbasto.com" onclick="window.open(this.href);return false;
Cabo Frio - RJ
jose luiz
PP
PP

Mensagem por jose luiz »

Bom dia a todos,

Não estou aqui como advogado da Empresa, mas apenas para citar a experiêcia que ocorreu comigo.
Em três situações tive a necessidade de receber os sobrinhos da minha esposa que moram e Recife e depois envia-los no fim das férias e em todos os casos sempre foram atendidos bem,procedimento de verificar documentação na ida,acompanhamento até o avião por um atendente, no desembarque entrega pelo funcionario,confirmação de documentação para liberar,não tive problemas.
Ericsson

Mensagem por Ericsson »

perder uma criança é algo inconcebível .

o responsavel ao entregar o menor a empresa preenche um documento em TRES vias autorizando a sua viagem ( apenas nacional , para internacional as exigencias são outras ) ... e entrega o menor ao despacho .

o despacho por sua vez aloja a criança em um local de sua conveniencia para mante-la sob sua guarda .

quando do embarque o funcionario do despacho entrega o menor ao chefe dos comissarios , que assina as tres vias daquele documento conferindo o preenchimento , pois a partir daquele momento torna-se responsavel pela mesma . Guarda consigo DUAS vias e o despacho de posse da primeira via deixa de ter responsabilidade sob a mesma , qua agora passa para a chfe dos comissarios daquele voo .

quando do pouso a chefe dos comissarios entrega a menor ao despacho do destino que por sua vez confere a documentação e assina as duas vias ficando com uma delas . A via que ficou em posse da comissaria do vôo deve ser entregue ao comandante que anexa o documento aos documentos do vôo . Somente assim ele e a sua tripulação deixam de serem os responsaveis pelo menor transportado.

o despacho do destino ao entregar o menor ao responsavel deverá conferir a documentação do mesmo , e este assinará terceira via daquele documento original e somente ai deixará de ser responsavel por aquele menor transportado.

vejam voces que os procedimentos são os mesmos , tanto faz aqui no Brasil ou em outro pais pois trata-se de documentação ICAO ... e vejam tambem quantas pessoas são obrigadas a conferirem a documentação do menor em questao e ainda mais assinarem o documentos .Se não o fizeram , o erro não foi somente de um funcionario mas de todos envolvidos , despacho de embarque , tripulação , comissaria e comandante e despacho de destino .

eu pessoalmente já desembarquei varias vezes menores e ate mesmo adolescentes pela falta deste procedimento , e ja tive colega PRESO e algemado na minha frente pela policia federal brasileira por não te-lo cumprido
Feldmann

Mensagem por Feldmann »

everton_cwb escreveu:
Feldmann escreveu:
E como a lei nesse pais não é cumprida... essa criança deve ter viajado desacompanhada .. 99% de certeza, pois se tivesse acompanhada eles teriam a informação de quem estava junto (funcionario responsavel) e em qual voo eles teriam embarcado, mas nem isso ele tem. Mas também... o que esperar do padrão GOL de voar.... :chicote: :chicote:
Ao embarcar, a tripulação fica como responsável pelo menor. Em situações normais, não há necessidade de embarcar outra pessoa exclusivamente para atender a criança.
Essa eu não sabia.... pensei que tinha que ir alguém junto desde até o destino ...

jose luiz escreveu:Bom dia a todos,
Não estou aqui como advogado da Empresa, mas apenas para citar a experiêcia que ocorreu comigo.
Em três situações tive a necessidade de receber os sobrinhos da minha esposa que moram e Recife e depois envia-los no fim das férias e em todos os casos sempre foram atendidos bem,procedimento de verificar documentação na ida,acompanhamento até o avião por um atendente, no desembarque entrega pelo funcionario,confirmação de documentação para liberar,não tive problemas.

Acho que o normal seria conforme o Sr. relatou acima... :yeah:

Abs
moises Propp
MASTER
MASTER
Contato:

Mensagem por moises Propp »

Olá amigos,
Este tipo de serviço eu sempre aconselho a usar a webjet, e mando
crianças de 5,6,7 anos para Poa/ Rio e Vice-versa, só que eu entrego
as crianças no balcão da cia, do balcão da cia a criança é entregue a
aeromoça da cia, que vaí no avião, que no final do voo é entregue a
criança no balcão da cia lá, que só saí dali com a pessoa responsavel
no destino, aconselho sempre levar bagagens dentro do avião .
sds,
Moises Propp
Fernando Basto
MASTER
MASTER
Contato:

Grato pelas 'dicas' de todos !

Vou considerar a hipótese de comprar a passagem da minha filha na 'ervilhinha' !
Fernando Basto -
Cabo Frio - RJ
arthuramaral_CGR
Moderador
Moderador
Contato:

Mensagem por arthuramaral_CGR »

Black Typhoon escreveu:Companhia aérea "perde" criança em voo Rio-SP

Em meio ao caos da ponte aérea Rio-São Paulo da volta do feriadão da Páscoa, uma companhia aérea "perdeu" um garoto de 11 anos. O menino, que viajou de São Paulo para o Rio sem os pais, foi registrado no voo 1514, das 9h40 desta segunda-feira (5). Entretanto, um funcionário da empresa embarcou a criança no voo 1518, deixando os pais sem informações sobre o filho por duas horas. A Gol Linhas Aéreas, responsável pelo voo, diz lamentar o caso.
(...)
Em meio ao aeroporto Santos Dumont lotado de passageiros enfrentando atrasos e cancelamentos, a publicitária Ivana pedia explicações à Gol sobre onde estava o filho. De acordo com ela, um atendente da companhia aérea checou e confirmou que o garoto deveria estar no voo 1514. Nem a mala dele veio, disse Ivana.
(...)
Fonte: João Varella (R7 Noticias)
A notícia é daquelas que dão uma "aumentadinha" no problema.
O que ocorreu foi uma falha de comunicação entre a empresa e os pais do menor, pois no "caos" do RJ os voos foram remanejados...
Não vejo nada demais nisso. Um voo que leve um menor desacompanhado não pode alternar, por exemplo?!
Ali na frente, fileiras 1 a 3 os cms colocam pessoas com necessidades de acompanhamento, incluindo os menores desacompanhados. Embarcam primeiro e desembarcam por último. E são os cms que são responsáveis pelo menor.
Ninguém "perdeu" criança alguma. Faltou foi avisarem (não sei nem se era possível, a empresa deverá solucionar essa parte) os pais de que, por qualquer motivo, o voo programado não decolou e foi necessário acomodação em outro voo.
SBLO
Moderador
Moderador

Mensagem por SBLO »

arthuramaral_CGR escreveu:Faltou foi avisarem (não sei nem se era possível, a empresa deverá solucionar essa parte) os pais de que, por qualquer motivo, o voo programado não decolou e foi necessário acomodação em outro voo.
Pois é Arthur, eu sempre digo que a falta de comunicação ou a comunicação errada já derrubou avião e matou gente... além de acabar com casamentos, namoros, derrubar Governos...
:lol:
Emerson Signoberto Daniel
SBLO/LDB

"Aprenda sempre com os erros dos outros, pois, você não terá tempo para repetir todos"
Fernando Basto
MASTER
MASTER
Contato:

arthuramaral_CGR escreveu:
Black Typhoon escreveu:Companhia aérea "perde" criança em voo Rio-SP

... Faltou foi avisarem (não sei nem se era possível, a empresa deverá solucionar essa parte) os pais de que, por qualquer motivo, o voo programado não decolou e foi necessário acomodação em outro voo.
- Aliás, isso é o mínimo que a Cia. áerea deveria ter feito ! Ficar sem informação (e sem a criança) é que não dá !!! :confuso:
Fernando Basto -
Cabo Frio - RJ
Rodrigo Souto
CMTE.
CMTE.
Contato:

Mensagem por Rodrigo Souto »

LAMENTÁVEL DONA GOL LINHAS AÉREAS "INTELIGENTES"!!!
Jet Airways
CMTE.
CMTE.

Mensagem por Jet Airways »

Rodrigo Souto escreveu:LAMENTÁVEL DONA GOL LINHAS AÉREAS "INTELIGENTES"!!!
Coisas desse tipo, realmente, NÃO DEVE ACONTECER DE MANEIRA ALGUMA... porém, isso esta sujeito a acontecer com qlqr empresa aérea.

"LAMENTÁVEL DONA GOL LINHAS AÉREAS INTELIGENTES"

Se formos citar todas as coisas que a DONA TAM LINHAS AEREAS faz e que acontece na empresa, iriamos ficar horas e horas debatendo oS assuntoS. :yeah:
Abraços,
Jet Airways

"Somente os que voam podem entender com clareza porque os pássaros cantam."
Fernando Basto
MASTER
MASTER
Contato:

Lembrando, pessoal, que não devemos fazer aqui deste tópico uma 'guerra' entre as 'laranjas', 'maças' e 'ervilhas' ! TODAS fazem bem a saúde, com raras exceções !!! :yesyes:
Fernando Basto -
Cabo Frio - RJ
Responder