Fotos: Fuerza Aerea Boliviana

Notícias e artigos retirados da mídia em geral.

Moderador: Moderadores

Regras do fórum
As regras do fórum estão disponíveis CLICANDO AQUI.
Eduardo C. Milke
CMTE.
CMTE.
Mensagens: 843
Registrado em: Sex Fev 11, 2005 18:59

Fotos: Fuerza Aerea Boliviana

Mensagem por Eduardo C. Milke »

Boa noite amigos!

Quem me conhece, sabe que meu conhecimento sobre aviação
militar é muito limitado. O meu "negócio" é aviação comercial.

Coloco abaixo fotos de um T6 da FAB conservado em uma avenida
da cidade de Tarija (extremo sul da Bolívia).
Imagem
Imagem

Também coloco abaixo uma foto de um Aerotec T-23 (é isso?) da FAB conservado
em um museu do exército na cidade de Sucre (Museo Histórico Militar de la Nación "MCal. Antonio José de Sucre).
Imagem

Abraço a todos!
Eduardo C. Milke.
jambock
MASTER
MASTER
Mensagens: 2461
Registrado em: Seg Dez 20, 2004 16:37
Localização: Porto Alegre/RS
Contato:

Re: Fotos: Fuerza Aerea Boliviana

Mensagem por jambock »

Prezado Eduardo C. Milke:
Parabens pelas fotos!
Complementando teus dados sobre o T-23: este avião foi fabricado pela Aerotec e tinha a denominação de Uirapurú, mas o pessoal da Academia da Força Aérea o apelidou de Zarapa.
Um abraço e até mais...
Cláudio Severino da Silva
jambockrs@gmail.com

Na aviação, só a perfeição é aceitável
Eduardo C. Milke
CMTE.
CMTE.
Mensagens: 843
Registrado em: Sex Fev 11, 2005 18:59

Re: Fotos: Fuerza Aerea Boliviana

Mensagem por Eduardo C. Milke »

Valeu jambock!!!

Este avião era construído no Brasil, certo?
Era projeto brasileiro?
Quantos foram produzidos?

Abraço,
Eduardo C. Milke.
Black Typhoon
MASTER
MASTER
Mensagens: 3228
Registrado em: Qui Jan 27, 2005 21:27
Localização: na Lua, sozinho e feliz

Re: Fotos: Fuerza Aerea Boliviana

Mensagem por Black Typhoon »

Eduardo C. Milke escreveu:Este avião era construído no Brasil, certo?
Era projeto brasileiro?
Quantos foram produzidos?
Eduardo,

primeiramente meus parabéns pela otima reportagem sobre a aviação civil e militar boliviana.

Em segundo lugar, posto aqui uma materia que encontrei na net e que, acho, possa responder às perguntas acima.

indústrias nascentes: a fábrica de aviões aerotec

A proximidade do CTA ensejou a instalação de indústrias aeronáutica em São José dos Campos antes mesmo da criação da Embraer. É o caso da sociedade Aerotec, fundada em 1962. Em junho de 1965, voava o protótipo de primeiro avião projetado pela empresa: o Uirapuru.

Seguindo a tradição de outras empresas aeronáuticas de médio porte que haviam surgido no país, a Aerotec iniciou suas atividades desenvolvendo um avião de treinamento primário. O Uirapuru é um monomotor metálico de asa baixa, dois lugares e motor Lycoming de 160 cavalos. Tendo construído dois protótipo de realizado ensaios em vôo, a Aerotec buscou e obteve uma encomenda do Ministério da Aeronáutica.

Em outubro de 1967, foi contratada a construção de 30 dessas aeronaves para as substituição dos aparelhos T-21 e T22 na instrução primária de pilotos militares. Posteriormente, a Aerotec obteve nova encomenda de 40 aeronaves, conseguindo ainda exportar 18 aparelhos para a Bolívia e Paraguai.

Depois de quinze anos de existência, a empresa chegou a empregar trezentos funcionários, produzindo partes e peças para o avião agrícola Ipanema e também para os aviões da linha Piper, todos fabricados pela Embraer. Mas o fim do contrato com o Ministério da Aeronáutica lançava a empresa numa crise financeira.

A Aerotec havia produzido 130 aviões “Uirapuru”, 100 dos quais o mercado militar brasileiro. O mercado civil e o mercado externo não eram suficientes para oferecer rentabilidade à companhia, que se viu na contingência de demitir dois terços de seus funcionários.

A Aerotec decidiu então projetar um novo e mais moderno avião de treinamento primário, que pudesse substituir o Uirapuru na Academia da Força Aérea.

Em 1979, o Ministério da Aeronáutica contratava a empresa para realizar o projeto do novo avião e, em março de 1981, a aeronave realizava seu primeiro vôo. Denominado Tangará, o avião era um monomotor metálico para treinamento, dotado de motor Avco Lycoming de 160 cavalos. Mas o Ministério da Aeronáutica não realizou encomendas do aparelho à empresa, que a partir de então se limitou a produzir partes e peças para a Embraer.

Fonte: Fundação Museu da Tecnologia de São Paulo
Eduardo C. Milke
CMTE.
CMTE.
Mensagens: 843
Registrado em: Sex Fev 11, 2005 18:59

Re: Fotos: Fuerza Aerea Boliviana

Mensagem por Eduardo C. Milke »

Muito obrigado Black Typhoon!!!

Esclareceu tudo!

Abração,
Eduardo C. Milke.
Fernando C. Milke
MASTER
MASTER
Mensagens: 7367
Registrado em: Sex Dez 24, 2004 12:26
Localização: Porto Alegre

Re: Fotos: Fuerza Aerea Boliviana

Mensagem por Fernando C. Milke »

A Esquadrilha da Fumaça da nossa Força Aérea Brasileira também voou com estes T-6, certo ?

Década de 70 ?
Avatar do usuário
Constellation
Moderador
Moderador
Mensagens: 3086
Registrado em: Seg Dez 20, 2004 09:05
Localização: Londrina

Re: Fotos: Fuerza Aerea Boliviana

Mensagem por Constellation »

Fernando C. Milke escreveu:A Esquadrilha da Fumaça da nossa Força Aérea Brasileira também voou com estes T-6, certo ?

Década de 70 ?
Sim, esses aviões operaram na Esquadrilha da Fumaça entre 1952 e 1977, exceto um curto período entre 1969 e 1970 em que a unidade operou jatos franceses Fouga Magister. Vários dos aviões da antiga Esquadrilha ainda existem por aí. A maioria deles foi montada no Brasil, na fábrica da Lagoa Santa, perto do Aeroporto de Confins, em Belo Horizonte.

Grande abraço.
Imagem
Fernando C. Milke
MASTER
MASTER
Mensagens: 7367
Registrado em: Sex Dez 24, 2004 12:26
Localização: Porto Alegre

Re: Fotos: Fuerza Aerea Boliviana

Mensagem por Fernando C. Milke »

Constellation escreveu:esses aviões operaram na Esquadrilha da Fumaça entre 1952 e 1977, exceto um curto período entre 1969 e 1970 em que a unidade operou jatos franceses Fouga Magister.
Se aqui voaram até 1977, imagine na Bolívia!
Responder