Melhorias no Afonso Pena

Seção principal do AeroFórum para troca de informações.

Moderador: Moderadores

Regras do fórum
As regras do fórum estão disponíveis CLICANDO AQUI.
luiz2008
PP
PP

Re: Melhorias no Afonso Pena

Mensagem por luiz2008 »

Rosvalmir, desculpa, no final não entendi direito. A NOVA PISTA também é idéia abandonada ou está nos planos?
luiz2008
PP
PP

Mensagem por luiz2008 »

Perguntar não ofende...
Não tem mais nada de novidade?
meron Kovalchuk
PC
PC

Mensagem por meron Kovalchuk »

Oi pessoal: Estive ontem em Brasilia com o Superintendente de Gestão Operacional (Marçal Rodrigues Goulart), e não senti nenhuma vontade de se fazer qualquer coisa que preste em SBCT!. O pessoal da Infra disse que pelos estudos deles a 3a. Pista só será necessária em 2017, até lá não há nenhuma perspectiva real de que eles façam o prfolongamento da 15/33, pois para que tal aconteça eles querem um estudo de v iabilidade tecnico e econômico para o tal prolongamento e mais, eles querem um estudo que supõe-se gratuito pelo Paraná,e como se sabe para se obter este estudo seria necessária a contrataação de economistas ligados a aviação, e isto tem preço. Foram pedidos que pelo menos os pátios e pistas de táxi fossem atendidos, mas eles dizem que os investimentos seguem critérios de prioridade entre os 67 aeroportos da Infraero; logo não dá para se encher de esperança. A visita foi agendada pelo Dep. Federal Sciarra que também é engenheiro e especialmente pelo Presidente do Instituto de Engenharia do Paraná, cabendo a briga técnica real a minha pessoa. Vamos começar a mandar os estudos e protocolar através do Esc ritório daquele Deputado na Câmara, o resultado só a Deus pertence!!!! Em certas ocasiões das discussões eu até partí para a grosseria, e disse que a vontade do Paraná no passado era de jogar tomates podres na cara do "homão" da Infra na épóca quando ele fez um Congresso da Infra em Curitiba no passado, porque o que de mais importante ele falou na ocasião era que "não interessava para a Infra ficar espalhando aeroportos alfandegados pelo pais, e sim só em São Paulo, Campinas e Galeão! O ambiente foi bastante tenso durante esta entrevista nossa com eles, e agora só nos restar mandar estudos e rezar.
meron@uol.com.br
curitiba
PC
PC

Mensagem por curitiba »

Não acredito nisso! :bad:
meron Kovalchuk
PC
PC

Oi Curitiba: Pode acreditar, tudo que está descrito é verdade e sério!
meron@uol.com.br
luiz2008
PP
PP

Mensagem por luiz2008 »

Meu Deus, parece que a coisa é até pior do eu pensava...infelizmente sei que isto é a mais pura verdade, pois o Meron está na luta a muito tempo.
Onde estão os nossos governantes e representantes estaduais e municipais, o que será necessário acontecer para que alguém do "poder" estadual perceba o quanto nosso estado perde por não termos sequer um aeroporto realmente internacional, que nos traga vantagens competitivas em termos de transportes, é triste essa situação e nem a copa deu jeito, vamos esperar o caos, é o que nos resta em termos do Afonsão. Uma lástima :cry: :bad:
luiz2008
PP
PP

Mensagem por luiz2008 »

:shocked:
Comissario_Cleiton
PC
PC

Mensagem por Comissario_Cleiton »

Boa Noite galera,

Hj quando cheguei em casa em Curitiba, estava no meu portão um informativo politico do Deputado Osmar Bertoldi, creio que alguns possam ter recebido ou ainda irão receber.

Enfim estava lendo quando na pagina 03 consta um informativo de obras de Bertoldi referente ao Afonso Pena, vou digitar a vcs, enquanto isso segue:

" Aeroporto Afonso Pena"

-Ampliação do terminal de passageiros,
-Estacionamento de veiculos e de aeronaves para atendendimento a demanda prevista para 2020. Com implementação parcial até 2014,
-Ampliação e adequação para suporte de cargas mais pesadas na pistal principal até 2011,
-Acessos entre o Aeroporto e Curitiba serão melhorados.

Fonte: http://www.osmarbertoldi.com.br - edição impressa

Enfim está impresso, sei la torço para que isso seja verdade e ainda um dia se concretize isso tdo, no mais nos resta aguardar !!

:bye:
Abraços
Cleiton
Marco SBCT
MASTER
MASTER

Mensagem por Marco SBCT »

Comissario_claiton, tudo isto que o Bertoldi se apropriou, ao que parece, num primarismo polítco de lamentar, é o que saiu publicado em matéria na Gazeta do Povo há pouco tempo, bem aquilo .... :shock: , se fosse Deputado Federal até poderia colocar umas emendas no orçamento da República mas creio que nemhum Deputado irira gastar todo seu limite apenas com uma grande obra.
Todas estas obras que o cara fala estão em andamento, com licitação em andamento. ou em fase de projeto.
Devia era por emendas no orçamento do Estado do Paraná, mas creio que seriam vetadas pois o SBCT é federal.
Marco A Moraes
SBBI/SBCT
luiz2008
PP
PP

Mensagem por luiz2008 »

Estou retomando o tópico para dar uma idéia, quem sabe alguem possa difundí-la, talvez o Meron...
Já sabemos que nosso Afonso Pena vai receber migalhas e que não há interesse ( embora haja necessidade ) da Infrazero em investir numa nova pista.
Temos que, nas próximas reuniões de empresários do estado e demais interessados, parar de bater na tecla chamada Infraero e o estado do Paraná, na minha opinião, deve partir para outros planos, em que se pense em outra alternativa, uma outra maneira de se construir uma pista no estado capaz de escoar nossas cargas diretamente ao exterior.
Estamos a cada dia que passa atrasando nosso desenvolvimento em logistica, no que diz respeito a condição de nossas cargas aéreas, numa proporção que acho, não conseguimos mensurar corretamente.
É simplesmente inaceitável, e temos que nos convencer disto, o Estado tem de se convencer, que não possamos ter plena capacidade de mandar um avião carregado full para EUA ou Europa. Chega a ser ridículo e vexatório para um estado da nossa condição industrial e de desenvolvimento humano que isto esteja acontecendo.
Tive de escutar de um controlador do Afonso Pena, que é meu parente e é carioca, que somos ainda uma província atrelada a São Paulo, pois somos dependentes de outros aeroportos para termos capacidade aérea plena.
Lamentável ouvir isso, mas é verdade, e o que estamos nós paranaenses fazendo para sair disso? Estamos com o pires na mão, suplicando para quem não quer fazer nada por estas paragens...temos que pensar...
meron Kovalchuk
PC
PC

Oi Luiz:
Estes caras da Infrazero são "páreo duro"; quando estivemos em Brasilia e o" caldo começou a entornar," o cara simplesmente largou a reunião, vagou a mesa e disse que iria viajar naquele momento; como não estão acostumados a serem contestados em suas idéias, simplesmente fugiram.Pelo que senti pareciam ultrajados por serem contestados por um engenheiro civil/ex controlador de voo, ´porque hipoteticamente devia ser um "burro completo" em aviação e parece que eu não me enquadrava neste modelo. Quando "peguei pesado", cheguei a ser considerado "grosso" e pouco político, pois não" dorei a pílula" como supostamente eles esperavam. LAMENTÁVEL !!!!. Quando falei da possiblidade de acidentes com pousos de Widebodies, a resposta foi que iriam estudar se a operação continuaria a ser permitida; agora só pode ter um "grandão" por vez no solo, por causa dos mini patios!
meron@uol.com.br
RESUMO: ESTAMOS EM CONDIÇÕES PIORES QUE ANTES!!!!!!!!!!!!
fumaceiro
PC
PC
Contato:

Mensagem por fumaceiro »

Amigos,

Acredito que para todos que estão postando aqui a situação de indignação é clara. Infelizmente lendo as últimas palavras do Meron, me veio a cabeça aquelas reportagens em que algum grande veículo de comunicação utiliza logo após uma tragédia, para mostrar a todos que os responsáveis pela segurança sabiam que podia acontecer, foram alertados, mas fugiram da raia.... como sempre. Temos um aeroporto mal aproveitado, operando muito acima do limite, iguala-se a uma cadeia superlotada, em que é só uma questão de tempo até que uma rebelião aconteça e todos fujam, ou no nosso caso, alguma coisa pior como foi o caso da aeronave de carga que varou a 15 (a situação se não me engano foi aquaplanagem, mas mesmo assim a pista principal todos sabemos que é um sabão).

Para ajudar, existe um projeto que pretende utilizar os recursos do PAC para construir a BR-101 (que não existe no PR), no trecho que começaria logo após o trevo de Garuva - SC, e cortaria a serra do mar pela metade, atropelando várias áreas de preservação ambiental, e se não me engano é a maior área de mata atlântica preservada ou algo desse porte, até a entra de São Paulo, ou seja, desviando a carga que passa por Curitiba direto p/ o Porto de Santos, aeroportos de Guarulhos e até Campinas... Não seria uma melhor alternativa reformar o aeroporto do que destruir o que nos resta de serra? Talvez seja de maior importância para mostrar na época pré-eleição uma obra gigantesca como a estrada do que uma reforma que traga segurança e desenvolvimento? Não sei de fato como são destinadas as verbas, se os dois casos, da reforma do Afonso Pena e da construção da BR são tratados com a mesma importância, mas a revolta é grande dos dois lados...

Desculpem o desabafo, mas esse assunto realmente se torna muito mais irritante cada vez que leio o esforço de alguns dando no mesmo ponto de partida, com promessas, discursos, falastrões, fugas e nada!
Walter Pidluznyj
"Unknown airport with Cessna 150 circling overhead, identify yourself..."
Fernando Basto
MASTER
MASTER
Contato:

Melhorias no Afonso Pena

Mensagem por Fernando Basto »

Amanhã, estou indo pra CWB, no 6724 da Webjet e, tomara eu consiga um 'jumpseat', pois vou levar a filmadora e quero ver se consigo fazer umas tomadas (no pouso), mostrando as áreas do aeroporto (pista, cabeceiras, taxiway e pátio), a fim de poder disponibilizar o vídeo no 'Youtube', para quem quiser consultar !
Fernando Basto -
http://www.fbasto.com" onclick="window.open(this.href);return false;
Cabo Frio - RJ
Marco SBCT
MASTER
MASTER

Li hoje no jornal Gazeta do Povo, Curitiba, que houve uma reunião do incansável Valmor Weis com o Ministro paulo Bernardo do Planejamento, o homen forte do Governo Lula, na coluna do reinaldo Bessa, que são os caras mais informados do jornal, versou tal encontro sobre a terceira pista e parece, parece, que o Paulo Bernardo está aceitando defernder a idéia da 3ª pista no SBCT, há uma nova reunião logo com as lideranças do Paraná... aguardemos o enredo do presente capítulo da novela curitibana....
Marco A Moraes
SBBI/SBCT
claudiojz
PC
PC

Mensagem por claudiojz »

Gostaria de saber do Meron, ele que está a frente nessa cruzada pela terceira pista, sobre o que a imprensa está trazendo de que a pista está praticamente garantida por parte do governo federal? Você acha que dá pra confiar Meron? Eu quero acreditar, e estou torcendo que realmente saia o quanto antes.
Marco SBCT
MASTER
MASTER

Mais um capítulo da novela .
Animadora, a meu ver, aparentemente o Ministro forte está pondo a "mão na massa", fator estimulante é a candidatura da esposa dele, Gleisi Hofmann, ao senado o que pode trazer obras de fato np aeroporto.

Gazeta do Povo Curitiba
Terceira pista pode ficar pronta até 2014
Publicado em 19/12/2009 | Themys Cabral

O metrô de Curitiba pode não ser usado já na Copa de 2014, como admitiu ontem o prefeito Beto Richa, mas a terceira pista do Aeroporto Internacional Afonso Pena, sim. A obra é esperada desde a inauguração do terminal, em 1996, e pode colocar o aeroporto, na prática, na rota de voos internacionais. Para que fique tudo concluído até o mundial, porém, será preciso correr contra o tempo, já que nem mesmo o projeto de engenharia está pronto.

Antes de se sentar à mesa de negociações com o prefeito Beto Richa, ontem pela manhã, o ministro Paulo Bernardo reuniu-se mais cedo com o vice-governador, Orlando Pessuti. Rodeado de políticos e líderes empresariais, Pessuti pediu a Bernardo apoio do governo federal para a construção da terceira pista do aeroporto. Bernardo respondeu que o governo federal pretende apoiar o projeto. Segundo o ministro, porém, é preciso resolver uma série de questões para viabilizar a obra.
Paulo Bernardo falou da necessidade de se terminar a desapropriação da área (faltam ainda 20%), remanejar as cerca de mil famílias que estão ao redor – em uma área de ocupação irregular –, vencer etapas de licenciamento prévio, licenciamento ambiental e licitação. “Em menos de quatro anos não sai. É possível fazer até a Copa, sim, mas temos de trabalhar duro”, afirmou o ministro.

Uma visita do presidente da Infraero, Murilo Marques Barboza, e do ministro da Defesa, Nelson Jobim, ao aeroporto será marcada para janeiro para que os trabalhos possam ser começados. De acordo com Bernardo, já há recursos do governo federal para a elaboração do projeto básico. Para a implantação da obra, estimada em R$ 750 milhões, entretanto, não há nada definido.

A maior pista do Afonso Pena hoje tem 2.200 metros, o que não permite que aeronaves maiores, utilizadas em voos internacionais, pousem no terminal. “Nosso aeroporto foi inaugurado aleijado. Foi internacionalizado, mas tem uma pista de aeroporto regional”, comentou o diretor do Sindicato das Empresas de Transporte de Cargas do Paraná (Setcepar) e coordenador do Grupo de Trabalho do Aeroporto Afonso Pena, Valmor Weiss.
Marco A Moraes
SBBI/SBCT
luiz2008
PP
PP

Mensagem por luiz2008 »

Difícil de acreditar, porque só agora depois de 7 anos no poder este ministro resolve intervir?
Se não ficar tudo definido até metade do ano que vem vai ser difícil sair, já que o governo vai mudar e quem garante que o próximo governo ou o próximo ministro continuarão apoiando?
meron Kovalchuk
PC
PC

Oi Pessoal:
Na palestra da INFRAERO SBCT da última semana no Instituto de Engenharia do Paraná, o representante da Infrazero era um economista e não se achou em condições de aguentar as contestações do "Banco de Idéias" do Instituto e a coisa ficou no ar; entretanto um cara que estava junto, informou que era secretário do Ministro da Defesa e disse que o prolongamento da cqbeceira 33 eles não iriam fazer ( de forma mal educada, diga-se de passagem). Quanto a terceira pista o pessoal de Brasilia diz que será para 2017!!!. Pelo que eu entendo de engenharia, (41 anos de formado), e as politicagens típicas de obras do Governo, eles já estão fora de cronograma para o dito ano de 2017.Cabe dizer também que o projeto básico foi por mim apresentado a cerca de 4 anos atrás para o Procurador de Meio Ambiente do Paraná e ele foi categórico de que a aproximação em cima da praça principal de São José dos Pinhais, vai criar problemas para a licença ambiental. Por tudo isso,, volto a me expressar: dificilmente alguém vai dizer : LIVRE DECOLAGEM na pista 15R/33L, em 2017!!! Adicionalmente tem o problema de complementação de desapropriação para a terceira pista e a invasão da parte já desapropriada; querem mais?????/
meron @uol.com.br
meron Kovalchuk
PC
PC

Oi Ewerton: As curvas de ruído vão atingir áreas com muito maior densidade habitacional, talvez o pessoal do meio ambiente está considerando este azar. Vou procurar saber detalhes, especialmente junto a INFRAZERO SBCT. Grato pelo detalhamento, usarei para as discussões!
meron@uol.com.br
Marco SBCT
MASTER
MASTER

Tempos atrás falei por aqui que ainda ia surgir um desses políticos com a "brilhante" idéia de criar um novo sítio aeroportuário, como se fosse fácil, para um grande Internacional de Curitiba.
Creio que em 5 anos já vai estar fermentando esta idéia, afinal os $$$ envolvidos não são desprezíveis.
Mais ou menos de encontro com as idéias do tal secretário do Jobimzão que falou no IEP,pois aquela turma do Planalto só se interessa por obras grandes.
Comprova que enquanto os dirigentes paranaense de alto coturno não se mexerem não tem nada de aeroporto decente em CWB, e Meron, Valmor Wiess e Cia vão dando murros em ponta de facas e nós sonhando ....
Marco A Moraes
SBBI/SBCT
Responder