04/05/97 - " Porto Alegre Control, this is AYZ 9555..."
Esta chamada na freqüência do Controle Porto Alegre no final da tarde de 04/MAI foi o código para uma grande corrida ao Aeroporto Salgado Filho e uma surpresa muito maior. Tratava-se de uma raridade em solo gaúcho, um Ilyushin 18 full-colours Aeroflot arrendado para a empresa Atlant-Soyuz de Moscow que recém pousara em Porto Alegre! O IL-18D, prefixo RA-75496 (c/n 185011303), ostentava a tradicional pintura da AEROFLOT com a faixa em azul, a bandeira russa na cauda e logo abaixo em caracteres pequenos o número de construção. Alguns detalhes ainda lembravam a extinta URSS, como por exemplo a foice e o martelo e principalmente os resquisios do antigo prefixo CCCP tapado com tinta. A aeronave fazia o vôo AYZ 9555 / 9556 na rota S.Petesburgo (Rússia) / Casablanca (Marrocos) / Ilhas Cabo Verde / Recife / P.Alegre / Punta Arenas (Chile) / Base Antártida Chilena Ten. Marsh e vice-versa. A decolagem ocorreu na tarde do dia 05/MAI rumo ao Chile, tendo pousado novamente em P. Alegre na noite do dia 10/MAI em uma rápida escala na volta para a Rússia.
SITE AEROENTUSIASTA - Seção Visitantes 2003
22/01/03
AEROCARIBEAN (Havana-EDG-POA)
Il-18 CU-C1515
* Transportando participantes do Fórum Social Mundial
ARR 11:48 UTC - DEP (23/01) 21:00 UTC
Sem palavras para comentar sobre o Aeroflot...
Me lembro que fiquei algumas horas olhando o AEROCARIBEAN, mas como não tinha câmera fotográfica, apenas olhei... rs.
Haha! gostei dos coqueirinhos estratégicamente posicionados afim de não interverir na visão horizontal de seus passageiros!
muito legal ver esse tipo de trafego tão incomum por aqui, por aqui. Se é que o portugues me permite assim.
E quem não se lembra do clássico Tu-154 da Avialiini Ukraine que visitou POA, acho que em 1996??!!....esse tb ficou marcado como um dos visitante mais raros em POA.
SNME os Milke tem foto dele feita lá dos "táxis", inclusive saiu na saudosa seção de "Visitantes" do não menos saudoso Jornal RADAR!!
Então.... saudoso RADAR!
Tem outras. O mais bizarro que eu vi pesssoalmente foi o Geophysica M-55 copiando FL610 p/ Ushuaia!
Tenho a foto do TU-154 (acho que do Fernando Milke), mas tenho tomado o cuidado de expor apenas as de minh autoria.
Marcelo Magalhães escreveu:SNME os Milke tem foto dele feita lá dos "táxis", inclusive saiu na saudosa seção de "Visitantes" do não menos saudoso Jornal RADAR!!
Sim, aquele foi raro! Aliás, todos nossos álbuns estão com o Eduardo.