Essa parece uma daquelas fotos de anuncio de revista, mas realmente essa foto existe. (se foi ou nao usada em revista não sei). A foto esta comigo e é de um amigo meu que me cedeu. Ela foi achada no meio de umas fotos antigas de um parente dele.
Escaneei ela e estava olhando o avião. Isso parece ser um Vickers Viscount, so não sei se é o 827 ou o 701. A VASP pela pesquisa que fiz, operou esse avião entre 1958 e 1963.
Peço ajuda de voces para saber onde foi tirada essa foto e demais dados, já que na foto só tem um carimbo "foto elias nasser "o cruzeiro" ". E também não me lembro de ver alguma foto desse tipo por aqui...
Abraçoss
PS. Dei um rezise na foto, se alguem tiver interessado em ver em melhor resoluçao, dá um toque que eu mando ela em 300dpi.
Editado pela última vez por Feldmann em Qui Jul 30, 2009 15:57, em um total de 1 vez.
É um 827 , com a pintura original . Parece ser tirada no início dos anos 60 , em Brasília mas não tenho certeza . Deve ter saido na revista O Cruzeiro ou na Manchete . Tenho uma vaga lembrança dela.
É um 827 , com a pintura original . Parece ser tirada no início dos anos 60 , em Brasília mas não tenho certeza . Deve ter saido na revista O Cruzeiro ou na Manchete . Tenho uma vaga lembrança dela.
Abs
Sérgio Bica
Sergio!!
Grato pela info. Eu achei que fosse Congonhas...
Andei perguntando pro google sobre O Cruzeiro e a revista foi antecessora da Manchete. O fotografo Elias Nasser é irmão do jornalista David Nasser. Vou ver se acho essa foto, pois há um site que transcreveu a revista. Deve ser uma foto quase igual, já que as aeromoças não estão olhando para essa camera.
Essa pintura é a original da fábrica e só com o Vasp escrito? Ou a original da Vasp?
Como vocês já disseram,com certeza é um 827, pois além da porta do 701 ser oval, as janelas do cockpit também eram diferentes.
Foto fantástica ! Deve ser bem do início das operações, este "Vasp" pintado na fuselagem dianteira não sei até quando durou. Quanto ao aeroporto não dou palpite.
Interessante que os uniformes não eram iguais, será que o mais claro era de "Chefe de equipe"?
Starliner
P.S O Viscount 827 poderia ser o PP-SRC, 1° a ser entregue a Vasp em 28.10.1958.
O 2°PP-SRD foi entregue em 10.11.1958 ,o 3°PP-SRE em 03.12.1958. o 4° PP-SRF
em 22.12.1958 e o 5° PP-SRG em 29.01.1959. O PP-SRH só foi entregue em 07.10.1960
O PP-SRG acidentou-se no Rio de Janeiro em 22 de dezembro de 1959, quando colidiu com um Fokker S-11 da FAB. O cadete que pilotava esse avião fazia rasantes em cima da casa da namorada, no Bairro de Ramos, quando atingiu o Viscount. O avião caiu sobre o bairro de Ramos, em um consultório de dentista, matando seus 32 ocupantes e mais 10 pessoas no solo (o dentista perdeu seus clientes, mas sobreviveu pq tinha saído pra buscar uma dentadura no protético nas vizinhanças).
O piso será que era tipo um saibro ?
No canto esquerdo da foto, há marcas de pneus e a da mais esquerda, parece sulcos profundos.
Uma curiosidade, a primeira "aeromoça" parece ser de origem japonesa não ? Se for, acho que não era muito comum...
O VISCOUNT só operava em pista de concreto ou asfalto ,sendo proibido o taxi com os motores acionados . No caso de saibro , em pista de taxi , só sendo rebocado por trator.
Irineu escreveu:Sergio, obrigado pelo esclarecimento...
Pode ser que os "sulcos" fossem marcas da borracha dos pneus de veículos de serviços ???
Mandei a bela foto do Feldmann para o Cmdt Wanderley Duck.
No e-mail que recebí de volta, ele afirma que é Brasília sim e envia-me essa outra foto, de Brasília, de outro angulo, onde aparece o "terminal" igual ao da foto original e ele assinala a posição onde o Viscount estaria parqueado.
Então era Brasilia... eu imagina que poderia ser Congonhas por umas fotos antigas que havia visto de lá, mas BSB... nem imaginava!
Entrei em contato com o amigo que cedeu a foto e questionei se ele tinha mais infos a respeito... até agora não houve retorno.
Em relação a foto, notem que aparece o comandante "cortado" no canto esquerdo da foto e a aeromoça ao lado da de roupa clara está com o sapato claro, fora do padrão, ou seria ela a aeromoça chefe?!!?
Uma coisa interessante, na rota RIO/CGHCWB e POA, no Rio é especificado que a operação
é no SDU.
Com as cidades acima, talvezfique mais fácil identificar qual é exatamente o aeroporto da foto.
Todavia nas outras rotas está escrito somente Rio sem comentário de aeroporto.
Alguém da antiga poderia confirmar se os outros vôos operavam no GIG?
Penso na hipótese que como os outros vôos eram mais longos talvez com peso Pax/Combustível o MTOW não permitisse a operação no SDU.
Um detalhe, o emblema no horário da Vasp é exatamente como vemos na foto enviada.
Comentários?
Cedrini
P.S Interessante a propaganda
VASP
25 ANOS DE EXCELENTES SERVIÇOS
PIONEIRA DO JATO NO BRASIL (sic)
Pioneira do jato é meio exagero não é? Pioneira do Turbo-Hélice está certo.
A Vasp apesar de ser uma boa empresa, tinha alguns "slogans" que ram meio chatos mesmo, tipo aquele lançado em 1969 , que dizia: "Uma emprêsa 5 anos na frente" . Acho que nem os próprios criadores sabiam o que isso queria dizer!
EduardoJoseDias escreveu:A Vasp apesar de ser uma boa empresa, tinha alguns "slogans" que ram meio chatos mesmo, tipo aquele lançado em 1969 , que dizia: "Uma emprêsa 5 anos na frente" . Acho que nem os próprios criadores sabiam o que isso queria dizer!
Eduardo, acho que os caras do Marketing da Vasp daquela época, na qual a própria palavra "marketing" era desconhecida, podiam ser melhores do que a gente pensa hoje: Em 1969, a Vasp inovou muito ao adquirir os Boeing 737, jatos domésticos com tripulação técnica de dois pilotos que, até hoje, são "aeronaves domésticas padrão". Fez isso exatamente 5 anos antes da Varig, a mais rica e poderosa empresa aérea da época... Será que eles não tinham o slogam certo????
Oi Pessoal:
Para os que quiserem saber, o 701 tinha a ponta da pá da hélice arredondada e não reta como o 827; além da porta arredondada) os 701 quando chegaram ao Brasil já estavam bastante usados e pertenceram a BEA (British European Airways), que hoje não mais existe. Os 827 chegaram "zerinhos" pro Brasil. ) O Pessoal da TWR SBSP da época, chamava estes 701 de "Vaiquinhos".
( Para saber: na época eu era controlador "manicaca" no Centro de Controle de lá, até ser transferido para SBCT , onde fiquei até 04/71). meron@uol.com.br
meron Kovalchuk escreveu:Oi Pessoal:
Para os que quiserem saber, o 701 tinha a ponta da pá da hélice arredondada e não reta como o 827; além da porta arredondada) os 701 quando chegaram ao Brasil já estavam bastante usados e pertenceram a BEA (British European Airways), que hoje não mais existe. Os 827 chegaram "zerinhos" pro Brasil. ) O Pessoal da TWR SBSP da época, chamava estes 701 de "Vaiquinhos".
( Para saber: na época eu era controlador "manicaca" no Centro de Controle de lá, até ser transferido para SBCT , onde fiquei até 04/71). meron@uol.com.br
Meron,
Sim, é verdade, o pessoal da VASP chamava os 827 de Vaicão, e os 701 ex-BEA de Vaiquinho. Lembro que ambos eram muito, mas muito barulhentos. A BEA - British European Airways se fundiu com a BOAC para formar a British Airways em 1973.
Os Viscount foram os primeiros turboélices a operar em Londrina, snme em 1959/60. Em 1964/65 chegaram pro aqui em LDB os Dart Herald da Sadia. Em relação aos outros aviões operados por aqui, como os Convair, DC-4, DC-3, Curtiss C-46, os Viscount eram um luxo só.