Falha humana causou acidente em CGH
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Falha humana causou acidente em CGH
Meus prezados:
Cenipa: falha humana causou acidente da TAM em Congonhas
Relatório afirma que piloto, preocupado com pista molhada de Congonhas, errou a posição de manete; 119 morreram
Uma falha do piloto provocada pela pressão de ter que pousar em uma pista em condições inadequadas é uma das principais causas apontadas pelo relatório do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) para explicar o acidente com o Airbus da TAM no Aeroporto de Congonhas, em 17 de julho de 2007. Na ocasião, morreram 199 pessoas, entre passageiros do voo e pessoas que estavam em um prédio atingido pelo avião.
O relatório, que o "Diário de S.Paulo" publica hoje, aponta ao menos oito fatores que contribuíram para que o piloto cometesse o erro de manter uma das manetes (alavanca que controla a potência do motor) na posição de "climb" (aceleração) durante o pouso. A transcrição das caixas-pretas comprova que só a manete esquerda foi colocada na posição certa, de "reverse" (freio).
A investigação entende que a pista de Congonhas, que estava sem grooving (ranhuras) e "molhada e escorregadia" na hora do pouso, preocuparam o piloto. Nas conversas na cabine, o comandante Kleyber Lima relembra três vezes nos cinco minutos que antecedem o acidente que o reverso (freio aerodinâmico) direito estava inoperante. A pressão para parar o jato em circunstâncias adversas, agravadas por problemas psicológicos, fisiológicos e falhas na preparação, induziram o piloto ao erro, concluiu o Cenipa. Leia mais em O Globo
fonte: De Tahiane Stochero - O Globo, via Câmera 2 - 25.06.09 - 10:01
Cenipa: falha humana causou acidente da TAM em Congonhas
Relatório afirma que piloto, preocupado com pista molhada de Congonhas, errou a posição de manete; 119 morreram
Uma falha do piloto provocada pela pressão de ter que pousar em uma pista em condições inadequadas é uma das principais causas apontadas pelo relatório do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) para explicar o acidente com o Airbus da TAM no Aeroporto de Congonhas, em 17 de julho de 2007. Na ocasião, morreram 199 pessoas, entre passageiros do voo e pessoas que estavam em um prédio atingido pelo avião.
O relatório, que o "Diário de S.Paulo" publica hoje, aponta ao menos oito fatores que contribuíram para que o piloto cometesse o erro de manter uma das manetes (alavanca que controla a potência do motor) na posição de "climb" (aceleração) durante o pouso. A transcrição das caixas-pretas comprova que só a manete esquerda foi colocada na posição certa, de "reverse" (freio).
A investigação entende que a pista de Congonhas, que estava sem grooving (ranhuras) e "molhada e escorregadia" na hora do pouso, preocuparam o piloto. Nas conversas na cabine, o comandante Kleyber Lima relembra três vezes nos cinco minutos que antecedem o acidente que o reverso (freio aerodinâmico) direito estava inoperante. A pressão para parar o jato em circunstâncias adversas, agravadas por problemas psicológicos, fisiológicos e falhas na preparação, induziram o piloto ao erro, concluiu o Cenipa. Leia mais em O Globo
fonte: De Tahiane Stochero - O Globo, via Câmera 2 - 25.06.09 - 10:01
Um abraço e até mais...
Cláudio Severino da Silva
jambockrs@gmail.com
Na aviação, só a perfeição é aceitável
Cláudio Severino da Silva
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Re: Falha humana causou acidente em CGH
Sempre é falha humana ...
Sérgio Bica
Sérgio Bica
Re: Falha humana causou acidente em CGH
Ainda mais quando o cidadão morre. É sempre mais fácil culpar quem não pode se defender...Sergio de Faria Bica escreveu:Sempre é falha humana ...
Sérgio Bica
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Re: Falha humana causou acidente em CGH
Isso aí é colóquio flácido para acalentar bovinos (conversa pra boi dormir). Quem sabe como são as manetes de um Airbus sabe que movimentar apenas uma, só se for intencional. Ouvi de um engenheiro aeronáutico que a manete direita estava com problemas, ou seja, desconectada do mecanismo, o piloto recuou a mesma para trás, mas sem efeito na tração do motor. Concordo contigo, Guimarães, é extremamente improvável o piloto cometer esse erro.Guimarães escreveu:... conheci pessoalmente e voei com ele , é POUQUISSIMO PROVAVEL que ele tenha cometido este engano pois era EXCEPCIONALMENTE criterioso e um EXCELENTE profissional ...jambock escreveu:Meus prezados:
Cenipa: falha humana causou acidente da TAM em Congonhas
Nas conversas na cabine, o comandante Kleyber Lima [/i]
... depois de morto fica muito fácil dizer que a culpa foi dele , como seria de se esperar que dissessem ...
Um abraço.
Re: Falha humana causou acidente em CGH
O relatório está disponível para download? Poderíam colocar o link aqui?
Obrigado!
Obrigado!
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Re: Falha humana causou acidente em CGH
Acho que tem "gato ensacado" nessa história do A-320 ...
Sérgio Bica
Sérgio Bica
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Re: Falha humana causou acidente em CGH
Não seria a primeira vez .Guimarães escreveu:... mesmo que fosse encontrado , será que o simples fato da manete estar REALMENTE a frente da outra provaria a culpa do piloto no acidente ... ?everton_cwb escreveu:Será que não sobrou nenhum sinal do pedestal pra perícia comprovar que a manete realmente ficou à frente? Muuuuito estranho esse apontamento...
... uma pergunta que eu gostaria que alguem me respondesse ...
depois daquele impacto todo , com o deslocamento de todas as forças dentro e fora da aeronave a manete não poderia ter sido deslocada por ação dessas mesmas forças que
atuaram durante o impacto ... ?
... depois que um profissional como o Kleiber morre num acidente como esse , fica muito
facil atribuir a culpa à ele e ao seu parceiro .... eles simplesmente não poderão se defender !
Sérgio Bica
Re: Falha humana causou acidente em CGH
Mas, o relatório final já está pronto??????jambock escreveu:Meus prezados:
Cenipa: falha humana causou acidente da TAM em Congonhas
Relatório afirma que piloto, preocupado com pista molhada de Congonhas, errou a posição de manete; 119 morreram
Uma falha do piloto provocada pela pressão de ter que pousar em uma pista em condições inadequadas é uma das principais causas apontadas pelo relatório do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) para explicar o acidente com o Airbus da TAM no Aeroporto de Congonhas, em 17 de julho de 2007. Na ocasião, morreram 199 pessoas, entre passageiros do voo e pessoas que estavam em um prédio atingido pelo avião.
Emerson Signoberto Daniel
SBLO/LDB
"Aprenda sempre com os erros dos outros, pois, você não terá tempo para repetir todos"
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Re: Falha humana causou acidente em CGH
Eu mesmo perguntei, eu mesmo respondo!!!
Sex, 26 de Junho de 2009 13:35
NOTA À IMPRENSA – ACIDENTE VOO JJ 3054
A respeito da reportagem “CENIPA: falha humana causou acidente da TAM”, publicada hoje (25/06) no jornal Diário de São Paulo, este Centro esclarece que a investigação sobre o acidente do voo TAM JJ 3054 não foi concluída e que o relatório final somente será divulgado após o término das investigações, que não tem data prevista para acontecer.
Cabe destacar que a jornalista que realizou essa matéria recebeu do Comando da Aeronáutica apenas a informação de que a minuta do relatório está em fase final de elaboração e que essa minuta, uma vez concluída, será traduzida e remetida para os demais países que participaram da investigação, a fim de que os mesmos façam seus comentários dentro do prazo de 60 dias.
Considerando-se que “minuta” significa apenas o rascunho inicial de um documento, este Centro entende que não seria possível afirmar que a investigação do acidente está concluída e, muito menos, apontar culpados para o acidente. Tal informação distorce a filosofia de trabalho do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA) de apresentar fatores contribuintes, visando à prevenção de acidentes futuros.
Por fim, reitera-se o compromisso assumido pelo CENIPA de divulgar o Relatório Final, primeiramente, para os familiares das vítimas e, posteriormente, para a sociedade.
Maiores informações acesse o link: FAB: http://www.fab.mil.br/portal/capa/index.php?mostra=3289
Brigadeiro do Ar Antonio Carlos Moretti Bermudez
Chefe do CENTRO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL
http://www.cenipa.aer.mil.br/cenipa/ind ... oo-jj-3054
Sex, 26 de Junho de 2009 13:35
NOTA À IMPRENSA – ACIDENTE VOO JJ 3054
A respeito da reportagem “CENIPA: falha humana causou acidente da TAM”, publicada hoje (25/06) no jornal Diário de São Paulo, este Centro esclarece que a investigação sobre o acidente do voo TAM JJ 3054 não foi concluída e que o relatório final somente será divulgado após o término das investigações, que não tem data prevista para acontecer.
Cabe destacar que a jornalista que realizou essa matéria recebeu do Comando da Aeronáutica apenas a informação de que a minuta do relatório está em fase final de elaboração e que essa minuta, uma vez concluída, será traduzida e remetida para os demais países que participaram da investigação, a fim de que os mesmos façam seus comentários dentro do prazo de 60 dias.
Considerando-se que “minuta” significa apenas o rascunho inicial de um documento, este Centro entende que não seria possível afirmar que a investigação do acidente está concluída e, muito menos, apontar culpados para o acidente. Tal informação distorce a filosofia de trabalho do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA) de apresentar fatores contribuintes, visando à prevenção de acidentes futuros.
Por fim, reitera-se o compromisso assumido pelo CENIPA de divulgar o Relatório Final, primeiramente, para os familiares das vítimas e, posteriormente, para a sociedade.
Maiores informações acesse o link: FAB: http://www.fab.mil.br/portal/capa/index.php?mostra=3289
Brigadeiro do Ar Antonio Carlos Moretti Bermudez
Chefe do CENTRO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL
http://www.cenipa.aer.mil.br/cenipa/ind ... oo-jj-3054
Emerson Signoberto Daniel
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- MASTER
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- Registrado em: Dom Jun 24, 2007 16:37
Re: Falha humana causou acidente em CGH
Emerson
Cumprimentos pela publicação da Nota do Centro de Comunicação Social da Aeronáutica , pondo fim a exploração da imprensa .
Sérgio Bica
Cumprimentos pela publicação da Nota do Centro de Comunicação Social da Aeronáutica , pondo fim a exploração da imprensa .
Sérgio Bica