Nove aeroportos habilitados a receberem voos nocturnos

Primeiro fórum sobre a aviação em Angola, com notícias, novidades, fotos, história, bate-papo, turismo e muita informação sobre a aviação neste país africano!

Moderador: Moderadores

Regras do fórum
As regras do fórum estão disponíveis CLICANDO AQUI.
Black Typhoon
MASTER
MASTER
Mensagens: 3228
Registrado em: Qui Jan 27, 2005 21:27
Localização: na Lua, sozinho e feliz

Nove aeroportos habilitados a receberem voos nocturnos

Mensagem por Black Typhoon »

Nove aeroportos habilitados a receberem voos nocturnos

Nove aeródromos do país estão já capacitados a receberem voos nocturnos, possuindo balizagem luminosa, revelou hoje (quinta-feira), em Luanda, o director do Gabinete de Comunicação e Imagem da Empresa Nacional de Navegação Aérea e Exploração de Aeroportos (Enana), Agostinho Filipe.

Em declarações prestadas à Angop, no Aeroporto Internacional 4 de Fevereiro, o responsável avançou que estão nesta condição os aeroportos de Luanda, com balizagem luminosa definitiva, e de Cabinda, com um sistema de balizagem semi-definitiva, beneficiando actualmente de trabalhos de reabilitação do sistema.

Os aeroportos do Namibe e do Huambo possuem igualmente sistemas luminosos semi-definitivos, ao passo que os aeroportos do Lubango, Catumbela, Sumbe, Benguela e Ondjiva (este último à espera de homologação do Instituto Nacional de Aviação Civil) dispõem de uma balizagem luminosa portátil, explicou a fonte.

Segundo a fonte, tendo em conta a realização por Angola do Campeonato Africano das Nações em Futebol em 2010, a Enana está a trabalhar no sentido de adquirir sistemas de balizagem luminosa definitivos para os aeroportos de Benguela, Catumbela, Lubango, Cabinda e Malanje.

Por outro lado, Agostinho Filipe reafirmou que decorrem a bom ritmo os trabalhos de reabilitação das áreas de movimento (pistas e caminhos de circulação) de aeródromos pelo país, estando já concluídas as obras nos aeroportos de Benguela, Cabinda, Kuito, Saurimo (em fase de conclusão), Bié, Luena, Quimbele, Nzeto e Cuito Cuanavale (esta última com a 1ª fase apenas concluída).

Na mesma senda, a fonte acrescentou que estão em curso obras nos aeródromos de Mbanza Congo, Lubango, Catumbela e prevê-se o início, para breve, da reabilitação dos aeroportos do Soyo, Negage, Menongue, Uíge, Lucapa e Nzage.

Quanto a reabilitação e ampliação dos terminais de passageiros (embarque e desembarque), foram já concluídas as obras dos aeroportos de Cabinda, Uíge, Negage, Ondjiva (onde está sendo ampliada a aerogare), terminal doméstico de Luanda e Cuito Cuanavale, que conta com uma aerogare provisória.

Está em curso a reabilitação dos terminais de passageiros do Aeroporto Internacional 4 de Fevereiro, Lubango, Catumbela e Malanje, prevendo-se o início das obras noutros terminais do país.

“Os empreiteiros têm, na medida do possível, honrado os seus compromissos. Temos como exemplo Luanda, onde está em fase de conclusão o terminal provisório de desembarque de passageiros de voos internacionais, localizada na área adjacente ao terminal de voos domésticos”, enfatizou o director de comunicação e imagem da Enana.

Concluiu dizendo que a Enana tudo está a fazer no sentido de até ao final do ano estarem terminadas as obras em alguns aeroportos do país, fundamentalmente naquelas províncias que albergarão as fases do CAN 2010, nomeadamente Luanda, Benguela, Huíla e Cabinda.

Trinta aeroportos de grande, média e pequenas dimensões estão a ser reabilitados no país, tanto a nível das áreas de movimento (pistas e caminhos de circulação) como a nível dos seus terminais de passageiros (embarque e desembarque), pela Empresa Nacional de Exploração de Aeroportos e Navegação Aérea (Enana).

Para o efeito, o Estado disponibilizou, em 2007, cerca de 400 milhões de dólares, no âmbito do Programa de Investimentos Públicos, que estão a ser paulatinamente utilizados.

Este montante está a ser empregue não só na construção e reabilitação das infra-estruturas como também no apetrechamento em meios técnicos, como sistemas de apoio à navegação aérea.

Fonte: Angola Press

---------------------------------------

Obras de reabilitação dos aeroportos no país decorrem a bom ritmo

As obras de reabilitação dos aeroportos no país, de grande, média e pequenas dimensões, continuam a bom ritmo, em cumprimento do Programa de Investimentos Públicos do Governo angolano, disse hoje (quinta-feira), em Luanda, o director do gabinete de comunicação e imagem da Empresa Nacional de Navegação Aérea e Exploração de Aeroportos (ENANA), Agostinho Filipe.

Em declarações à Angop, no Aeroporto Internacional 4 de Fevereiro, o responsável referiu que os trabalhos circunscrevem-se na reabilitação das áreas de movimento (pistas e caminhos de circulação) de aeródromos pelo país, estando já concluídas as obras nos aeroportos de Benguela, Cabinda, Kuito, Saurimo (em fase de conclusão), Bié, Luena, Quimbele, Nzeto e Cuito Cuanavale (esta última com a 1ª fase apenas concluída).

Na mesma senda, a fonte acrescentou que estão em curso obras nos aeródromos de Mbanza Congo, Lubango, Catumbela e prevê-se o início, para breve, da reabilitação dos aeroportos do Soyo, Negage, Menongue, Uíge, Lucapa e Nzage.

Quanto a restituição e ampliação dos terminais de passageiros (embarque e desembarque), foram já concluídas as obras dos aeroportos de Cabinda, Uíge, Negage, Ondjiva (onde está sendo ampliada a aerogare), terminal doméstico de Luanda e Cuito Cuanavale, que conta com uma aerogare provisória.

Está em curso a reabilitação dos terminais de passageiros do Aeroporto Internacional 4 de Fevereiro, Lubango, Catumbela e Malanje, prevendo-se o início das obras noutros terminais do país.

“Os empreiteiros têm, na medida do possível, honrado os seus compromissos. Temos como exemplo Luanda, onde está em fase de conclusão o terminal provisório de desembarque de passageiros de voos internacionais, localizada na área adjacente ao terminal de voos domésticos”, enfatizou o director de comunicação e imagem da Enana.

Concluiu dizendo que a Enana tudo está a fazer no sentido de até ao final do ano estarem terminadas as obras em alguns aeroportos do país, fundamentalmente naquelas províncias que albergarão as fases do CAN 2010, nomeadamente Luanda, Benguela, Huíla e Cabinda.

Trinta aeroportos de grande, média e pequenas dimensões estão a ser reabilitados no país, tanto a nível das áreas de movimento (pistas e caminhos de circulação) como a nível dos seus terminais de passageiros (embarque e desembarque), pela Empresa Nacional de Exploração de Aeroportos e Navegação Aérea (Enana).

Para o efeito, o Estado disponibilizou, em 2007, cerca de 400 milhões de dólares, no âmbito do Programa de Investimentos Públicos, que estão a ser paulatinamente utilizados.

Este montante está a ser empregue não só na construção e reabilitação das infra-estruturas como também no apetrechamento em meios técnicos, como sistemas de apoio à navegação aérea.

Fonte: Angola Press
ruipedro111
PP
PP
Mensagens: 34
Registrado em: Ter Fev 03, 2009 11:58

Re: Nove aeroportos habilitados a receberem voos nocturnos

Mensagem por ruipedro111 »

Guimaraes,

desculpe a ignorancia, mas se não há VOR navegam como? so GPS? como navegam se o GPS avaria?

e de noite? é com a lanterna é?! não tem TAF?

desde ja obrigado
ruipedro111
PP
PP
Mensagens: 34
Registrado em: Ter Fev 03, 2009 11:58

Re: Nove aeroportos habilitados a receberem voos nocturnos

Mensagem por ruipedro111 »

Guimaraes,

:shocked: obrigado, :cheers:

abraço
Clipper202

Re: Nove aeroportos habilitados a receberem voos nocturnos

Mensagem por Clipper202 »

Pelo que eu sei os pilotos da Sonair comprarao bolo de aniversario e apagarao a vela para conmerorar um ano de nao operacao do VOR de Luanda...nao sei se apagaram as velas do segundo ano :lol: :?
agostinho
CMTE.
CMTE.
Mensagens: 526
Registrado em: Dom Set 14, 2008 17:26
Localização: Tongeren/Bélgica

Re: Nove aeroportos habilitados a receberem voos nocturnos

Mensagem por agostinho »

Guimarães escreveu:... bem para não ser igual ao macaco que enrola o rabo e fala do rabo dos outros , no Brasil , terminal mais congestionada da America Latina .... São Paulo ... o nosso VOR Santana está tambem fora do ar ha cerca de oito anos .... :whistling: ... ou será que na minha ausência consertaram ele e não me avisaram ... ?

... vamos falar dos defeitos dos outros mas tambem não nos esqueçamos dos nossos :cheers:
De Angola ainda considero desordem, mas quanto ao Brasil e em partucular São Paulo, como sendo um dos aeroportos mais importantes da América Latina, não acredito que seja desleixo terem o VOR inoperado por tanto tempo, talvez seja um aparelho um tanto quanto em desuso e que esteja mesmo a ser substituido por um outro como mais funções e mais moderno, suponho eu, agora voçês que estão no ramo da aviação é que me podem corrigir.
Sérgio Agostinho
agostinho
CMTE.
CMTE.
Mensagens: 526
Registrado em: Dom Set 14, 2008 17:26
Localização: Tongeren/Bélgica

Re: Nove aeroportos habilitados a receberem voos nocturnos

Mensagem por agostinho »

O Sr comandante me está a chamar-me de ingénuo , utilizando a palavra bonzinho. Não, não sou ingénuo nem lhe levo a mal, mas o Sr Comandante talvez não tenha entendido o meu ponto de vista, tendo conhecimento que o aeroporto de Guarulhos ou Congonhas por exemplo, sendo uns dos mais movimentados na América Latina, creio eu que o tal VOR não tenha mais tanta importância como outrora, ou até talvez sirva de auxiliar a um outro já existente, porque se este aparelho for crucial para a navegação aérea nos dias presentes, não creio que fossem ignorados por 8 anos. Quando me diz que de vez em quando também há anomalias no sistema aéreo brasileiro, acredito só pelo símples facto de sermos humanos e nem sempre termos a percepção certa das coisas, como também pode acontecer em países Europeus. Um abraço, espero ter sido um pouco mais claro.
Sérgio Agostinho
ruipedro111
PP
PP
Mensagens: 34
Registrado em: Ter Fev 03, 2009 11:58

Re: Nove aeroportos habilitados a receberem voos nocturnos

Mensagem por ruipedro111 »

Amigos,

de alguma forma assim considero todos os que vêm aqui ao forum, quanto mais não seja pela " paixão " que nos é comum.

eu não tenho conhecimentos suficientes para conseguir quantificar a importancia de um VOR em termos profissionais.

o que eu sei é que na carta da escolinha ( seccional de Jacksonville, Florida, total de seccionais USA: 39 ) tem VOR, atenção só VOR, 23.

dessa forma fico a pensar que deve ter a sua importancia, ( eu sei q uso sempre, fico com a certeza que tou no caminho certo :clap: ) no Instrument Rating continua a ser muito relevante a instrução relativa ao uso deste equipamento, pelo menos aqui costuma se dizer, qdo tudo o resto falha, o VOR salva o dia. ( se tiver funcionando :lol: )

não sei se sabem mas o sistema de GPS tem tido problemas, existem alguns satelites em que têm sido detectadas falhas, e eles tao a tentar descobrir ao certo para arranjar.

acho que se pode melhorar nesse aspecto, tanto no Brasil como em Angola ou em qualquer ponto do mundo onde um equipamento esteja para ser arranjado há tanto tempo. se em marte existir VOR e tiver tanto tempo para ser arranjado, é mau tambem. :mrgreen:

e isso do pessoal tar a celebrar aniversários errados, olha la, fica feio!!! :clap:

abraços
agostinho
CMTE.
CMTE.
Mensagens: 526
Registrado em: Dom Set 14, 2008 17:26
Localização: Tongeren/Bélgica

Re: Nove aeroportos habilitados a receberem voos nocturnos

Mensagem por agostinho »

Já agora caro Rui Pedro, você também é piloto? estás a viver e trabalhar em que país? faço estas perguntas porque as tuas declarações acima levaram-me a concluir que voas mas que não o fazes em Angola. É só uma curiosidade, para saber simplesmente se és amador ou profissional na aviação. Um abraço.
Sérgio Agostinho
ruipedro111
PP
PP
Mensagens: 34
Registrado em: Ter Fev 03, 2009 11:58

Re: Nove aeroportos habilitados a receberem voos nocturnos

Mensagem por ruipedro111 »

Agostinho,

amigo, ja voei em Angola mas como passageiro, estou neste momento nos EUA, claro que a realidade é muito, muito diferente dai, mas o que eu queria dizer com o post era essencialmente que; na minha opiniao, deveria sempre existir algum tipo basico de navegação aeronautica antes de, ou ao mesmo tempo que aeroportos a receberem voos nocturnos. começar a casa pelas fundaçoes...
ou seja, ferramentas basicas de trabalho para os pilotos poderem transportar passageiros de forma segura. tal como previsoes meteorologicas que tambem sei que nao estao ao nivel daquilo que se pretende.

e o agostinho esta em angola? esta ligado a aviação de que forma?

cmpts
agostinho
CMTE.
CMTE.
Mensagens: 526
Registrado em: Dom Set 14, 2008 17:26
Localização: Tongeren/Bélgica

Re: Nove aeroportos habilitados a receberem voos nocturnos

Mensagem por agostinho »

Não caro Rui Pedro vivo na Bélgica , eu estou fora de Angola há 11 anos, sou pura e símplesmente amante da aviação, meu trabalho não está ligado a aviação, estou a acabar um curso de electricidade, mas de momento trabalho como operário em uma fábrica ligada a materiais eléctricos. Não desejas voltar para Angola ainda que seja temporáriamente, para dar o teu contributo pelo país no teu ramo? Um abraço
Sérgio Agostinho
Jaime Carneiro
PC
PC
Mensagens: 296
Registrado em: Qui Dez 18, 2008 11:12
Localização: 15nm from Bravo One

Re: Nove aeroportos habilitados a receberem voos nocturnos

Mensagem por Jaime Carneiro »

Fico sempre perplexo quando leio estas noticias "fantásticas"....ontem vi na ESPN uma publicidade do CAN a dizer que Angola era o país em pleno crescimento e um desenvolvimento fantástico....antes da publicidade acabar a Luz foi ehehehehehehehehe
Irónico não é :lol:

Nestas noticias falam sempre os políticos nunca os técnicos, nenhum técnico coerente daria tal noticia. Há luz sim mas não há condições de navegação, e mais, que eu acho mais grave nem sequer há combustível confirmado nestes aeroportos.....(Caricato isso tudo)

mais uma noticia para gastar papel....

1 ABC,

Jaime
Avatars
Jaime Carneiro
agostinho
CMTE.
CMTE.
Mensagens: 526
Registrado em: Dom Set 14, 2008 17:26
Localização: Tongeren/Bélgica

Re: Nove aeroportos habilitados a receberem voos nocturnos

Mensagem por agostinho »

Jaime Carneiro escreveu:Fico sempre perplexo quando leio estas noticias "fantásticas"....ontem vi na ESPN uma publicidade do CAN a dizer que Angola era o país em pleno crescimento e um desenvolvimento fantástico....antes da publicidade acabar a Luz foi ehehehehehehehehe
Irónico não é :lol:

Nestas noticias falam sempre os políticos nunca os técnicos, nenhum técnico coerente daria tal noticia. Há luz sim mas não há condições de navegação, e mais, que eu acho mais grave nem sequer há combustível confirmado nestes aeroportos.....(Caricato isso tudo)

mais uma noticia para gastar papel....

1 ABC,

Jaime
Se não me engano tu estavas até bem pouco tempo na Inglaterra caro jaime. Já voltaste para Angola de vez e com tua formação ou curso terminado? Espero que teus planos se realizem e que não te esqueças de nós aquí do fórum, dando-nos toda a informação possível sobre a nossa aviação e como uma imagem vale mais que mil palavras, porque não fotos sobre os nossos aeroportos em particular o de Luanda assim como de movimentos aéreos por aí. Um abraço.
Sérgio Agostinho
Jaime Carneiro
PC
PC
Mensagens: 296
Registrado em: Qui Dez 18, 2008 11:12
Localização: 15nm from Bravo One

Re: Nove aeroportos habilitados a receberem voos nocturnos

Mensagem por Jaime Carneiro »

agostinho escreveu:
Jaime Carneiro escreveu:Fico sempre perplexo quando leio estas noticias "fantásticas"....ontem vi na ESPN uma publicidade do CAN a dizer que Angola era o país em pleno crescimento e um desenvolvimento fantástico....antes da publicidade acabar a Luz foi ehehehehehehehehe
Irónico não é :lol:

Nestas noticias falam sempre os políticos nunca os técnicos, nenhum técnico coerente daria tal noticia. Há luz sim mas não há condições de navegação, e mais, que eu acho mais grave nem sequer há combustível confirmado nestes aeroportos.....(Caricato isso tudo)

mais uma noticia para gastar papel....

1 ABC,

Jaime
Se não me engano tu estavas até bem pouco tempo na Inglaterra caro jaime. Já voltaste para Angola de vez e com tua formação ou curso terminado? Espero que teus planos se realizem e que não te esqueças de nós aquí do fórum, dando-nos toda a informação possível sobre a nossa aviação e como uma imagem vale mais que mil palavras, porque não fotos sobre os nossos aeroportos em particular o de Luanda assim como de movimentos aéreos por aí. Um abraço.

Agostinho deve estar a fazer confusão, estive recentemente em Portugal e Bélgica mas a passear :mrgreen:
Já estou a viver em Angola a mais 6 anos. Quanto a formações....elas nunca terminam, sempre que posso faço mais um curso :D , daqui a dias vou ficar overqualified :shocked:
Avatars
Jaime Carneiro
agostinho
CMTE.
CMTE.
Mensagens: 526
Registrado em: Dom Set 14, 2008 17:26
Localização: Tongeren/Bélgica

Re: Nove aeroportos habilitados a receberem voos nocturnos

Mensagem por agostinho »

Tens razão caro jaime, o forista em questão se apelida aqui por Immase, um Angolano que vive em Londres. Só não sei porque fiz esta confusão quando tú és um forista assíduo e o Caro Immase nos visita de tempos em tempo. Minhas desculpas.
Sérgio Agostinho
ruipedro111
PP
PP
Mensagens: 34
Registrado em: Ter Fev 03, 2009 11:58

Re: Nove aeroportos habilitados a receberem voos nocturnos

Mensagem por ruipedro111 »

Agostinho,

Angola trabalhar?

quem sabe...neste momento nao sei, mas o futuro...e sim adorava ajudar dentro daquilo em que eu o puder fazer.

um abraço
Clipper202

Re: Nove aeroportos habilitados a receberem voos nocturnos

Mensagem por Clipper202 »

o unico aerodromo de Angola que opera noturno com balisamento e procedimento é o de Luanda ou seja ..... não existem alternativas para turbo helices , a mais proxima ficando a apenas 02:15 horas de voo , ou seja inviavel pelo combustivel

Caro Guimaraes,
Esta a se referir a Brazaville e Kinshasa? O Emb 120 nao tem autonomia para utilizar eses aeroportos como alternantes?
Clipper202

Re: Nove aeroportos habilitados a receberem voos nocturnos

Mensagem por Clipper202 »

inviavel economicamente ...
e o patrao iria por o grito no ceu :!: :chicote:
Responder