Desaparecido vôo da Air France Rio-Paris

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Sandro
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Re: Desaparecido vôo da Air France Rio-Paris

Mensagem por Sandro »

Nossa muitas falhas muito estranho.
Regis
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Re: Desaparecido vôo da Air France Rio-Paris

Mensagem por Regis »

Avião espanhol desviou de tempestade na mesma rota do AF447

05 de junho de 2009 • 10h26 • atualizado às 10h37Notícias

Anelise Infante


Antes de desaparecer dos radares, o Airbus 330-200 da Air France foi acompanhado de perto por um avião da companhia espanhola Iberia, que desviou de seu trajeto original para evitar uma forte turbulência.

O voo IB6024, que fazia a rota Rio-Madri, guardava uma distância de segurança de dez minutos atrás do avião francês e, segundo relatório da companhia aérea espanhola, seu comandante decidiu "alterar o programa de voo com desvio de 30 milhas a leste, evitando a turbulência e a forte descarga elétrica".

De acordo com a assessoria de imprensa da Iberia, o avião espanhol saiu do Rio sete minutos depois do AF447, a 80 milhas da aeronave da Air France.

Avisado das circunstâncias meteorológicas que encontrariadurante o vôo, o piloto soliciou mais combustível, um procedimento que a Ibéria disse se tratar de "uma medida padrão".

"Todos os vôos seguem este procedimento. Os comandantes recebem informação precisa sobre todos os parâmetros: número depassageiros, peso da carga, combustível disponível, plano de rota econdições meteorológicas. Em função disso tomam decisões durante o vôo."

Segundo a companhia espanhola, "a uma altitude de cruzeiro de 35 mil pés, a aeronaveda Iberia guardou uma distância de segurança de dez minutos, monitoradapelo TCAS (Traffic Collision Avoidance System, um sistema que controlaas "estradas aéreas" impedindo um choque entre aviões)".

Quando percebeu a área de turbulência à sua frente,o comandante do IB6024 desviou da rota e não viu mais sinais do AF447em seu radar.

Incógnita

Para um especialista ouvido pela BBC Brasil, ainda não é possíveldeterminar se o avião da Air France foi vítima das más condições climáticas e, se foi, por que não desviou a tempo de evitá-las.

"Aeronavescomo este Airbus são dotadas de um radar capaz de detectar tempestadesna rota, e a tripulação também conta com a ajuda das informaçõesfornecidas pelos controladores de vôo", explicou o engenheiro Washington Yotto Ochieng, especialista em sistemas de navegação e professor do Imperial College, em Londres.

"Esses equipamentos são muito confiáveis e resistentes, e são projetados tendo em mente condições meteorológicas severas."

Pouco antes de seu desaparecimento, o avião da Air France enviou sinais automáticos de falha no sistema elétrico. O engenheiro considera quepode ter havido uma pane no radar meteorológico, ou ainda um erro nareação da tripulação diante de uma situação de emergência.

"Vamosdemorar para saber o que realmente o ocorreu. Mas é possível que esteseja um caso de uma combinação catastrófica de eventos que pode terlevado o avião a se desintegrar no ar."

Comunicação

O relatório da Ibéria destaca que a cabine de comando do avião espanhol "acompanhou pelo sistema de frequencia de rádio as intensas tentativas dos controladores aéreos brasileiros para estabelecer comunicação com o avião francês".

Ainda segundo este informe, o piloto espanhol não recebeu nenhum pedido de ajuda na frequencia automática de emergência.Ao entrar no espaço aéreo do Senegal, o comandante da Iberia disse que voltou a ouvir chamadas de controladores aéreos tentando fazer contato com o AF447."As tentativas de comunicação eram repetidas e todos os que estávamos no ar naquele momento notamos que o AF447 não respondia", afirmou o piloto.

Ele diz que não imaginou "qualquer hipótese negativa (para o avião francês) porque o IB6024 completou o trajeto com normalidade e sem problemas".

Fonte: http://noticias.terra.com.br/brasil/voo ... do+AF.html
Regis
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Re: Desaparecido vôo da Air France Rio-Paris

Mensagem por Regis »

Air France mudará nome de voo Rio-Paris para AF445

Comunicado foi emitido pela empresa na manhã desta sexta-feira (5).
Buscas por aeronave continuam.

Do G1, em São Paulo

A companhia aérea Air France informou em comunicado nesta sexta-feira (5) que a partir de domingo, dia 7, o voo AF 447, entre os aeroportos Galeão (Rio de Janeiro) e Charles de Gaule (Paris), receberá a numeração AF 445. O acidente com a aeronave que fazia essa rota no último domingo permanece sem esclarecimento. O Airbus desapareceu sobre o oceano com 228 pessoas a bordo.


Segundo a empresa, o voo AF 444 entre Paris e Rio de Janeiro irá continuar com a mesma numeração.


A empresa Airbus avisou para seus clientes do A330 (mesmo modelo da aeronave que desapareceu) para que alertassem as tripulações a seguir os procedimentos padrões caso suspeitem que os indicadores de velocidade estejam falhando.

Fonte: http://g1.globo.com/Noticias/Mundo/0,,M ... RA+AF.html
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Re: Desaparecido vôo da Air France Rio-Paris

Mensagem por luiz2008 »

Pra mim foi atentado. Logs de erros até meu computador emite um monte, mas nem por isso pára algum serviço.
O negóco é esperar.
darksjr
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Re: Desaparecido vôo da Air France Rio-Paris

Mensagem por darksjr »

Percebo que aos poucos os jornalistas estão iniciando um bombardeio de informações que deixa a entender que os aviões da AIRBUS não são confiáveis. Esta série de acidentes e incidentes recentes com os aviões da AIRBUS só alimentam as especulações. O interessante é que a impressa internacional também segue com as suas especulações....E como não poderia deixar de ser começam as comparações dos pseudos especialistas com a BOEING. Será que poderá trazer consequencias negativas para a fabricante a ponto de comprometer as vendas? O futuro dirá....


:?
lumontjr
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Re: Desaparecido vôo da Air France Rio-Paris

Mensagem por lumontjr »

Airbus faz alerta a companhias aéreas após queda do Air France

Publicada em 05/06/2009 às 09h23m
Reuters


PARIS - A Airbus divulgou procedimentos a serem seguidos caso a tripulação suspeite de falhas nos indicadores de velocidade das aeronaves, sugerindo que um defeito técnico pode ter sido preponderante no acidente desta semana com um avião da Air France na rota Rio-Paris. ( Piloto com longa experiência em Airbus refuta velocidade errada na entrada de turbulência )

Mensagens de emergência enviadas durante três minutos antes da queda indicam que havia uma inconsistência entre diferentes velocidades aferidas pelos instrumentos logo depois que o avião entrou em uma zona de tempestade, de acordo com especialistas.

A mensagem da Airbus foi enviada a todos os proprietários do modelo A330 na noite de quinta-feira. Uma fonte do setor disse que alertas desse tipo só são enviados quando investigadores de acidentes aéreos estabelecem fatos que consideram ser importantes o suficiente para serem imediatamente divulgados às empresas.

Um porta-voz da Airbus disse nesta sexta-feira que o alerta a seus clientes não implica que os pilotos da aeronave acidentada tenham feito algo de errado ou que uma falha de projeto tenha causado o desastre.

A Airbus disse que o procedimento correto quando há indicadores de velocidade duvidosos é manter a força dos motores e começar uma verificação.

A mensagem da Airbus reabre um antigo debate entre pilotos sobre uma suposta complexidade excessiva dos aviões da empresa.

- Este é um avião que foi concebido por engenheiros, para engenheiros, e nem sempre para pilotos - disse Jean-Pierre Albran, veterano piloto de Boeings 747, ao jornal "Le Parisien".

- Por exemplo, num 747, o acelerador é empurrado manualmente. Você sente ele se mexer na turbulência. Nos Airbus recentes, o acelerador é fixo. Você olha nos indicadores. Não sente nada.

Especialistas em aviação especulam que o avião da Air France tenha sido derrubado por uma conjunção de fatores, entre eles a turbulência e o mau tempo. As autoridades minimizam a hipótese de terrorismo.

http://oglobo.globo.com/mundo/acidente- ... 209983.asp
André Gustavo (SBCO)
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Re: Desaparecido vôo da Air France Rio-Paris

Mensagem por André Gustavo (SBCO) »

Mais uma vez parabéns à FAB. Mesmo com indícios de que fossem destroços do AF 447 manteve-se dizendo que não poderia afirmar enquanto não verificasse tais destroços.

O mesmo não se aplica ao nosso ministro da defesa que perdeu oportunidade única de ficar quieto e até aula de powerpoint deu.

É esperar e rezar pelo conforto das famílias, seja com o difícil encontro de sobreviventes ou pelo menos dos corpos dos passageiros.
Abraços,

André Gustavo "SBCO"
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Black Typhoon
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Re: Desaparecido vôo da Air France Rio-Paris

Mensagem por Black Typhoon »

Tubarões: outro fator adverso para o resgate de corpos do avião da Air France

A presença de tubarões nas águas do nordeste brasileiro é uma dificuldade adicional para a busca de corpos dos ocupantes do voo da Air France que caiu no mar na segunda-feira, disse à AFP o diretor do Museu do Tubarão de Fernando de Noronha, Leonardo Veras.

Veras, um engenheiro de pesca de 44 anos, diretor do Museu do Tubarão em Noronha, afirmou que "um evento dessa natureza atrai tubarões, porque o impacto de uma aeronave ou de um navio naufragado emite uma frequência similar à de um animal ferido".

Antes da confirmação de que não havia esperanças de se encontrar sobreviventes, este já era um risco adicional caso algum dos 228 ocupantes do voo 447 da Air France saísse com vida do acidente.

"O oceano é um ambiente de certa monotonia. Qualquer alteração, como uma situação de naufrágio ou acidente, torna-se uma atração para os tubarões, e seus sentidos os levam ao local em busca de alimento. Esses casos são potencialmente perigosos", indicou Veras.

Ele também afirmou que a região tem a característica de não registrar uma grande presença de plancton (base da cadeia alimentar marinha) que existe em outras zonas como o sul do continente, o que torna mais difícil para esses animais a busca de presas, menos abundantes.

"Os tubarões que vivem nesta área são oportunistas, qualquer chance que tenham de encontrar algo que possa servir de alimento eles aproveitam, porque é um ambiente escasso", disse.

Além disso, explicou que a região oceânica "é cosmopolita", e que na área do acidente os tubarões que transitam predominantemente são da espécie mako (classificada de "fórmula 1 dos tubarões" por sua velocidade), oceânico e azul, que podem chegar a superar os 4m de comprimento.

"O mais poderoso deles é o mako", indicou.

Embora sejam menos frequentes na área, também circulam o tubarão-tigre e o branco.

Veras afirmou que a presença de corpos mutilados ou em decomposição pode atrair esses animais e dificultar sua recuperação em operações de resgate, assim como uma eventual identificação.

"O sistema olfativo dos tubarões é o mais desenvolvido de seus sentidos. Podem sentir o cheiro de uma gota de sangue em uma piscina olímpica", disse.

Neste sentido, o tubarão mais perigoso para as operações de busca da Força Aérea e da Marinha do Brasil junto com França e Estados Unidos é o tigre, que procura carniça com mais intensidade, afirmou.

Fonte: Marcelo Lluberas (AFP)

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Informações sobre as buscas do voo AF 447 da Air France

A fim de evitar erros de interpretação na divulgação dos fatos relacionados às buscas da aeronave A-330 da Air France, o Comando da Marinha e o Comando da Aeronáutica decidiram que, a partir de hoje, os avistamentos na área de buscas serão divulgados apenas depois de identificados positivamente como destroços do voo AF 447. Esta identificação somente será possível após o recolhimento destes vestígios e a confirmação junto a companhia aérea.
A Marinha do Brasil contará com o reforço de mais dois navios – a Fragata Bosísio, que chega no dia 7, e o Navio-Tanque Gastão Motta, que junta-se às buscas no dia seguinte. Com isso, o efetivo da Marinha, para esta operação chega a 631 militares embarcados em cinco Navios.
No tocante a Aeronáutica, as buscas seguirão a mesma conduta adotada nos dias anteriores, ou seja, aeronaves envolvidas irão informar os avistamentos aos navios da Marinha. Com um efetivo de 150 militares envolvidos diretamente na operação a Força Aérea Brasileira coordena as buscas empregando doze aeronaves, sendo 9 do Brasil, duas da França e uma dos Estados Unidos.
Na área de buscas a meteorologia prevê, para os próximos dias, boas condições de visibilidade, com pancadas de chuvas esparsas. O mar terá ondulações de um a dois metros a temperatura média da água em torno de 27°C.

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Re: Desaparecido vôo da Air France Rio-Paris

Mensagem por GuinhoBSB »

André Gustavo (SBCO) escreveu:Mais uma vez parabéns à FAB. Mesmo com indícios de que fossem destroços do AF 447 manteve-se dizendo que não poderia afirmar enquanto não verificasse tais destroços.

O mesmo não se aplica ao nosso ministro da defesa que perdeu oportunidade única de ficar quieto
A atitude do Nelson Jobim foi, no mínimo, infeliz. Naquele momento em que ele afirmou, com uma certeza e veemência tiradas sei lá de onde, que os destroços eram do A330, eu me perguntei se não era cedo demais para afirmar aquilo e o que aconteceria se não fossem do Airbus. Foi o que aconteceu... A FAB só localizou os destroços e disse que TALVEZ, SUPOSTAMENTE fossem do Airbus. Ainda nem havia coletado nada para análises mais detalhadas, mas veio o Jobim com a língua (ou o ego) maior que a boca... Parabéns à FAB por não ter receio de desmentir o ministro fanfarrão!
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Re: Desaparecido vôo da Air France Rio-Paris

Mensagem por hpcastro »

O AeroFórum é o único lugar onde pude encontrar informações e opiniões coerentes sobre o terrível acidente do AF447. Ahe moçada, tá bão o nível...
Abraços!
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Re: Desaparecido vôo da Air France Rio-Paris

Mensagem por PP-VJN »

meu medo é não acharem nem a caixa preta ai se tornará mais um desses mistérios da aviação que nunca saberemos as causas.

Eu particularmente acredito em uma explosão. Pois até agora não se teve nenhum sinal do ELT da aeronave.
Abraços
Daniel

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Re: Desaparecido vôo da Air France Rio-Paris

Mensagem por Kleber »

Mensagem indica quebra do leme do Airbus-330 da Air France

Uma mensagem automática enviada pelo Airbus-330 da Air France que caiu no mar domingo mostra que o leme do avião, peça aerodinâmica essencial para o voo, quebrou. A mensagem ocorreu no primeiro dos quatro minutos finais do AF 447, em que foram emitidos 24 alertas, indicando que um problema estrutural pode ter desencadeado o acidente com o avião que levava 228 pessoas.

A mensagem está nos alertas do voo que a TV France 2 divulgou anteontem, sem contestação da Air France ou das autoridades francesas --a quebra não foi identificada pela rede.

A Folha ouviu dois pilotos de Airbus e ambos foram assertivos sobre o potencial catastrófico do evento, suspeitando que ele foi provocado por alguma rajada violentíssima de vento.

Às 23h10, a primeira mensagem informa que há um CTL RUD TRV LIM FAULT. Traduzindo tecnicamente: falha no controle de limitação do curso do leme. Em português: o computador indica que o leme excedeu o limite que poderia mexer, ou seja, quebrou.

O leme é a parte móvel do estabilizador, a "asa" vertical que fica na cauda do avião e é responsável por evitar guinadas aerodinâmicas. O leme permite alterações no curso do avião.

Seus movimentos são limitados a 25% de inclinação no próprio eixo até 296 km/h nos Airbus. A partir dos 703 km/h, essa tolerância cai a menos de 4% devido ao potencial de dano estrutural ou de fazer uma manobra que tire o avião de controle. Quando saiu do controle de radar brasileiro, 22 minutos antes do registro do defeito, o AF 447 estava a 840 km/h.

É esse limitador que o computador aponta que falhou. Pior: como não é registrado defeito nos sistemas que controlam os motores elétricos que mexem o leme, os FAC, há a possibilidade de o estabilizador ter sido arrancado.

Nesse caso, o controle de um avião a 10,7 km de altura e a 840 km/h é quase impossível.

"Certamente houve algum dano estrutural à aeronave. Se ele foi pequeno ou grande, ainda não é possível afirmar. Mas é uma informação extremamente importante", diz o engenheiro aeronáutico Adalberto Febeliano, ex-vice-presidente executivo da Associação Brasileira de Aviação Geral e atualmente diretor da Azul.

Se o leme ou até o estabilizador quebraram, fica a dúvida: teria a tempestade sido tão violenta ou havia algum problema prévio em sua estrutura, que é das mais frágeis no avião?

Há sempre a hipótese de o computador ter falhado e informado incorretamente o defeito. O computador do A330 já havia causado quase-tragédias ano passado na Austrália por leitura incorreta de dados.

As mensagens seguintes já haviam sido exploradas. No momento em que o defeito no leme é apontado, o piloto automático e o acelerador automático do avião são desligados.

O sistema fly-by-wire, que evita que o piloto faça manobras muito perigosas, retira três das suas cinco salvaguardas. Em outras palavras, o avião vai para a mão do piloto.

Como disse um dos pilotos de Airbus ouvidos, a partir daí é "desespero" em um espaço muito curto de tempo, o que explicaria a falta de pedido de socorro.

O BEA (birô de investigação e análise), agência francesa que apura acidentes aéreos, dará entrevista hoje sobre o caso. Até aqui, só admitiu que havia tempo ruim na rota do AF 447 e que houve sinais divergentes nas medições de velocidade.

Isso está explicitado na mensagem das 23h12 que indicou incoerência no ADR, um dos três computadores que recolhem dados de velocidade, altitude e velocidade vertical (se o avião sobe, desce ou está alinhado). Isso levou à especulação corrente de que um sensor externo do Airbus da Air France teria congelado.

Já houve acidente com Airbus devido a problemas no leme. Em 2001, depois de perder o equipamento, aparentemente em razão de movimentos bruscos causados por turbulências, um A300 da American Airlines caiu sobre o bairro do Queens, em Nova York, matando 255 pessoas.

Fontes: UOL/Folha
hpcastro escreveu:O AeroFórum é o único lugar onde pude encontrar informações e opiniões coerentes sobre o terrível acidente do AF447. Ahe moçada, tá bão o nível...
Abraços!
Eu também. :lol:
Editado pela última vez por Kleber em Sáb Jun 06, 2009 09:22, em um total de 1 vez.
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Re: Desaparecido vôo da Air France Rio-Paris

Mensagem por arthuramaral_CGR »

06/06/2009 - 08h28
Mensagem indica quebra do leme do Airbus-330 da Air France

IGOR GIELOW
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da Folha de S.Paulo, em Brasília

Uma mensagem automática enviada pelo Airbus-330 da Air France que caiu no mar domingo mostra que o leme do avião, peça aerodinâmica essencial para o voo, quebrou. A mensagem ocorreu no primeiro dos quatro minutos finais do AF 447, em que foram emitidos 24 alertas, indicando que um problema estrutural pode ter desencadeado o acidente com o avião que levava 228 pessoas.

A mensagem está nos alertas do voo que a TV France 2 divulgou anteontem, sem contestação da Air France ou das autoridades francesas --a quebra não foi identificada pela rede.

A Folha ouviu dois pilotos de Airbus e ambos foram assertivos sobre o potencial catastrófico do evento, suspeitando que ele foi provocado por alguma rajada violentíssima de vento.

Às 23h10, a primeira mensagem informa que há um CTL RUD TRV LIM FAULT. Traduzindo tecnicamente: falha no controle de limitação do curso do leme. Em português: o computador indica que o leme excedeu o limite que poderia mexer, ou seja, quebrou.

O leme é a parte móvel do estabilizador, a "asa" vertical que fica na cauda do avião e é responsável por evitar guinadas aerodinâmicas. O leme permite alterações no curso do avião.

Seus movimentos são limitados a 25% de inclinação no próprio eixo até 296 km/h nos Airbus. A partir dos 703 km/h, essa tolerância cai a menos de 4% devido ao potencial de dano estrutural ou de fazer uma manobra que tire o avião de controle. Quando saiu do controle de radar brasileiro, 22 minutos antes do registro do defeito, o AF 447 estava a 840 km/h.

É esse limitador que o computador aponta que falhou. Pior: como não é registrado defeito nos sistemas que controlam os motores elétricos que mexem o leme, os FAC, há a possibilidade de o estabilizador ter sido arrancado.

Nesse caso, o controle de um avião a 10,7 km de altura e a 840 km/h é quase impossível.

"Certamente houve algum dano estrutural à aeronave. Se ele foi pequeno ou grande, ainda não é possível afirmar. Mas é uma informação extremamente importante", diz o engenheiro aeronáutico Adalberto Febeliano, ex-vice-presidente executivo da Associação Brasileira de Aviação Geral e atualmente diretor da Azul.

Se o leme ou até o estabilizador quebraram, fica a dúvida: teria a tempestade sido tão violenta ou havia algum problema prévio em sua estrutura, que é das mais frágeis no avião?

Há sempre a hipótese de o computador ter falhado e informado incorretamente o defeito. O computador do A330 já havia causado quase-tragédias ano passado na Austrália por leitura incorreta de dados.

As mensagens seguintes já haviam sido exploradas. No momento em que o defeito no leme é apontado, o piloto automático e o acelerador automático do avião são desligados.

O sistema fly-by-wire, que evita que o piloto faça manobras muito perigosas, retira três das suas cinco salvaguardas. Em outras palavras, o avião vai para a mão do piloto.

Como disse um dos pilotos de Airbus ouvidos, a partir daí é "desespero" em um espaço muito curto de tempo, o que explicaria a falta de pedido de socorro.

O BEA (birô de investigação e análise), agência francesa que apura acidentes aéreos, dará entrevista hoje sobre o caso. Até aqui, só admitiu que havia tempo ruim na rota do AF 447 e que houve sinais divergentes nas medições de velocidade.

Isso está explicitado na mensagem das 23h12 que indicou incoerência no ADR, um dos três computadores que recolhem dados de velocidade, altitude e velocidade vertical (se o avião sobe, desce ou está alinhado). Isso levou à especulação corrente de que um sensor externo do Airbus da Air France teria congelado.

Já houve acidente com Airbus devido a problemas no leme. Em 2001, depois de perder o equipamento, aparentemente em razão de movimentos bruscos causados por turbulências, um A300 da American Airlines caiu sobre o bairro do Queens, em Nova York, matando 255 pessoas.
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Re: Desaparecido vôo da Air France Rio-Paris

Mensagem por arthuramaral_CGR »

O GLOBO - 05/06/09

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Re: Desaparecido vôo da Air France Rio-Paris

Mensagem por PP-VJN »

Pode não ter acionado o anti-ice??

Cada asneira viu.

Anti-ice é acionado ainda abaixo do FL 200, ou seja quando uma aronave está em ascenção ao seu nível de vôo, geralmente quando a temperatura externa está bem perto dos 0°C.
Abraços
Daniel

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Re: Desaparecido vôo da Air France Rio-Paris

Mensagem por PP-VJN »

Aeronáutica anuncia resgate de 2 corpos.

Depois de cinco dias de buscas sem sucesso, o Comando da Aeronáutica informou que a operação deste sábado (6) encontrou dois corpos do sexo masculino de passageiros do Airbus A330, que caiu no oceano Atlântico na noite do último domingo (31).

Às 8h14 deste sábado, tivemos a confirmação do resgate de peças e corpos que pertenciam ao voo da Air France", afirmou o Coronel Jorge Amaral, vice-chefe do Centro de comunicação da Aeronáutica, em entrevista coletiva no Cindacta 3, em Recife.

O primeiro corpo foi recolhido às 9h30 e o segundo, às 11h13. Também foram encontradas uma maleta e uma mochila com um bilhete de vacinação, uma poltrona azul, com o número de série, e uma pasta com um bilhete de voo. Estes foram os primeiros resultados concretos da operação de busca.

"Outros objetos como máscaras de passageiros e outros materiais estão sendo recolhidos. A Marinha já tinha encontrado vestígios no local. Há possibilidade de existirem mais objetos. Às 19h trazemos mais detalhes", afirmou o Jorge Amaral.

Segundo a Marinha, os dois corpos foram encontrados a cerca de 900km de Fernando de Noronha. Logo que foram recolhidos pela Corveta, o comando das buscas enviou os outros navios na região para resgate do material. Por conta da maior velocidade, a Regata Constituição será responsável pelo transporte dos corpos e destroços. "A Fragata deve se deslocar 600 km, e um helicóptero sairá de Fernando de Noronha para buscar esses corpos no navio. A previsão é que esses corpos estejam lá no início da manhã deste domingo", disse o vice-almirante Edison Lawrence, comandante do 3° Distrito Naval.

Segundo a Aeronáutica, a partir de agora a fase de buscas se "superpõe à de resgate". "Esperamos que esses corpos sejam rapidamente transportados. O trabalho de identificação será feito em Recife, e não em Noronha", afirmou o major-brigadeiro Josuá Costa, segundo comandante aéreo regional. Maiores detalhes só serão repassados às 19 horas, quando a operação de busca deste sábado acabar.

Segundo Jorge Amaral, a visualização foi feita graças ao bom tempo. "Avistamentos foram feitos durante a semana, mas não poderíamos falar antes da confirmação, o que aconteceu hoje. Tivemos resultados positivos, o que traz para nós a certeza de que o trabalho foi bem conduzido", disse o Coronel.

A Aeronáutica também descartou a possibilidade de sobreviventes. "Queríamos achar sobreviventes, principalmente na primeira fase, mas não foi possível".

Fernando de Noronha
Neste sábado, a movimentação também foi intensa em Fernando de Noronha, de onde partem os aviões de busca. Cinco peritos da Polícia Federal desembarcaram no arquipélago nesta manhã para dar início a necropsia dos corpos encontrados. Em seguida, eles devem ser trazidos até o Instituto Médico Legal do Recife.

Na próxima segunda-feira (8), uma missa será realizada na Igreja da Nossa Senhora dos Remédios, em Fernando de Noronha, em homenagem às vítimas no acidente do voo AF 447, da Air France.

Buscas
As buscas deste sábado tiveram início por volta das 3h da manhã, quando a aeronave R-99 fez um voo sobre a região onde supostamente estariam destroços do avião avistados na terça-feira (2) - entre eles, uma poltrona e uma possível peça de fuselagem de 7 metros. O avião é equipado com um radar responsável pelo rastreamento noturno de objetos no oceano.

Para este fim de semana, as operações contam com 14 aviões (dois deles franceses) e cinco navios, dos quais dois chegaram à possível região dos destroços hoje.
Abraços
Daniel

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Re: Desaparecido vôo da Air France Rio-Paris

Mensagem por Rodrigão »

Muita asneira tenho lido e escutado sobre este acidente. É incrivel como a imprensa brasileira consegue mostrar o seu completo amadorismo e despreparo. Já li e ouvi umas 1000 causas finais para o acidente como se cada uma delas fosse a responsável independente de outros fatores que existem para um acidente. Acidente de avião é coisa muito séria e como tal deve ser tratado com muito cuidado. Provavelmente levará de 01 a 02 anos para os exclarecimentos finais e concerteza as caixas-pretas vão ser fundamentais para isso.

Qualquer informação ou tese não passará de apenas especulação sobre a trágedia !

E mais uma vez a imprensa mostra o despreparo de sempre em acidentes aeronauticos.

Pena que são poucos os programas que procuram engenheiros de manutenção para maiores informações sobre o funcionamento de aeronaves em vez de apenas ouvir pilotos.
Dirty_wings
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Re: Desaparecido vôo da Air France Rio-Paris

Mensagem por Dirty_wings »

Realmente a imprensa está se superando nesse caso no quesito criatividade. Vejam essa matéria do JB online (que já foi um dos maiores jornais do país) onde uma ambientalista baiana afirma que um buraco negro (isso mesmo, um buraco negro!) foi o responsável pelo sumiço do Airbus da Air France. Veja a matéria clicando aqui >>> http://jbonline.terra.com.br/pextra/200 ... 612092.asp. Nem tiveram coragem de assinar a matéria, talvez porquê quem a "escreveu" (entre aspas porquê a pessoa não teve nem a decência de corrigir os erros provenientes da cópia Ctrl+C / Ctrl+V descarada de um blog português (http://notempodosaraujos.blogspot.com/2 ... mudas.html) não sabe do que está falando. É muito triste ver que a grande massa se informa com esses amadores. Daqui a pouco vão falar que foi um míssil norte-coreano que derrubou o avião...

Abraço
Editado pela última vez por Dirty_wings em Sáb Jun 06, 2009 15:53, em um total de 1 vez.
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Bruno Geovane
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Re: Desaparecido vôo da Air France Rio-Paris

Mensagem por Bruno Geovane »

Acabou de passar no Globo Notícias que segundo a Marinha foram localizados dois corpos, sendo um do sexo masculino, duas bolsas e uma poltrona.
Abraços
Bruno Geovane
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Re: Desaparecido vôo da Air France Rio-Paris

Mensagem por PR-WJI »

Uma dessas bolsas, no mar, estava com uma identificação de bagagem da AirFrance...


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As equipes de busca do voo 447 da Air France anunciaram no início da tarde deste sábado que encontraram dois corpos no Oceano Atlântico. Podem ser os corpos de ocupantes do Airbus A330 da companhia desaparecido desde a noite do último domingo. Eles foram visualizados por um avião R-99 da Aeronáutica no final da madrugada. Depois, uma corveta da Marinha chegou até eles, às 8h14min. A aeronave transportava 228 pessoas.

A corveta Caboclo retirou do mar dois corpos do sexo masculino. No local, a aproximadamente 900 quilômetros do arquipélago de Fernando de Noronha, foram encontrados também uma poltrona azul, que é a cor utilizada pela Air France, uma maleta de trabalho contendo um bilhete da companhia aérea e uma mochila de náilon na qual havia um notebook.

Na operação de resgate, os corpos e materiais encontrados serão transferidos da corveta para a fragata Constituição, e um helicóptero também deve participar do transporte. A previsão da Marinha é de que os cadáveres chegarão amanhã pela manhã a Fernando de Noronha.

TERRA
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