Dúvidas nunca solucionadas - Alguém ajuda?

Espaço nostálgico do Aerofórum, sobre fatos da aviação passada, fotos, flight reports, etc.

Moderador: Moderadores

Regras do fórum
As regras do fórum estão disponíveis CLICANDO AQUI.
Starliner
MASTER
MASTER
Mensagens: 1131
Registrado em: Ter Dez 21, 2004 07:43
Localização: Rio de Janeiro - RJ

Dúvidas nunca solucionadas - Alguém ajuda?

Mensagem por Starliner »

Prezados, em especial os da Velha Guarda.

Tenho algumas dúvidas nunca solucionadas e, quem sabe, algum de vocês pode jogar alguma luz, se não totalmente ao menos parcialmente para ajudar a saná-las.

1- Quantos e quais, exatamente, Convairs 340 e -440 ex Real foram efetivamente utilizados
pela Varig com pintura RG?
Tenho como operados pela RG, PP-AQC / PP-YRA / PP-YRG / PP-YRJ / PP-YRK / PP-YRL
Existiram outros?

2- Os DC-6B ex SAS c/n 44166 PP-YSI, c/n 43745 PP-YSJ c/n 43746 PP-YSL chegaram a CGH
com uma pintura de Real Aerovias Brasília meia fora de padrão (Prova fotográfica).
E os ex Western, ex Northwest c/n 43822 PP-YSM e c/n 43824 PP-YSN como chegaram ao
Brasil ? Já pintados ? Em que cores ? Data?

3- A pintura Real Aerovias Brasilia ficou em uso neles realmente? Pergunto porque existe
uma foto feita em Tóquio aonde um deles, não ostenta esta pintura.

4- Quando a Varig comprou o Consórcio como eles voaram no início? Há fotos ?

5- Os aviões ex Real foram todos pintados em CGH? Em POA ? Havia um hangar da Real no
SDU snme, era o que virou Varig ou isto foi muito depois?

6- A pintura "Real Aerovias Brasíla" em quantos aviões foi efetivamente utilizada? Eu
conheço foto de um DC-3 e de um Cv-440. Houveram outros?

Quem sabe se o Sérgio Bica que esteve na RG em POA tantos anos, pode nos dar uma luz ou conhece alguém que o possa fazer? Cúrsio ?


Starliner
Starliner - GIG
Sergio de Faria Bica
MASTER
MASTER
Mensagens: 1644
Registrado em: Dom Jun 24, 2007 16:37

Re: Dúvidas nunca solucionadas - Alguém ajuda?

Mensagem por Sergio de Faria Bica »

Starliner.

Suas perguntas terão que esperar a reabertura do Museu da VARIG , agora localizado no Campus da PUC . Não tenho idéia de quando acontecerá e também não sei se todo o material que até pouco tempo estava "socado" em um galpão pode ser aproveitado.

Quanto ao que me lembro , já que estou com os meus "alfarrábios" esperando a minha mudança para um apartamento , e estou operando de maneira precária , só na memória , a base dos DC-6B era SP. Quem poderia elucidar a questão era o Bordini , que foi o Presidente da REAL após a compra pela VARIG ,mas me disseram que está doente , tendo inclusive cancelado o livro que estava escrevendo . Se souber algo , informarei.

Sérgio Bica
José Cursio
AeroConselho
Mensagens: 7901
Registrado em: Qua Ago 02, 2006 14:21
Localização: São Paulo

Re: Dúvidas nunca solucionadas - Alguém ajuda?

Mensagem por José Cursio »

Boa tarde amigos Forenses.

Estou enviando algo a respeito da frota da Real Tranportes Aéreos, talvez possa ajuda-lo em alguma coisa. Os dados para esse tópico é meio espinhoso, é dificil,mas, não impossivel vamos continuar na pesquisa.

Frota antiga da REAL Transportes Aéreos.

CONVAIR 440.
PP-YRG > n/s 236
http://www.airliners.net/photo/Avensa/C ... 1165704/M/
PP-YRH > n/s 237 (*) pintura VARIG
PP-YRI > n/s 468
PP-YRJ > n/s 469 > (*) pintura VARIG
PP-YRK > n/s 498 > foi para a IBERIA
PP-YRL >n/s 499
http://www.airliners.net/photo/Varig/Co ... 0106853/M/ (VARIG)
PP-YRO > n/s 504
http://www.airliners.net/photo/Germany- ... 1316564/M/
PP-YRP > n/s 384 > foi para a IBERIA
PP-YRM > n/s 500 (foi encomendado, mas, nunca voou na Real)
http://www.airliners.net/photo/Convair-580/1410538/M/
http://www.airliners.net/photo/Convair-580/1340695/M/
PP-YRN > n/s 501 (foi encomendado, mas, nunca voou na Real)
http://www.airliners.net/photo/Pionair- ... 1353520/M/
http://www.airliners.net/photo/Pionair- ... 1342279/M/

PP-AQC > n/s 443 > WO > em 12/11/1962. Em seu primeiro vôo para o Uruguai.

CONVAIR 340.
PP-YRA > n/s 189
PP-YRB > n/s 191 > WO > Rio de Janeiro 20 de junho de 1960
PP-YRC > n/s 195
PP-YRD > n/s 196
http://www.airliners.net/photo/Trans-Co ... 1451810/M/
PP-YRE > n/s 199
PP-YRF > n/s 200

http://img27.imageshack.us/img27/213/img198f.jpg (VARIG)
Starliner
MASTER
MASTER
Mensagens: 1131
Registrado em: Ter Dez 21, 2004 07:43
Localização: Rio de Janeiro - RJ

Re: Dúvidas nunca solucionadas - Alguém ajuda?

Mensagem por Starliner »

Complementando:


CONVAIR 340.
PP-YRA > n/s 189 340-62 Varig - SE-CCN Linjeflyg, N89CF Combs Airways, Trans Continental
PP-YRB > n/s 191 > WO > Rio de Janeiro 20 de junho de 1960
PP-YRC > n/s 195 340-62 Varig Agosto de 1961 SE-CCK Linjeflyg acdentado Angelholm,
Suécia 20.11.964
PP-YRD > n/s 196 340-62 Varig Agosto de 1961, SE-CCL Linjeflyg N96CF Combs Airways,
C-GCWF , XA-RSA
PP-YRE > n/s 199 340-62 N3121G General Dynamics, JA5083 All Nippon convertido CV-440
SE-CCO Linjeflyg, N199CF Combs acidentado 19.10.1983
PP-YRF > n/s 200 340-62 N3122G General Dynamics convertido CV-440 JA5085 All Nippon
SE-CCP Linjeflyg, N200CF Combs, N440CF, N156JR

Starliner

P.S.
Cursio, tenho a data do acidente como 24.06.1960, vôo RL435 proveniente de PLU com destino a SDU. Cinco tripulantes e 49 Pax pereceram no acidente. Teria se desintegrado no ar e mergulhado nas águas da Baia de Guanabara quando da aproximação para o SDU.
Starliner - GIG
Sergio de Faria Bica
MASTER
MASTER
Mensagens: 1644
Registrado em: Dom Jun 24, 2007 16:37

Re: Dúvidas nunca solucionadas - Alguém ajuda?

Mensagem por Sergio de Faria Bica »

Complementando

O PP-YRB era comandado pelo João Fabricio Belloc , oficial que comandou , na Itália durante a II WW a ELO ( Esquadrilha de Ligação e Observação ) que estava a serviço da FEB . Houve um disparo de hélice que, provavelmente , tenha atingido a fuselagem . Sendo aeronave pressurizada , deve ter explodido .

Sérgio Bica
José Cursio
AeroConselho
Mensagens: 7901
Registrado em: Qua Ago 02, 2006 14:21
Localização: São Paulo

Re: Dúvidas nunca solucionadas - Alguém ajuda?

Mensagem por José Cursio »

Gudião

Re: Dúvidas nunca solucionadas - Alguém ajuda?

Mensagem por Gudião »

Eu acho que os CV 340 não chegaram a receber as cores da Pioneira. Foram logo passados pra frente...
Responder