Prezados, em especial os da Velha Guarda.
Tenho algumas dúvidas nunca solucionadas e, quem sabe, algum de vocês pode jogar alguma luz, se não totalmente ao menos parcialmente para ajudar a saná-las.
1- Quantos e quais, exatamente, Convairs 340 e -440 ex Real foram efetivamente utilizados
pela Varig com pintura RG?
Tenho como operados pela RG, PP-AQC / PP-YRA / PP-YRG / PP-YRJ / PP-YRK / PP-YRL
Existiram outros?
2- Os DC-6B ex SAS c/n 44166 PP-YSI, c/n 43745 PP-YSJ c/n 43746 PP-YSL chegaram a CGH
com uma pintura de Real Aerovias Brasília meia fora de padrão (Prova fotográfica).
E os ex Western, ex Northwest c/n 43822 PP-YSM e c/n 43824 PP-YSN como chegaram ao
Brasil ? Já pintados ? Em que cores ? Data?
3- A pintura Real Aerovias Brasilia ficou em uso neles realmente? Pergunto porque existe
uma foto feita em Tóquio aonde um deles, não ostenta esta pintura.
4- Quando a Varig comprou o Consórcio como eles voaram no início? Há fotos ?
5- Os aviões ex Real foram todos pintados em CGH? Em POA ? Havia um hangar da Real no
SDU snme, era o que virou Varig ou isto foi muito depois?
6- A pintura "Real Aerovias Brasíla" em quantos aviões foi efetivamente utilizada? Eu
conheço foto de um DC-3 e de um Cv-440. Houveram outros?
Quem sabe se o Sérgio Bica que esteve na RG em POA tantos anos, pode nos dar uma luz ou conhece alguém que o possa fazer? Cúrsio ?
Starliner
Dúvidas nunca solucionadas - Alguém ajuda?
Moderador: Moderadores
Regras do fórum
As regras do fórum estão disponíveis CLICANDO AQUI.
As regras do fórum estão disponíveis CLICANDO AQUI.
-
Starliner
- MASTER

- Mensagens: 1131
- Registrado em: Ter Dez 21, 2004 07:43
- Localização: Rio de Janeiro - RJ
Dúvidas nunca solucionadas - Alguém ajuda?
Starliner - GIG
-
Sergio de Faria Bica
- MASTER

- Mensagens: 1644
- Registrado em: Dom Jun 24, 2007 16:37
Re: Dúvidas nunca solucionadas - Alguém ajuda?
Starliner.
Suas perguntas terão que esperar a reabertura do Museu da VARIG , agora localizado no Campus da PUC . Não tenho idéia de quando acontecerá e também não sei se todo o material que até pouco tempo estava "socado" em um galpão pode ser aproveitado.
Quanto ao que me lembro , já que estou com os meus "alfarrábios" esperando a minha mudança para um apartamento , e estou operando de maneira precária , só na memória , a base dos DC-6B era SP. Quem poderia elucidar a questão era o Bordini , que foi o Presidente da REAL após a compra pela VARIG ,mas me disseram que está doente , tendo inclusive cancelado o livro que estava escrevendo . Se souber algo , informarei.
Sérgio Bica
Suas perguntas terão que esperar a reabertura do Museu da VARIG , agora localizado no Campus da PUC . Não tenho idéia de quando acontecerá e também não sei se todo o material que até pouco tempo estava "socado" em um galpão pode ser aproveitado.
Quanto ao que me lembro , já que estou com os meus "alfarrábios" esperando a minha mudança para um apartamento , e estou operando de maneira precária , só na memória , a base dos DC-6B era SP. Quem poderia elucidar a questão era o Bordini , que foi o Presidente da REAL após a compra pela VARIG ,mas me disseram que está doente , tendo inclusive cancelado o livro que estava escrevendo . Se souber algo , informarei.
Sérgio Bica
-
José Cursio
- AeroConselho
- Mensagens: 7901
- Registrado em: Qua Ago 02, 2006 14:21
- Localização: São Paulo
Re: Dúvidas nunca solucionadas - Alguém ajuda?
Boa tarde amigos Forenses.
Estou enviando algo a respeito da frota da Real Tranportes Aéreos, talvez possa ajuda-lo em alguma coisa. Os dados para esse tópico é meio espinhoso, é dificil,mas, não impossivel vamos continuar na pesquisa.
Frota antiga da REAL Transportes Aéreos.
CONVAIR 440.
PP-YRG > n/s 236
http://www.airliners.net/photo/Avensa/C ... 1165704/M/
PP-YRH > n/s 237 (*) pintura VARIG
PP-YRI > n/s 468
PP-YRJ > n/s 469 > (*) pintura VARIG
PP-YRK > n/s 498 > foi para a IBERIA
PP-YRL >n/s 499
http://www.airliners.net/photo/Varig/Co ... 0106853/M/ (VARIG)
PP-YRO > n/s 504
http://www.airliners.net/photo/Germany- ... 1316564/M/
PP-YRP > n/s 384 > foi para a IBERIA
PP-YRM > n/s 500 (foi encomendado, mas, nunca voou na Real)
http://www.airliners.net/photo/Convair-580/1410538/M/
http://www.airliners.net/photo/Convair-580/1340695/M/
PP-YRN > n/s 501 (foi encomendado, mas, nunca voou na Real)
http://www.airliners.net/photo/Pionair- ... 1353520/M/
http://www.airliners.net/photo/Pionair- ... 1342279/M/
PP-AQC > n/s 443 > WO > em 12/11/1962. Em seu primeiro vôo para o Uruguai.
CONVAIR 340.
PP-YRA > n/s 189
PP-YRB > n/s 191 > WO > Rio de Janeiro 20 de junho de 1960
PP-YRC > n/s 195
PP-YRD > n/s 196
http://www.airliners.net/photo/Trans-Co ... 1451810/M/
PP-YRE > n/s 199
PP-YRF > n/s 200
http://img27.imageshack.us/img27/213/img198f.jpg (VARIG)
Estou enviando algo a respeito da frota da Real Tranportes Aéreos, talvez possa ajuda-lo em alguma coisa. Os dados para esse tópico é meio espinhoso, é dificil,mas, não impossivel vamos continuar na pesquisa.
Frota antiga da REAL Transportes Aéreos.
CONVAIR 440.
PP-YRG > n/s 236
http://www.airliners.net/photo/Avensa/C ... 1165704/M/
PP-YRH > n/s 237 (*) pintura VARIG
PP-YRI > n/s 468
PP-YRJ > n/s 469 > (*) pintura VARIG
PP-YRK > n/s 498 > foi para a IBERIA
PP-YRL >n/s 499
http://www.airliners.net/photo/Varig/Co ... 0106853/M/ (VARIG)
PP-YRO > n/s 504
http://www.airliners.net/photo/Germany- ... 1316564/M/
PP-YRP > n/s 384 > foi para a IBERIA
PP-YRM > n/s 500 (foi encomendado, mas, nunca voou na Real)
http://www.airliners.net/photo/Convair-580/1410538/M/
http://www.airliners.net/photo/Convair-580/1340695/M/
PP-YRN > n/s 501 (foi encomendado, mas, nunca voou na Real)
http://www.airliners.net/photo/Pionair- ... 1353520/M/
http://www.airliners.net/photo/Pionair- ... 1342279/M/
PP-AQC > n/s 443 > WO > em 12/11/1962. Em seu primeiro vôo para o Uruguai.
CONVAIR 340.
PP-YRA > n/s 189
PP-YRB > n/s 191 > WO > Rio de Janeiro 20 de junho de 1960
PP-YRC > n/s 195
PP-YRD > n/s 196
http://www.airliners.net/photo/Trans-Co ... 1451810/M/
PP-YRE > n/s 199
PP-YRF > n/s 200
http://img27.imageshack.us/img27/213/img198f.jpg (VARIG)
-
Starliner
- MASTER

- Mensagens: 1131
- Registrado em: Ter Dez 21, 2004 07:43
- Localização: Rio de Janeiro - RJ
Re: Dúvidas nunca solucionadas - Alguém ajuda?
Complementando:
CONVAIR 340.
PP-YRA > n/s 189 340-62 Varig - SE-CCN Linjeflyg, N89CF Combs Airways, Trans Continental
PP-YRB > n/s 191 > WO > Rio de Janeiro 20 de junho de 1960
PP-YRC > n/s 195 340-62 Varig Agosto de 1961 SE-CCK Linjeflyg acdentado Angelholm,
Suécia 20.11.964
PP-YRD > n/s 196 340-62 Varig Agosto de 1961, SE-CCL Linjeflyg N96CF Combs Airways,
C-GCWF , XA-RSA
PP-YRE > n/s 199 340-62 N3121G General Dynamics, JA5083 All Nippon convertido CV-440
SE-CCO Linjeflyg, N199CF Combs acidentado 19.10.1983
PP-YRF > n/s 200 340-62 N3122G General Dynamics convertido CV-440 JA5085 All Nippon
SE-CCP Linjeflyg, N200CF Combs, N440CF, N156JR
Starliner
P.S.
Cursio, tenho a data do acidente como 24.06.1960, vôo RL435 proveniente de PLU com destino a SDU. Cinco tripulantes e 49 Pax pereceram no acidente. Teria se desintegrado no ar e mergulhado nas águas da Baia de Guanabara quando da aproximação para o SDU.
CONVAIR 340.
PP-YRA > n/s 189 340-62 Varig - SE-CCN Linjeflyg, N89CF Combs Airways, Trans Continental
PP-YRB > n/s 191 > WO > Rio de Janeiro 20 de junho de 1960
PP-YRC > n/s 195 340-62 Varig Agosto de 1961 SE-CCK Linjeflyg acdentado Angelholm,
Suécia 20.11.964
PP-YRD > n/s 196 340-62 Varig Agosto de 1961, SE-CCL Linjeflyg N96CF Combs Airways,
C-GCWF , XA-RSA
PP-YRE > n/s 199 340-62 N3121G General Dynamics, JA5083 All Nippon convertido CV-440
SE-CCO Linjeflyg, N199CF Combs acidentado 19.10.1983
PP-YRF > n/s 200 340-62 N3122G General Dynamics convertido CV-440 JA5085 All Nippon
SE-CCP Linjeflyg, N200CF Combs, N440CF, N156JR
Starliner
P.S.
Cursio, tenho a data do acidente como 24.06.1960, vôo RL435 proveniente de PLU com destino a SDU. Cinco tripulantes e 49 Pax pereceram no acidente. Teria se desintegrado no ar e mergulhado nas águas da Baia de Guanabara quando da aproximação para o SDU.
Starliner - GIG
-
Sergio de Faria Bica
- MASTER

- Mensagens: 1644
- Registrado em: Dom Jun 24, 2007 16:37
Re: Dúvidas nunca solucionadas - Alguém ajuda?
Complementando
O PP-YRB era comandado pelo João Fabricio Belloc , oficial que comandou , na Itália durante a II WW a ELO ( Esquadrilha de Ligação e Observação ) que estava a serviço da FEB . Houve um disparo de hélice que, provavelmente , tenha atingido a fuselagem . Sendo aeronave pressurizada , deve ter explodido .
Sérgio Bica
O PP-YRB era comandado pelo João Fabricio Belloc , oficial que comandou , na Itália durante a II WW a ELO ( Esquadrilha de Ligação e Observação ) que estava a serviço da FEB . Houve um disparo de hélice que, provavelmente , tenha atingido a fuselagem . Sendo aeronave pressurizada , deve ter explodido .
Sérgio Bica
-
José Cursio
- AeroConselho
- Mensagens: 7901
- Registrado em: Qua Ago 02, 2006 14:21
- Localização: São Paulo
Re: Dúvidas nunca solucionadas - Alguém ajuda?
Boa noite amigos.
Segue mais algumas fotos dos Convairs, que operaram na extinta Real Transportes Aéreos. Voando em empresas Estrangeiras.
n/s 196. > PP-YRD
http://www.airliners.net/photo/General- ... 0728753/M/
http://www.airliners.net/photo/Trans-Co ... 0252971/M/
n/s199 > PP-YRE
http://www.airliners.net/photo/Combs-Fr ... 0004183/M/
n/s 200 > PP-YRF
http://www.airliners.net/photo/All-Nipp ... 0131085/M/
http://www.airliners.net/photo/Linjefly ... 0788663/M/
http://www.airliners.net/photo/Rhoades/ ... 0492184/M/
http://www.airliners.net/photo/Combs-Fr ... 0173855/M/
http://www.airliners.net/photo/Combs-Fr ... 0004186/M/
n/s 468 > PP-YRI
http://www.airliners.net/photo/Air-Reso ... 0997635/M/
http://www.airliners.net/photo/Air-Reso ... 0985838/M/
http://www.airliners.net/photo/Delta-Ai ... 0726924/M/
Foto histórica do PP-YRI. Propaganda da Exxom Móbil Aviation, na contra capa da Revista Flap Internacional. Homenagem aos 45 anos da revista. Observem no radome da aeronave abaixo do nome da empresa Real > PP-YRI
http://img510.imageshack.us/img510/779/img228.jpghttp
06/7196/img209.jpg
n/s 469 > PP-YRJ
http://www.airliners.net/photo/Convair- ... 0649109/M/
n/s 189 > PP-YRA
http://www.airliners.net/photo/Combs-Fr ... 0497801/M/
http://www.airliners.net/photo/Linjefly ... 0392873/M/
http://www.airliners.net/photo/Linjefly ... 0150581/M/
http://www.airliners.net/photo/Linjefly ... 0124911/M/
Abraços
Cursio
Segue mais algumas fotos dos Convairs, que operaram na extinta Real Transportes Aéreos. Voando em empresas Estrangeiras.
n/s 196. > PP-YRD
http://www.airliners.net/photo/General- ... 0728753/M/
http://www.airliners.net/photo/Trans-Co ... 0252971/M/
n/s199 > PP-YRE
http://www.airliners.net/photo/Combs-Fr ... 0004183/M/
n/s 200 > PP-YRF
http://www.airliners.net/photo/All-Nipp ... 0131085/M/
http://www.airliners.net/photo/Linjefly ... 0788663/M/
http://www.airliners.net/photo/Rhoades/ ... 0492184/M/
http://www.airliners.net/photo/Combs-Fr ... 0173855/M/
http://www.airliners.net/photo/Combs-Fr ... 0004186/M/
n/s 468 > PP-YRI
http://www.airliners.net/photo/Air-Reso ... 0997635/M/
http://www.airliners.net/photo/Air-Reso ... 0985838/M/
http://www.airliners.net/photo/Delta-Ai ... 0726924/M/
Foto histórica do PP-YRI. Propaganda da Exxom Móbil Aviation, na contra capa da Revista Flap Internacional. Homenagem aos 45 anos da revista. Observem no radome da aeronave abaixo do nome da empresa Real > PP-YRI
http://img510.imageshack.us/img510/779/img228.jpghttp
06/7196/img209.jpg
n/s 469 > PP-YRJ
http://www.airliners.net/photo/Convair- ... 0649109/M/
n/s 189 > PP-YRA
http://www.airliners.net/photo/Combs-Fr ... 0497801/M/
http://www.airliners.net/photo/Linjefly ... 0392873/M/
http://www.airliners.net/photo/Linjefly ... 0150581/M/
http://www.airliners.net/photo/Linjefly ... 0124911/M/
Abraços
Cursio
-
Gudião
Re: Dúvidas nunca solucionadas - Alguém ajuda?
Eu acho que os CV 340 não chegaram a receber as cores da Pioneira. Foram logo passados pra frente...