Aeroporto Internacional de São Paulo/Congonhas

Seção principal do AeroFórum para troca de informações.

Moderador: Moderadores

Regras do fórum
As regras do fórum estão disponíveis CLICANDO AQUI.
Anonymous

Aeroporto Internacional de São Paulo/Congonhas

Mensagem por Anonymous »

Prezados Aeroforenses

Encontrei uma imagem em 3D muito legal sobre a nova área de embarque e desembarque do Aeroporto Internacional São Paulo/Congonhas (http://planeta.terra.com.br/negocios/pe ... gem56.html).

Imagem

Porém, como ainda não conheço essa nova área, ao analisar a imagem (ela é fiel à realidade?) fiquei com algumas dúvidas, as quais espero resolver aqui no Aerofórum:

1. A área envidraçada semi-circular da parte antiga (onde era o restaurante?) ainda é visível (ou parte dela) após a reforma?

2. O embarque para as posições remotas (sem ponte de embarque) é feito aonde?

3. Um passageiro que desembarque em ponte de embarque e precise fazer conexão com um vôo em posição remota, como deve proceder?

4. O desembarque em pontes de embarque é no mesmo nível do embarque ou existem níveis separados? A ponte é em zigue-zague, ela tem um acesso na parte superior ou dois acessos, algo como embarque em cima e desembarque embaixo?

5. Existem bares, lojas, etc, nesta nova área?

6. Como são feitos os embarques/desembarques internacionais em Congonhas?

Aliás, a página da Infraero piorou. Não consigo mais achar a imagem em 3D de Guarulhos, onde era possível ver a localização de restaurantes, bares, etc. Por que não fazem uma página como a da Aena da Espanha?

Grato pela atenção e ajuda!

Saudações

VSBresolin
Anonymous

Mensagem por Anonymous »

Caro amigo caravelle vamos ver se te ajudo.
Essa nova área trata-se da nova sala de embarque, tanto é que pode-se vizualizar os fingers que antes não tinha em CGH. O restaurante ainda existe e fica atras desta sala de embarque sendo assim tem a visão totalmente prejudicada. nesta nova área que pode te dizer se tem bares e lojas são as pessoas que embarcaram por lá mas acredito que não tenha. Outra coisa que estamos no aguardo é referente ao novo terraço cuja informação que recibi da infraero de CGH é que ele ficará pronto no começo de 2006.

Espero ter te ajudado em algo. :wink:
Matheus
PC
PC

Mensagem por Matheus »

O embarque para as remotas é feito no piso inferior, o acesso é feito numa escada que fica a esquerda dos detectores de metais...
Não existem voos internacionais comerciais nem "slots" para esses saindo de CGH...O que existe lá é somente uma sala AIS padrão internacional e polícia alfendegaria quando há voos executivos para fora, ou vindo de fora...
O desembarque dos voos é feito no piso inferior, os paxs saem do finger no mesmo piso, mas são direcionados para uma escada que dá acesso ao piso de desembarque...

Abraços

Matheus
Anonymous

Mensagem por Anonymous »

Daniel,a informação da Infraero é que não terá terraço no terminal..
Matheus,não há vôos executivos para fora saindo daqui...todos tem que chegar via GRU e seguirem para cá.
Anonymous

Mensagem por Anonymous »

Os embarques na area remota sao feitos pelos portoes 19, 20, 21, 22 e 23 (se nao me engano) que ficam na parte inferior onde os onibus levam os pax até as aeronaves.

Passageiros em cxn normalmente são orientados a procurar estes portões.

Nas pontes, o desembarque é feito normalmente porem quando se chega ao salao há uma saida específica para a sala de desembarque, onde irão pegar suas bagagens.
Anonymous

Mensagem por Anonymous »

Renato escreveu:Daniel,a informação da Infraero é que não terá terraço no terminal..
Matheus,não há vôos executivos para fora saindo daqui...todos tem que chegar via GRU e seguirem para cá.
Renato, acho que tem voo internacional saindo de CGH sim.. ele voltou a ter categoria internacional (snme)
Anonymous

Mensagem por Anonymous »

Fabio Laranjeira escreveu:
Renato escreveu:Daniel,a informação da Infraero é que não terá terraço no terminal..
Renato, acho que tem voo internacional saindo de CGH sim.. ele voltou a ter categoria internacional (snme)
Um exemplo..domingo retrasado o PR-BBS chegou do exterior,ficou 15min no solo de GRU e seguiu para CGH.Qualquer vôo intl saindo de SAO tem que ser via GRU.
Anonymous

Mensagem por Anonymous »

Snme, a TBA já fez CGH/FLN/EZE.
Anonymous

Mensagem por Anonymous »

Natan - RBR escreveu:
Ainda assim não é um vôo intl. direto..mas já existiram vários vôos intls. saindo de CGH.Um exemplo?CGH-EZE com os A300 da Cruzeiro/Varig,CGH-GIG-Orlando com os 762 da TBA,etc,etc..
Anonymous

Congonhas

Mensagem por Anonymous »

Prezados Aeroforenses

Muito obrigado a todos pelas respostas!

Pelo o que eu entendi:

1. A área envidraçada semi-circular da parte antiga (onde era o restaurante?) ainda é visível (ou parte dela) após a reforma?

Sim, ainda é visível, lá é o restaurante. Mas a visão ficou prejudicada com a nova área.

2. O embarque para as posições remotas (sem ponte de embarque) é feito aonde?

Os embarques para a área remota são feitos pelos portões 19, 20, 21, 22 e 23 que ficam na parte inferior, onde os ônibus levam os passageiros até as aeronaves. O acesso a esses portões seriam pelas escadas próximas à seta azul no desenho?

3. Um passageiro que desembarque em ponte de embarque e precise fazer conexão com um vôo em posição remota, como deve proceder?

Me parece que as escadas próximas à seta azul no desenho são para os passageiros que vêm das posições remotas fazerem conexões. O contrário, ou seja, passageiros em conexão que vão para as posições remotas, utilizam as mesmas escadas?

4. O desembarque em pontes de embarque é no mesmo nível do embarque ou existem níveis separados? A ponte é em zigue-zague, ela tem um acesso na parte superior ou dois acessos, algo como embarque em cima e desembarque embaixo?

Me parece que o sistema é o mesmo de Guarulhos e Porto Alegre e diferente do Galeão novo, ou seja, aquele sistema "burro" que vemos em muitos aeroportos novos no Brasil onde o embarque e o desembarque das pontes é no mesmo nível.

5. Existem bares, lojas, etc, nesta nova área?

Parece que ainda não. Deixem a Infraero descobrir o quanto ganharia e vão encher de lojas, bares, quisques e afins.

6. Como são feitos os embarques/desembarques internacionais em Congonhas?

Esta questão está polêmica. Aparentemente não há estrutura para embarques e desembarques internacionais de grande número de passageiros, mas pelio nome o aerooprto é internacional. O caso do PR-BBS pode ter sido exceção.

As bagagens ainda são devolvidas nas mesmas áreas ou há um novo local?

Mais comentários?

Saudações

VSBresolin
Starliner
MASTER
MASTER

Mensagem por Starliner »

Voces vão me chamar de "coroa" saudosista, mas eu teria um comentário.....

QUE TRISTEZA !!!!!

Acho que do meu tempo só restou aquela escada central com mármore preto e o corrimão, tudo mais foi "modernizado"

Terraço ? Para que serve isto???

Abraços
Starliner
Starliner - GIG
Anonymous

Mensagem por Anonymous »

Renato escreveu:
Natan - RBR escreveu:
Ainda assim não é um vôo intl. direto..mas já existiram vários vôos intls. saindo de CGH.Um exemplo?CGH-EZE com os A300 da Cruzeiro/Varig,CGH-GIG-Orlando com os 762 da TBA,etc,etc..
Os voos da TBA era CGH/ORL no stop Renato
marcato
CMTE.
CMTE.
Contato:

Re: Congonhas

Mensagem por marcato »

Caravelle escreveu:3. Um passageiro que desembarque em ponte de embarque e precise fazer conexão com um vôo em posição remota, como deve proceder?
No caso o Pax vem pela seta vermelha. Mas em vez dele descer as 2 escadas da direita ele vai utilizar 2 Raios X que estão acima da seta azul e descer uma das 2 escadas rolantes da esquerda que também sao usadas para pax que estao embarcando em cgh e vao para a sala de embarque remota logo abaixo.
Caravelle escreveu:5. Existem bares, lojas, etc, nesta nova área?

Parece que ainda não. Deixem a Infraero descobrir o quanto ganharia e vão encher de lojas, bares, quisques e afins.
Realmente ainda não. Mas ja existem areas previstas para isso.
Vale lembrar que como toda obra de aeroporto ela ja está operacional mas não 100%.
Caravelle escreveu:6. Como são feitos os embarques/desembarques internacionais em Congonhas?
Não são.
Voos regulares internacionais em CGH não sao permitidos.
E rarissimamente se consegue autorizaçao para tanto.
Caravelle escreveu:As bagagens ainda são devolvidas nas mesmas áreas ou há um novo local?
Na mesma area. Descento as 2 escadas rolantes da direita vc vai cair em uma sala onde fica o desembarque remota e nessa sala fica uma das antigas portas que leva ao desembarque 1.

A area de desembarque vai ser reformada na segunda fase das obras.
A 1º fase (que é justamente da ilustração) ainda não foi concluida.
Fernando Marcato

Imagem
Anonymous

Mensagem por Anonymous »

PP-VJW escreveu:
Renato escreveu:
Natan - RBR escreveu:
Os voos da TBA era CGH/ORL no stop Renato

Negativo.Trecho retirado do Jetsite:
"Não demorou muito e Omar Fontana colocou os 767 em rotas internacionais. Em caráter de vôos charter regulares, os Boeing 767 saíam de São Paulo para Orlando, Flórida, com escala no aeroporto do Galeão."
BTW,o IATA é MCO.
Anonymous

Mensagem por Anonymous »

Com relacao a voo internacional eu acredito que seja para aeronaves executivas (nao regulares)

Nao tenho certeza se isso sequer existe, mas vou ver
:wink:
Anonymous

Embarque remoto

Mensagem por Anonymous »

Caros Aeroforenses

Mais uma vez, obrigado pelas respostas!

Marcato, entendi que todo embarque para as áreas remotas ou conexão de passageiros que venham ou vão para as áreas remotas são feitas pelas escadas próximas à seta azul. É isto?

Aonde fica a nova sala de embarque remoto noticiada aqui? No andar inferior à sala mostrada na imagem, com acesso pelas escadas da seta azul? Onde ficava a sala de embarque 23?

Presumo que o desembarque de passageiros vindos da remota seja direto no desembarque, sem subir.

Saudações

Caravelle
Anonymous

Mensagem por Anonymous »

Embarquei em CGH dia 30, pelo portão (xiii... esqueci), mas foi lá em cima no embarque novo.
Mas desci uma escada rolante e fui para o ônibus e subi no -800 da GOL a pé... rs (prefiro caminhas até a aeronave, assim dá para tirar muitas fotos...) :D

Abraços,
Anonymous

Mensagem por Anonymous »

a sala 23 ficava do lado do check in da tam, no piso inferior
marcato
CMTE.
CMTE.
Contato:

Re: Embarque remoto

Mensagem por marcato »

Caravelle escreveu:Marcato, entendi que todo embarque para as áreas remotas ou conexão de passageiros que venham ou vão para as áreas remotas são feitas pelas escadas próximas à seta azul. É isto?
Exatamente!
Caravelle escreveu:Aonde fica a nova sala de embarque remoto noticiada aqui? No andar inferior à sala mostrada na imagem, com acesso pelas escadas da seta azul?
Exatamente!
Caravelle escreveu:Presumo que o desembarque de passageiros vindos da remota seja direto no desembarque, sem subir.
Heheheheheh DEVERIA! Mas para isso a infra zero teria que colocar lá embaixo um detector de metais e um raio X e isso custa muito dinheiro.
É melhor fazer a galera subir os elevadores ou as escadas :-) Afinal não existe deficiente, pessoas idosas etc :-)
Fernando Marcato

Imagem
Anonymous

Mensagem por Anonymous »

Fabio Laranjeira escreveu:Com relacao a voo internacional eu acredito que seja para aeronaves executivas (nao regulares)

Nao tenho certeza se isso sequer existe, mas vou ver
:wink:
Infelizmente Congonhas não é internacional pra ninguém.... Eu pessoalmente nunca ouvi falar de nenhum aeroporto que seja internacional pra linha aérea e não pra executiva ou vice-versa. Internacional é internacional pra todos, mesmo que em alguns aeroportos (GRU, por exemplo) a infra estrutura para voos internacionais da executiva seja quase zero. Abraço.
Responder