pilotos angolanos enganam-se ao aterrar no aeroporto errado.

Primeiro fórum sobre a aviação em Angola, com notícias, novidades, fotos, história, bate-papo, turismo e muita informação sobre a aviação neste país africano!

Moderador: Moderadores

Regras do fórum
As regras do fórum estão disponíveis CLICANDO AQUI.
immase
PC
PC
Mensagens: 149
Registrado em: Dom Fev 20, 2005 04:42
Localização: Londres

pilotos angolanos enganam-se ao aterrar no aeroporto errado.

Mensagem por immase »

http://uk.news.yahoo.com/22/20090424/to ... 5fb3c.html

Angolan pilot lands at wrong airport

Angola's flag carrier TAAG, already banned from flying to Europe, said Friday it had suspended a pilot and his co-pilot for landing at the wrong airport in Lusaka, the capital of Zambia. Skip related content

The pilot landed the Boeing 737 at Lusaka City Airport when he should have landed at Lusaka International Airport during a regular stopover from Harare to Luanda on April 17, TAAG said in a statement.

"Because this is a serious incident, Angola's Aviation Authority and TAAG have opened an investigation into the matter," it said.

"TAAG regrets the grief this has caused to passengers and reiterates its promise to deliver a service with the highest security standards."

The state carrier was banned from EU airspace in 2007, the same year one of its planes crashed, killing six people on board. The government fired TAAG's board last year and created a commission to investigate and improve safety.

Angola expects the airline to be allowed to fly to Europe later this year.

(Reporting by Henrique Almeida)
Marco Filipe Jesus do Amaral
Imagem
agostinho
CMTE.
CMTE.
Mensagens: 526
Registrado em: Dom Set 14, 2008 17:26
Localização: Tongeren/Bélgica

Re: pilotos angolanos enganam-se ao aterrar no aeroporto errado.

Mensagem por agostinho »

Ontem mesmo, a Taag suspendeu os mesmos co-piloto e comandante por tal acto ser considerado como erro grave e já se está a apurar as causas de tal incidente, que só mancha a imagem da Taag, principalmente nesta altura em que ela se esforça bastante para sair da maldita lista negra que se encontra.
http://www.portalangop.co.ao/motix/pt_p ... 442cb.html
Editado pela última vez por agostinho em Sex Abr 24, 2009 18:31, em um total de 1 vez.
Sérgio Agostinho
Clipper202

Re: pilotos angolanos enganam-se ao aterrar no aeroporto errado.

Mensagem por Clipper202 »

Guimarães escreveu:... vamos dar a Cesar o que é de Cesar ...

Fokker 27 da Marilia Regional pousou em aerodromo errado 15 NM antes do destino ...
Marilia tem procedimento IFR balisado em NDB

Fokker 100 da TAM Regional pousou em aerodromo errado 15 NM antes do destino
Vitoria , que tem balisamento por VOR / DME e NDB , e estava sendo operado por
um Oficial da Força Aérea que estava checando o cmte .

Fokker 100 da TAM Nacional pousou em pista errada 5 NM ao lado do aerodromo de
Teresina no Piaui , balisado por NDB

B 737 da Transbrasil LInhas Aereas pousou errado no aerodromo Julio CEsar ao lado
do seu destino , Val de Caes em Belem .... nesse eu estava era o numero dois na
aproximação .

B 737 200 da Presidencia da Republica do Brasil pousou em Uberaba 54 NM antes do
seu destino Uberlandia

HS 125 da Força Aerea Brasileira pousou em Tucurui , 108 NM ao lado do seu destino
Marabá , este eu estava no solo no instante .

.... vou passar o dia inteiro aqui escrevendo e estes são os que me lembro . Não estou de
modo NENHUM defendendo os pilotos da TAAG , estou apenas querendo mostrar que não é
somente aqui que se cometem essses erros , ou seja , falar do rabo dos outros é muito facil
dificil é olhar para o seu proprio e tecer comentarios .... ( me refero a reportagem ) . è claro
que os pilotos merecem serem punidos quanto a isso não existe argumento , o que eu realmente quero enfocar é que os erros são cometidos em todos os lugares independentemente de pais , rico ou pobre , instruido ou não , e para cometer esses erros
basta relaxar por cinco minutos ....

um abraço a todos ... !
Caro Guimaraes ninguem esta a dizer que ese tipo de erro e exclusivo de Angola ou que nao e cometido (ou foi cometido antes) em outra parte do mundo.
Por otro lado gostaria de saber o que levou a tripulacao da taag a cometer ese tipo de erro?
calmeida
PC
PC
Mensagens: 194
Registrado em: Dom Nov 12, 2006 16:19

Re: pilotos angolanos enganam-se ao aterrar no aeroporto errado.

Mensagem por calmeida »

Olá pessoal, é a primeira vez oiço falar desse assunto...gostaria de saber em especial ao incidente da TAAG emque hora do dia isso aconteceu..Obrigado
Imagem
calmeida
PC
PC
Mensagens: 194
Registrado em: Dom Nov 12, 2006 16:19

Re: pilotos angolanos enganam-se ao aterrar no aeroporto errado.

Mensagem por calmeida »

Olá pessoal, é a primeira vez oiço falar desse assunto...gostaria de saber em especial ao incidente da TAAG emque hora do dia isso aconteceu..Obrigado
Imagem
ruipedro111
PP
PP
Mensagens: 34
Registrado em: Ter Fev 03, 2009 11:58

Re: pilotos angolanos enganam-se ao aterrar no aeroporto errado.

Mensagem por ruipedro111 »

Amigos,

nem me interessa o que, nem mesmo o porque, apenas o bom senso por me diz:

quem nunca errou que atire a primeira pedra.

tenho a certeza que nenhum dos dois dormiu bem.

não deve acontecer, mas não se bate a quem está no chão.

cmpts
moises Propp
MASTER
MASTER
Mensagens: 2163
Registrado em: Qui Jun 01, 2006 18:08
Localização: Porto Alegre-RS
Contato:

Re: pilotos angolanos enganam-se ao aterrar no aeroporto errado.

Mensagem por moises Propp »

Olá amigos,
Pousar em aeroporto errado, pode acontecer com qualquer piloto, mas se a TAAG quer
mesmo mudar a sua imagem, fez o correto, suspendeu o piloto e co-piloto para averiguar
os motivos dos erros, a TAAG tem que começar a corrigir erros e colocar pessoas qualificadas
em seus serviços, para poder sair da lista negra europeia.
sds,
Moises Propp
Clipper202

Re: pilotos angolanos enganam-se ao aterrar no aeroporto errado.

Mensagem por Clipper202 »

ruipedro111 escreveu:Amigos,

nem me interessa o que, nem mesmo o porque, apenas o bom senso por me diz:

quem nunca errou que atire a primeira pedra.

tenho a certeza que nenhum dos dois dormiu bem.

não deve acontecer, mas não se bate a quem está no chão.

cmpts
Caro ruipedro,
Acho que e bom saber o motivo ou porque de um determinado erro cometido por otra tripulacao...constitui uma boa ferramenta para aprendermos, melhorarmos e por sua vez nao cometer o mesmo erro no futuro. (o ser humano aprende com os seus propios erros ou com os dos otros).
Por otro lado, acho que nenhum dos posts anteriores do forum tenham "batido a quem esta no chao".
ruipedro111
PP
PP
Mensagens: 34
Registrado em: Ter Fev 03, 2009 11:58

Re: pilotos angolanos enganam-se ao aterrar no aeroporto errado.

Mensagem por ruipedro111 »

Amigo,

nada disso, nem disse que alguem no forum o estava a fazer, estaria entao eu proprio a julgar a opiniao de um "colega forista"...

apenas pelo teor da noticia, em que se fala na TAAG como proibida de voar na Europa.

qualquer incidente agora é associado a isso, não acho correcta a associação, não é este incidente que vai mudar algo a cerca disso...tambem não ajuda mas creio que o desenrolar do incidente, sua investigação, apresentação dos resultados da mesma e respectiva conclusão, pode ajudar a sanar a imagem.

obvio, concordo que todos os incidentes e acidentes devam ser investigados, muitos há que não são e deveriam ser, para serem apuradas responsabilidades. depois de sabermos o que, quem e porque, etc, ai, como diz o colega forista Guimaraes, a Cesar o que é de Cesar.


um abraço a todos
agostinho
CMTE.
CMTE.
Mensagens: 526
Registrado em: Dom Set 14, 2008 17:26
Localização: Tongeren/Bélgica

Re: pilotos angolanos enganam-se ao aterrar no aeroporto errado.

Mensagem por agostinho »

O grande problema aqui caros foristas no meu entender, é má interpretação que se pode vir a fazer da Taag, não somente por parte dos Europeus, como também de terceiros.vejo constantemente acidentes e incidentes ocorrerem e não estou a tentar justificar a Taag. somente quero dizer que "nem tanto sol nem tanta terra". Até pequenos pormenores serem tão censurados, como se não acontecessem em outras partes do mundo só pelo símples facto desta maldita lista negra. Deixem-me frisar que falo no geral, não somente a este incidente que por acaso eu também vejo certa negligência por parte do piloto e comandante.
Sérgio Agostinho
ELaurestinho

Re: pilotos angolanos enganam-se ao aterrar no aeroporto errado.

Mensagem por ELaurestinho »

Caro guimarães com todo o respeito.
Os envolvidos nestes erros que citou, deveriam ser punidos severamente, não vamos tapar o sol com a peneira, suponhemos que a pista onde aterraram não podesse suportar a aeronave, tanto em peso com em comprimento, poderia se ter testemunhado um acidente grave!
E a TAAG e nem nenhuma companhia agolana que luta para sair da lista negra não deve em circunstrâncias nenhumas admitir esses tipos de erros.
Abraços!!!
Clipper202

Re: pilotos angolanos enganam-se ao aterrar no aeroporto errado.

Mensagem por Clipper202 »

Sei que a flight crew tem quase sempre a ultima decisao...mais ate que ponto neste caso o ATC tem alguma responsabilidade? Deve ter havido um "cleared to land"...ou o aeroporto e unmanned?
henrique dos santos

Re: pilotos angolanos enganam-se ao aterrar no aeroporto errado.

Mensagem por henrique dos santos »

e depois. e assim que dizem que e por causa dos novos aviões que nãovão a europa, e com os mesmos novos aviões que foram enganarem-se, que passa angola ate quando vamos ter seres tão iimconpetentes como esses administradores mediurques que temos, exoneração e o mais sençato, como e possivel haver tripulantes com a aeronaves top de gama a cometerem esses erros, o que a ICAO xta a fazer em nos manter no mercado da aviação comercial sinceramente, isso e de mais, isso e todo e por conviniencia, e filho do fulano pode ser piloto, e irmão tambem pode ser, mais ate quando vamos aguentar isso... deixem de truques por mim como angolano nacionalista de gema, e para ñao haver desgraças um dia não so na europa, no mundo e dentro de angola a taag tem que xtar e em terra, a te mudar a situação que se arrasta ja a dois anos, se ñ com a construção discabementada e desordenada de predios, e uqe o ponto mais alto ja deixou a muito de ser o mais alto, vamos ter uma nova york, (world Trade Center) de anormais pilotos do ar da taag, em vez de terroristas, mandam banga, mais ñ estão com nada... que trisiteza
lalo

Re: pilotos angolanos enganam-se ao aterrar no aeroporto errado.

Mensagem por lalo »

caro henriques,e uma pena esse tipo de comentario,que so prova q o sr.nao entende nada de aviacao.
agostinho
CMTE.
CMTE.
Mensagens: 526
Registrado em: Dom Set 14, 2008 17:26
Localização: Tongeren/Bélgica

Re: pilotos angolanos enganam-se ao aterrar no aeroporto errado.

Mensagem por agostinho »

lalo escreveu:caro henriques,e uma pena esse tipo de comentario,que so prova q o sr.nao entende nada de aviacao.
Não quiz fazer comentários acerca de suas declarações, mas também cheguei a mesma conclusão, realmente são muito banais. Temos de ser mais reflectidos, não falarmos somente por falar, até porque neste site, tem-se muitíssimo a aprender, inclusive eu mesmo. Obrigado caro Lalo
Sérgio Agostinho
Clipper202

Re: pilotos angolanos enganam-se ao aterrar no aeroporto errado.

Mensagem por Clipper202 »

Caros lalo e agostinho,


Por favor sejamos mais tolerantes...acho que todo o mundo tem direito de expresar as suas opinioes. Nao devemos censurar, ou criticar unicamente porque a forma de pensar dos outros seja diferente a nossa e nao gostemos dela.
Se nao compartem a opiniao do forista henriques e acham que esta errada expliquem por que acham que o novo forista esta errado, aportem novos detalhes ou informacao ...mais por favor nao ataquem.
Temos que aprender a viver en democracia :wink: .

Um abraco.
lalo

Re: pilotos angolanos enganam-se ao aterrar no aeroporto errado.

Mensagem por lalo »

caro chilano,nao foi minha intencao,intimidar de maneira alguma sr.henriques,nem por em questao a democracia neste forum.mais vamos pencar um bocado antes de escrever pq a assuntos q nem vale apena comentar,para nao perder a opurtunidade de ficar calado,normalmente e o q eu faco quando nao sei sobre o assunto. :twisted:
RICARDO HUGO URUGUAY
PC
PC
Mensagens: 239
Registrado em: Seg Mai 09, 2005 12:40
Localização: petropolis, rj

Re: pilotos angolanos enganam-se ao aterrar no aeroporto errado.

Mensagem por RICARDO HUGO URUGUAY »

Um DC-10 da Northwest também pousou em outro aeroporto, não me lembro qual, sendo o seu destino correto Amsterdâ. Também não me lembro em que ano mas, que ocorreu, tenho certeza.
Clipper202

Re: pilotos angolanos enganam-se ao aterrar no aeroporto errado.

Mensagem por Clipper202 »

Quais sao basicamente os principais motivos para ese tipo de erro acontecer?
immase
PC
PC
Mensagens: 149
Registrado em: Dom Fev 20, 2005 04:42
Localização: Londres

Re: pilotos angolanos enganam-se ao aterrar no aeroporto errado.

Mensagem por immase »

A meu ver, penso que para se enganarem tao facilmente bastou uma serie de factores que tenham provocado tal negligencia por parte do flight crew, tais como:
- Introducao errada dos codigos dos vectores no FMC;
- Nao ter havido um double-check por parte do cmdt. ou co-piloto para a verificacao da rota correspondente;
- Falta de reconhecimento visual do territorio paisagistico, uma vez que em muitas partes de Angola as aterragens sao feitas a olho.

Enfim... acho q so isto pode ter causado estas falhas... a meu ver, obvio!
Marco Filipe Jesus do Amaral
Imagem
Responder