História dos DC-3 no Brasil (texto longo)
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História dos DC-3 no Brasil (texto longo)
Bom dia amigos Forenses.
Douglas DC-3.
Texto > Revista Flap Internacional > nº 291 > Nov./Dez. 1996.
Um dos aviões mais versáteis do mundo, o Douglas DC-3 foi também o que operou em maior numero no Brasil. Calcula-se que entre aviação civil e militar tenham voado no nosso país cerca de 330 dessas aeronaves.
O Douglas DC-3 foi o resultado de uma necessidade da American Airlines para suas rotas transcontinentais nos Estados Unidos. Os DC-2 (dos quais seis chegaram a operar no Brasil) era muito pequeno e, embora relutante, a Douglas concordou, em 1934, em construir o DST (Douglas Sleeper Transport ou Transporte Dormitório Douglas) como um DC-2 maior, com fuselagem mais longa, maior envergadura e, o mais importante, um aumento de 66 cm na largura da fuselagem, permitindo a instalação de até 28 assentos ou catorze beliches. O protótipo do DST, com motores Wright Cyclone SGR- 1820 de 1.000 hp, fez seu primeiro vôo em de dezembro de 1935 e entrou em serviço na American Airlines em 25 de julho de 1936, na rota Nova York/Chicago, com os serviços-dormitório transcontinentais começando em 18 de setembro. As encomendas do DC-3/DST cresceram rapidamente, com a KLM se tornando a primeira operadora fora dos Estados Unidos, incluindo quarenta DST, 430 aeronaves DC-3 tinham, sido entregues quando os Estados Unidos entraram na Segunda Guerra Mundial.
O potencial da aeronave era tão grande que recebeu muitas encomendas das forças armadas americanas, e quando a produção terminou, em 1947, a Douglas tinha construído 10.654 exemplares de todas as variantes civis e militares, que serviram até na guerra do Vietnã. Ainda hoje os velhos DC-3 continuam a ser modernizados, com a instalação de motores turboélice. No Japão foram construídos pela Nakajima 485 exemplares do L2D, e na URSS foram construídos cerca de 2.000 Lisunov Lí-2.
O DC-3 foi construído em várias versões e com uma grande variedade de motores radiais Wright Cyclone e Pratr & Whitney Twim Wasp, com potencia de 1.000 a 1.200 hp. As aeronaves foram operadas com rodas e esquis (houve um inclusive, com flutuadores, o XC-47C-DL, e um planador experimental para transportes de tropas, o XCG-17).
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Por > Carlos E. Dufriche
http://img186.imageshack.us/img186/7116/img919.jpg
O mais voado no mundo! Até quando foi publicada a foto na Revista AERO de nº 013, em julho de 1977, esse DC-3 era o mais voado no mundo.
http://img141.imageshack.us/img141/3568/img957.jpg
Cerca de 330 aeronaves operaram no Brasil ao total, entre civis e militares. Várias militares foram desativadas pela FAB e vendidas a operadores civis. O contrário também ocorreu; (Luis Fernando)
Só existe atualmente um DC-3 operacional no Brasil, o PP-VBN, ex-PT-KZG; (Luis Fernando)
O primeiro avião a levar a designação DC-3 está no Brasil, ainda inteiro: É o PP-ANU, que está no Museu da Varig em POA; (Luis Fernando)
A maioria das aeronaves são C-47, embora houvesse até modelos DST, com porta de entrada do lado direito do avião (raridade..); (Luis Fernando)
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Aero Geral > PP-AGF e PP-AGG; > A Varig recebeu os dois DC-3 PP-AGF/G que a Aero Geral possuía desde 1950, quando assumiu seu controle em 1952, seus prefixos foram mudados para PP-VDL e PP-VCH.
Aeronorte: > A Empresa de Transportes Aéreos Norte do Brasil operou entre 1953 e 1961 com três DC-3 transferidos da Aerovias Brasil, quando esta assumiu seu controle. PP-AXV, PP-AXW e PP-AXZ; voaram na Aeronorte como PP-NBJ/K/L.
Aerovias Brasil: A Aerovias voou com os DC-3 entre 1945 e 1961, chegando a operar um total de trinta aeronaves, inclusive o de prefixo YS-22 arrendado da TACA. Os outros DC-3 da Aerovias foram: PP-AVI, PP-AVJ, PP-AVK, PP-AVL, PP-AVM, PP-AVN, PP-AVO, PP-AVP, PP-AVQ, PP-AVR, PP-AVS, PP-AVT, PP-AVU, PP-AVV, PP-AVW, PP-AVY, PP-AVZ, PP-AXD, PP-AXE, PP-AXF, PP-AXG, PP-AXI, PP-AXJ, PP-AXK, PP-AXL, PP-AXV, PP-AXW, PP-AXY, PP-AXZ; Quando a Varig adquiriu o controle do consórcio Real-Aerovias-Aeronorte-Nacional, os DC-3 PP-AVJ/L/N/T passaram pra a empresa gaúcha , tendo o AVJ seu prefixo mudado para VDM.
Aerovias Brasil.
http://www.airliners.net/photo/Aerovias ... 0937062/M/
http://www.airliners.net/photo/REAL-Aer ... 0142170/M/
http://www.airliners.net/photo/Aerovias ... 0008421/M/
Central Aérea > Esta companhia recebeu autorização para operar em 29 de março de 1948 e comprou três DC-3, os PP-IBA, PP-IBB, PP-IBC, passando os dois primeiros para a Nacional em 1950, como PP-ANR/P, respectivamente.
Cruzeiro do Sul > A Cruzeiro foi a primeira empresa Brasileira a receber os DC-3, o que aconteceu em 1943, e chegou a operar um total de 52 dessas até 1974. No inicio dos anos 40 a Cruzeiro precisava de aviões e foi procura-los nos Estados Unidos. Embora os americanos tentassem “empurrar” aos brasileiros o Lockheed Lodestar, então em uso pela Panair, prevaleceu a vontade do presidente da Cruzeiro, que de acordo com Aldo Pereira em seu livro Breve História da Aviação Brasileira teria dito: “Se o Lodestar é tom bom, porque então as principais empresas aéreas dos Estados Unidos operam os DC-3?”, e apesar da enorme procura dos DC-3 e do C-47 já amplamente envolvido no esforço de guerra, a Cruzeiro conseguiu comprar quatro aviões novos, aos quais se seguiram muitos outros no final da guerra. Os DC-3 na Cruzeiro receberam as matriculas > PP-CBS, PP-CBT, PP-CBV, PP-CBX, PP-CBY, PP-CBZ, PP-CCA, PP-CCB, PP-CCC, PP-CCD, PP-CCE, PP-CCK, PP-CCL, PP-CCM, PP-CCN, PP-CCO, PP-CCP, PP-CCR, PP-CCT, PP-CCV, PP-CCW, PP-CCY, PP-CCX, PP-CDB, PP-CDC, PP-CDD, PP-CDG, PP-CDH, PP-CDI, PP-CDJ, PP-CDK, PP-CDL, PP-CDM, PP-CDN, PP-CDO, PP-CDP, PP-CDR, PP-CDS, PP-CDT, PP-CDU, PP-CDV, PP-CEB, PP-CED, PP-CES, alem do PP-PED, arrendado da NAB, onde voava como PP-NAY. Em 1950 a Cruzeiro assumiu o controle de duas pequenas empresas do sul da país a Savag e a TAC, recebendo dois e quatro DC-3 de cada uma delas , respectivamente, com as matriculas > PP-SAD, PP-SAE, PP-AJA, PP-AJC, PP-AJD, PP-AJE.
Cruzeiro do Sul.
http://www.airliners.net/photo/Cruzeiro ... 0997839/M/
http://www.airliners.net/photo/Cruzeiro ... 0996428/M/
http://www.airliners.net/photo/Cruzeiro ... 0996429/M/
http://www.airliners.net/photo/Cruzeiro ... 0996427/M/
http://www.airliners.net/photo/Cruzeiro ... 0107969/M/
LAB - Linhas Aéreas Brasileiras > Operou com cinco DC-3 entre 1946 e 1948. os PP-BRA, PP-BRB, PP-BRC, PP-BRD, PP-BRE; Os BRA/BRC e BRD foram vendidos à Nacional, onde voaram como PP-AND/ANK e ANE, e os PP-BRB e BRE foram vendidos a Cruzeiro onde receberam os prefixos PP-CDC e CCW.
LAP - Linhas Aéreas Paulistas > Operou com cinco DC-3 com os prefixos > PP-LPB, PP-LPC, PP-LPD, PP-LPE, PP-LPG.
LATB - Linha Aérea Transcontinental Brasileira > Operou com quatro DC-3 > PP-ATF, PP-ATG, PP-ATH, PP-ATJ; O PP-ATH foi vendido à Nacional recebendo o prefixo PP-ANI, e os ATF/G e J foram transferidos para a Real, onde receberam as matriculas PP-YKF/YKG e YKH.
Linhas Aéreas Natal > Esta empresa operou entre 1946 a 1950 com quatro DC-3 seus prefixos > PP-JAA, PP-JAB, PP-JAC, PP-JAD, mas quando a companhia passou a ser controlada pela Real, os mesmos mudaram para PP-YPT, YPU, YPV e YPW.
Loide Aéreo Nacional: Operou com três DC-3 > entre 1948 e 1951 > com os prefixos PP-ASA, PP-ASB, PP-ASC;
NAB - Navegação Aérea Brasileira > Operou com quinze DC-3 entre 1946 e 1962. Seus prefixos eram > PP-NAK, PP-NAL, PP-NAM, PP-NAN, PP-NAR, PP-NAS, PP-NAT, PP-NAU, PP-NAV, PP-NAW, PP-NAX, PP-NAY, PP-NAZ, PP-NMA, PP-NMB. Os PP-NAM e NAT passaram a integrar a frota da VASP em 1962, e os PP-NAY e NMA foram vendidos a Panair, onde receberam os prefixos PP-PED e PP-PEE, respectivamente.
Panair do Brasil > Chegou a opera com 23 aviões DC-3 entre 1945 e 1965. PP-PBS, PP-PBT, PP-PBU, PP-PBW, PP-PBY, PP-PBZ, PP-PCA, PP-PCC, PP-PCD, PP-PCE, PP-PCH, PP-PCI, PP-PCJ, PP-PCK, PP-PCL, PP-PCM, PP-PCN, PP-PCO, PP-PCP, PP-PCS, PP-PCT, PP-PCU, PP-PCV, PP-PED, PP-PEE. > o PP-PBS foi vendido a Nacional, recebendo a matricula PP-AKI, os PP-PBT/U e W e PCD/E/O/P/S/T/U, foram vendidos à NAB com PP-NAS/T/U, NAV/W/Y/Z/ e NMA/B, sendo que o NAY e NMA foram readquiridos pela Panair, respectivamente como PP-PED e PEE. o PP-PBY, foi vendido a Varig, onde voou como PP-VBA, e o PP-PBZ e o PP-PCC foram vendidos à Cruzeiro onde passaram a ser PP-CCR e CCT. O PP-PCJ foi vendi a Sadia e o PP-PCV à Real onde receberam respectivamente os prefixos PP-ASJ e PP-YQM. Os outros três DC-3 da Panair foram PP-PCA/H/I/K/L/M/N.
Paraense > A Paraense operou com os DC-3 PP-BTU, PP-BTX; (ex-PP-ASQ Sadia e PP-ANA ex- Nacional) entre 1962 e 1970
REAL > Redes Estaduais Aéreas Limitada: Com 38 aeronaves DC-3 entre 1943 e 1961 , mas com a incorporação de outras empresas, o consórcio Real-Aerovias-Nacional. Chegou a operar em meados dos anos 50 mais de 100 aviões DC-3 ao mesmo tempo. Os DC-3 da Real receberam os prefixos > PP-YQA, PP-YQB, PP-YQF, PP-YQG, PP-YQH, PP-YQJ, PP-YQK, PP-YQL, PP-YQM, PP-YQN, PP-YQO, PP-YQP, PP-YQQ, PP-YQR, PP-YQS, PP-YPA, PP-YPB, PP-YPC, PP-YPG, PP-YPH, PP-YPI, PP-YPJ, PP-YPK, PP-YPL, PP-YPM, PP-YPN, PP-YPO, PP-YPP, PP-YPQ, YPR, PP-YPS, PP-YPT, PP-YPU, PP-YPV, PP-YPW, PP-YPX, PP-YPY, PP-YPZ; Quando a Varig assumiu o controle da Real recebeu as aeronaves > PP-YPC/I/J/K/O/T/U/Y e YQQ.
Sadia(depois Transbrasil) A empresa fundada por Omar Fontana em 1955 operou até 1968 com onze DC-3. Seus prefixos eram > PP-ASJ, PP-ASK, PP-ASN, PP-ASO, PP-ASP, PP-ASQ, PP-ASR,PP-ASS, PP-AST , além dos PP-AND e do PP-SLL recebidos da Transportes Aéreos Salvador, quando assumiu a Sadia assumiu o controle desta empresa. O PP-ASO foi doado ao Ministério do Interior e o PP-ASQ foi vendido a Paraense onde recebeu o prefixo PP-BTX.
http://img90.imageshack.us/img90/6042/img796.jpg
Obs. Esse foi o primeiro padrão de pintura da Sadia.
Savag > Sociedade Anônima Viação Aérea Gaúcha operou entre 1949 e 1950 com dois DC-3 PP-SAD e PP-SAE comprados pela Cruzeiro e transferidos para a Savag, demonstrando assim o interesse daquela empresa no território até então dominado pela Varig. Quando a Cruzeiro assumiu definitivamente o controle da Savag, os DC-3 foram, incorporados a sua frota.
Nacional > Transportes Aéreos Nacional foi fundada no final de 1946 e começou suas operações com dois DC-3 no inicio de 1947, chegando a operar um total de 31 dessas aeronaves até 1961. Em 1948 a Nacional formou um consorcio operacional com a Viabrás , recebendo dela os aviões de prefixos PP-KAA/B e D, que tiveram os mesmos mudado para PP-ANS/ANM e ANT, respectivamente, Poucos meses depois foi incluída no consórcio a Central Aérea Limitada, que acrescentou à frota as aeronaves PP-IBA e IBB, que receberam respectivamente os prefixos PP-ANR e PP-ANP. Os outro DC-3 da Nacional foram os PP-ANA, PP-ANB, PP-ANC, PP-ANF, PP-ANG, PP-ANI, PP-ANJ, PP-ANK, PP-ANL, PP-ANN, PP-ANO, PP-ANU, PP-ANV, PP-ANW, PP-ANX, PP-ANY, PP-ANZ, PP-AKA, PP-AKB, PP-AKC, PP-AKD, PP-AKI.
Taba - Transportes Aéreos Bandeirantes (não confundir com TABA Regional) > Operou em 1949 o DC-3 PP-BLC, que após um acidente foi recuperado e vendido a Real como PP-YPX
TAC - Transportes Aéreos Catarinenses > Chegou a operar com cinco Douglas DC-3, os PP-AJA, PP-AJB, PP-AJC, PP-AJD, PP-AJE, entre 1948 e 1950. O PP-AJB foi perdido em acidente, e os outros quatro passaram para a Cruzeiro do Sul no ano seguinte.
http://img90.imageshack.us/img90/6495/img709.jpg
Esse avião passou para a Cruzeiro do Sul em 1950 perdido em acidente.
TAS - Transportes Aéreos Salvador > Operou entre 1955 e 1963 com três DC-3 O PP-SLL depois foi para a Sadia, assim como o PP-AND que depois de voar para a Nacional, onde operou também o PP-ANE.
TASA - Transportes Aéreos Sul Americanos > voou durante um ano com o DC-3 PP-SVA< que foi comprado pela Nacional e rematriculado como PP-ANE.
VARIG - Viação Aérea Rio-Grandense > começou a operar com os DC-3 em 1946 e chegou a operar 47 dessas aeronaves até 1971, incluindo o PP-CDS arrendado da Cruzeiro do Sul. Sua frota original era composta pelas aeronaves de matricula > PP-VAW, PP-VAX, PP-VAY, PP-VAZ, PP-VBA, PP-VBB, PP-VBC, PP-VBF, PP-PP-VBG, PP-VBH, PP-VBK, PP-VBL, PP-VBN, PP-VBO, PP-VBP, PP-VBR, PP-VBT, PP-VBV, PP-VBW, PP-VCH, PP-VCS, PP-VDM, Em 1953, a Varig absorveu a Aéro Geral e com ela seus dois DC-3 >PP-VCD e PP-VDL. Em 02 de maio de 1961 a Real transferiu a Varig o controle da Aerovias Brasil, incluindo um pacote de quatro DC-3 PP-AVL, PP-AVN, PP-AVT, PP-AXL, e quando em agosto do mesmo ano a empresa Gaúcha absorveu o restante do consórcio Real-Aerovias-Nacioanl, e recebeu os DC-3 PP-ANU, PP-AKA, PP-AKI, PP-AKG, PP-AKL, PP-AKN, PP-AKP, PP-AKT, PP-AKU, PP-AKV, PP-YPC, PP-YPI, PP-YPJ, PP-YPK, PP-YPO, PP-YPT, PP-YPU, PP-YPY, PP-YQN.
VARIG.
http://www.airliners.net/photo/Varig-(Aeroclube-do/Douglas-C-47B-Skytrain/1295361/M/
http://www.airliners.net/photo/Varig/Do ... 1172609/M/
http://www.airliners.net/photo/Varig/Do ... 1145455/M/
VASD - Viação Aérea Santos-Dumont > voou com os DC-3 PP-SDD e PP-SDE, entre 1947 e 1953, sendo que o PP-SDE foi vendido a Nacional com PP-ANQ.
VASP - Viação Aérea São Paulo > Operou entre 1946 e 1976 com 28 aeronaves DC-3, que voaram com os seguintes prefixos > PP-SPK, PP-SPL, PP-SPM, PP-SPN, PP-SPO, PP-SPP, PP-SPQ, PP-SPR, PP-SPS, PP-SPT, PP-SPU, PP-SPV, PP-SPW, PP-SPY, PP-SPZ, PP-SPX, PP-SQA, PP-SQG, PP-SQH, PP-SQI, PP-SQJ, PP-SQK, PP-SQL, PP-SQM, PP-SQO, PP-SQP, PP-NAM, PP-NAT, este ultimo recebido da NAB.
As aeronaves PP-SQG e SQL foram vendidas a Real e o PP-SQH para a Nacional, onde receberam respectivamente os prefixos PP-YQN e YQO e PP-ANU. Com desativação dos DC-3 a Vasp doou o PP-SPO e SPS, PP-SQJ/QK e QO e PP-NAT para o projeto Rondon.
VASP.
http://www.airliners.net/photo/VASP/Dou ... 1250904/M/
http://www.airliners.net/photo/VASP/Dou ... 1250847/M/
http://www.airliners.net/photo/VASP/Dou ... 1059362/M/
http://www.airliners.net/photo/VASP/Dou ... 0985619/M/
http://www.airliners.net/photo/VASP/Dou ... 0096008/M/
http://www.airliners.net/photo/VASP/Dou ... 0096007/M/
http://www.airliners.net/photo/VASP/Dou ... 0094053/M/
VIABRÁS - Viação Aérea Brasil > voou com quatro DC-3 entre 1947 e 1953, quando três de seus aviões passaram para a Nacional. São eles PP-KAA, PP-KAB, PP-KAC foram rematriculados como PP-ANS/ANM e ANT. A aeronave PP-KAD foi vendida para a Central Aérea onde recebeu a matricula PP-IBA
Viação Aérea Bahiana > essa empresa operou com três DC-3, os PP-BHD, PP-BHE, PP-BHF, entre 1948 e 1952. O PP-BHD foi vendido a Real como PP-YQI, e o PP-BHE foi vendido a Nacional onde recebeu o prefixo PP-ANN.
Votec > Esta empresa foi a última a utilizar os DC-3 no Brasil, tendo voado com cinco deles entre 1979 ate 1985, com o prefixos > PT-KYW, PT-KYX, PT-KZE, PT-KZF, PT-KZG;
VOTEC.
http://www.airliners.net/photo/Votec/Do ... 1071038/M/
http://www.airliners.net/photo/Votec/Do ... 1071037/M/
http://www.airliners.net/photo/Votec/Do ... 1052520/M/
http://www.airliners.net/photo/Royal-Ta ... 1083171/M/
Projeto Rondon > PP-FOZ, PT-KUB, PP-SQJ, PP-SQK, PP-KUD, PP-NAT;
http://img183.imageshack.us/img183/1323/img450.jpg
FUNAI - Fundação Nacional do Índio: PP-FOI;
http://img232.imageshack.us/img232/4334/img210.jpg
Clube Aéreo de Viagens Água Limpa: PT-KVB e PT-KVC
http://img232.imageshack.us/img232/779/img228.jpg.
http://img232.imageshack.us/img232/3968/img421.jpg
PT-KVT.
http://www.airliners.net/photo/Douglas- ... 1154028/M/
http://img183.imageshack.us/img183/9279/img576.jpg
Atualmente restam poucos DC-3 no Brasil, e deles apenas um em vôo, em Santa Catarina, com a matricula PP-KZG, que pelos nossos registros voou na FAB como 2017. Os outros são mantidos em Museu, como PT-KUB que pertenceu ao Projeto Rondon e antes à VASP como PP-SPO, e hoje permanece em precárias condições no Museu da Tecnologia em São Paulo, ou o PP-VBK da VARIG “preservado” sem nenhum tipo de manutenção no Museu Eduardo Andréa Matarazzo, em Bebedouro (SP). Já o PP-ANU permanece em perfeito estado de conservação no museu da VARIG em Porto Alegre.
http://img90.imageshack.us/img90/2867/img580.jpg
http://img90.imageshack.us/img90/6929/img633.jpg
Ufa!!! terminou.
Desculpem pelo logo texto.
Obs. Contei com a colaboração do amigo Luis Fernando, que me adiantou os dados, como as relações dos prefixos e a ordem das empresas. Porém fiz pequenas observações e correções.
Abraços
Cursio
Douglas DC-3.
Texto > Revista Flap Internacional > nº 291 > Nov./Dez. 1996.
Um dos aviões mais versáteis do mundo, o Douglas DC-3 foi também o que operou em maior numero no Brasil. Calcula-se que entre aviação civil e militar tenham voado no nosso país cerca de 330 dessas aeronaves.
O Douglas DC-3 foi o resultado de uma necessidade da American Airlines para suas rotas transcontinentais nos Estados Unidos. Os DC-2 (dos quais seis chegaram a operar no Brasil) era muito pequeno e, embora relutante, a Douglas concordou, em 1934, em construir o DST (Douglas Sleeper Transport ou Transporte Dormitório Douglas) como um DC-2 maior, com fuselagem mais longa, maior envergadura e, o mais importante, um aumento de 66 cm na largura da fuselagem, permitindo a instalação de até 28 assentos ou catorze beliches. O protótipo do DST, com motores Wright Cyclone SGR- 1820 de 1.000 hp, fez seu primeiro vôo em de dezembro de 1935 e entrou em serviço na American Airlines em 25 de julho de 1936, na rota Nova York/Chicago, com os serviços-dormitório transcontinentais começando em 18 de setembro. As encomendas do DC-3/DST cresceram rapidamente, com a KLM se tornando a primeira operadora fora dos Estados Unidos, incluindo quarenta DST, 430 aeronaves DC-3 tinham, sido entregues quando os Estados Unidos entraram na Segunda Guerra Mundial.
O potencial da aeronave era tão grande que recebeu muitas encomendas das forças armadas americanas, e quando a produção terminou, em 1947, a Douglas tinha construído 10.654 exemplares de todas as variantes civis e militares, que serviram até na guerra do Vietnã. Ainda hoje os velhos DC-3 continuam a ser modernizados, com a instalação de motores turboélice. No Japão foram construídos pela Nakajima 485 exemplares do L2D, e na URSS foram construídos cerca de 2.000 Lisunov Lí-2.
O DC-3 foi construído em várias versões e com uma grande variedade de motores radiais Wright Cyclone e Pratr & Whitney Twim Wasp, com potencia de 1.000 a 1.200 hp. As aeronaves foram operadas com rodas e esquis (houve um inclusive, com flutuadores, o XC-47C-DL, e um planador experimental para transportes de tropas, o XCG-17).
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Por > Carlos E. Dufriche
http://img186.imageshack.us/img186/7116/img919.jpg
O mais voado no mundo! Até quando foi publicada a foto na Revista AERO de nº 013, em julho de 1977, esse DC-3 era o mais voado no mundo.
http://img141.imageshack.us/img141/3568/img957.jpg
Cerca de 330 aeronaves operaram no Brasil ao total, entre civis e militares. Várias militares foram desativadas pela FAB e vendidas a operadores civis. O contrário também ocorreu; (Luis Fernando)
Só existe atualmente um DC-3 operacional no Brasil, o PP-VBN, ex-PT-KZG; (Luis Fernando)
O primeiro avião a levar a designação DC-3 está no Brasil, ainda inteiro: É o PP-ANU, que está no Museu da Varig em POA; (Luis Fernando)
A maioria das aeronaves são C-47, embora houvesse até modelos DST, com porta de entrada do lado direito do avião (raridade..); (Luis Fernando)
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Aero Geral > PP-AGF e PP-AGG; > A Varig recebeu os dois DC-3 PP-AGF/G que a Aero Geral possuía desde 1950, quando assumiu seu controle em 1952, seus prefixos foram mudados para PP-VDL e PP-VCH.
Aeronorte: > A Empresa de Transportes Aéreos Norte do Brasil operou entre 1953 e 1961 com três DC-3 transferidos da Aerovias Brasil, quando esta assumiu seu controle. PP-AXV, PP-AXW e PP-AXZ; voaram na Aeronorte como PP-NBJ/K/L.
Aerovias Brasil: A Aerovias voou com os DC-3 entre 1945 e 1961, chegando a operar um total de trinta aeronaves, inclusive o de prefixo YS-22 arrendado da TACA. Os outros DC-3 da Aerovias foram: PP-AVI, PP-AVJ, PP-AVK, PP-AVL, PP-AVM, PP-AVN, PP-AVO, PP-AVP, PP-AVQ, PP-AVR, PP-AVS, PP-AVT, PP-AVU, PP-AVV, PP-AVW, PP-AVY, PP-AVZ, PP-AXD, PP-AXE, PP-AXF, PP-AXG, PP-AXI, PP-AXJ, PP-AXK, PP-AXL, PP-AXV, PP-AXW, PP-AXY, PP-AXZ; Quando a Varig adquiriu o controle do consórcio Real-Aerovias-Aeronorte-Nacional, os DC-3 PP-AVJ/L/N/T passaram pra a empresa gaúcha , tendo o AVJ seu prefixo mudado para VDM.
Aerovias Brasil.
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http://www.airliners.net/photo/REAL-Aer ... 0142170/M/
http://www.airliners.net/photo/Aerovias ... 0008421/M/
Central Aérea > Esta companhia recebeu autorização para operar em 29 de março de 1948 e comprou três DC-3, os PP-IBA, PP-IBB, PP-IBC, passando os dois primeiros para a Nacional em 1950, como PP-ANR/P, respectivamente.
Cruzeiro do Sul > A Cruzeiro foi a primeira empresa Brasileira a receber os DC-3, o que aconteceu em 1943, e chegou a operar um total de 52 dessas até 1974. No inicio dos anos 40 a Cruzeiro precisava de aviões e foi procura-los nos Estados Unidos. Embora os americanos tentassem “empurrar” aos brasileiros o Lockheed Lodestar, então em uso pela Panair, prevaleceu a vontade do presidente da Cruzeiro, que de acordo com Aldo Pereira em seu livro Breve História da Aviação Brasileira teria dito: “Se o Lodestar é tom bom, porque então as principais empresas aéreas dos Estados Unidos operam os DC-3?”, e apesar da enorme procura dos DC-3 e do C-47 já amplamente envolvido no esforço de guerra, a Cruzeiro conseguiu comprar quatro aviões novos, aos quais se seguiram muitos outros no final da guerra. Os DC-3 na Cruzeiro receberam as matriculas > PP-CBS, PP-CBT, PP-CBV, PP-CBX, PP-CBY, PP-CBZ, PP-CCA, PP-CCB, PP-CCC, PP-CCD, PP-CCE, PP-CCK, PP-CCL, PP-CCM, PP-CCN, PP-CCO, PP-CCP, PP-CCR, PP-CCT, PP-CCV, PP-CCW, PP-CCY, PP-CCX, PP-CDB, PP-CDC, PP-CDD, PP-CDG, PP-CDH, PP-CDI, PP-CDJ, PP-CDK, PP-CDL, PP-CDM, PP-CDN, PP-CDO, PP-CDP, PP-CDR, PP-CDS, PP-CDT, PP-CDU, PP-CDV, PP-CEB, PP-CED, PP-CES, alem do PP-PED, arrendado da NAB, onde voava como PP-NAY. Em 1950 a Cruzeiro assumiu o controle de duas pequenas empresas do sul da país a Savag e a TAC, recebendo dois e quatro DC-3 de cada uma delas , respectivamente, com as matriculas > PP-SAD, PP-SAE, PP-AJA, PP-AJC, PP-AJD, PP-AJE.
Cruzeiro do Sul.
http://www.airliners.net/photo/Cruzeiro ... 0997839/M/
http://www.airliners.net/photo/Cruzeiro ... 0996428/M/
http://www.airliners.net/photo/Cruzeiro ... 0996429/M/
http://www.airliners.net/photo/Cruzeiro ... 0996427/M/
http://www.airliners.net/photo/Cruzeiro ... 0107969/M/
LAB - Linhas Aéreas Brasileiras > Operou com cinco DC-3 entre 1946 e 1948. os PP-BRA, PP-BRB, PP-BRC, PP-BRD, PP-BRE; Os BRA/BRC e BRD foram vendidos à Nacional, onde voaram como PP-AND/ANK e ANE, e os PP-BRB e BRE foram vendidos a Cruzeiro onde receberam os prefixos PP-CDC e CCW.
LAP - Linhas Aéreas Paulistas > Operou com cinco DC-3 com os prefixos > PP-LPB, PP-LPC, PP-LPD, PP-LPE, PP-LPG.
LATB - Linha Aérea Transcontinental Brasileira > Operou com quatro DC-3 > PP-ATF, PP-ATG, PP-ATH, PP-ATJ; O PP-ATH foi vendido à Nacional recebendo o prefixo PP-ANI, e os ATF/G e J foram transferidos para a Real, onde receberam as matriculas PP-YKF/YKG e YKH.
Linhas Aéreas Natal > Esta empresa operou entre 1946 a 1950 com quatro DC-3 seus prefixos > PP-JAA, PP-JAB, PP-JAC, PP-JAD, mas quando a companhia passou a ser controlada pela Real, os mesmos mudaram para PP-YPT, YPU, YPV e YPW.
Loide Aéreo Nacional: Operou com três DC-3 > entre 1948 e 1951 > com os prefixos PP-ASA, PP-ASB, PP-ASC;
NAB - Navegação Aérea Brasileira > Operou com quinze DC-3 entre 1946 e 1962. Seus prefixos eram > PP-NAK, PP-NAL, PP-NAM, PP-NAN, PP-NAR, PP-NAS, PP-NAT, PP-NAU, PP-NAV, PP-NAW, PP-NAX, PP-NAY, PP-NAZ, PP-NMA, PP-NMB. Os PP-NAM e NAT passaram a integrar a frota da VASP em 1962, e os PP-NAY e NMA foram vendidos a Panair, onde receberam os prefixos PP-PED e PP-PEE, respectivamente.
Panair do Brasil > Chegou a opera com 23 aviões DC-3 entre 1945 e 1965. PP-PBS, PP-PBT, PP-PBU, PP-PBW, PP-PBY, PP-PBZ, PP-PCA, PP-PCC, PP-PCD, PP-PCE, PP-PCH, PP-PCI, PP-PCJ, PP-PCK, PP-PCL, PP-PCM, PP-PCN, PP-PCO, PP-PCP, PP-PCS, PP-PCT, PP-PCU, PP-PCV, PP-PED, PP-PEE. > o PP-PBS foi vendido a Nacional, recebendo a matricula PP-AKI, os PP-PBT/U e W e PCD/E/O/P/S/T/U, foram vendidos à NAB com PP-NAS/T/U, NAV/W/Y/Z/ e NMA/B, sendo que o NAY e NMA foram readquiridos pela Panair, respectivamente como PP-PED e PEE. o PP-PBY, foi vendido a Varig, onde voou como PP-VBA, e o PP-PBZ e o PP-PCC foram vendidos à Cruzeiro onde passaram a ser PP-CCR e CCT. O PP-PCJ foi vendi a Sadia e o PP-PCV à Real onde receberam respectivamente os prefixos PP-ASJ e PP-YQM. Os outros três DC-3 da Panair foram PP-PCA/H/I/K/L/M/N.
Paraense > A Paraense operou com os DC-3 PP-BTU, PP-BTX; (ex-PP-ASQ Sadia e PP-ANA ex- Nacional) entre 1962 e 1970
REAL > Redes Estaduais Aéreas Limitada: Com 38 aeronaves DC-3 entre 1943 e 1961 , mas com a incorporação de outras empresas, o consórcio Real-Aerovias-Nacional. Chegou a operar em meados dos anos 50 mais de 100 aviões DC-3 ao mesmo tempo. Os DC-3 da Real receberam os prefixos > PP-YQA, PP-YQB, PP-YQF, PP-YQG, PP-YQH, PP-YQJ, PP-YQK, PP-YQL, PP-YQM, PP-YQN, PP-YQO, PP-YQP, PP-YQQ, PP-YQR, PP-YQS, PP-YPA, PP-YPB, PP-YPC, PP-YPG, PP-YPH, PP-YPI, PP-YPJ, PP-YPK, PP-YPL, PP-YPM, PP-YPN, PP-YPO, PP-YPP, PP-YPQ, YPR, PP-YPS, PP-YPT, PP-YPU, PP-YPV, PP-YPW, PP-YPX, PP-YPY, PP-YPZ; Quando a Varig assumiu o controle da Real recebeu as aeronaves > PP-YPC/I/J/K/O/T/U/Y e YQQ.
Sadia(depois Transbrasil) A empresa fundada por Omar Fontana em 1955 operou até 1968 com onze DC-3. Seus prefixos eram > PP-ASJ, PP-ASK, PP-ASN, PP-ASO, PP-ASP, PP-ASQ, PP-ASR,PP-ASS, PP-AST , além dos PP-AND e do PP-SLL recebidos da Transportes Aéreos Salvador, quando assumiu a Sadia assumiu o controle desta empresa. O PP-ASO foi doado ao Ministério do Interior e o PP-ASQ foi vendido a Paraense onde recebeu o prefixo PP-BTX.
http://img90.imageshack.us/img90/6042/img796.jpg
Obs. Esse foi o primeiro padrão de pintura da Sadia.
Savag > Sociedade Anônima Viação Aérea Gaúcha operou entre 1949 e 1950 com dois DC-3 PP-SAD e PP-SAE comprados pela Cruzeiro e transferidos para a Savag, demonstrando assim o interesse daquela empresa no território até então dominado pela Varig. Quando a Cruzeiro assumiu definitivamente o controle da Savag, os DC-3 foram, incorporados a sua frota.
Nacional > Transportes Aéreos Nacional foi fundada no final de 1946 e começou suas operações com dois DC-3 no inicio de 1947, chegando a operar um total de 31 dessas aeronaves até 1961. Em 1948 a Nacional formou um consorcio operacional com a Viabrás , recebendo dela os aviões de prefixos PP-KAA/B e D, que tiveram os mesmos mudado para PP-ANS/ANM e ANT, respectivamente, Poucos meses depois foi incluída no consórcio a Central Aérea Limitada, que acrescentou à frota as aeronaves PP-IBA e IBB, que receberam respectivamente os prefixos PP-ANR e PP-ANP. Os outro DC-3 da Nacional foram os PP-ANA, PP-ANB, PP-ANC, PP-ANF, PP-ANG, PP-ANI, PP-ANJ, PP-ANK, PP-ANL, PP-ANN, PP-ANO, PP-ANU, PP-ANV, PP-ANW, PP-ANX, PP-ANY, PP-ANZ, PP-AKA, PP-AKB, PP-AKC, PP-AKD, PP-AKI.
Taba - Transportes Aéreos Bandeirantes (não confundir com TABA Regional) > Operou em 1949 o DC-3 PP-BLC, que após um acidente foi recuperado e vendido a Real como PP-YPX
TAC - Transportes Aéreos Catarinenses > Chegou a operar com cinco Douglas DC-3, os PP-AJA, PP-AJB, PP-AJC, PP-AJD, PP-AJE, entre 1948 e 1950. O PP-AJB foi perdido em acidente, e os outros quatro passaram para a Cruzeiro do Sul no ano seguinte.
http://img90.imageshack.us/img90/6495/img709.jpg
Esse avião passou para a Cruzeiro do Sul em 1950 perdido em acidente.
TAS - Transportes Aéreos Salvador > Operou entre 1955 e 1963 com três DC-3 O PP-SLL depois foi para a Sadia, assim como o PP-AND que depois de voar para a Nacional, onde operou também o PP-ANE.
TASA - Transportes Aéreos Sul Americanos > voou durante um ano com o DC-3 PP-SVA< que foi comprado pela Nacional e rematriculado como PP-ANE.
VARIG - Viação Aérea Rio-Grandense > começou a operar com os DC-3 em 1946 e chegou a operar 47 dessas aeronaves até 1971, incluindo o PP-CDS arrendado da Cruzeiro do Sul. Sua frota original era composta pelas aeronaves de matricula > PP-VAW, PP-VAX, PP-VAY, PP-VAZ, PP-VBA, PP-VBB, PP-VBC, PP-VBF, PP-PP-VBG, PP-VBH, PP-VBK, PP-VBL, PP-VBN, PP-VBO, PP-VBP, PP-VBR, PP-VBT, PP-VBV, PP-VBW, PP-VCH, PP-VCS, PP-VDM, Em 1953, a Varig absorveu a Aéro Geral e com ela seus dois DC-3 >PP-VCD e PP-VDL. Em 02 de maio de 1961 a Real transferiu a Varig o controle da Aerovias Brasil, incluindo um pacote de quatro DC-3 PP-AVL, PP-AVN, PP-AVT, PP-AXL, e quando em agosto do mesmo ano a empresa Gaúcha absorveu o restante do consórcio Real-Aerovias-Nacioanl, e recebeu os DC-3 PP-ANU, PP-AKA, PP-AKI, PP-AKG, PP-AKL, PP-AKN, PP-AKP, PP-AKT, PP-AKU, PP-AKV, PP-YPC, PP-YPI, PP-YPJ, PP-YPK, PP-YPO, PP-YPT, PP-YPU, PP-YPY, PP-YQN.
VARIG.
http://www.airliners.net/photo/Varig-(Aeroclube-do/Douglas-C-47B-Skytrain/1295361/M/
http://www.airliners.net/photo/Varig/Do ... 1172609/M/
http://www.airliners.net/photo/Varig/Do ... 1145455/M/
VASD - Viação Aérea Santos-Dumont > voou com os DC-3 PP-SDD e PP-SDE, entre 1947 e 1953, sendo que o PP-SDE foi vendido a Nacional com PP-ANQ.
VASP - Viação Aérea São Paulo > Operou entre 1946 e 1976 com 28 aeronaves DC-3, que voaram com os seguintes prefixos > PP-SPK, PP-SPL, PP-SPM, PP-SPN, PP-SPO, PP-SPP, PP-SPQ, PP-SPR, PP-SPS, PP-SPT, PP-SPU, PP-SPV, PP-SPW, PP-SPY, PP-SPZ, PP-SPX, PP-SQA, PP-SQG, PP-SQH, PP-SQI, PP-SQJ, PP-SQK, PP-SQL, PP-SQM, PP-SQO, PP-SQP, PP-NAM, PP-NAT, este ultimo recebido da NAB.
As aeronaves PP-SQG e SQL foram vendidas a Real e o PP-SQH para a Nacional, onde receberam respectivamente os prefixos PP-YQN e YQO e PP-ANU. Com desativação dos DC-3 a Vasp doou o PP-SPO e SPS, PP-SQJ/QK e QO e PP-NAT para o projeto Rondon.
VASP.
http://www.airliners.net/photo/VASP/Dou ... 1250904/M/
http://www.airliners.net/photo/VASP/Dou ... 1250847/M/
http://www.airliners.net/photo/VASP/Dou ... 1059362/M/
http://www.airliners.net/photo/VASP/Dou ... 0985619/M/
http://www.airliners.net/photo/VASP/Dou ... 0096008/M/
http://www.airliners.net/photo/VASP/Dou ... 0096007/M/
http://www.airliners.net/photo/VASP/Dou ... 0094053/M/
VIABRÁS - Viação Aérea Brasil > voou com quatro DC-3 entre 1947 e 1953, quando três de seus aviões passaram para a Nacional. São eles PP-KAA, PP-KAB, PP-KAC foram rematriculados como PP-ANS/ANM e ANT. A aeronave PP-KAD foi vendida para a Central Aérea onde recebeu a matricula PP-IBA
Viação Aérea Bahiana > essa empresa operou com três DC-3, os PP-BHD, PP-BHE, PP-BHF, entre 1948 e 1952. O PP-BHD foi vendido a Real como PP-YQI, e o PP-BHE foi vendido a Nacional onde recebeu o prefixo PP-ANN.
Votec > Esta empresa foi a última a utilizar os DC-3 no Brasil, tendo voado com cinco deles entre 1979 ate 1985, com o prefixos > PT-KYW, PT-KYX, PT-KZE, PT-KZF, PT-KZG;
VOTEC.
http://www.airliners.net/photo/Votec/Do ... 1071038/M/
http://www.airliners.net/photo/Votec/Do ... 1071037/M/
http://www.airliners.net/photo/Votec/Do ... 1052520/M/
http://www.airliners.net/photo/Royal-Ta ... 1083171/M/
Projeto Rondon > PP-FOZ, PT-KUB, PP-SQJ, PP-SQK, PP-KUD, PP-NAT;
http://img183.imageshack.us/img183/1323/img450.jpg
FUNAI - Fundação Nacional do Índio: PP-FOI;
http://img232.imageshack.us/img232/4334/img210.jpg
Clube Aéreo de Viagens Água Limpa: PT-KVB e PT-KVC
http://img232.imageshack.us/img232/779/img228.jpg.
http://img232.imageshack.us/img232/3968/img421.jpg
PT-KVT.
http://www.airliners.net/photo/Douglas- ... 1154028/M/
http://img183.imageshack.us/img183/9279/img576.jpg
Atualmente restam poucos DC-3 no Brasil, e deles apenas um em vôo, em Santa Catarina, com a matricula PP-KZG, que pelos nossos registros voou na FAB como 2017. Os outros são mantidos em Museu, como PT-KUB que pertenceu ao Projeto Rondon e antes à VASP como PP-SPO, e hoje permanece em precárias condições no Museu da Tecnologia em São Paulo, ou o PP-VBK da VARIG “preservado” sem nenhum tipo de manutenção no Museu Eduardo Andréa Matarazzo, em Bebedouro (SP). Já o PP-ANU permanece em perfeito estado de conservação no museu da VARIG em Porto Alegre.
http://img90.imageshack.us/img90/2867/img580.jpg
http://img90.imageshack.us/img90/6929/img633.jpg
Ufa!!! terminou.
Desculpem pelo logo texto.
Obs. Contei com a colaboração do amigo Luis Fernando, que me adiantou os dados, como as relações dos prefixos e a ordem das empresas. Porém fiz pequenas observações e correções.
Abraços
Cursio
Re: História dos DC-3 no Brasil (texto longo)
Nosssaaaaa que incrivel tudo isso Cursio! Um verdadeiro sábio!
Puxa, quanta informação bacana!!
Dentro do BR, qual era o voo mais longo? E na travessia EUA-Europa, onde eram as escalas sobre o Oceano??
Abraços!
Puxa, quanta informação bacana!!
Dentro do BR, qual era o voo mais longo? E na travessia EUA-Europa, onde eram as escalas sobre o Oceano??
Abraços!
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Re: História dos DC-3 no Brasil (texto longo)
Se não estou enganado , o DC-3 não foi operado comercialmente entre a Europa e a America. Acho que a travessia era feita pelos aerobotes da Boeing , seguindo-se o DC-4 , Constellation e demais séries DC e Super Constellation e do lado Europeu , bombardeiros transformados em transporte de passageiros .
Sérgio Bica
Sérgio Bica
Re: História dos DC-3 no Brasil (texto longo)
Esqueceu mencionar os 3 DC-3(C-47) que operavam na TAF fazendo fretes "de cima pra baixo" e utilizados em voos dos correios.
Naquela época a TAF era taxi aéreo, talvez seja por isso que nao foi mencionado.
Naquela época a TAF era taxi aéreo, talvez seja por isso que nao foi mencionado.
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Re: História dos DC-3 no Brasil (texto longo)
Bom , aí faltaria mencionar a RICO , que operou ao redor de 25 DC-3 ! O colega Cedrini tem os prefixos da "pequena" frota do Cmte . Mickey
Sérgio Bica
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Re: História dos DC-3 no Brasil (texto longo)
Provavelmente foi esse o motivo de não constar na relação publicada pela revista.B767 escreveu:Esqueceu mencionar os 3 DC-3(C-47) que operavam na TAF fazendo fretes "de cima pra baixo" e utilizados em voos dos correios.
Naquela época a TAF era taxi aéreo, talvez seja por isso que nao foi mencionado.
TAF
http://www.airliners.net/photo/TAF-Linh ... 0591550/M/
http://www.airliners.net/photo/TAF-Linh ... 0585504/M/
Abraços
Cursio
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Re: História dos DC-3 no Brasil (texto longo)
José, acho que essa era uma das mais longas.José Arthur - SBPA escreveu:Nosssaaaaa que incrivel tudo isso Cursio! Um verdadeiro sábio!
Puxa, quanta informação bacana!!
Dentro do BR, qual era o voo mais longo? E na travessia EUA-Europa, onde eram as escalas sobre o Oceano??
Abraços!
http://img90.imageshack.us/img90/6929/img633.jpg.
Se encontrar outra lhe envio depois.
Abraços
Cursio
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Re: História dos DC-3 no Brasil (texto longo)
Na revista Flap Internacional de nº 392 maio de 2005, tem uma matéria a respeito da Rico Linhas Aéreas, onde informa que a RICO Taxi Aéreo na época, teve uma frota de 51 aeronaves Douglas DC-3. Na maioria vindo da FAB e de empresas Brasileiras, que operaram esse modelo de aviões em épocas passadas.Sergio de Faria Bica escreveu:Bom , aí faltaria mencionar a RICO , que operou ao redor de 25 DC-3 ! O colega Cedrini tem os prefixos da "pequena" frota do Cmte . Mickey
Sérgio Bica
RICO táxi Aéreo
http://www.airliners.net/photo/Rico-Tax ... 0010931/M/
Minha impressora deu um problema e não estou consenguindo escanear nada, assim que sanado o defeito mando mais alguns detalhes.
Abraços
Cursio
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Re: História dos DC-3 no Brasil (texto longo)
Cursio,
Dos 51 DC-3 , vários foram canibalizados e nunca voaram na RICO , servindo suas peças para manter os demais em condições de vôo . Além disso , muitos DC-3 , foram exportados para os EUA. Assim sendo , mais ou menos 25 realmente voaram na RICO. Certa vez o Mickey me disse que todos os DC-3 full pax seriam exportados para os EUA , sendo o valor de cada unidade , cerca de U$ 100.000 . Os operados pela RICO , eram , em sua grande maioria , a versão de carga , C-47.
Abs
Sérgio Bica
Dos 51 DC-3 , vários foram canibalizados e nunca voaram na RICO , servindo suas peças para manter os demais em condições de vôo . Além disso , muitos DC-3 , foram exportados para os EUA. Assim sendo , mais ou menos 25 realmente voaram na RICO. Certa vez o Mickey me disse que todos os DC-3 full pax seriam exportados para os EUA , sendo o valor de cada unidade , cerca de U$ 100.000 . Os operados pela RICO , eram , em sua grande maioria , a versão de carga , C-47.
Abs
Sérgio Bica
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Re: História dos DC-3 no Brasil (texto longo)
Bom dia amigos Forenses.
Os DC-3 na RICO>
http://img219.imageshack.us/img219/4619/img319.jpg
http://img219.imageshack.us/img219/5276/img321.jpg
http://img219.imageshack.us/img219/8761/img322j.jpg
http://img219.imageshack.us/img219/5317/img323.jpg
http://img207.imageshack.us/img207/5470/img324.jpg
http://img207.imageshack.us/img207/6507/img325.jpg
http://img207.imageshack.us/img207/6048/img326.jpg
Abraços
Cursio
Os DC-3 na RICO>
http://img219.imageshack.us/img219/4619/img319.jpg
http://img219.imageshack.us/img219/5276/img321.jpg
http://img219.imageshack.us/img219/8761/img322j.jpg
http://img219.imageshack.us/img219/5317/img323.jpg
http://img207.imageshack.us/img207/5470/img324.jpg
http://img207.imageshack.us/img207/6507/img325.jpg
http://img207.imageshack.us/img207/6048/img326.jpg
Abraços
Cursio
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Re: História dos DC-3 no Brasil (texto longo)
Cursio ,
EXCELENTE !
Abs.
Sérgio Bica
EXCELENTE !
Abs.
Sérgio Bica
Re: História dos DC-3 no Brasil (texto longo)
Meus Deus Mestre Cursio, que tópico...



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Re: História dos DC-3 no Brasil (texto longo)
Carissimo Sérgio!!Sergio de Faria Bica escreveu:Cursio,
Dos 51 DC-3 , vários foram canibalizados e nunca voaram na RICO , servindo suas peças para manter os demais em condições de vôo . Além disso , muitos DC-3 , foram exportados para os EUA. Assim sendo , mais ou menos 25 realmente voaram na RICO. Certa vez o Mickey me disse que todos os DC-3 full pax seriam exportados para os EUA , sendo o valor de cada unidade , cerca de U$ 100.000 . Os operados pela RICO , eram , em sua grande maioria , a versão de carga , C-47.
Abs
Sérgio Bica
Obrigado pela sua explanação, prova de quem conhece.
Abraços
Cursio
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Re: História dos DC-3 no Brasil (texto longo)
Olha , Cursio
Quem tem que agradecer sou eu e os demais colegas pela verdadeira aula que você tem nos proporcionado !
Um grande abraço do
Sérgio Bica
Quem tem que agradecer sou eu e os demais colegas pela verdadeira aula que você tem nos proporcionado !
Um grande abraço do
Sérgio Bica
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Re: História dos DC-3 no Brasil (texto longo)
Boa noite,
Só mesmo o Cursio para nos propriciar tão detalhado material de pesquisa. Merece ser quardado em lugar de honra nos acrivos do meu computador.
Abraços.
Só mesmo o Cursio para nos propriciar tão detalhado material de pesquisa. Merece ser quardado em lugar de honra nos acrivos do meu computador.
Abraços.
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Re: História dos DC-3 no Brasil (texto longo)
Oi , Cursio
Abusando da sua paciência , você teria os prefixos dos DC-3 que foaram usados como Executivos no Brasil ?
Um bom domingo
Sérgio Bica
Abusando da sua paciência , você teria os prefixos dos DC-3 que foaram usados como Executivos no Brasil ?
Um bom domingo
Sérgio Bica
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Re: História dos DC-3 no Brasil (texto longo)
Quote:
Atualmente restam poucos DC-3 no Brasil, e deles apenas um em vôo, em Santa Catarina, com a matricula PP-KZG, que pelos nossos registros voou na FAB como 2017. Os outros são mantidos em Museu, como PT-KUB que pertenceu ao Projeto Rondon e antes à VASP como PP-SPO, e hoje permanece em precárias condições no Museu da Tecnologia em São Paulo, ou o PP-VBK da VARIG “preservado” sem nenhum tipo de manutenção no Museu Eduardo Andréa Matarazzo, em Bebedouro (SP). Já o PP-ANU permanece em perfeito estado de conservação no museu da VARIG em Porto Alegre.
http://img90.imageshack.us/img90/2867/img580.jpg
http://img90.imageshack.us/img90/6929/img633.jpg
Unquote
Acho que esqueceram de falar do DC-3 PP-VBF que está no GIG entre a GE, TAP ME e Fundação Ruben Berta.
Pergunta de USD 1.000.000,00 , a quem ele pertence atualmente?
Starliner
Atualmente restam poucos DC-3 no Brasil, e deles apenas um em vôo, em Santa Catarina, com a matricula PP-KZG, que pelos nossos registros voou na FAB como 2017. Os outros são mantidos em Museu, como PT-KUB que pertenceu ao Projeto Rondon e antes à VASP como PP-SPO, e hoje permanece em precárias condições no Museu da Tecnologia em São Paulo, ou o PP-VBK da VARIG “preservado” sem nenhum tipo de manutenção no Museu Eduardo Andréa Matarazzo, em Bebedouro (SP). Já o PP-ANU permanece em perfeito estado de conservação no museu da VARIG em Porto Alegre.
http://img90.imageshack.us/img90/2867/img580.jpg
http://img90.imageshack.us/img90/6929/img633.jpg
Unquote
Acho que esqueceram de falar do DC-3 PP-VBF que está no GIG entre a GE, TAP ME e Fundação Ruben Berta.
Pergunta de USD 1.000.000,00 , a quem ele pertence atualmente?
Starliner
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Re: História dos DC-3 no Brasil (texto longo)
O PP-ANU foi totalmente recondicionado faz pouco tempo , oasião em que trocaram o prefixo PP-VRG pelo seu prefixo verdadeiro , PP-ANU . Atualmente aguarda a tranferência para a PUC-RS , onde ficará em exposição junto com o material do Museu da VARIG , que também foi tranferido lá .
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Sérgio Bica
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Re: História dos DC-3 no Brasil (texto longo)
Caro Sérgio, nesses dois links com certeze o amigo irá encontra o que deseja.Sergio de Faria Bica escreveu:O PP-ANU foi totalmente recondicionado faz pouco tempo , oasião em que trocaram o prefixo PP-VRG pelo seu prefixo verdadeiro , PP-ANU . Atualmente aguarda a tranferência para a PUC-RS , onde ficará em exposição junto com o material do Museu da VARIG , que também foi tranferido lá .
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Sérgio Bica
http://img90.imageshack.us/img90/2867/img580.jpg
http://img90.imageshack.us/img90/6929/img633.jpg
Abraços
Cursio
Re: História dos DC-3 no Brasil (texto longo)
A sorte do ANU será a transferencia para a PUC-RS. Lá ele ganhará o destaque e o reconhecimento que merece... na Varig estava sujo e abandonado.