GOL 1342 - problema nos reversores
Moderador: Moderadores
Regras do fórum
As regras do fórum estão disponíveis CLICANDO AQUI.
As regras do fórum estão disponíveis CLICANDO AQUI.
GOL 1342 - problema nos reversores
Amigos,
Estava em aproximação para CXJ o voo GLO1342 (CGH-CXJ), porém está com problema nos reversores e não poderá pousar em CXJ devido o comprimento da pista, portanto está alternando POA.
Abraços!
Estava em aproximação para CXJ o voo GLO1342 (CGH-CXJ), porém está com problema nos reversores e não poderá pousar em CXJ devido o comprimento da pista, portanto está alternando POA.
Abraços!
Re: GOL 1342 - problema nos reversores
Pelo visto deu tudo certo... vai copiar agora POA-CXJ.
* Decolou as 1128LT e pousou as 1142LT!
* Decolou as 1128LT e pousou as 1142LT!
-
- MASTER
- Mensagens: 1644
- Registrado em: Dom Jun 24, 2007 16:37
Re: GOL 1342 - problema nos reversores
Humm ! Problema em reversor me assusta !
Sérgio Bica
Sérgio Bica
-
- MASTER
- Mensagens: 2950
- Registrado em: Seg Dez 20, 2004 21:52
- Localização: Curitiba-PR-BR
Re: GOL 1342 - problema nos reversores
Ségio, deve ter acendido uma luzinha e tocado uma buzininha ....rsrsrs...brincadeiras à parte, a segurança em primeiro lugar.
Marco A Moraes
SBBI/SBCT
SBBI/SBCT
-
- MASTER
- Mensagens: 1644
- Registrado em: Dom Jun 24, 2007 16:37
Re: GOL 1342 - problema nos reversores
É isso aí , Marco . Já se dizia antigamente : " O SEGURO MORREU DE VELHO "
Sérgio Bica
Sérgio Bica
Re: GOL 1342 - problema nos reversores
Humm... mas isso seria apenas uma preocausão a mais, correto? Pelo que me lembro de meus estudos, para o cálculo de pista leva-se em conta todos os meios normais de frenagem, exceto o reversível.
Até mais!
Até mais!
- emferrari
- MASTER
- Mensagens: 1494
- Registrado em: Qui Jan 25, 2007 00:15
- Localização: CLT, EUA / SBCT, BR
- Contato:
Re: GOL 1342 - problema nos reversores
Bah, ainda mais em CXJ... uma das cabeceiras da direto pruma ribanceira!
Re: GOL 1342 - problema nos reversores
Será que não saiu nada no jornal da serra?? Deve ter manchete "avião com problema de freio (sic) tem que ir para porto alegre" ou "avião da gol com reverso pinado (sic) (Sic) que iria pousar em caxias pousa em porto alegre" kkkkkkkkkkkkkk e por ai vai... dai os pax-pc-ifr-multi-pla saem falando pro jornal.. "ouvimos um barulho estranho" "saia uma fumaça estranha e não funcionou o reverso quando ele estava pousando" "o piloto disse que tinha problemas no frreio e houve panico geral no avião, crianças, mulheres e idosos chorando e gritando..." kkkkkkkk
brincadeiras a parte, deve ter sido mais por precaução quando fizeram o checklist e algo não acendeu ou acendeu no painel e alternaram Poa, verifica-se o bug e depois segue. 1 hora de atraso pela segurança não faz mal a ninguem!!! Ainda mais pousando em caxias que tem uma pistinha...
Zé, qual o prefixo do avião? Tu sabe?? Ou alguém...
[]´s



brincadeiras a parte, deve ter sido mais por precaução quando fizeram o checklist e algo não acendeu ou acendeu no painel e alternaram Poa, verifica-se o bug e depois segue. 1 hora de atraso pela segurança não faz mal a ninguem!!! Ainda mais pousando em caxias que tem uma pistinha...
Zé, qual o prefixo do avião? Tu sabe?? Ou alguém...

[]´s
-
- CMTE.
- Mensagens: 529
- Registrado em: Dom Dez 19, 2004 12:54
- Localização: Porto Alegre - RS
- Contato:
Re: GOL 1342 - problema nos reversores
O que o colega Sentaapua falou está corretíssimo, o cálculo de distância de pouso não leva em conta o uso de reverso.
PORÉM, é claro que é muito mais seguro pousar numa pista maior e mais bem-estruturada como POA. Aliado também ao simples fato que, pousando em CXJ, eles não teriam talvez toda a estrutura de manutenção disponível para arrumar o avião, sendo que POA tem muito mais condições de matar essa pane e o avião prosseguir no trilho normalmente depois.
Um abraço!
PORÉM, é claro que é muito mais seguro pousar numa pista maior e mais bem-estruturada como POA. Aliado também ao simples fato que, pousando em CXJ, eles não teriam talvez toda a estrutura de manutenção disponível para arrumar o avião, sendo que POA tem muito mais condições de matar essa pane e o avião prosseguir no trilho normalmente depois.
Um abraço!
Stephan Klos Pugatch
Fotos no Airliners.net = http://www.airliners.net/search/photo.s ... %20Pugatch
Fotos no Airliners.net = http://www.airliners.net/search/photo.s ... %20Pugatch
Re: GOL 1342 - problema nos reversores
Ele pousou em CXJ pela 33, que possui um LDA de 1940m, snme.. se fosse pela 15 o LDA é menor.. (1670m)
Re: GOL 1342 - problema nos reversores
Quem tem "C" tem medo, e quem sabe uma atitude dessas não teria evitado uma tragédia em 2007?
-
- MASTER
- Mensagens: 3228
- Registrado em: Qui Jan 27, 2005 21:27
- Localização: na Lua, sozinho e feliz
Re: GOL 1342 - problema nos reversores
Se sabe qual é o prefixo da aeronave objeto deste topico?
Re: GOL 1342 - problema nos reversores
Em termos. Hoje em dia, na analise de landing performance, existe um percentual que deve ser ajustado para uso ou nao de reverso. Caberia saber qual e a politica operacional da Gol quanto a isso, ainda mais em pistas criticas e com peso de pouso elevado.Stephan K.P. escreveu:O que o colega Sentaapua falou está corretíssimo, o cálculo de distância de pouso não leva em conta o uso de reverso.
Na pratica nem sempre prevalece o que esta escrito na teoria, e essa pratica na maioria dos casos e mais conservativa, quando muito, igual ao que descrevem os regulamentos genericos, mas nao especificos a determinadas operacoes.