Boa tarde amigos do Fórum.
Segue neste alguns dados sobre os Dart Herald que operaram na saudosa Sadia / Transbrasil de 1963 até 1976.
Prefacio da reportagem.
http://img256.imageshack.us/img256/895/img176.jpg
Rotas das aeronaves.
http://img6.imageshack.us/img6/9376/img177.jpg
http://img6.imageshack.us/img6/7766/img397.jpg
Propagandas da época
http://img9.imageshack.us/img9/8702/img187.jpg
http://img9.imageshack.us/img9/4363/img189.jpg
http://img9.imageshack.us/img9/9951/img191.jpg
Dados sobre os Dart Herald
http://img9.imageshack.us/img9/6951/img194s.jpg
============================================================
PP-ASU > n/s 161 > Chegou em 06/12/63 devolvido em 20/10/64.
http://img256.imageshack.us/img256/4682/img143.jpg
http://www.airliners.net/open.file/765722/M/
PP-ASV > n/s 149 > Chegou em 20/02/64 devolvido em 24/10/65
http://www.airliners.net/open.file/822725/M/
PP-ASW > n/s 169 > Chegou em 11/01/1968 devolvido em abril do mesmo ano
http://www.airliners.net/open.file/368771/M/
PP-SDG > n/s 185 > > Chegou em 09/11/65 devolvido em 23/03/73
http://www.airliners.net/open.file/665374/M/
http://www.airliners.net/open.file/006308/M/
http://www.airliners.net/open.file/616675/M/
PP-SDH > n/s 186 > Chegou em 26/01/65 devolvido em 17/07/76.
http://img256.imageshack.us/img256/3645/img173.jpg
http://img148.imageshack.us/img148/7776/img068c.jpg
http://www.airliners.net/open.file/170783/M/
PP-SDI > n/s 177 > Chegou em 30/09/1965 devolvido em 28/04/1973
http://www.airliners.net/open.file/170783/M/
http://www.airliners.net/open.file/1102988/M/
http://www.airliners.net/open.file/540393/M/
PP-SDJ > n/s 190 > Chegou em 07/12/65 > W/O > 03/11/1967 > Serra da Graciosa (PR)
PP-SDL > n/s 191 > Chegou em 08/02/1966 devolvido em 30/06/1976
http://img148.imageshack.us/img148/1189/img074.jpg
http://img148.imageshack.us/img148/2049/img067.jpg
http://www.airliners.net/open.file/170785/M/
PP-SDM > n/s 149 > esse avião foi rematriculado > Esse avião foi rematriculado, era o PP-ASV > 18/11/1966 devolvido em 11/08/1976.
http://img256.imageshack.us/img256/8895/img174.jpg
http://img256.imageshack.us/img256/2483/img142r.jpg
http://img148.imageshack.us/img148/3631/img064.jpg
http://www.airliners.net/open.file/822725/M/
PP-SDN > n/s 194 > Chegou em 16/01/1968 devolvido em 28/04/1973
http://img148.imageshack.us/img148/2116/img072.jpg
http://www.airliners.net/open.file/1140470/M/
http://www.airliners.net/open.file/1157312/M/
http://www.airliners.net/open.file/1076684/M/
VOANDO NA TABA/NOTA.
Fato curioso, e também pouco conhecido sobre a vida dos Dart Herald no Brasil, foi a sua operação pela TABA - Transportes Aéreos da Bacia Amazônica/NOTA – Norte Táxi Aéreo. Entre 1975 e 1976, esta empresa, sediada em Belém, arrendou os três últimos Dart Herald que a Transbrasil ainda possuía em sua frota – o PP-SDH, o PP-SDL e PP-SDM. Consta que o PP-SDM entrou em operação na Taba/Nota em meados de 1975 e foi devolvido no ano seguinte; o PP-SDL em fevereiro de 1976, retornando em maio do mesmo ano, e por fim o PP-SDH em abril de 1976 , voltando a Transbrasil dois meses depois. Esses aviões tiveram o nome Taba/Nota aplicado na fuselagem e foram operados nas rotas regionais da empresa, que cobriam diversas cidades da Amazônia e também Caiena, na Guiana Francesa.
Ficha técnica
http://img172.imageshack.us/img172/5517/img398.jpg
Os Dart Heralds voaram na Sadia / Transbrasil de 1963 até 1976.
Fonte > Revista Flap Internacional.
Abraços
Cursio
Aos saudosistas da Transbrasil > Dart Herald
Moderador: Moderadores
Regras do fórum
As regras do fórum estão disponíveis CLICANDO AQUI.
As regras do fórum estão disponíveis CLICANDO AQUI.
-
José Cursio
- AeroConselho
- Mensagens: 7901
- Registrado em: Qua Ago 02, 2006 14:21
- Localização: São Paulo
- Constellation
- Moderador

- Mensagens: 3086
- Registrado em: Seg Dez 20, 2004 09:05
- Localização: Londrina
Re: Aos saudosistas da Transbrasil > Dart Herald
Caros amigos,
Os Dart Herald da Sadia eram uma presença comum em LDB entre o final dos anos 60 e o começo dos anos 70, antes da empresa começar a operar o Jatões (BAC-111) em 1974.
Eu me lembro com saudade desses aviões, eram muiiiito barulhentos e impressionantes. Dividiam o espaço do aeroporto com os DC-3, Viscount e Samurai da VASP, além dos C-47 da FAB. Uma época que não volta mais.
Um abraço.
Os Dart Herald da Sadia eram uma presença comum em LDB entre o final dos anos 60 e o começo dos anos 70, antes da empresa começar a operar o Jatões (BAC-111) em 1974.
Eu me lembro com saudade desses aviões, eram muiiiito barulhentos e impressionantes. Dividiam o espaço do aeroporto com os DC-3, Viscount e Samurai da VASP, além dos C-47 da FAB. Uma época que não volta mais.
Um abraço.

-
Starliner
- MASTER

- Mensagens: 1131
- Registrado em: Ter Dez 21, 2004 07:43
- Localização: Rio de Janeiro - RJ
Re: Aos saudosistas da Transbrasil > Dart Herald
Eis a foto do PP-SDJ que ficou faltandona lsita do Cursio:
http://www.airliners.net/photo/Sadia/Ha ... /0954818/M
Starliner
http://www.airliners.net/photo/Sadia/Ha ... /0954818/M
Starliner
Starliner - GIG
-
José Cursio
- AeroConselho
- Mensagens: 7901
- Registrado em: Qua Ago 02, 2006 14:21
- Localização: São Paulo
Re: Aos saudosistas da Transbrasil > Dart Herald
Bom dia amigos Forenses.
Starliner! muitissimo obrigado por postar essa raridade.
Abraços
Cursio
Starliner! muitissimo obrigado por postar essa raridade.
Abraços
Cursio
-
Starliner
- MASTER

- Mensagens: 1131
- Registrado em: Ter Dez 21, 2004 07:43
- Localização: Rio de Janeiro - RJ
Re: Aos saudosistas da Transbrasil > Dart Herald
everton_cwb escreveu:Starliner,
Tem maiores detalhes sobre a queda desta aeronave em Curitiba (local, se foi na decolagem ou no pouso, etc)?
Everton,
O PP-SDJ um Herald 214 c/n 190 voou pela 1ª vez em 02.11.1965 e tinha sido entregue a Sadia em 07.12.1965. Era bastante novo, quando acidentou-se em 03.11.1967 efetuando um vôo CGH/CWB com cinco tripulantes e vinte Pax.
Destes, salvaram-se o radiotelegrafista, um comissário e dois Pax.
Colidiu com o maciço do Marumbí (Serra da Graciosa) quando da aproximação para pouso
em CWB.
O acidente teria sido causado por procedimento inadequado em vôo por instrumentos.
Starliner
Starliner - GIG
-
meron Kovalchuk
- PC

- Mensagens: 140
- Registrado em: Seg Jan 01, 2007 20:16
- Localização: curitiba pr
Re: Aos saudosistas da Transbrasil > Dart Herald
Para completar a história do PP-SDJ: O Relatório do acidente conseguiu provar que o mesmo "voava por relógio
", com os dois VOR.s desligados, conforme comprovado com os destroços. Ela estava fazendo a chegada em SBCT no rumo 270, e informou a TWR que tinha passado a relativa 032 de SBBI, que era o ponto onde já o terreno era plano e a 4 minutos do NDB CT. Acontece que o Cmt, não estava voando pelo VOR e pegou vento de proa que fez o mesmo atrazar a chegada no NDB CT e informou a TWR que estava 2 minutos fora do bloqueio, quando na realidade ainda estava por cima da Serra. O resto já contaram antes. ( No dia do acidente eu sai do pernoite da TWR e ia para SBPA em "vôo de saco de areia"- isto é ficar na cabine do DC 6 da VRG e assistir pelo outro lado as informações que vinham da TWR e quando vim para fazer o voo que era as 1400 local, me mandaram subir de volta na TWR para" dar uma mãozinha" no tumulto que ainda existia naquela hora) Os destroços só foram localizados perto das 1700 horas local, quando eu já tinha chegado em SBPA e subi na TWR SBPA para saber das novidades).
meron@uol.com.br
", com os dois VOR.s desligados, conforme comprovado com os destroços. Ela estava fazendo a chegada em SBCT no rumo 270, e informou a TWR que tinha passado a relativa 032 de SBBI, que era o ponto onde já o terreno era plano e a 4 minutos do NDB CT. Acontece que o Cmt, não estava voando pelo VOR e pegou vento de proa que fez o mesmo atrazar a chegada no NDB CT e informou a TWR que estava 2 minutos fora do bloqueio, quando na realidade ainda estava por cima da Serra. O resto já contaram antes. ( No dia do acidente eu sai do pernoite da TWR e ia para SBPA em "vôo de saco de areia"- isto é ficar na cabine do DC 6 da VRG e assistir pelo outro lado as informações que vinham da TWR e quando vim para fazer o voo que era as 1400 local, me mandaram subir de volta na TWR para" dar uma mãozinha" no tumulto que ainda existia naquela hora) Os destroços só foram localizados perto das 1700 horas local, quando eu já tinha chegado em SBPA e subi na TWR SBPA para saber das novidades).
meron@uol.com.br