Saab 2000 da Carpatair pousou de nariz (com fotos)
Moderador: Moderadores
Regras do fórum
As regras do fórum estão disponíveis CLICANDO AQUI.
As regras do fórum estão disponíveis CLICANDO AQUI.
-
- MASTER
- Mensagens: 3228
- Registrado em: Qui Jan 27, 2005 21:27
- Localização: na Lua, sozinho e feliz
Saab 2000 da Carpatair pousou de nariz (com fotos)
Avião encosta nariz em pista durante pouso de emergência na Romênia
A aeronave Saab 2000, da companhia Carpatair, teve problemas no trem de pouso ao tentar aterrissar em Timisoara, na Romênia, e encostou o nariz no solo. Todas as 51 pessoas a bordo foram resgatadas com segurança.
Fonte: Portal G1
------------------------------------------
Carpatair SB20 at Timisoara on Feb 28th 2009, landed without nose gear
A Carpatair Saab 2000, registration YR-SBI performing flight V3-128 from Chisinau (Moldova) to Timisoara (Romania) with 47 passengers and 4 crew, aborted the approach to Timisoara after an unsafe gear indication for the nose gear. The airplane entered a holding for almost two hours as the crew attempted to lower the nose gear and burned off fuel. Emergency services foamed the runway in preparation for the partial gear up landing. The airplane subsequently landed without the nose gear and came to a safe stop. All occupants remained uninjured, the damage to the airplane is reported minor.
Fotos: AP/Timisoara Airport
The Romanian Transport Ministry has launched an investigation into the incident.
Fonte: Simon Hradecky (The Aviation Herald)
A aeronave Saab 2000, da companhia Carpatair, teve problemas no trem de pouso ao tentar aterrissar em Timisoara, na Romênia, e encostou o nariz no solo. Todas as 51 pessoas a bordo foram resgatadas com segurança.
Fonte: Portal G1
------------------------------------------
Carpatair SB20 at Timisoara on Feb 28th 2009, landed without nose gear
A Carpatair Saab 2000, registration YR-SBI performing flight V3-128 from Chisinau (Moldova) to Timisoara (Romania) with 47 passengers and 4 crew, aborted the approach to Timisoara after an unsafe gear indication for the nose gear. The airplane entered a holding for almost two hours as the crew attempted to lower the nose gear and burned off fuel. Emergency services foamed the runway in preparation for the partial gear up landing. The airplane subsequently landed without the nose gear and came to a safe stop. All occupants remained uninjured, the damage to the airplane is reported minor.
Fotos: AP/Timisoara Airport
The Romanian Transport Ministry has launched an investigation into the incident.
Fonte: Simon Hradecky (The Aviation Herald)
Editado pela última vez por Black Typhoon em Sáb Fev 28, 2009 16:47, em um total de 1 vez.
Re: Saab 2000 da Carpatair pousou de nariz (com foto)
Mais de 50 pessoas saem ilesas de pouso forçado na Romênia
Bucareste, 28 fev (EFE).- Um avião da companhia romena Carpatair teve hoje que fazer uma aterrissagem de emergência no aeroporto da cidade de Timisoara (oeste), devido a problemas no trem de pouso, mas as 51 pessoas a bordo saíram ilesas, informou a imprensa local.
Os 47 passageiros da aeronave e os quatro membros da tripulação não sofreram nenhum ferimento no incidente, disse a porta-voz do terminal aéreo, Carmen Stoica.
O avião, um Saab 2000, voava de Chisnau (República da Moldávia) para Timisoara, mas, antes de pousar, sobrevoou por mais de uma hora e meia a cidade de destino devido aos problemas no trem de aterrissagem.
Segundo o vice-presidente da Carpatair, Dan Andrei, o trem de pouso dianteiro emperrou.
"Na aterrissagem, o avião desceu com os dois trens laterais, freou bruscamente e depois, a uma velocidade reduzida, inclinou-se para frente. (Durante as manobras,) O trem de pouso dianteiro permaneceu emperrado", disse Andrei à agência "Agerpres".
Cerca de 20 ambulâncias e equipes da Polícia e do Corpo de Bombeiros aguardavam a aterrissagem do avião para socorrer possíveis feridos e evitar a explosão da aeronave.
Fonte: http://noticias.uol.com.br/ultnot/efe/2 ... 17191.jhtm
Bucareste, 28 fev (EFE).- Um avião da companhia romena Carpatair teve hoje que fazer uma aterrissagem de emergência no aeroporto da cidade de Timisoara (oeste), devido a problemas no trem de pouso, mas as 51 pessoas a bordo saíram ilesas, informou a imprensa local.
Os 47 passageiros da aeronave e os quatro membros da tripulação não sofreram nenhum ferimento no incidente, disse a porta-voz do terminal aéreo, Carmen Stoica.
O avião, um Saab 2000, voava de Chisnau (República da Moldávia) para Timisoara, mas, antes de pousar, sobrevoou por mais de uma hora e meia a cidade de destino devido aos problemas no trem de aterrissagem.
Segundo o vice-presidente da Carpatair, Dan Andrei, o trem de pouso dianteiro emperrou.
"Na aterrissagem, o avião desceu com os dois trens laterais, freou bruscamente e depois, a uma velocidade reduzida, inclinou-se para frente. (Durante as manobras,) O trem de pouso dianteiro permaneceu emperrado", disse Andrei à agência "Agerpres".
Cerca de 20 ambulâncias e equipes da Polícia e do Corpo de Bombeiros aguardavam a aterrissagem do avião para socorrer possíveis feridos e evitar a explosão da aeronave.
Fonte: http://noticias.uol.com.br/ultnot/efe/2 ... 17191.jhtm
-
- MASTER
- Mensagens: 1644
- Registrado em: Dom Jun 24, 2007 16:37
Re: Saab 2000 da Carpatair pousou de nariz (com foto)
Lembra um pouso de um AVRO da RG em POA , quando após a decolagem , ao recolher o trem , quebrou uma peça que bloqueou a bequilha na posição Up . Depois de voar a manhã inteira , pousou nas mesmas condições do Saab e também ninguém se feriu .
Sérgio Bica
Sérgio Bica
-
- MASTER
- Mensagens: 2950
- Registrado em: Seg Dez 20, 2004 21:52
- Localização: Curitiba-PR-BR
Re: Saab 2000 da Carpatair pousou de nariz (com foto)
Sérgio, faz tempo este Avro, hein?Sergio de Faria Bica escreveu:Lembra um pouso de um AVRO da RG em POA , quando após a decolagem , ao recolher o trem , quebrou uma peça que bloqueou a bequilha na posição Up . Depois de voar a manhã inteira , pousou nas mesmas condições do Saab e também ninguém se feriu .
Sérgio Bica
Se não me falham os neurônios foi o PP-VDP, no qual viajei de POA a RIA uns 20 dias depois do ocorrido. Teve TV ao vivo, decolaram p/ Bagé e deu alarme de trem, e ficaram em órbita para queimar o excesso de QAv , com isso as TV levaram seus caminhões p/ o Salgado Filho e botaram as imagens no ar, um assombro, cheguei em casa p/ o almoço e aquele alvoroço ... uma camada de espuma na pista e o ingles pousou suavemente ! Uns arranhões no nariz, umas chapas novas e de volta ao seu elemento.
Marco A Moraes
SBBI/SBCT
SBBI/SBCT
Re: Saab 2000 da Carpatair pousou de nariz (com fotos)
As imagens não estão abrindo...
Emerson Signoberto Daniel
SBLO/LDB
"Aprenda sempre com os erros dos outros, pois, você não terá tempo para repetir todos"
SBLO/LDB
"Aprenda sempre com os erros dos outros, pois, você não terá tempo para repetir todos"
-
- MASTER
- Mensagens: 1644
- Registrado em: Dom Jun 24, 2007 16:37
Re: Saab 2000 da Carpatair pousou de nariz (com fotos)
Marcos.
Eu vinha de BUE , e desde a entrada na Terminal , vinha acompanhando o vôo do AVRO , que era comandado pelo Survilla . Quando estava 5 minutos fora , o Centro autorizou o AVRO para passar à Tôrre e descer . Pedi que aguardassem o meu pouso , já que era vôo internacional e em Canoas (ARGS) não tinha nem RECEITA FEDERAL e nem POLÍCIA FEDERAL.
Consultado , o Survilla prontamente concordou e deu mais duas circuladas , já baixo , no Aeroporto . A multidão , que alertada pela Mídia , se concentrava no Salgado Filho e arredores era monumental . Pousei , saí pela pista de Táxi e aguardei o pouso do AVRO , na antiga 28 . Foi sensacional . Até hoje lembro do toque da bequilha recolhida , lançando uma língua de fagulhas ...
Acho que foi em foi em 1971 . Vou procurar no livro de bordo do PT-DSQ .
Abs
Sérgio Bica
Eu vinha de BUE , e desde a entrada na Terminal , vinha acompanhando o vôo do AVRO , que era comandado pelo Survilla . Quando estava 5 minutos fora , o Centro autorizou o AVRO para passar à Tôrre e descer . Pedi que aguardassem o meu pouso , já que era vôo internacional e em Canoas (ARGS) não tinha nem RECEITA FEDERAL e nem POLÍCIA FEDERAL.
Consultado , o Survilla prontamente concordou e deu mais duas circuladas , já baixo , no Aeroporto . A multidão , que alertada pela Mídia , se concentrava no Salgado Filho e arredores era monumental . Pousei , saí pela pista de Táxi e aguardei o pouso do AVRO , na antiga 28 . Foi sensacional . Até hoje lembro do toque da bequilha recolhida , lançando uma língua de fagulhas ...
Acho que foi em foi em 1971 . Vou procurar no livro de bordo do PT-DSQ .
Abs
Sérgio Bica
-
- MASTER
- Mensagens: 2950
- Registrado em: Seg Dez 20, 2004 21:52
- Localização: Curitiba-PR-BR
Re: Saab 2000 da Carpatair pousou de nariz (com fotos)
Sergio, só quem viveu esta época viu ouviu e sentiu estas máquinas.
Lembro tambem do pátio da VEM entupido com os 2 DC-8, os Caravelle, os YS-11 da CS, Eletra II, dos francesinhos da Evaer quando foram desativados ...sempre pegava janela na direita para apreciar aquelas aquelas águias ...
Lembro tambem do pátio da VEM entupido com os 2 DC-8, os Caravelle, os YS-11 da CS, Eletra II, dos francesinhos da Evaer quando foram desativados ...sempre pegava janela na direita para apreciar aquelas aquelas águias ...
Marco A Moraes
SBBI/SBCT
SBBI/SBCT
-
- MASTER
- Mensagens: 1644
- Registrado em: Dom Jun 24, 2007 16:37
Re: Saab 2000 da Carpatair pousou de nariz (com fotos)
Marcos
Tenho saudade dessa época , não pela minha idade (68 anos) mas pelo que se via , sem necessidade de segurança . Tirava-se fotos , entrava-se na cabine pois sempre tinha um comandante ou funcionário graduado que dava um jeito ...
Acompanhei a retirada e desmonte dos Super G e dos DC-3 . Me lembro como se fosse hoje , a chegada do PP-ANU para fazer parte do MUseu da RG... Ao lado do Hangar em que eu guardava o meu avião tinha um DC-3 , PP-VBG , que foi tranformado em iate , com 2 motores de AZTEC na pôpa e dois Mercury de centro , abrigados na fuselagem . Tal figura levava o nome de "HIDRO-AIR CITY" ...
Também junto ao Hangar ficava o PP-YPU , o DC-3 do Pignatari . Ele vinha de SP no ELECTRA II até POA e tomava o YPU para voar até as Minas de Camaquã .
Que saudade !
Um abraço do
Sérgio Bica
Tenho saudade dessa época , não pela minha idade (68 anos) mas pelo que se via , sem necessidade de segurança . Tirava-se fotos , entrava-se na cabine pois sempre tinha um comandante ou funcionário graduado que dava um jeito ...
Acompanhei a retirada e desmonte dos Super G e dos DC-3 . Me lembro como se fosse hoje , a chegada do PP-ANU para fazer parte do MUseu da RG... Ao lado do Hangar em que eu guardava o meu avião tinha um DC-3 , PP-VBG , que foi tranformado em iate , com 2 motores de AZTEC na pôpa e dois Mercury de centro , abrigados na fuselagem . Tal figura levava o nome de "HIDRO-AIR CITY" ...
Também junto ao Hangar ficava o PP-YPU , o DC-3 do Pignatari . Ele vinha de SP no ELECTRA II até POA e tomava o YPU para voar até as Minas de Camaquã .
Que saudade !
Um abraço do
Sérgio Bica
Re: Saab 2000 da Carpatair pousou de nariz (com fotos)
Cá entre nos, que aviao lindo, hein?