Boeing B737-800 da Turkish Airlines caiu perto de Amsterdã
Moderador: Moderadores
Regras do fórum
As regras do fórum estão disponíveis CLICANDO AQUI.
As regras do fórum estão disponíveis CLICANDO AQUI.
-
- MASTER
- Mensagens: 3228
- Registrado em: Qui Jan 27, 2005 21:27
- Localização: na Lua, sozinho e feliz
Boeing B737-800 da Turkish Airlines caiu perto de Amsterdã
Avião com 134 a bordo cai na Holanda
Um avião de passageiros da Turkish Airlines com 134 pessoas a bordo caiu próximo ao aeroporto internacional de Schiphol, a cerca de 20 km do centro de Amsterdã, nesta quarta-feira (25), deixando ao menos 20 feridos.
Foto: AFP
As autoridades do aeroporto disseram que uma pessoa morreu no acidente, mas a informação foi desmentida pelo ministro turco de Transportes, Binali Yildirim, e pela empresa.
Candan Karlitekin, chairman da empresa, disse que havia 127 passageiros -inclusive um bebê de colo- e sete tripulantes a bordo. Inicialmente, o aeroporto havia informado que 135 pessoas estavam na aeronave.
Segundo Karlitekin, os passageiros que ficaram feridos estavam na parte traseira da aeronave.
O acidente ocorreu durante uma tentativa de pouso, próximo ao aeroporto. O avião, um Boeing 737-800, voo TK 1951, vinha da cidade turca de Istambul e partiu-se em três partes.
Bombeiros e cerca de 30 ambulâncias estão no local para prestar socorro às vítimas. Cerca de 50 passageiros deixaram andando a aeronave logo depois da queda, com a ajuda das equipes de resgate.
O tráfego aéreo foi paralisado no aeroporto por conta do acidente.
Fonte: Portal G1 (com agencias internacionais)
--------------------------------------
Turkish Airlines B738 at Amsterdam on Feb 25th 2009, landed on a field
A Turkish Airlines Boeing 737-800, registration TC-JGE performing flight TK-1951 from Istanbul (Turkey) to Amsterdam (Netherlands) with 135 passengers and 7 crew on board, performed a controlled landing on a field outside Amsterdam's Schiphol Airport while approaching runway 18R and broke up in three parts. No fire erupted. There are reports of injuries. Authorities report, that all occupants survived. The Dutch TV reports 4-5 fatalities based on survivor accounts, but clarified later that these were 4-5 body bags seens by survivors.
Surviving passengers reported, that the airplane jolted seriously and then impacted ground.
An off duty pilot on the ground watching the accident said, that the airplane performed a controlled landing following loss of thrust on both engines.
Fonte: Simon Hradecky (The Aviation Herald)
-------------------------------
Status: Preliminary
Date: 25 FEB 2009
Time: ca 10:40
Type: Boeing 737-8F2
Operator: Türk Hava Yollari - THY
Registration: TC-JGE
C/n / msn: 29789/1065
First flight: 2002-01-24
Crew: Fatalities: / Occupants: 7
Passengers: Fatalities: / Occupants: 127
Total: Fatalities: / Occupants: 143
Airplane damage: Destroyed
Airplane fate: Written off (damaged beyond repair)
Location: Amsterdam-Schiphol International Airport (AMS) (Netherlands)
Phase: Landing (LDG)
Nature: International Scheduled Passenger
Departure airport: Istanbul-Atatürk International Airport (IST/LTBA), Turkey
Destination airport: Amsterdam-Schiphol International Airport (AMS/EHAM), Netherlands
Flightnumber: 1951
Narrative:
Crashed on landing runway 36L/18R. Airplane broke in three; no fire. Four-five fatatities reported so far.
Weather reported about 09:40 UTC (10:40 local):
EHAM 250925Z 20010KT 4500 BR SCT007 BKN008 OVC010 04/03 Q1027 TEMPO 2500=
[Wind 200 degrees, 10 kts, visibity 4500m in mist, scattered clouds 700 ft., broken clouds 800 f, overcast 1,000 ft.temperature 4 deg. C, dewpoint3 deg. C]
EHAM 250955Z 21010KT 4500 BR BKN007 OVC008 05/04 Q1027 TEMPO 2500=
[Wind 200 degrees, 10 kts, visibity 4500m in mist, broken clouds 700 f, overcast 800 ft.temperature 5 deg. C, dewpoint 4 deg. C]
Fonte: Aviation Safety
Um avião de passageiros da Turkish Airlines com 134 pessoas a bordo caiu próximo ao aeroporto internacional de Schiphol, a cerca de 20 km do centro de Amsterdã, nesta quarta-feira (25), deixando ao menos 20 feridos.
Foto: AFP
As autoridades do aeroporto disseram que uma pessoa morreu no acidente, mas a informação foi desmentida pelo ministro turco de Transportes, Binali Yildirim, e pela empresa.
Candan Karlitekin, chairman da empresa, disse que havia 127 passageiros -inclusive um bebê de colo- e sete tripulantes a bordo. Inicialmente, o aeroporto havia informado que 135 pessoas estavam na aeronave.
Segundo Karlitekin, os passageiros que ficaram feridos estavam na parte traseira da aeronave.
O acidente ocorreu durante uma tentativa de pouso, próximo ao aeroporto. O avião, um Boeing 737-800, voo TK 1951, vinha da cidade turca de Istambul e partiu-se em três partes.
Bombeiros e cerca de 30 ambulâncias estão no local para prestar socorro às vítimas. Cerca de 50 passageiros deixaram andando a aeronave logo depois da queda, com a ajuda das equipes de resgate.
O tráfego aéreo foi paralisado no aeroporto por conta do acidente.
Fonte: Portal G1 (com agencias internacionais)
--------------------------------------
Turkish Airlines B738 at Amsterdam on Feb 25th 2009, landed on a field
A Turkish Airlines Boeing 737-800, registration TC-JGE performing flight TK-1951 from Istanbul (Turkey) to Amsterdam (Netherlands) with 135 passengers and 7 crew on board, performed a controlled landing on a field outside Amsterdam's Schiphol Airport while approaching runway 18R and broke up in three parts. No fire erupted. There are reports of injuries. Authorities report, that all occupants survived. The Dutch TV reports 4-5 fatalities based on survivor accounts, but clarified later that these were 4-5 body bags seens by survivors.
Surviving passengers reported, that the airplane jolted seriously and then impacted ground.
An off duty pilot on the ground watching the accident said, that the airplane performed a controlled landing following loss of thrust on both engines.
Fonte: Simon Hradecky (The Aviation Herald)
-------------------------------
Status: Preliminary
Date: 25 FEB 2009
Time: ca 10:40
Type: Boeing 737-8F2
Operator: Türk Hava Yollari - THY
Registration: TC-JGE
C/n / msn: 29789/1065
First flight: 2002-01-24
Crew: Fatalities: / Occupants: 7
Passengers: Fatalities: / Occupants: 127
Total: Fatalities: / Occupants: 143
Airplane damage: Destroyed
Airplane fate: Written off (damaged beyond repair)
Location: Amsterdam-Schiphol International Airport (AMS) (Netherlands)
Phase: Landing (LDG)
Nature: International Scheduled Passenger
Departure airport: Istanbul-Atatürk International Airport (IST/LTBA), Turkey
Destination airport: Amsterdam-Schiphol International Airport (AMS/EHAM), Netherlands
Flightnumber: 1951
Narrative:
Crashed on landing runway 36L/18R. Airplane broke in three; no fire. Four-five fatatities reported so far.
Weather reported about 09:40 UTC (10:40 local):
EHAM 250925Z 20010KT 4500 BR SCT007 BKN008 OVC010 04/03 Q1027 TEMPO 2500=
[Wind 200 degrees, 10 kts, visibity 4500m in mist, scattered clouds 700 ft., broken clouds 800 f, overcast 1,000 ft.temperature 4 deg. C, dewpoint3 deg. C]
EHAM 250955Z 21010KT 4500 BR BKN007 OVC008 05/04 Q1027 TEMPO 2500=
[Wind 200 degrees, 10 kts, visibity 4500m in mist, broken clouds 700 f, overcast 800 ft.temperature 5 deg. C, dewpoint 4 deg. C]
Fonte: Aviation Safety
-
- MULTI
- Mensagens: 409
- Registrado em: Ter Fev 08, 2005 16:05
- Localização: Curitiba-PR
Re: Boeing B737-800 da Turkish Airlines caiu perto de Amsterdã
Que pena, realmente esse começo de ano não está sendo muito bom para a aviação, espero que pare por aí...
Abraços
Abraços
Re: Boeing B737-800 da Turkish Airlines caiu perto de Amsterdã
Avião turco cai na Holanda com 134 pessoas; 9 morrem
quarta-feira, 25 de fevereiro de 2009 10:17 BRT
AMSTERDÃ (Reuters) - Uma aeronave turca com 134 pessoas a bordo caiu quando tentava aterrissar no aeroporto Schiphol, em Amsterdã, na quarta-feira, matando nove pessoas, disse uma autoridade local.
Michel Bezuijen, prefeito em exercício de Haarlemmermeer, onde fica o aeroporto, disse que 50 pessoas ficaram feridas, metade em estado grave, quando o avião caiu às 10h31 (6h31 em Brasília), perto da pista de Schiphol, o quinto maior aeroporto europeu em volume de passageiros.
A causa do acidente ainda não foi determinada, disse ele a jornalistas.
A TV holandesa mostrou o que pareciam ser corpos cobertos no chão, perto da aeronave acidentada.
O avião da Turkish Airlines, procedente de Istambul, partiu-se em três pedaços quando atingiu o chão próximo à pista do aeroporto, a cerca de 20 km a sudoeste de Amisterdã.
"A aeronave caiu em um campo fora do perímetro do aeroporto", disse uma autoridade de Schiphol. "Todas as operações de resgate estão a pleno vapor no momento."
Imagens da TV holandesa mostraram o avião no solo, com a fuselagem rompida próximo à cauda e rachada perto da cabine dos pilotos. O avião não pegou fogo.
"A maioria dos passageiros está ferida, mas há pessoas que não se feriram. Cerca de 30 ambulâncias vieram para cá", afirmou o funcionário.
Cerca de 50 pessoas teriam escapado ilesas, de acordo com a rede CNBC Turquia.
O presidente da Turkish Airlines, Candan Karliltekin, disse em uma coletiva de imprensa em Istanbul que havia 127 passageiros, incluindo um bebê, a bordo, além de 7 tripulantes.
Em Schiphol, dez voos foram adiados e outros dez cancelados, mas as demais operações continuavam a acontecer normalmente.
O sobrevivente Huseyin Sumer disse à rede CNN Turk por telefone: "O avião partiu em três pedaços. Nós estamos ligando para as pessoas para dizer que a situação não é muito grave, mas pode haver mortos na parte frontal do avião".
Autoridades aeroportuárias disseram que a aeronave acidentada é um Boeing 737-800, que fazia o voo TK 1951, procedente de Istambul.
O acidente parece ser o pior desde que um avião de carga da El Al caiu em um bloco de apartamentos no subúrbio de Amsterdã em outubro de 1992, matando 43 pessoas, 39 delas em solo.
(Reportagem adicional de Niclas Mika, Gilbert Kreijger, Catherine Hornby, em Amsterdã, Philip Blenkinsop, Paul de Bendern, em Istambul, e Ibon Villelabeitia, em Ancara)
quarta-feira, 25 de fevereiro de 2009 10:17 BRT
AMSTERDÃ (Reuters) - Uma aeronave turca com 134 pessoas a bordo caiu quando tentava aterrissar no aeroporto Schiphol, em Amsterdã, na quarta-feira, matando nove pessoas, disse uma autoridade local.
Michel Bezuijen, prefeito em exercício de Haarlemmermeer, onde fica o aeroporto, disse que 50 pessoas ficaram feridas, metade em estado grave, quando o avião caiu às 10h31 (6h31 em Brasília), perto da pista de Schiphol, o quinto maior aeroporto europeu em volume de passageiros.
A causa do acidente ainda não foi determinada, disse ele a jornalistas.
A TV holandesa mostrou o que pareciam ser corpos cobertos no chão, perto da aeronave acidentada.
O avião da Turkish Airlines, procedente de Istambul, partiu-se em três pedaços quando atingiu o chão próximo à pista do aeroporto, a cerca de 20 km a sudoeste de Amisterdã.
"A aeronave caiu em um campo fora do perímetro do aeroporto", disse uma autoridade de Schiphol. "Todas as operações de resgate estão a pleno vapor no momento."
Imagens da TV holandesa mostraram o avião no solo, com a fuselagem rompida próximo à cauda e rachada perto da cabine dos pilotos. O avião não pegou fogo.
"A maioria dos passageiros está ferida, mas há pessoas que não se feriram. Cerca de 30 ambulâncias vieram para cá", afirmou o funcionário.
Cerca de 50 pessoas teriam escapado ilesas, de acordo com a rede CNBC Turquia.
O presidente da Turkish Airlines, Candan Karliltekin, disse em uma coletiva de imprensa em Istanbul que havia 127 passageiros, incluindo um bebê, a bordo, além de 7 tripulantes.
Em Schiphol, dez voos foram adiados e outros dez cancelados, mas as demais operações continuavam a acontecer normalmente.
O sobrevivente Huseyin Sumer disse à rede CNN Turk por telefone: "O avião partiu em três pedaços. Nós estamos ligando para as pessoas para dizer que a situação não é muito grave, mas pode haver mortos na parte frontal do avião".
Autoridades aeroportuárias disseram que a aeronave acidentada é um Boeing 737-800, que fazia o voo TK 1951, procedente de Istambul.
O acidente parece ser o pior desde que um avião de carga da El Al caiu em um bloco de apartamentos no subúrbio de Amsterdã em outubro de 1992, matando 43 pessoas, 39 delas em solo.
(Reportagem adicional de Niclas Mika, Gilbert Kreijger, Catherine Hornby, em Amsterdã, Philip Blenkinsop, Paul de Bendern, em Istambul, e Ibon Villelabeitia, em Ancara)
-
- Moderador
- Mensagens: 2787
- Registrado em: Dom Dez 19, 2004 09:06
- Localização: São José dos Pinhais - Pr
Re: Boeing B737-800 da Turkish Airlines caiu perto de Amsterdã
Estranho a maneira de como ficou a traseira do 737.
Os winglets tb aparecem quebrados,só a cx preta e os comandantes
para explicarem.(Se eles sairam ilesos do ocorrido)
Os winglets tb aparecem quebrados,só a cx preta e os comandantes
para explicarem.(Se eles sairam ilesos do ocorrido)
_________________
-
- MASTER
- Mensagens: 1170
- Registrado em: Ter Jan 04, 2005 14:47
- Localização: Cabo Frio - RJ
- Contato:
Boeing B737-800 da Turkish Airlines caiu perto de Amsterdã
Parece que a tripulação de cabine, não sobreviveu ao desastre ! Só mesmo as CVR/CDR para explicar o ocorrido ! Raro, ver um acidente com um '800 !
Fernando Basto -
http://www.fbasto.com" onclick="window.open(this.href);return false;
Cabo Frio - RJ
http://www.fbasto.com" onclick="window.open(this.href);return false;
Cabo Frio - RJ
-
- CMTE.
- Mensagens: 511
- Registrado em: Dom Dez 19, 2004 09:45
- Localização: Brasília - DF
Re: Boeing B737-800 da Turkish Airlines caiu perto de Amsterdã
Se não me engano é o 4º acidente envolvendo um 738:
1) Acidente com o GTD;
2) Acidente com o Kenya Airways;
3) Fogo no Air China;
4) Este acidente.
Me corrijam se estiver errado.
1) Acidente com o GTD;
2) Acidente com o Kenya Airways;
3) Fogo no Air China;
4) Este acidente.
Me corrijam se estiver errado.
- emferrari
- MASTER
- Mensagens: 1494
- Registrado em: Qui Jan 25, 2007 00:15
- Localização: CLT, EUA / SBCT, BR
- Contato:
Re: Boeing B737-800 da Turkish Airlines caiu perto de Amsterdã
O da GOL nao era um 738 tambem?
Re: Boeing B737-800 da Turkish Airlines caiu perto de Amsterdã
Sim, o da Gol era um 738 de prefixo PR-GTD.
-
- MASTER
- Mensagens: 3525
- Registrado em: Qui Jan 06, 2005 11:58
- Localização: São Leopoldo - RS Floripa Santinho - SC
Re: Boeing B737-800 da Turkish Airlines caiu perto de Amsterdã
Hoje cedo ouvindo a radio e gaúcha e em alguns momentos a Band-am. na Band. Airbus A320 cai Amsterdã, na Gaúcha Airbus A380 cai em Amsterdã daqui a pouco novas noticias sobre o acidente......
E falta muito ainda para agosto....
E falta muito ainda para agosto....
Minhas fotos no A.net
JetPhotos
http://www.planepictures.net/netsearch4 ... stype=namePlanepictures[/url]
JetPhotos
http://www.planepictures.net/netsearch4 ... stype=namePlanepictures[/url]
-
- MASTER
- Mensagens: 2461
- Registrado em: Seg Dez 20, 2004 16:37
- Localização: Porto Alegre/RS
- Contato:
Re: Boeing B737-800 da Turkish Airlines caiu perto de Amsterdã
Meus prezados:
Mistério cerca queda do avião da Turkish Airlines.
Mais chances de sobreviver.
http://zerohora.clicrbs.com.br/zerohora ... ction=1014
Um abraço e até mais...
Mistério cerca queda do avião da Turkish Airlines.
Mais chances de sobreviver.
http://zerohora.clicrbs.com.br/zerohora ... ction=1014
Um abraço e até mais...
Um abraço e até mais...
Cláudio Severino da Silva
jambockrs@gmail.com
Na aviação, só a perfeição é aceitável
Cláudio Severino da Silva
jambockrs@gmail.com
Na aviação, só a perfeição é aceitável
-
- MASTER
- Mensagens: 2461
- Registrado em: Seg Dez 20, 2004 16:37
- Localização: Porto Alegre/RS
- Contato:
Re: Boeing B737-800 da Turkish Airlines caiu perto de Amsterdã
Meus prezados:
Sindicato acusa Turkish Airlines de ignorar manutenção de avião.
http://www.estadao.com.br/noticias/inte ... 0188,0.htm
Um abraço e até mais...
Sindicato acusa Turkish Airlines de ignorar manutenção de avião.
http://www.estadao.com.br/noticias/inte ... 0188,0.htm
Um abraço e até mais...
Um abraço e até mais...
Cláudio Severino da Silva
jambockrs@gmail.com
Na aviação, só a perfeição é aceitável
Cláudio Severino da Silva
jambockrs@gmail.com
Na aviação, só a perfeição é aceitável
- arthuramaral_CGR
- Moderador
- Mensagens: 5493
- Registrado em: Seg Dez 20, 2004 14:25
- Localização: Campo Grande-MS
- Contato:
- arthuramaral_CGR
- Moderador
- Mensagens: 5493
- Registrado em: Seg Dez 20, 2004 14:25
- Localização: Campo Grande-MS
- Contato:
Re: Boeing B737-800 da Turkish Airlines caiu perto de Amsterdã
Cinco turcos e quatro americanos morreram em queda de avião na Holanda
da Folha Online
Cinco turcos e quatro americanos morreram nesta quarta-feira quando o avião da Turkish Airways caiu perto do principal aeroporto de Amsterdã, disseram autoridades locais nesta quinta-feira.
Ainda nesta quinta-feira, autoridades afirmaram considerar uma falha nos motores como provável causa do acidente, mas não descartam outras hipóteses.
Theo Weterings, prefeito de Haarlemmermeer, onde fica o aeroporto, disse que os nomes das vítimas não seriam divulgados antes de os corpos serem formalmente identificados.
Entre os mortos estão o piloto, o copiloto e um aprendiz de piloto.
Weterings disse ainda que os investigadores agora afirmam que 135 passageiros e tripulantes estavam no voo, não 134, como acreditava-se anteriormente --uma das razões para a demora na contagem e identificação dos mortos.
O voo TK1951 de Istambul a Amsterdã caiu a cerca de 1,5 quilômetro da pista de pouso do aeroporto Schiphol na manhã desta quarta-feira. A aeronave se partiu em três, e malas e destroços se espalharam ao redor do avião.
Investigação
No local do acidente nesta quinta-feira, investigadores fizeram imagens detalhadas dos destroços, tentando descobrir porque o avião perdeu velocidade e caiu.
O chefe da agência que investiga o acidente disse nesta quinta-feira que um problema no motor pode ter causado o acidente.
Pieter van Vollenhoven foi citado pela TV holandesa dizendo que o Boeing 737-800 caiu praticamente direto do céu, o que aponta para uma possível falha nos motores. Porém, ele afirmou que uma razão para o acidente ainda não foi definida.
Sandra Groenendal, porta-voz da Autoridade de Segurança da Holanda, confirmou as declarações de Vollenhoven e acrescentou que uma falha no motor era apenas "um dos possíveis cenários" para o acidente.
Van Vollenhoven disse que uma análise das informações de voo em Paris pode ser concluída nesta sexta-feira, mas a agência provavelmente não emitirá um parecer até a próxima semana.
"Esperamos ter uma postura mais firme o quanto antes", afirmou, acrescentando que a informação nas caixas-pretas é de alta qualidade.
Sobreviventes e testemunhas
Sobreviventes afirmam que, antes do acidente, o barulho dos motores aparentemente parou, o avião balançou e caiu com a cauda mais baixa que o resto. Testemunhas em solo disseram que a aeronave caiu de cerca de 90 metros.
Um sobrevivente, Henk Heijloo, disse que a última mensagem que ele ouviu do piloto foi o pedido para a tripulação sentar. Ele afirmou que demorou para perceber que o pouso havia saído errado. "Íamos balançando, e senti que o piloto deu mais força ao avião." Heijloo disse ter pensado que o piloto podia estar tentando abortar a aterrissagem pois o bico do avião subiu.
Então ele percebeu que a decolagem estava sendo muito bruta para ser normal e logo em seguida ele sentiu o impacto violento. Ele saiu andando do avião aparentemente sem ferimentos, mas disse que seu corpo começou a doer nesta quinta-feira.
O chefe da Turkish Airlines, Temel Kotil , disse que o capitão, Hasan Tahsin Arisan, era um experiente ex-piloto da Força Aérea. Autoridades turcas afirmaram que o avião foi construído em 2002.
A companhia emitiu uma declaração nesta quinta-feira negando relatos de que o avião teve problemas técnicos dois dias antes do acidente. Ela confirmou que o avião havia passado por manutenção no dia 19, e que teve de atrasar um voo no dia 23 para trocar uma luz de emergência queimada.
Diálogo
Um piloto aposentado que ouviu as conversas entre os controladores de tráfico aéreo e a aeronave pouco antes do acidente disse não ter ouvido nada estranho.
"Tudo pareceu normal", disse Joe Mazzone, ex piloto da Delta Air Lines. "Eles receberam permissão para descer a 7.000 pés." A gravação foi divulgada pelo site LiveATC.net.
"Turkish 1951 descendo do nível 7-0", disse um dos pilotos conforme se aproximavam do aeroporto, se referindo à altitude do avião de 7.000 pés.
O controlador deu a ordem para o avião descer para 4.000 pés, altura na qual iria começar a se dirigir à pista de pouso.
O controlador então passou a frequência de rádio à qual o avião deveria pedir permissão de pouco. "Turkish 1951, contate a torre 11827, tchau, tchau", disse.
"Obrigado senhor", disse o piloto, com uma voz aparentemente normal
Fonte: http://www1.folha.uol.com.br/folha/mund ... 0055.shtml
da Folha Online
Cinco turcos e quatro americanos morreram nesta quarta-feira quando o avião da Turkish Airways caiu perto do principal aeroporto de Amsterdã, disseram autoridades locais nesta quinta-feira.
Ainda nesta quinta-feira, autoridades afirmaram considerar uma falha nos motores como provável causa do acidente, mas não descartam outras hipóteses.
Theo Weterings, prefeito de Haarlemmermeer, onde fica o aeroporto, disse que os nomes das vítimas não seriam divulgados antes de os corpos serem formalmente identificados.
Entre os mortos estão o piloto, o copiloto e um aprendiz de piloto.
Weterings disse ainda que os investigadores agora afirmam que 135 passageiros e tripulantes estavam no voo, não 134, como acreditava-se anteriormente --uma das razões para a demora na contagem e identificação dos mortos.
O voo TK1951 de Istambul a Amsterdã caiu a cerca de 1,5 quilômetro da pista de pouso do aeroporto Schiphol na manhã desta quarta-feira. A aeronave se partiu em três, e malas e destroços se espalharam ao redor do avião.
Investigação
No local do acidente nesta quinta-feira, investigadores fizeram imagens detalhadas dos destroços, tentando descobrir porque o avião perdeu velocidade e caiu.
O chefe da agência que investiga o acidente disse nesta quinta-feira que um problema no motor pode ter causado o acidente.
Pieter van Vollenhoven foi citado pela TV holandesa dizendo que o Boeing 737-800 caiu praticamente direto do céu, o que aponta para uma possível falha nos motores. Porém, ele afirmou que uma razão para o acidente ainda não foi definida.
Sandra Groenendal, porta-voz da Autoridade de Segurança da Holanda, confirmou as declarações de Vollenhoven e acrescentou que uma falha no motor era apenas "um dos possíveis cenários" para o acidente.
Van Vollenhoven disse que uma análise das informações de voo em Paris pode ser concluída nesta sexta-feira, mas a agência provavelmente não emitirá um parecer até a próxima semana.
"Esperamos ter uma postura mais firme o quanto antes", afirmou, acrescentando que a informação nas caixas-pretas é de alta qualidade.
Sobreviventes e testemunhas
Sobreviventes afirmam que, antes do acidente, o barulho dos motores aparentemente parou, o avião balançou e caiu com a cauda mais baixa que o resto. Testemunhas em solo disseram que a aeronave caiu de cerca de 90 metros.
Um sobrevivente, Henk Heijloo, disse que a última mensagem que ele ouviu do piloto foi o pedido para a tripulação sentar. Ele afirmou que demorou para perceber que o pouso havia saído errado. "Íamos balançando, e senti que o piloto deu mais força ao avião." Heijloo disse ter pensado que o piloto podia estar tentando abortar a aterrissagem pois o bico do avião subiu.
Então ele percebeu que a decolagem estava sendo muito bruta para ser normal e logo em seguida ele sentiu o impacto violento. Ele saiu andando do avião aparentemente sem ferimentos, mas disse que seu corpo começou a doer nesta quinta-feira.
O chefe da Turkish Airlines, Temel Kotil , disse que o capitão, Hasan Tahsin Arisan, era um experiente ex-piloto da Força Aérea. Autoridades turcas afirmaram que o avião foi construído em 2002.
A companhia emitiu uma declaração nesta quinta-feira negando relatos de que o avião teve problemas técnicos dois dias antes do acidente. Ela confirmou que o avião havia passado por manutenção no dia 19, e que teve de atrasar um voo no dia 23 para trocar uma luz de emergência queimada.
Diálogo
Um piloto aposentado que ouviu as conversas entre os controladores de tráfico aéreo e a aeronave pouco antes do acidente disse não ter ouvido nada estranho.
"Tudo pareceu normal", disse Joe Mazzone, ex piloto da Delta Air Lines. "Eles receberam permissão para descer a 7.000 pés." A gravação foi divulgada pelo site LiveATC.net.
"Turkish 1951 descendo do nível 7-0", disse um dos pilotos conforme se aproximavam do aeroporto, se referindo à altitude do avião de 7.000 pés.
O controlador deu a ordem para o avião descer para 4.000 pés, altura na qual iria começar a se dirigir à pista de pouso.
O controlador então passou a frequência de rádio à qual o avião deveria pedir permissão de pouco. "Turkish 1951, contate a torre 11827, tchau, tchau", disse.
"Obrigado senhor", disse o piloto, com uma voz aparentemente normal
Fonte: http://www1.folha.uol.com.br/folha/mund ... 0055.shtml
-
- MASTER
- Mensagens: 2461
- Registrado em: Seg Dez 20, 2004 16:37
- Localização: Porto Alegre/RS
- Contato:
Re: Boeing B737-800 da Turkish Airlines caiu perto de Amsterdã
Meus prezados:
Mistério cerca queda de avião na Holanda
Antes do acidente, um forte alerta
Funcionários do setor aéreo denunciaram manutenção deficiente
Apenas uma semana antes do acidente com um Boeing 737-800 da Turkish Airlines, que caiu na quarta-feira em Amsterdã, matando nove pessoas, funcionários do setor aéreo turco haviam alertado sobre supostas deficiências na manutenção das aeronaves da companhia.
No dia 18 de fevereiro, o Sindicato da Aviação Civil da Turquia havia acusado a empresa, em texto divulgado na internet, de “fazer um convite ao desastre” ao ignorar os trabalhos de manutenção.
– A direção da companhia não entende as consequências de afastar as pessoas de seu trabalhos – atacou o sindicato, que representa 12 mil funcionários da Turkish Airlines.
A empresa confirmou o alerta dos funcionários sobre a manutenção. Admitiu, também, que a aeronave havia passado por reparos no início da semana, após ter apresentado defeito.
– O avião, que deveria realizar um voo com destino a Madri, foi retirado de serviço depois de um informe de um piloto sobre uma falha no painel, e a peça defeituosa foi substituída no mesmo dia, permitindo à aeronave voltar a voar – explicou a Turkish Airlines, acrescentando que, depois disso, o Boeing chegou a realizar oito decolagens e aterrissagens sem problemas.
De acordo com a rede de televisão CNN, o avião passou por inspeção duas vezes na semana anterior ao acidente: em 18 de fevereiro, em razão de problemas em uma asa, e em 23 de fevereiro, devido a um incêndio no sistema de alerta geral.
Na Holanda, o chefe da Agência de Segurança nos Transportes, que investiga o desastre, afirmou ontem que um problema nas turbinas pode ter sido responsável pelo acidente. Pieter van Vollenhoven disse, em declarações reproduzidas pela emissora de TV pública NOS, que o avião caiu rapidamente, o que seria um indício de que os motores haviam morrido. Van Vollenhoven informou também que a análise das caixas-pretas, que está sendo realizada em Paris, pode ser concluída hoje. No entanto, as autoridades holandesas só divulgarão as conclusões preliminares na semana que vem.
Cinco dos mortos eram turcos, e quatro, americanos
O voo 1951, que havia decolado de Istambul, caiu às 10h30min (6h30min pelo horário de Brasília) de quarta-feira em uma área rural a dois quilômetros do aeroporto de Schiphol. Também ontem, foi divulgado um novo número de pessoas a bordo: 135, e não 134. Dos mortos, cinco eram cidadãos turcos, e quatro, americanos.
– O avião ficou muito danificado, é surpreendente como algumas pessoas conseguiram sair sozinhas de lá, é como um milagre – declarou Fred Sanders, porta-voz da Agência de Segurança nos Transportes.
fonte: jornal "Zero Hora" 27 fev 2009
UM abraço e até mais...
Mistério cerca queda de avião na Holanda
Antes do acidente, um forte alerta
Funcionários do setor aéreo denunciaram manutenção deficiente
Apenas uma semana antes do acidente com um Boeing 737-800 da Turkish Airlines, que caiu na quarta-feira em Amsterdã, matando nove pessoas, funcionários do setor aéreo turco haviam alertado sobre supostas deficiências na manutenção das aeronaves da companhia.
No dia 18 de fevereiro, o Sindicato da Aviação Civil da Turquia havia acusado a empresa, em texto divulgado na internet, de “fazer um convite ao desastre” ao ignorar os trabalhos de manutenção.
– A direção da companhia não entende as consequências de afastar as pessoas de seu trabalhos – atacou o sindicato, que representa 12 mil funcionários da Turkish Airlines.
A empresa confirmou o alerta dos funcionários sobre a manutenção. Admitiu, também, que a aeronave havia passado por reparos no início da semana, após ter apresentado defeito.
– O avião, que deveria realizar um voo com destino a Madri, foi retirado de serviço depois de um informe de um piloto sobre uma falha no painel, e a peça defeituosa foi substituída no mesmo dia, permitindo à aeronave voltar a voar – explicou a Turkish Airlines, acrescentando que, depois disso, o Boeing chegou a realizar oito decolagens e aterrissagens sem problemas.
De acordo com a rede de televisão CNN, o avião passou por inspeção duas vezes na semana anterior ao acidente: em 18 de fevereiro, em razão de problemas em uma asa, e em 23 de fevereiro, devido a um incêndio no sistema de alerta geral.
Na Holanda, o chefe da Agência de Segurança nos Transportes, que investiga o desastre, afirmou ontem que um problema nas turbinas pode ter sido responsável pelo acidente. Pieter van Vollenhoven disse, em declarações reproduzidas pela emissora de TV pública NOS, que o avião caiu rapidamente, o que seria um indício de que os motores haviam morrido. Van Vollenhoven informou também que a análise das caixas-pretas, que está sendo realizada em Paris, pode ser concluída hoje. No entanto, as autoridades holandesas só divulgarão as conclusões preliminares na semana que vem.
Cinco dos mortos eram turcos, e quatro, americanos
O voo 1951, que havia decolado de Istambul, caiu às 10h30min (6h30min pelo horário de Brasília) de quarta-feira em uma área rural a dois quilômetros do aeroporto de Schiphol. Também ontem, foi divulgado um novo número de pessoas a bordo: 135, e não 134. Dos mortos, cinco eram cidadãos turcos, e quatro, americanos.
– O avião ficou muito danificado, é surpreendente como algumas pessoas conseguiram sair sozinhas de lá, é como um milagre – declarou Fred Sanders, porta-voz da Agência de Segurança nos Transportes.
fonte: jornal "Zero Hora" 27 fev 2009
UM abraço e até mais...
Um abraço e até mais...
Cláudio Severino da Silva
jambockrs@gmail.com
Na aviação, só a perfeição é aceitável
Cláudio Severino da Silva
jambockrs@gmail.com
Na aviação, só a perfeição é aceitável
-
- PC
- Mensagens: 236
- Registrado em: Dom Dez 19, 2004 20:51
- Localização: Brasília - DF - Brasil
- Contato:
Re: Boeing B737-800 da Turkish Airlines caiu perto de Amsterdã
Uma matéria do jornal espanhol El País diz que o acidente pode ter sido causado por um Boeing 757 que pousou minutos antes da aproximação do 737, deixado uma forte esteira de turbulência que poderia ter contribuído para a queda. Isso seria possível? O 757 realmente tem uma fama de ser muito "turbulento", digamos assim.
Aqui o link da matéria (em espanhol): http://www.elmundo.es/elmundo/2009/02/2 ... 73534.html
Aqui o link da matéria (em espanhol): http://www.elmundo.es/elmundo/2009/02/2 ... 73534.html
-
- MASTER
- Mensagens: 1644
- Registrado em: Dom Jun 24, 2007 16:37
Re: Boeing B737-800 da Turkish Airlines caiu perto de Amsterdã
Dizem que foi pane sêca ... será mesmo ???
Sérgio Bica
Sérgio Bica
- arthuramaral_CGR
- Moderador
- Mensagens: 5493
- Registrado em: Seg Dez 20, 2004 14:25
- Localização: Campo Grande-MS
- Contato:
Re: Boeing B737-800 da Turkish Airlines caiu perto de Amsterdã
Se fosse no Brasil já teriamos os dados da caixa-preta circulando (indevidamente)...
Mas como aconteceu num lugar onde respeitam as regras, as especulações vão aparecendo.
Mas como aconteceu num lugar onde respeitam as regras, as especulações vão aparecendo.
-
- MASTER
- Mensagens: 2461
- Registrado em: Seg Dez 20, 2004 16:37
- Localização: Porto Alegre/RS
- Contato:
Re: Boeing B737-800 da Turkish Airlines caiu perto de Amsterdã
Meus prezados:
Holandês escapa a dois acidentes aéreos
Um dos passageiros que sobreviveu ao acidente aéreo da passada quarta-feira em Amsterdão, que vitimou nove pessoas, tinha escapado, na semana anterior, a um outro desastre de avião em Istambul, na Turquia, que não fez vítimas.
O cidadão holandês Rob De Knecht viajava no passado dia 19 de Fevereiro num avião com destino ao Iraque que, ao aterrar para uma escala em Istambul, derrapou na pista e foi embater de frente num poste de iluminação.
Volvidos apenas seis dias, o mesmo passageiro encontrava-se a bordo do avião da Turkish Airlines, proveniente da mesma cidade turca, que se despenhou pouco antes de aterrar no aeroporto de Amsterdão, por causas ainda desconhecidas, partindo-se em três e provocando a morte de três pessoas e ferimentos em mais de 80. Neste acidente aéreo, Rob De Knecht partiu apenas quatro costelas.
fonte: Correio da Manhã sábado, 28 fev 2009 - 19:52
Holandês escapa a dois acidentes aéreos
Um dos passageiros que sobreviveu ao acidente aéreo da passada quarta-feira em Amsterdão, que vitimou nove pessoas, tinha escapado, na semana anterior, a um outro desastre de avião em Istambul, na Turquia, que não fez vítimas.
O cidadão holandês Rob De Knecht viajava no passado dia 19 de Fevereiro num avião com destino ao Iraque que, ao aterrar para uma escala em Istambul, derrapou na pista e foi embater de frente num poste de iluminação.
Volvidos apenas seis dias, o mesmo passageiro encontrava-se a bordo do avião da Turkish Airlines, proveniente da mesma cidade turca, que se despenhou pouco antes de aterrar no aeroporto de Amsterdão, por causas ainda desconhecidas, partindo-se em três e provocando a morte de três pessoas e ferimentos em mais de 80. Neste acidente aéreo, Rob De Knecht partiu apenas quatro costelas.
fonte: Correio da Manhã sábado, 28 fev 2009 - 19:52
Um abraço e até mais...
Cláudio Severino da Silva
jambockrs@gmail.com
Na aviação, só a perfeição é aceitável
Cláudio Severino da Silva
jambockrs@gmail.com
Na aviação, só a perfeição é aceitável
Re: Boeing B737-800 da Turkish Airlines caiu perto de Amsterdã
Uma possibilidade que vem sendo discutida em alguns fórums é a de falta de consciência situacional, deixando a aeronave perder velocidade sem notar. Um possível cenário é o seguinte: eles vem alto demais e rápido demais para adquirir o glideslope, e desligam o AP e o AT, voando "na mão". Quando conseguem interceptar o GS, religam o AP mas se esquecem de reativar o AT. O AP vai mantendo a aeronave no GS às custas da velocidade. Quando finalmente o stick shaker ativa alertando os pilotos, eles aceleram, mas aí já não tem altura suficiente para recuperação. A Boeing não recomendaria voar com o AP ligado e o AT desligado, a recomendação seria usar os 2 ou então fazer a aproximação 100% manual. O cenário parece ser plausível por 3 aspectos:
- Algumas testemunhas (dentro e fora do avião) teriam escutado os motores acelerando nos últimos intantes, o que descartaria pane seca ou outros problemas que afetem os 2 motores.
- O gráfico dos momentos finais do vôo, gerado a partir de dados capturados por um daqueles receptores domésticos do transponder, mostrariam a desaceleração gradual.
- Vários pilotos teriam relatado já terem testemunhado eventos semelhantes no passado, mas onde a tripulação se deu conta antes de ser tarde demais, ou seja, a tripulação da Turkish não seria a primeira a cometer este erro.
Como eu disse, isto vem sendo discutido apenas como uma possibilidade, uma vez que não existem informações públicas sobre o conteúdo das caixas-pretas.
- Algumas testemunhas (dentro e fora do avião) teriam escutado os motores acelerando nos últimos intantes, o que descartaria pane seca ou outros problemas que afetem os 2 motores.
- O gráfico dos momentos finais do vôo, gerado a partir de dados capturados por um daqueles receptores domésticos do transponder, mostrariam a desaceleração gradual.
- Vários pilotos teriam relatado já terem testemunhado eventos semelhantes no passado, mas onde a tripulação se deu conta antes de ser tarde demais, ou seja, a tripulação da Turkish não seria a primeira a cometer este erro.
Como eu disse, isto vem sendo discutido apenas como uma possibilidade, uma vez que não existem informações públicas sobre o conteúdo das caixas-pretas.