Air 26 contrata tripulantes

Primeiro fórum sobre a aviação em Angola, com notícias, novidades, fotos, história, bate-papo, turismo e muita informação sobre a aviação neste país africano!

Moderador: Moderadores

Regras do fórum
As regras do fórum estão disponíveis CLICANDO AQUI.
Clipper202

Re: Air 26 contrata tripulantes

Mensagem por Clipper202 »

Guimarães escreveu:A Air 26 está com vagas abertas para comandantes .

É necessario haver voado o E 120 para expatriados , não o sendo para angolanos .
Quais sao os requisitos em horas de voo (min total hours) para aplicar a copiloto?

um abraco
agostinho
CMTE.
CMTE.

Mensagem por agostinho »

Guimarães escreveu:
Guimarães escreveu: É necessario haver voado o E 120 para expatriados
... diz o ditado que ... " a necessidade faz o sapo pular "
O Sr Comandante continua contudo a voar pela mesma companhia apesar destas novas vagas? fica ainda muito tempo em Angola ou depois volta para o Brasil e continua a voar aí em alguma airliner principalmente com aviões de grande porte como um B737 por exemplo? É somente uma curiosidade.
Sérgio Agostinho
lalo

Mensagem por lalo »

feliz 2009 para todos :clap:
gostaria sr. guimarares que esta ligado a air 26 ,respondeda-me por favor,porque os pilotos angolanos nao ficam muito tempo na empresa,procurando a outra empresas como ex:deixim,aerojet,airjet...
Clipper202

lalo escreveu:feliz 2009 para todos :clap:
....os pilotos angolanos nao ficam muito tempo na empresa,procurando a outra empresas como ex:deixim,aerojet,airjet...

Estimado lalo
tem algum estudo, documento ou estatistica seria que comprove o anterior?
lalo

Mensagem por lalo »

bom dia caro amigo

devo-lhe dizer a mais de 15 anos ando por esta placa aeroporto 4 de fereiro,e que comheco 99% dos pilotos que tenho uma boa relacao.com relacao a sua pergunta
devolhe dizer que dos 13 pilotos angolanos q foram fundadores da air26 so restaram 3 que sao comandantes (cdt) e ocupam cargos de direcao na empresa.dos 13 pil
7 deles sairam antes da chegada dos tres premeiros emb-120.se nao estou enganado com o numero de co- pilotos foram ademitidos mais 10 pilotos angolanos entre cdt
pil.depois da chegada de mais 3 emb-120 sairam 3 cdt dos quais 2 estao na deixim e um na airjet.dos co-piolotos 2 estao na taag um aerojet um na deixim.o sr.gilson
(brasileiro)que foi um dos fundadores da air 26 da direcao da air26 encontra-se no projecto air diamond.a angola air service e a air 26,sao o mao exemplo quanto sao as
empresas que mais desvalorizam a classe angolana .uma pergunta amigo chileno,a maioria dos pilotos brasileiros da air 26 voavam boeing 737 num espaco aero
com seguranca,com radar,radios ajudas,boas pistas,poque deixar esta boas condicoes todas para vir voar no pais q e o inverso do que eu citei atras?
espero ter muito resumidamente ter respondido a sua resposta.

um abraco.
lalo

Mensagem por lalo »

queria desculpar pelos erros,tive a teclar por um celular obrigado. :chicote:
Clipper202

lalo escreveu:bom dia caro amigo

devo-lhe dizer a mais de 15 anos ando por esta placa aeroporto 4 de fereiro,e que comheco 99% dos pilotos que tenho uma boa relacao.com relacao a sua pergunta
devolhe dizer que dos 13 pilotos angolanos q foram fundadores da air26 so restaram 3 que sao comandantes (cdt) e ocupam cargos de direcao na empresa.dos 13 pil
7 deles sairam antes da chegada dos tres premeiros emb-120.se nao estou enganado com o numero de co- pilotos foram ademitidos mais 10 pilotos angolanos entre cdt
pil.depois da chegada de mais 3 emb-120 sairam 3 cdt dos quais 2 estao na deixim e um na airjet.dos co-piolotos 2 estao na taag um aerojet um na deixim.o sr.gilson
(brasileiro)que foi um dos fundadores da air 26 da direcao da air26 encontra-se no projecto air diamond.a angola air service e a air 26,sao o mao exemplo quanto sao as
empresas que mais desvalorizam a classe angolana .uma pergunta amigo chileno,a maioria dos pilotos brasileiros da air 26 voavam boeing 737 num espaco aero
com seguranca,com radar,radios ajudas,boas pistas,poque deixar esta boas condicoes todas para vir voar no pais q e o inverso do que eu citei atras?
espero ter muito resumidamente ter respondido a sua resposta.

um abraco.
Estimado lalo,
Muito obrigado pela completa informacao proporcionada.
Temos que ter em consideracao um ponto adicional...em Angola atualmente existe uma falta de pilotos angolanos (experientes). Isto traz como consecuencia que os poucos pilotos com esas caracteristicas sejam muito cobicados o qual motiva uma alta rotacao laboral baseada em oferecimentos de salarios mais altos. De acordo ao senhor Guimaraes a empresa Air 26 aparentemente oferece salarios um pouco mais baixos que o mercado o que motivaria a saida de alguns pilotos angolanos dessa empresa.
Com relacao a sua pergunta acho que em regra geral o que motiva a profissionais experientes (na epoca do partido unico eram designados como cooperantes, hoje em dia sao conhecidos como expatriados) a trabalhar em mercados diferentes e distantes ao seu esta baseado em dois aspectos, falta de quadros nacionais suficientes no pais local em questao, e em segundo lugar aos incentivos interesantes para trabalhar fora do seu pais. Na minha opiniao qualquer pais em desenvolvimento com falta de quadros deveria aproveitar e incentivar aos expatriados a ficar sempre que isso tambem for acompanhado de um traspaso de conhecimento aos nacionais.
Acho que o grande problema em Angola no futuro para as empresas aereas privadas poderia chegar a acontecer quando a TAAG sair da lista negra (tenho muita fe e confianca que isso possa chegar a acontecer num futuro proximo) pois levaria que muitos pilotos angolanos que atualmente voam nas empresas privadas fossem motivados e "incentivados" a entrar na TAAG.
Amigo lalo a que o senhor se refere ao dizer que a air26 e a angola air service sao as empresas que mais desvalorizam a classe angolana?

um abraco

obs: desculpe os erros ortograficos
agostinho
CMTE.
CMTE.

Mensagem por agostinho »

Caro Lalo, aproveitando as suas declarações, gostaria de saber o que o Sr é e o que faz em angola ou para que empresa aérea ou não trabalha, quanto ao que disse sobre as condições em que os pilotos Brasileiros voavam no Brasil e que não as têm em Angola, realmente estou de acordo, agora que ninguém foi obrigado a ir para lá, também é verdade.o Sr tem que levar também em conta as razões pelas quais eles abraçaram tais convites.Angola precisa desenvolver muito e o sector de aviação não é excepção, mas, como uma vez o Comandante Guimarães disse, se voçê quiser trabalhar em angola, tem que ter em conta que aquilo não é Europa, porque senão é melhor pedir trabalho na AIR FRANCE ou continuar mesmo no Brasil.o país acaba de sair de uma guerra de 30 anos e viveu muitos anos na disordem, precisa-se arrumar a casa e pôr tudo em ordem de novo, aí é que se precisa de gente experiente até mesmo estrangeira.concordo até que diga que nem sempre o governo colabora para o êxito das coisas, mas se precisa dar tempo ao tempo, é tudo, um abraço
Sérgio Agostinho
carddoso

Mensagem por carddoso »

Caro Comandante Guimarães, dê uma vista de olhos nas suas MP

Obrigado
lalo

Mensagem por lalo »

Estimado lalo,
Muito obrigado pela completa informacao proporcionada.
Temos que ter em consideracao um ponto adicional...em Angola atualmente existe uma falta de pilotos angolanos (experientes). Isto traz como consecuencia que os poucos pilotos com esas caracteristicas sejam muito cobicados o qual motiva uma alta rotacao laboral baseada em oferecimentos de salarios mais altos. De acordo ao senhor Guimaraes a empresa Air 26 aparentemente oferece salarios um pouco mais baixos que o mercado o que motivaria a saida de alguns pilotos angolanos dessa empresa.
Com relacao a sua pergunta acho que em regra geral o que motiva a profissionais experientes (na epoca do partido unico eram designados como cooperantes, hoje em dia sao conhecidos como expatriados) a trabalhar em mercados diferentes e distantes ao seu esta baseado em dois aspectos, falta de quadros nacionais suficientes no pais local em questao, e em segundo lugar aos incentivos interesantes para trabalhar fora do seu pais. Na minha opiniao qualquer pais em desenvolvimento com falta de quadros deveria aproveitar e incentivar aos expatriados a ficar sempre que isso tambem for acompanhado de um traspaso de conhecimento aos nacionais.
Acho que o grande problema em Angola no futuro para as empresas aereas privadas poderia chegar a acontecer quando a TAAG sair da lista negra (tenho muita fe e confianca que isso possa chegar a acontecer num futuro proximo) pois levaria que muitos pilotos angolanos que atualmente voam nas empresas privadas fossem motivados e "incentivados" a entrar na TAAG.
Amigo lalo a que o senhor se refere ao dizer que a air26 e a angola air service sao as empresas que mais desvalorizam a classe angolana?

um abraco

obs: desculpe os erros ortograficos[/quote]

amigo

em momento nenhum disse que so contra a preseca de pilotos estrangeiros em angola,muito pelo contrario,acho que devem colaborar sim pq de facto estamos com falta de pilotos.nao concordo quando diz q angola tem falta de pilotos experientes,porque a media de idades dos pilotos angolanos e de 45 anos,que a maioria ja voa desde o tempo da fapa/da(forca aerea) para que viveu esse tempo .por outra a air 26 e a que mais paga das empresas privadas,pelo menos mais q aerojet e a deixim.porque q os pilotos sairam se ate o salario e maior?como ja lhe disse e so amigo de quase todos os pilotos em angola ,e sei bem o q digo,pq falo quase todos os dias com eles. angola air service ademistrada por um sul africanosnao, tem nenhum piloto angolano,pq desde que comeco a sua actividade em angola sempre deixo bem claro q os angolanos nao iriam ter futuro la.air 26 uma empresa que todo mundo penco que fosse mostrar como e feita a avicao dos dias de hoje em todo mundo.lembro-me q quando comeco avia lista de espera para a intrevista de tripulantes,mais depois da saida dos peimeiros pilotos ninguem quer saber de ir para air 26 a nao ser para aprender a voar e ir para citios com melhor ambiente detrabalho.acredito que um piloto estrangeiro deixa as seu pais para vir trabalhar para para an6gola que todo mundo sabe em q condicoes se voa,pq e bem pago,tem casa saude ferias pagas,e outras regalias que eu lhe afirmo nenhum agolano tem ou teve ate esta hoje na air 26 .volto a referir q nao so contra a preseca de pilotos estrangerios,mais
acho que o angolao e que devia estar a ganhar muito mais.de certeza que nenhum piloto abandonava a air 26.e pena que uma empresa de 100% angolana valoriza tao pouco os seus quandros.olha amigo se tiver alguns amigos pilotos procure averiguar tudo isso que lhe disse vai me dar razao.

um abraco
Clipper202

Estimado lalo

Lamentavelmente o senhor nao respondeu a minha pergunta por tanto vou presumir que ao dizer que desvalorizam aos angolanos estava a se referir que os angolanos sao discrimados ou maltratados.
Posso lhe dizer que tenho tido o prazer de voar como passageiro na Air 26 um par de vezes (6) e em todos os voos fiquei gratamente impresionado com a pontualidade dos voos, a simpatia da tripulacao de cabine, e a amabilidade da tripulacao de voo (acho um gesto muito interesante o facto de o comandante receber os pasageiros na porta do aviao ao embarcar, nenhuma otra companhia faz isso em Angola) e em nenhum voo notei que a tripulacao se sentisse desvalorizada, (ou demostrase isso).
Por otro lado tenho um bom amigo (angolano) que trabalha na air26 como cmdate, nunca ele tem dito que se sente discriminado, muito pelo contrario esta muito feliz, e satisfeito e as vezes fico sorprendido com a capacidade dele de entrega para com a empresa.
Com relacao a Angola Air service nao posso opinar mais acho que poucos angolanos trabalham nela pk os avioes tem registro sul africano e por tanto e precisso licenca sulafricana para voar neles. Nao sei se me engano mais acho que neste minuto tem poucos pilotos angolanos com essa licenca.

Saudacoes.
agostinho
CMTE.
CMTE.

Mensagem por agostinho »

Caro Lalo, você poderia dizer-me porque é que os Sul africanos disseram de antemão que nossos pilotos não teriam chance nenhuma em trabalhar na Angola Air Service? será por descriminação, pouca experiência, ou ainda por seus aviões terem o código IATA "ZS" e não "D2", impossibilitando nossos pilotos de poderem usar tais aviões uma vez que não estão munidos de licença Sul Africana como frisou nosso amigo Chileno abaixo? gostaria de saber seu parecer.
Editado pela última vez por agostinho em Sáb Jan 24, 2009 16:53, em um total de 2 vezes.
Sérgio Agostinho
lalo

Mensagem por lalo »

chileno 777 escreveu:Estimado lalo

Lamentavelmente o senhor nao respondeu a minha pergunta por tanto vou presumir que ao dizer que desvalorizam aos angolanos estava a se referir que os angolanos sao discrimados ou maltratados.
Posso lhe dizer que tenho tido o prazer de voar como passageiro na Air 26 um par de vezes (6) e em todos os voos fiquei gratamente impresionado com a pontualidade dos voos, a simpatia da tripulacao de cabine, e a amabilidade da tripulacao de voo (acho um gesto muito interesante o facto de o comandante receber os pasageiros na porta do aviao ao embarcar, nenhuma otra companhia faz isso em Angola) e em nenhum voo notei que a tripulacao se sentisse desvalorizada, (ou demostrase isso).
Por otro lado tenho um bom amigo (angolano) que trabalha na air26 como cmdate, nunca ele tem dito que se sente discriminado, muito pelo contrario esta muito feliz, e satisfeito e as vezes fico sorprendido com a capacidade dele de entrega para com a empresa.
Com relacao a Angola Air service nao posso opinar mais acho que poucos angolanos trabalham nela pk os avioes tem registro sul africano e por tanto e precisso licenca sulafricana para voar neles. Nao sei se me engano mais acho que neste minuto tem poucos pilotos angolanos com essa licenca.

Saudacoes.
eu respondi a sua pergunta,acredito q senhor nao quer entender pq ja tem opiniao formada.como empresa esta bem estruturada,agora o que acontece la dentro de certeza que o sr nao sabe.acho que sendo assim,quando sair mais um tripulante que nao tarda vai acontecer,ai vou pedir ao sr. para perguntar ao seu amigo comantante pq que ainda continuam a sair,e a ir para empresas com menos condicoes.quanto a angola air service os ,que gerida pelo sr.stefan,tem avioes de matricula angolana sim,e so nao voam angolanos pq ele prefere dar emprego aos sul africanos e sempre foi assim.
lalo

Mensagem por lalo »

agostinho escreveu:Caro Lalo, você poderia dizer-me porque é que os Sul africanos disseram de antemão que nossos pilotos não teriam chance nenhuma em trabalhar na Angola Air Service? será por descriminação, pouca experiência, ou ainda por seus aviões terem o código IATA "ZS" e não "DT", impossibilitando nos pilotos de poderem usar tais aviões uma vez que não estão munidos de licença Sul Africana como frisou nosso amigop Chileno abaixo? gostaria de saber seu parecer.
caro agostinho
me descupe se nao respondi a mais tempo,tenho andado muito ocupado,e sem tempo nenhum.
de facto os avioes operados no prencipio pela angola air service eram de mstricula zs,do tipo b b200 e b1900c que erao tripulados por sul africanos,levantando-se uma grande polemica,por tinhamos muitos pilotos a sair da forca aerea e outros a sair empresas que estavam falidas como a transteco,intertransit,nacoia
e outras.na altura para poder entrar na empresa era preciso fazer um exame de legislacao e regras do ar na africa do sul,que era pior q um inferno segundo os meus antigos colegas,que normalmente ninguem passava poque o sr stefan ademistrador da angola air service assim queria.os que conseguiram entrar foi atravez de imposicao do dono da empresa,e voavam com cdt sem experencia nenhuma,sendo largados em angola, e acredite viveram na pele uma aotentica descreminacao,comecando no salario que o copiloto sul africano com 250 horas ganhava 2 vezes mais que eu copiloto angilano com 3000 mil horas de b200 .
o mais incrivel nisto tudo e que continuam a ter q fazer este exame ate hoje para poder voar zs,e os sul africanos para voarem d2 e em angola nao precisam de fazer exame nenhum.isso continua assim pq os donos dessas empresa tem poder e o que vale e o lucro...todos esperamos q um dia isso mude,e que comecamos a por o angolano em primeiro lugar sempre em tudo.

um abraco
Clipper202

Estimado lalo,

Em primero lugar nunca disse que em angola nao existem pilotos experientes, muito pelo contrario, o que afirmei foi que nao existem pilotos angolanos experientes suficientes para satisfazer as necessidades actuais do mercado em Angola.
Em segundo lugar, de acordo as informacoes que disponho a maior parte das aeronaves da angola air service tem matricula sulafricana e portanto (como em qualquer pais do mundo) e necessaria licenca do pais em questao (Africa do Sul) para poder voar neles. Nao e exigencia da empresa mais sim da ley vigente no territorio.
Em terceiro lugar acho que por mais racista, xenofobo, ou discriminador que seja um administrador ou dono de uma empresa, sempre em primeiro lugar vai ser gestor e portanto vai preferir contratar mao de obra qualificada local em vez de estrangeira (com a mesma qualificacao) porque inevitavelmente a mao de obra nacional e mais barata do que a importada (nao se tem que pagar acomodacao nem bilhetes de pasagem entre outros custos). Nenhuma empresa privada do mundo conseguiria sobreviver financeiramente utilizando o seu raciocinio: pagar mais quando tem a posibilidade de pagar menos por mao de obra com os mesmos ou melhores niveis de preparao ou experiencia.
Se o adminisatrador decidiu nao contratar certos pilotos acredito que deve ter sido devido a:
-os candidatos nao foram considerados aptos ou adequados para o cargo em questao devido que nao satisfaziam a filosofia ou perfil da empresa. (toda empresa no mundo tem direito a rejeitar candidatos)
-nao conseguirao superar provas ou niveis de exigencia impostos seja pela empresa ou legislacao em vigor. (exemplo: examen de airlaw)
Sempre candidatos rejeitados culpam a factores externos ou discriminativos em vez de fazer um "mea culpa" sincero e honesto.

Saudacoes.
immase
PC
PC

Mensagem por immase »

Se o sr. Guimaraes nao esclareceu tudo sobre brevets e matriculas creio que seria melhor informarem-se noutro sitio. Mais claro que isto nao da! :)
Marco Filipe Jesus do Amaral
Imagem
Responder