O FECHAMENTO DA TAP M&E BRASIL
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O FECHAMENTO DA TAP M&E BRASIL
TAP M&E PORTO ALEGRE PODERÁ DEVOLVER PARTE DOS HANGARES
Hangares 1, 2 e 5 – Quem esteve na TAP ME nesta última semana ouviu os rumores nos corredores sobre a devolução desses Hangares para a Fraport. O Sindicato levou esse assunto para mesa de reuniões e pediu explicações. A presidente da empresa alega que há um estudo de realocação dos trabalhadores dos hangares 1, 2 e 5 para os hangares 3 e 4 e que também haverá um processo seletivo para vagas nas oficinas. Segundo ela, a devolução desses locais resultaria em uma diminuição do valor do contrato de aluguel firmado com a gestora do Salgado Filho, o que é de interesse da empresa. O Sindicato reconhece o péssimo ambiente causado por esse estudo e solicita para a TAP ME que as decisões tomadas sejam divulgadas o quanto antes e com clareza para a categoria.
Fonte: http://aeroviarios.org.br/2018/06/14/ta ... ndo-conta/
Hangares 1, 2 e 5 – Quem esteve na TAP ME nesta última semana ouviu os rumores nos corredores sobre a devolução desses Hangares para a Fraport. O Sindicato levou esse assunto para mesa de reuniões e pediu explicações. A presidente da empresa alega que há um estudo de realocação dos trabalhadores dos hangares 1, 2 e 5 para os hangares 3 e 4 e que também haverá um processo seletivo para vagas nas oficinas. Segundo ela, a devolução desses locais resultaria em uma diminuição do valor do contrato de aluguel firmado com a gestora do Salgado Filho, o que é de interesse da empresa. O Sindicato reconhece o péssimo ambiente causado por esse estudo e solicita para a TAP ME que as decisões tomadas sejam divulgadas o quanto antes e com clareza para a categoria.
Fonte: http://aeroviarios.org.br/2018/06/14/ta ... ndo-conta/
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Re: TAP M&E PORTO ALEGRE PODE DEVOLVER PARTE DOS HANGARES
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Re: TAP M&E PORTO ALEGRE PODERÁ DEVOLVER PARTE DOS HANGARES
Jornal Zero Hora / POA - 04/07/2018 p.12


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Re: TAP M&E PORTO ALEGRE PODERÁ DEVOLVER PARTE DOS HANGARES
Jornal Correio do Povo / POA - 04/07/2018 p.4


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Re: TAP M&E PORTO ALEGRE PODERÁ DEVOLVER PARTE DOS HANGARES
TAP ME: empresa sinaliza permanência em Porto Alegre
BY EDITOR ON JULHO 5, 2018
Na última terça-feira (3), diretores do Sindicato dos Aeroviários de Porto Alegre reuniram-se com a presidente da empresa através de uma videoconferência. Esta reunião pontuou alguns pontos que geram dúvidas nos trabalhadores, como a permanência dos hangares e da manutenção na base de Porto Alegre. A possível venda da empresa também foi uma das pautas da reunião.
Segundo a presidente da empresa, será firmado um contrato de cinco anos com a Fraport pelo aluguel da área do Hangar 3 e das oficinas, porém, nada foi garantido sobre a manutenção. Ainda segundo a presidente, nestes locais que serão mantidos ainda serão feitos cortes nos salários mais altos.
Outro importante ponto desta reunião foi a confirmação pela presidente TAP ME de que há possibilidade de venda das duas bases brasileiras. Ela confirmou que haverá uma reunião na quinta-feira (5), na base do Galeão, para discutir a venda com possíveis interessados.
Para o Sindicato, uma das grandes carências da atual gestão da empresa é a transparência. Além da má gestão e da demora em perceber os problemas na companhia, a direção da TAP ME em Porto Alegre deixa seus trabalhadores inseguros e perdidos em boatos, faltando com a verdade.
Demissões – As demissões na empresa devem acontecer até 31 de julho, data em que expira o acordo recentemente prorrogado. As homologações permanecerão sendo feitas no Sindicato.
Unimed – uma nova representante da operadora de planos de saúde estará disponível na empresa na próxima segunda-feira (9).
Fonte: http://aeroviarios.org.br/2018/07/05/ta ... to-alegre/
BY EDITOR ON JULHO 5, 2018
Na última terça-feira (3), diretores do Sindicato dos Aeroviários de Porto Alegre reuniram-se com a presidente da empresa através de uma videoconferência. Esta reunião pontuou alguns pontos que geram dúvidas nos trabalhadores, como a permanência dos hangares e da manutenção na base de Porto Alegre. A possível venda da empresa também foi uma das pautas da reunião.
Segundo a presidente da empresa, será firmado um contrato de cinco anos com a Fraport pelo aluguel da área do Hangar 3 e das oficinas, porém, nada foi garantido sobre a manutenção. Ainda segundo a presidente, nestes locais que serão mantidos ainda serão feitos cortes nos salários mais altos.
Outro importante ponto desta reunião foi a confirmação pela presidente TAP ME de que há possibilidade de venda das duas bases brasileiras. Ela confirmou que haverá uma reunião na quinta-feira (5), na base do Galeão, para discutir a venda com possíveis interessados.
Para o Sindicato, uma das grandes carências da atual gestão da empresa é a transparência. Além da má gestão e da demora em perceber os problemas na companhia, a direção da TAP ME em Porto Alegre deixa seus trabalhadores inseguros e perdidos em boatos, faltando com a verdade.
Demissões – As demissões na empresa devem acontecer até 31 de julho, data em que expira o acordo recentemente prorrogado. As homologações permanecerão sendo feitas no Sindicato.
Unimed – uma nova representante da operadora de planos de saúde estará disponível na empresa na próxima segunda-feira (9).
Fonte: http://aeroviarios.org.br/2018/07/05/ta ... to-alegre/
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Re: TAP M&E PORTO ALEGRE PODERÁ DEVOLVER PARTE DOS HANGARES
Fechamento oficinas provocou a demissão em massa de trabalhadores altamente especializados e levou à desativação equipamentos de precisão
O presidente da Frente Parlamentar dos Aeronautas (FPAer), deputado Jerônimo Goergen (Progressistas-RS), criticou nesta terça-feira (3) o fechamento do parque de manutenção de aeronaves da antiga VARIG, que nos últimos anos estava sob operação da TAP – Maintenance e Engineerig. “As informações que nos chegam dão conta da demissão de mais de 500 trabalhadores altamente especializados. Além disso, o desmanche das oficias levará à desativação equipamentos de alta precisão”, lamentou o parlamentar.
Ao todo, são cinco hangares adaptados para receber aeronaves de pequeno, médio e grande portes. As oficinas dispõem de infraestrutura que dão suporte à indústria aeronáutica, com laboratórios que revisam componentes de diversas companhias aéreas nacionais e estrangeiras, inclusive servindo de apoio à Força Aérea Brasileira (FAB). “Temos um centro tecnológico com pessoal altamente treinado e especializado, que também atende a uma cadeia formada por escolas técnicas, faculdades e empresas, todas elas responsáveis pela cultura aeronáutica gaúcha, tão reconhecida no Brasil e exterior”, destacou o presidente da FPAer.
A desativação do centro de manutenção de aeronaves seria um plano da nova concessionária responsável pela operação do Aeroporto Salgado Filho, que tem outros planos para o local: a instalação de um conjunto de operações de armazenamento e despacho de carga aérea. “Vamos buscar junto à Infraero uma saída para o impasse. Não se joga fora uma expertise de décadas num dos segmentos mais importantes da nossa economia, que é a aviação”, afirmou Jerônimo. O parlamentar entende que é possível encontrar uma solução intermediária, com a construção de novos pavilhões, salas e escritórios junto ao aeródromo. “Não há a necessidade de se desfazer de um complexo de manutenção aeronáutica. Acredito que pudemos buscar uma solução que envolva os governos Estadual e Federal”, finalizou Jerônimo.
Fonte: http://jeronimogoergen.com.br/2017/noti ... aeronaves/
O presidente da Frente Parlamentar dos Aeronautas (FPAer), deputado Jerônimo Goergen (Progressistas-RS), criticou nesta terça-feira (3) o fechamento do parque de manutenção de aeronaves da antiga VARIG, que nos últimos anos estava sob operação da TAP – Maintenance e Engineerig. “As informações que nos chegam dão conta da demissão de mais de 500 trabalhadores altamente especializados. Além disso, o desmanche das oficias levará à desativação equipamentos de alta precisão”, lamentou o parlamentar.
Ao todo, são cinco hangares adaptados para receber aeronaves de pequeno, médio e grande portes. As oficinas dispõem de infraestrutura que dão suporte à indústria aeronáutica, com laboratórios que revisam componentes de diversas companhias aéreas nacionais e estrangeiras, inclusive servindo de apoio à Força Aérea Brasileira (FAB). “Temos um centro tecnológico com pessoal altamente treinado e especializado, que também atende a uma cadeia formada por escolas técnicas, faculdades e empresas, todas elas responsáveis pela cultura aeronáutica gaúcha, tão reconhecida no Brasil e exterior”, destacou o presidente da FPAer.
A desativação do centro de manutenção de aeronaves seria um plano da nova concessionária responsável pela operação do Aeroporto Salgado Filho, que tem outros planos para o local: a instalação de um conjunto de operações de armazenamento e despacho de carga aérea. “Vamos buscar junto à Infraero uma saída para o impasse. Não se joga fora uma expertise de décadas num dos segmentos mais importantes da nossa economia, que é a aviação”, afirmou Jerônimo. O parlamentar entende que é possível encontrar uma solução intermediária, com a construção de novos pavilhões, salas e escritórios junto ao aeródromo. “Não há a necessidade de se desfazer de um complexo de manutenção aeronáutica. Acredito que pudemos buscar uma solução que envolva os governos Estadual e Federal”, finalizou Jerônimo.
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Re: TAP M&E PORTO ALEGRE PODERÁ DEVOLVER PARTE DOS HANGARES
AeroEntusiasta escreveu:Fechamento oficinas provocou a demissão em massa de trabalhadores altamente especializados e levou à desativação equipamentos de precisão
O presidente da Frente Parlamentar dos Aeronautas (FPAer), deputado Jerônimo Goergen (Progressistas-RS), criticou nesta terça-feira (3) o fechamento do parque de manutenção de aeronaves da antiga VARIG, que nos últimos anos estava sob operação da TAP – Maintenance e Engineerig. “As informações que nos chegam dão conta da demissão de mais de 500 trabalhadores altamente especializados. Além disso, o desmanche das oficias levará à desativação equipamentos de alta precisão”, lamentou o parlamentar.
Ao todo, são cinco hangares adaptados para receber aeronaves de pequeno, médio e grande portes. As oficinas dispõem de infraestrutura que dão suporte à indústria aeronáutica, com laboratórios que revisam componentes de diversas companhias aéreas nacionais e estrangeiras, inclusive servindo de apoio à Força Aérea Brasileira (FAB). “Temos um centro tecnológico com pessoal altamente treinado e especializado, que também atende a uma cadeia formada por escolas técnicas, faculdades e empresas, todas elas responsáveis pela cultura aeronáutica gaúcha, tão reconhecida no Brasil e exterior”, destacou o presidente da FPAer.
A desativação do centro de manutenção de aeronaves seria um plano da nova concessionária responsável pela operação do Aeroporto Salgado Filho, que tem outros planos para o local: a instalação de um conjunto de operações de armazenamento e despacho de carga aérea. “Vamos buscar junto à Infraero uma saída para o impasse. Não se joga fora uma expertise de décadas num dos segmentos mais importantes da nossa economia, que é a aviação”, afirmou Jerônimo. O parlamentar entende que é possível encontrar uma solução intermediária, com a construção de novos pavilhões, salas e escritórios junto ao aeródromo. “Não há a necessidade de se desfazer de um complexo de manutenção aeronáutica. Acredito que pudemos buscar uma solução que envolva os governos Estadual e Federal”, finalizou Jerônimo.
Fonte: http://jeronimogoergen.com.br/2017/noti ... aeronaves/
Estas informações estão equivocadas.
As oficinas de Trem de Pouso, Motores, Pintura, Galvanoplastia, Estação de tratamento, Aviônica, Acessórios hidráulicos, Pneumáticos e Óleo e Combustíveis permanecem na ativa... existem contratos hoje datados para mais 5 anos de atividade.
A pergunta que fica no ar é "Permaneceremos vendendo serviço ou somente vamos cumprir estes contratos já fechados? "
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Re: TAP M&E PORTO ALEGRE PODERÁ DEVOLVER PARTE DOS HANGARES
Reportagem de 2015 do canal português SIC, sobre os bastidores da TAP e o comando do brasileiro Fernando Pinto. A segunda parte mostra o rombo e o "equívoco na compra da VEM pela TAP" (palavras de Fernando Pinto), o que explica a crítica situação atual que chegou a TAP M&E Brasil, principalmente após saída do presidente brasileiro.
Para assitir a reportagem no Youtube, clique nos links abaixo:
> Parte 1: https://youtu.be/idFpD-NIF1Q
> Parte 2: https://youtu.be/GL_XoJmFSAc
Para assitir a reportagem no Youtube, clique nos links abaixo:
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Re: TAP M&E PORTO ALEGRE PODERÁ DEVOLVER PARTE DOS HANGARES
O logotipo da TAP M&E no HANGAR 4 POA foi apagado nesta manha de segunda-feira (23/JUL).
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Re: O FECHAMENTO DA TAP M&E BRASIL
TAP ME: Presidenta afirma que existem interessados na compra 0
BY EDITOR ON JULHO 26, 2018 GERAL, NOTÍCIAS
Na última quinta-feira (19), ao meio-dia, diretores do Sindicato dos Aeroviários de Porto Alegre tiveram mais uma reunião com a presidência da TAP ME para esclarecer os planos para o futuro da empresa. Segundo a presidência da empresa, tanto a base do Rio de Janeiro quanto de Porto Alegre estão à venda e serão negociadas, não necessariamente com uma mesma empresa.
O plano dos portugueses é, conforme afirmou a presidenta da empresa em reunião, não preservar nenhum hangar de manutenção no Brasil. Essa definição é confirmada pelo que os trabalhadores já estão observando em suas bases, como a devolução de hangares para a Fraport, o que também deve ocorrer no Rio de Janeiro para a RIOgaleão.
O Hangar 3, porém, deve ser mantido mesmo sem manutenção de aeronaves, ao menos enquanto nenhum comprador manifestar intenção de negociar com a TAP ME. A presidenta da empresa garantiu que se nenhum comprador efetivar o negócio, o pagamento de verba rescisória para todos trabalhadores será efetivado, o que será acompanhado de perto pelo Sindicato. No Rio de Janeiro, a TAP ME deve manter apenas o Hangar (sem manutenção de aeronaves) e o Prédio 2, e inclusive já entregou estacionamentos, vestiários e o prédio das oficinas. A base carioca passará pelo mesmo processo de venda da base gaúcha.
Também foi confirmado que a Azul, contrariando o boato espalhado nos corredores da TAP ME de que a aérea não teria interesse nos hangares, assumirá o Hangar 4, sendo que este contrato já está inclusive assinado. Segundo a presidente, o Hangar 4 e o Ensino serão entregues para a aérea oficialmente em setembro. O presidente e outros representantes da Azul também estão circulando por diversos setores da base em Porto Alegre.
O Sindicato solicitou que essas notícias repassadas para a entidade sindical fossem dadas aos trabalhadores pessoalmente pela presidenta, o que aconteceu logo após a reunião. Ficou claro para a entidade sindical que a TAP portuguesa quer se desassociar da manutenção de aeronaves no Brasil. Para a direção sindical, essa desistência de Portugal muito tem a ver com a fama adquirida pela TAP ME em Porto Alegre nos veículos de imprensa do país e fora. A exposição da TAP Airlines em protestos recentes por grupos que não representam os trabalhadores também teriam prejudicado a imagem para permanência do grupo no Brasil, afirma a direção do Sindicato.
A entidade que representa os aeroviários gaúchos garante que estará sempre ao lado do trabalhador nas mudanças que estão acontecendo na base gaúcha, histórico berço da manutenção de aeronaves no Brasil. “Estamos atentos e vamos assegurar nossos direitos, garantidos na nossa CCT ou na CLT, sob qualquer mudança que ocorrer por aqui”, afirmam os diretores.
Fonte: http://aeroviarios.org.br/2018/07/26/ta ... na-compra/
BY EDITOR ON JULHO 26, 2018 GERAL, NOTÍCIAS
Na última quinta-feira (19), ao meio-dia, diretores do Sindicato dos Aeroviários de Porto Alegre tiveram mais uma reunião com a presidência da TAP ME para esclarecer os planos para o futuro da empresa. Segundo a presidência da empresa, tanto a base do Rio de Janeiro quanto de Porto Alegre estão à venda e serão negociadas, não necessariamente com uma mesma empresa.
O plano dos portugueses é, conforme afirmou a presidenta da empresa em reunião, não preservar nenhum hangar de manutenção no Brasil. Essa definição é confirmada pelo que os trabalhadores já estão observando em suas bases, como a devolução de hangares para a Fraport, o que também deve ocorrer no Rio de Janeiro para a RIOgaleão.
O Hangar 3, porém, deve ser mantido mesmo sem manutenção de aeronaves, ao menos enquanto nenhum comprador manifestar intenção de negociar com a TAP ME. A presidenta da empresa garantiu que se nenhum comprador efetivar o negócio, o pagamento de verba rescisória para todos trabalhadores será efetivado, o que será acompanhado de perto pelo Sindicato. No Rio de Janeiro, a TAP ME deve manter apenas o Hangar (sem manutenção de aeronaves) e o Prédio 2, e inclusive já entregou estacionamentos, vestiários e o prédio das oficinas. A base carioca passará pelo mesmo processo de venda da base gaúcha.
Também foi confirmado que a Azul, contrariando o boato espalhado nos corredores da TAP ME de que a aérea não teria interesse nos hangares, assumirá o Hangar 4, sendo que este contrato já está inclusive assinado. Segundo a presidente, o Hangar 4 e o Ensino serão entregues para a aérea oficialmente em setembro. O presidente e outros representantes da Azul também estão circulando por diversos setores da base em Porto Alegre.
O Sindicato solicitou que essas notícias repassadas para a entidade sindical fossem dadas aos trabalhadores pessoalmente pela presidenta, o que aconteceu logo após a reunião. Ficou claro para a entidade sindical que a TAP portuguesa quer se desassociar da manutenção de aeronaves no Brasil. Para a direção sindical, essa desistência de Portugal muito tem a ver com a fama adquirida pela TAP ME em Porto Alegre nos veículos de imprensa do país e fora. A exposição da TAP Airlines em protestos recentes por grupos que não representam os trabalhadores também teriam prejudicado a imagem para permanência do grupo no Brasil, afirma a direção do Sindicato.
A entidade que representa os aeroviários gaúchos garante que estará sempre ao lado do trabalhador nas mudanças que estão acontecendo na base gaúcha, histórico berço da manutenção de aeronaves no Brasil. “Estamos atentos e vamos assegurar nossos direitos, garantidos na nossa CCT ou na CLT, sob qualquer mudança que ocorrer por aqui”, afirmam os diretores.
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Re: O FECHAMENTO DA TAP M&E BRASIL
Aeroviários da TAP ME fazem greve de fome em Porto Alegre após suspensões
Dez funcionários foram afastados após protestarem contra demissões da empresa, que confirma estar reestruturando suas operações.

Dez funcionários foram suspensos após protestarem contra demissões na companhia. Manifestantes pedem reintegração (Foto: Paulo Roberto Schutz )
uncionários da TAP Manutenção e Engenharia (TAP ME) entraram em greve de fome nesta segunda-feira (30), em Porto Alegre, depois de serem suspensos por protestarem contra demissões realizadas pela empresa. Participam da paralisação oito funcionários do setor de manutenção, que estão no saguão do Aeroporto Salgado Filho. A empresa faz a rota para Portugal.
A TAP ME confirma que está reestruturando suas operações e esclarece que suspendeu os funcionários após "divulgação de notícias inverídicas sobre a companhia". Os manifestantes, por sua vez, afirmam que realizaram um protesto contra as demissões em massa, e alegam direito de manifestação. (Leia a nota na íntegra abaixo).
A companhia suspendeu esses funcionários desde 13 de julho, sem direito a salários e benefícios, até a conclusão de processo de investigação da empresa. Segundo Paulo Roberto Schutz, um dos suspensos, a categoria permanecerá em jejum até a reintegração dos funcionários. Um pedido já foi feito à justiça, e os manifestantes aguardam decisão liminar. Schutz é funcionário da TAP ME desde 2007, quando esta assumiu as atividades da Varig. No total, ele trabalha como mecânico de manutenção de aeronaves há 30 anos.
Nota de esclarecimento
A TAP Manutenção e Engenharia (TAP M&E) Brasil confirma que está reestruturando sua operação em Porto Alegre para se adequar à atual demanda do mercado de MRO (Manutenção, Reparos e Overhaul).
Esclarece ainda ter realizado a suspensão de funcionários após a divulgação de notícias inverídicas sobre a companhia. A empresa garante o direito de manifestação de todos seus colaboradores, mas repudia a propagação de informações falsas que coloquem em risco sua imagem e a de seus clientes.
Fonte: https://g1.globo.com/rs/rio-grande-do-s ... soes.ghtml
Dez funcionários foram afastados após protestarem contra demissões da empresa, que confirma estar reestruturando suas operações.

Dez funcionários foram suspensos após protestarem contra demissões na companhia. Manifestantes pedem reintegração (Foto: Paulo Roberto Schutz )
uncionários da TAP Manutenção e Engenharia (TAP ME) entraram em greve de fome nesta segunda-feira (30), em Porto Alegre, depois de serem suspensos por protestarem contra demissões realizadas pela empresa. Participam da paralisação oito funcionários do setor de manutenção, que estão no saguão do Aeroporto Salgado Filho. A empresa faz a rota para Portugal.
A TAP ME confirma que está reestruturando suas operações e esclarece que suspendeu os funcionários após "divulgação de notícias inverídicas sobre a companhia". Os manifestantes, por sua vez, afirmam que realizaram um protesto contra as demissões em massa, e alegam direito de manifestação. (Leia a nota na íntegra abaixo).
A companhia suspendeu esses funcionários desde 13 de julho, sem direito a salários e benefícios, até a conclusão de processo de investigação da empresa. Segundo Paulo Roberto Schutz, um dos suspensos, a categoria permanecerá em jejum até a reintegração dos funcionários. Um pedido já foi feito à justiça, e os manifestantes aguardam decisão liminar. Schutz é funcionário da TAP ME desde 2007, quando esta assumiu as atividades da Varig. No total, ele trabalha como mecânico de manutenção de aeronaves há 30 anos.
Nota de esclarecimento
A TAP Manutenção e Engenharia (TAP M&E) Brasil confirma que está reestruturando sua operação em Porto Alegre para se adequar à atual demanda do mercado de MRO (Manutenção, Reparos e Overhaul).
Esclarece ainda ter realizado a suspensão de funcionários após a divulgação de notícias inverídicas sobre a companhia. A empresa garante o direito de manifestação de todos seus colaboradores, mas repudia a propagação de informações falsas que coloquem em risco sua imagem e a de seus clientes.
Fonte: https://g1.globo.com/rs/rio-grande-do-s ... soes.ghtml
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Re: O FECHAMENTO DA TAP M&E BRASIL
o que a fraport vai fazer com os hangares da tap me em poa?
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Re: O FECHAMENTO DA TAP M&E BRASIL
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TAP M&E POA: FIM DE UM CAPÍTULO NA AVIAÇÃO COMERCIAL BRASILEIRA
A TAP M&E (TAP MAINTENANCE & ENGINEERING), entregou ontem (18/AGO) o último Embraer 195 ex-Azul (pr-ayc), revisado para a LOT POLISH AIRLINES. O SP-LNI decolou de Porto Alegre/RS (POA) com destino a Varsóvia/Polônia (WAW) com escalas técnica em Natal/RN (NAT) - onde pernoitou - e Las Palmas/Tenerife (LPA)....
>>> Continue lendo: http://blog.aeroentusiasta.com.br/2018/ ... iacao.html
TAP M&E POA: FIM DE UM CAPÍTULO NA AVIAÇÃO COMERCIAL BRASILEIRA
A TAP M&E (TAP MAINTENANCE & ENGINEERING), entregou ontem (18/AGO) o último Embraer 195 ex-Azul (pr-ayc), revisado para a LOT POLISH AIRLINES. O SP-LNI decolou de Porto Alegre/RS (POA) com destino a Varsóvia/Polônia (WAW) com escalas técnica em Natal/RN (NAT) - onde pernoitou - e Las Palmas/Tenerife (LPA)....
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Re: O FECHAMENTO DA TAP M&E BRASIL
..........................................................................................................................................................................................AeroEntusiasta escreveu:Site AeroEntusiasta
TAP M&E POA: FIM DE UM CAPÍTULO NA AVIAÇÃO COMERCIAL BRASILEIRA
A TAP M&E (TAP MAINTENANCE & ENGINEERING), entregou ontem (18/AGO) o último Embraer 195 ex-Azul (pr-ayc), revisado para a LOT POLISH AIRLINES. O SP-LNI decolou de Porto Alegre/RS (POA) com destino a Varsóvia/Polônia (WAW) com escalas técnica em Natal/RN (NAT) - onde pernoitou - e Las Palmas/Tenerife (LPA)....
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> Atualização 21/AGO/2018
Por solicitação da TAP M&E BRASIL, através de agência de comunicação, transcrevemos a nota recebida da direção da empresa.
"A TAP Manutenção e Engenharia (TAP M&E) Brasil confirma que está reestruturando sua operação em Porto Alegre para se adequar à atual demanda do mercado de MRO (Manutenção, Reparos e Overhaul). No entanto, não houve qualquer manifestação no sentido de encerramento das atividades."
* O Site AeroEntusiasta espera que esta situação transitória seja breve, para que a TAP M&E Brasil e o setor aeronáutico nacional ultrapassem esta linha de instabilidade e possam seguir voando sem turbulências.
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Re: O FECHAMENTO DA TAP M&E BRASIL
Manutenção no Brasil foi reduzida “drasticamente”
A TAP decidiu encerrar a unidade de Porto Alegre, despedindo cerca de 1000 pessoas. A operação era considerada um sorvedouro financeiro: desde 2005 foram gastos no Brasil mais de €500 milhões
A operação de manutenção de aeronaves no Brasil — a VEM (Varig Engenharia e Manutenção), comprada em 2005 e que se revelou um pesadelo financeiro para a TAP — foi reduzida drasticamente, com o encerramento do emblemático centro de Porto Alegre. Era considerada um negócio ruinoso, na qual a TAP gastou entre €500 milhões a €600 milhões ao longo do tempo, quase o atual valor da dívida bancária do grupo. Agora está reduzida ao centro do Rio de Janeiro. E, graças a uma nova política comercial e várias iniciativas de cortes de custos, a TAP Manutenção e Engenharia Brasil registou um lucro operacional, excluindo custos de reestruturação, de aproximadamente €1 milhão.
“Desde a privatização da TAP passámos por um trabalho de eficiência no Brasil para tentar otimizar a operação, estancar a sangria, parar de perder dinheiro”, explica Antonoaldo Neves. “Este ano percebemos que mesmo com esses esforços, a operação, da forma como estava desenhada, não tinha condições de contribuir positivamente para o grupo. Chegámos à conclusão de que era preciso reduzir drasticamente a operação, tínhamos mais de 15 linhas de manutenção e não há procura para isso, por isso reduzimos para três linhas de operação, que estão no Rio de Janeiro. Fechámos a operação de Porto Alegre, que era uma operação emblemática no Brasil, pois foi onde a Varig começou a sua manutenção. Fechou em julho. Há apenas duas pequenas operações, uma de motores, estamos à procura de um parceiro para ficar com essa operação, e há também um negócio de trens de aterragem. É residual.”
O presidente da TAP explica que neste processo foram despedidas 1000 pessoas. “É triste, ninguém gosta de despedir, trouxemos cerca de 40 mecânicos para Portugal. Este ano, até julho, a operação deu pela primeira vez break-even [equilíbrio], ficámos com cerca de 550 pessoas no Rio de Janeiro.”
Chegou a estar em cima da mesa a hipótese de o grupo chinês HNA, acionista indireto da TAP, ficar com o negócio. “Trabalhei muito por isso, desde 2015, o negócio foi avaliado mas não seguiu em diante, eles desistiram”, conta Antonoaldo. “Tentámos vender a empresa como um todo, Rio de Janeiro e Porto Alegre, não houve interessados e a partir desse momento decidimos encerrar a operação de Porto Alegre.”
Fonte: https://leitor.expresso.pt/semanario/se ... nho-da-tap
A TAP decidiu encerrar a unidade de Porto Alegre, despedindo cerca de 1000 pessoas. A operação era considerada um sorvedouro financeiro: desde 2005 foram gastos no Brasil mais de €500 milhões
A operação de manutenção de aeronaves no Brasil — a VEM (Varig Engenharia e Manutenção), comprada em 2005 e que se revelou um pesadelo financeiro para a TAP — foi reduzida drasticamente, com o encerramento do emblemático centro de Porto Alegre. Era considerada um negócio ruinoso, na qual a TAP gastou entre €500 milhões a €600 milhões ao longo do tempo, quase o atual valor da dívida bancária do grupo. Agora está reduzida ao centro do Rio de Janeiro. E, graças a uma nova política comercial e várias iniciativas de cortes de custos, a TAP Manutenção e Engenharia Brasil registou um lucro operacional, excluindo custos de reestruturação, de aproximadamente €1 milhão.
“Desde a privatização da TAP passámos por um trabalho de eficiência no Brasil para tentar otimizar a operação, estancar a sangria, parar de perder dinheiro”, explica Antonoaldo Neves. “Este ano percebemos que mesmo com esses esforços, a operação, da forma como estava desenhada, não tinha condições de contribuir positivamente para o grupo. Chegámos à conclusão de que era preciso reduzir drasticamente a operação, tínhamos mais de 15 linhas de manutenção e não há procura para isso, por isso reduzimos para três linhas de operação, que estão no Rio de Janeiro. Fechámos a operação de Porto Alegre, que era uma operação emblemática no Brasil, pois foi onde a Varig começou a sua manutenção. Fechou em julho. Há apenas duas pequenas operações, uma de motores, estamos à procura de um parceiro para ficar com essa operação, e há também um negócio de trens de aterragem. É residual.”
O presidente da TAP explica que neste processo foram despedidas 1000 pessoas. “É triste, ninguém gosta de despedir, trouxemos cerca de 40 mecânicos para Portugal. Este ano, até julho, a operação deu pela primeira vez break-even [equilíbrio], ficámos com cerca de 550 pessoas no Rio de Janeiro.”
Chegou a estar em cima da mesa a hipótese de o grupo chinês HNA, acionista indireto da TAP, ficar com o negócio. “Trabalhei muito por isso, desde 2015, o negócio foi avaliado mas não seguiu em diante, eles desistiram”, conta Antonoaldo. “Tentámos vender a empresa como um todo, Rio de Janeiro e Porto Alegre, não houve interessados e a partir desse momento decidimos encerrar a operação de Porto Alegre.”
Fonte: https://leitor.expresso.pt/semanario/se ... nho-da-tap
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Re: O FECHAMENTO DA TAP M&E BRASIL
A Sra. Glaucia Loureiro (Presidente da TAP M&E BRASIL), informou em reunião com funcionários de POA nesta terça-feira (19/SET) o fechamento oficial do CEMAN POA, que acontecerá em Novembro.
Inicialmente haviam três empresas interessadas por áreas do CEMAN POA, porém restou apenas uma proposta concreta pelo setor de componentes avionicos. As demais áreas não prosseguiram com as negociações.
Parte dos funcionários serão realocados no GIG ou LIS, os demais serão desligados.
Triste notícia.
Inicialmente haviam três empresas interessadas por áreas do CEMAN POA, porém restou apenas uma proposta concreta pelo setor de componentes avionicos. As demais áreas não prosseguiram com as negociações.
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Re: O FECHAMENTO DA TAP M&E BRASIL
No CEMAN POA estão dois F-5M (FAB 4850 e FAB 4871), efetivamente os dois últimos aviões revisados pela TAP M&E POA. Ambos estão em fase final de revisão, e deverão deixar o CEMAN até o mes de outrubro.AeroEntusiasta escreveu:A Sra. Glaucia Loureiro (Presidente da TAP M&E BRASIL), informou em reunião com funcionários de POA nesta terça-feira (19/SET) o fechamento oficial do CEMAN POA, que acontecerá em Novembro.
Inicialmente haviam três empresas interessadas por áreas do CEMAN POA, porém restou apenas uma proposta concreta pelo setor de componentes avionicos. As demais áreas não prosseguiram com as negociações.
Parte dos funcionários serão realocados no GIG ou LIS, os demais serão desligados.
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Re: O FECHAMENTO DA TAP M&E BRASIL
Nostalgia.
Fonte: http://linea-ala.blogspot.com/2018/09/i ... ilera.html

Agradecemos a Horacio Miguel Ferrari que nos envió esta imagen que documenta la primera inspección mayor de un Boeing 727-287 de Aerolíneas Argentinas realizada en Brasil, en las instalaciones que VARIG tenía en Porto Alegre. Este reacondicionamiento del avión se realizó durante la gestión de Iberia.
Se trataba del LV-OLP (msn 22605/ 1787), nave que voló por primera vez el 06nov1981 con el registro N1782B y fue entregado a Aerolíneas Argentinas el 08ene1982, voló con la empresa argentina hasta jun1996, el 27mar1997 fue rematriculado N917PG a nombre de PAC (Pacific Aircorp). El 02jun1997 fue entregado a Lloyd Aéreo Boliviano (LAB) con el registro CP-2323, el 09ene2001 sufrió el colapso del tren principal derecho en Ezeiza, no fue reparado y finalmente fue desguazado el 07may2004.
Fonte: http://linea-ala.blogspot.com/2018/09/i ... ilera.html

Agradecemos a Horacio Miguel Ferrari que nos envió esta imagen que documenta la primera inspección mayor de un Boeing 727-287 de Aerolíneas Argentinas realizada en Brasil, en las instalaciones que VARIG tenía en Porto Alegre. Este reacondicionamiento del avión se realizó durante la gestión de Iberia.
Se trataba del LV-OLP (msn 22605/ 1787), nave que voló por primera vez el 06nov1981 con el registro N1782B y fue entregado a Aerolíneas Argentinas el 08ene1982, voló con la empresa argentina hasta jun1996, el 27mar1997 fue rematriculado N917PG a nombre de PAC (Pacific Aircorp). El 02jun1997 fue entregado a Lloyd Aéreo Boliviano (LAB) con el registro CP-2323, el 09ene2001 sufrió el colapso del tren principal derecho en Ezeiza, no fue reparado y finalmente fue desguazado el 07may2004.
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Re: O FECHAMENTO DA TAP M&E BRASIL
Empresas propõem compra de unidade da TAP em Porto Alegre
Patrícia Comunello Como em uma corrida contra o tempo, funcionários e demitidos da unidade da TAP Manutenção e Engenharia Brasil (TAP M&E), em Porto Alegre, torcem para o desfecho positivo de negociações em andamento que tratam da aquisição dos ativos da companhia. O êxito das investidas pode evitar completamente ou em parte a sentença dada em outubro passado pela direção da empresa portuguesa no Brasil, de que as atividades da unidade da Capital se encerrariam no fim de 2018. Pelo menos duas empresas estão em tratativas. Uma delas é a francesa Thales, que atua em serviços de manutenção e produtos de aviação com escritório em São Paulo, e que quer o segmento de aviônica da TAP M&E gaúcha - a empresa tem outra unidade no Rio de Janeiro. A segunda interessada é a chinesa Flightparts Componentes e Serviços, com sede em Xiamen, que busca assumir toda a estrutura, comprando pacote completo.
Executivos da Thales estiveram na semana passada na unidade mais de uma vez. Em uma delas, chegaram a entrevistar profissionais ativos e já desligados, sondando sobre trabalho futuro. O Jornal do Comércio tentou obter informações com representantes da companhia francesa no local, mas eles se limitaram a dizer que o assunto era "confidencial". O JC apurou que é grande a chance de a negociação ter sido completada, com a compra da área de aviônica. Fontes ligadas à empresa chinesa dizem que já encaminharam proposta com diferentes valores, mas não tiveram resposta da presidência no Brasil. A última oferta foi feita na sexta-feira passada. "Acreditamos na indústria de aviação do Brasil e esperamos realmente ter sucesso", comentou a fonte. Por nota, a TAP M&E Brasil informou que "está encerrando as operações na unidade em Porto Alegre até o fim deste mês" e admite que "foi procurada por diferentes companhias interessadas na compra de ativos, como equipamentos e ferramentas", mas não comenta essas negociações. A empresa de manutenção esclarece, ainda, que as instalações no Aeroporto Internacional Salgado Filho estão sendo devolvidas para a administradora do terminal. Boa parte dos prédios da TAP fica na área que hoje foi concedida para a alemã Fraport. No começo de outubro, a presidente da empresa no Brasil, Gláucia Loureiro, comunicou que a unidade seria fechada, mesmo sendo uma das únicas estruturas no Brasil e até na América Latina para prestação de serviços para manutenção de certos tipos de aeronaves e especificações, principalmente na parte de aviônica, que envolve equipamentos eletroeletrônicos e os de maior tecnologia.
A TAP M&E é a maior empresa em seu segmento na América Latina. A unidade, que se chamava VEM, foi comprada, junto com a VarigLog, no fim de 2005 pela companhia portuguesa, assumindo a herança da antiga companhia de aviação gaúcha. "A empresa é a única no Brasil a efetuar reparos completos em trens de pouso, desde a revisão e finalizando com banhos galvânicos, e tem, entre clientes, Latam, GOL, Azul, TAP Portugal, Embraer e Força Aérea Brasileira (FAB)", lembra o funcionário Paulo Sérgio da Silva, que se mantém no quadro devido à estabilidade do tempo para aposentadoria. Silva mobiliza colegas que estão ainda atuando e demitidos para tentar barrar o fechamento. Na próxima quarta-feira, um grupo pretende protestar na frente da unidade. Os pavilhões, localizados na lateral da pista de pouso e decolagens do Salgado Filho, registram as marcas do esvaziamento de serviços. Um dos hangares - o que tem a inscrição TAP ME - mantém as docas, grandes armações de metal, mas há tempo que nenhuma aeronave estaciona para ser revisada. Segundo relatos de funcionários que ainda estão na operação, o número hoje reduziu a 30 e 40 trabalhadores. Há alguns serviços sendo feitos na área de aviônica, devido a contratos ativos. Mas, desde o fim de novembro, uma leva de trabalhadores foi demitida.
https://www.jornaldocomercio.com/_conte ... legre.html
Patrícia Comunello Como em uma corrida contra o tempo, funcionários e demitidos da unidade da TAP Manutenção e Engenharia Brasil (TAP M&E), em Porto Alegre, torcem para o desfecho positivo de negociações em andamento que tratam da aquisição dos ativos da companhia. O êxito das investidas pode evitar completamente ou em parte a sentença dada em outubro passado pela direção da empresa portuguesa no Brasil, de que as atividades da unidade da Capital se encerrariam no fim de 2018. Pelo menos duas empresas estão em tratativas. Uma delas é a francesa Thales, que atua em serviços de manutenção e produtos de aviação com escritório em São Paulo, e que quer o segmento de aviônica da TAP M&E gaúcha - a empresa tem outra unidade no Rio de Janeiro. A segunda interessada é a chinesa Flightparts Componentes e Serviços, com sede em Xiamen, que busca assumir toda a estrutura, comprando pacote completo.
Executivos da Thales estiveram na semana passada na unidade mais de uma vez. Em uma delas, chegaram a entrevistar profissionais ativos e já desligados, sondando sobre trabalho futuro. O Jornal do Comércio tentou obter informações com representantes da companhia francesa no local, mas eles se limitaram a dizer que o assunto era "confidencial". O JC apurou que é grande a chance de a negociação ter sido completada, com a compra da área de aviônica. Fontes ligadas à empresa chinesa dizem que já encaminharam proposta com diferentes valores, mas não tiveram resposta da presidência no Brasil. A última oferta foi feita na sexta-feira passada. "Acreditamos na indústria de aviação do Brasil e esperamos realmente ter sucesso", comentou a fonte. Por nota, a TAP M&E Brasil informou que "está encerrando as operações na unidade em Porto Alegre até o fim deste mês" e admite que "foi procurada por diferentes companhias interessadas na compra de ativos, como equipamentos e ferramentas", mas não comenta essas negociações. A empresa de manutenção esclarece, ainda, que as instalações no Aeroporto Internacional Salgado Filho estão sendo devolvidas para a administradora do terminal. Boa parte dos prédios da TAP fica na área que hoje foi concedida para a alemã Fraport. No começo de outubro, a presidente da empresa no Brasil, Gláucia Loureiro, comunicou que a unidade seria fechada, mesmo sendo uma das únicas estruturas no Brasil e até na América Latina para prestação de serviços para manutenção de certos tipos de aeronaves e especificações, principalmente na parte de aviônica, que envolve equipamentos eletroeletrônicos e os de maior tecnologia.
A TAP M&E é a maior empresa em seu segmento na América Latina. A unidade, que se chamava VEM, foi comprada, junto com a VarigLog, no fim de 2005 pela companhia portuguesa, assumindo a herança da antiga companhia de aviação gaúcha. "A empresa é a única no Brasil a efetuar reparos completos em trens de pouso, desde a revisão e finalizando com banhos galvânicos, e tem, entre clientes, Latam, GOL, Azul, TAP Portugal, Embraer e Força Aérea Brasileira (FAB)", lembra o funcionário Paulo Sérgio da Silva, que se mantém no quadro devido à estabilidade do tempo para aposentadoria. Silva mobiliza colegas que estão ainda atuando e demitidos para tentar barrar o fechamento. Na próxima quarta-feira, um grupo pretende protestar na frente da unidade. Os pavilhões, localizados na lateral da pista de pouso e decolagens do Salgado Filho, registram as marcas do esvaziamento de serviços. Um dos hangares - o que tem a inscrição TAP ME - mantém as docas, grandes armações de metal, mas há tempo que nenhuma aeronave estaciona para ser revisada. Segundo relatos de funcionários que ainda estão na operação, o número hoje reduziu a 30 e 40 trabalhadores. Há alguns serviços sendo feitos na área de aviônica, devido a contratos ativos. Mas, desde o fim de novembro, uma leva de trabalhadores foi demitida.
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Re: O FECHAMENTO DA TAP M&E BRASIL
Fraport busca ocupantes para área da TAP M&E no aeroporto de Porto Alegre

Hangares e oficinas para fazer consertos e manutenção de aeronaves estavam com pouca atividade PATRÍCIA COMUNELLO /ESPECIAL/JC
Patrícia Comunello
A Fraport, concessionária do Aeroporto Internacional Salgado Filho, busca novos ocupantes para a área que será deixada pelas oficinas da TAP Manutenção e Engenharia (TAP M&E), que encerra as atividades em Porto Alegre no dia 31 deste mês, seguindo o que foi anunciado em outubro, explicou em nota. Com isso, a TAP M&E, maior em seu segmento na América Latina, manterá apenas uma unidade para serviços em aeronaves no Brasil, que fica no Rio de Janeiro, mas com características diferentes da ofertada na Capital gaúcha.
A concessionária do aeroporto, que detém a exploração do site do complexo aeroportuário desde janeiro, informou que "a TAP M&E já está deixando o espaço que ocupa no aeroporto". "A Fraport Brasil - Porto Alegre está em conversas com potenciais parceiros de negócios para futuro uso da área", esclareceu a alemã Fraport, também por nota. A TAP M&E já havia confirmado na semana passada que havia oficializado a saída à concessionária.
A empresa portuguesa mantinha a unidade desde começo de 2006, após adquirir em fim de 2005 a operação da antiga Varig, que chamava a unidade de VEM. As oficinas chegaram a ter quase 2,5 mil funcionários no auge da demanda e atendiam aeronaves e peças de modelos que operam em voos domésticos e jatos, com clientes como Embraer, Azul e a própria TAP, além da Força Aérea Brasileira (FAB). Em 2018, o número recuou a cerca de 300 empregados.
Nessa quinta e sexta-feira, estão ocorrendo demissões do quadro de pessoal que ainda restava na Capital, mesmo com menor volume de serviços. A estrutura estava sendo mantida para dar conta de alguns contratos de manutenção e para não parar completamente. Fontes do quadro indicam que seriam cerca de 90 pessoas, mas a empresa não confirmou. Segundo a TAP M&E, 20 funcionários foram transferidos para Lisboa, em Portugal, mais 20 foram remanejados para o Rio de Janeiro e "que trabalha para auxiliar na realocação dos profissionais em outras empresas do setor".
A empresa alegou baixa demanda do mercado para desativar a unidade e admitiu que "foi procurada por diferentes companhias interessadas na compra de ativos, como equipamentos e ferramentas, mas não comenta essas negociações". O Jornal do Comércio apurou que a francesa Thales e a chinesa Flightparts fizeram ofertas. Na fachada da sede, também foram removidas as placas de identificação da companhia portuguesa e de parcerias estratégicas.
Executivos da Thales foram flagrados visitando o local na semana passada. A francesa tem interesse na área de aviônica da unidade e chegou a entrevistar alguns profissionais que já forma desligados sobre futura contratação. A TAP M&E não comentou sobre o eventual fechamento de negócio. Parte da área com os equipamentos fica fora do site do aeroporto.
O JC recebeu informações sobre a troca da operadora de planos de saúde de quem saiu da empresa dentro do programa de demissão voluntária, firmado com o Sindicato dos Aeroviários da Capital este ano, que estaria gerando problemas para manter o mesmo atendimento médico. A TAP M&E afirma que o acordo não vincula o benefício a uma operadora específica. "Será a que estiver prestando o serviço aos colaboradores da ativa", esclarece em nota. O benefício é por cinco anos com cobertura nacional.
Jornal do Comércio (https://www.jornaldocomercio.com/_conte ... legre.html)

Hangares e oficinas para fazer consertos e manutenção de aeronaves estavam com pouca atividade PATRÍCIA COMUNELLO /ESPECIAL/JC
Patrícia Comunello
A Fraport, concessionária do Aeroporto Internacional Salgado Filho, busca novos ocupantes para a área que será deixada pelas oficinas da TAP Manutenção e Engenharia (TAP M&E), que encerra as atividades em Porto Alegre no dia 31 deste mês, seguindo o que foi anunciado em outubro, explicou em nota. Com isso, a TAP M&E, maior em seu segmento na América Latina, manterá apenas uma unidade para serviços em aeronaves no Brasil, que fica no Rio de Janeiro, mas com características diferentes da ofertada na Capital gaúcha.
A concessionária do aeroporto, que detém a exploração do site do complexo aeroportuário desde janeiro, informou que "a TAP M&E já está deixando o espaço que ocupa no aeroporto". "A Fraport Brasil - Porto Alegre está em conversas com potenciais parceiros de negócios para futuro uso da área", esclareceu a alemã Fraport, também por nota. A TAP M&E já havia confirmado na semana passada que havia oficializado a saída à concessionária.
A empresa portuguesa mantinha a unidade desde começo de 2006, após adquirir em fim de 2005 a operação da antiga Varig, que chamava a unidade de VEM. As oficinas chegaram a ter quase 2,5 mil funcionários no auge da demanda e atendiam aeronaves e peças de modelos que operam em voos domésticos e jatos, com clientes como Embraer, Azul e a própria TAP, além da Força Aérea Brasileira (FAB). Em 2018, o número recuou a cerca de 300 empregados.
Nessa quinta e sexta-feira, estão ocorrendo demissões do quadro de pessoal que ainda restava na Capital, mesmo com menor volume de serviços. A estrutura estava sendo mantida para dar conta de alguns contratos de manutenção e para não parar completamente. Fontes do quadro indicam que seriam cerca de 90 pessoas, mas a empresa não confirmou. Segundo a TAP M&E, 20 funcionários foram transferidos para Lisboa, em Portugal, mais 20 foram remanejados para o Rio de Janeiro e "que trabalha para auxiliar na realocação dos profissionais em outras empresas do setor".
A empresa alegou baixa demanda do mercado para desativar a unidade e admitiu que "foi procurada por diferentes companhias interessadas na compra de ativos, como equipamentos e ferramentas, mas não comenta essas negociações". O Jornal do Comércio apurou que a francesa Thales e a chinesa Flightparts fizeram ofertas. Na fachada da sede, também foram removidas as placas de identificação da companhia portuguesa e de parcerias estratégicas.
Executivos da Thales foram flagrados visitando o local na semana passada. A francesa tem interesse na área de aviônica da unidade e chegou a entrevistar alguns profissionais que já forma desligados sobre futura contratação. A TAP M&E não comentou sobre o eventual fechamento de negócio. Parte da área com os equipamentos fica fora do site do aeroporto.
O JC recebeu informações sobre a troca da operadora de planos de saúde de quem saiu da empresa dentro do programa de demissão voluntária, firmado com o Sindicato dos Aeroviários da Capital este ano, que estaria gerando problemas para manter o mesmo atendimento médico. A TAP M&E afirma que o acordo não vincula o benefício a uma operadora específica. "Será a que estiver prestando o serviço aos colaboradores da ativa", esclarece em nota. O benefício é por cinco anos com cobertura nacional.
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