incidente da VRG em SDU//Quem lembra??

Seção principal do AeroFórum para troca de informações.

Moderador: Moderadores

Regras do fórum
As regras do fórum estão disponíveis CLICANDO AQUI.

incidente da VRG em SDU//Quem lembra??

Mensagempor Anonymous » Sáb Jan 01, 2005 11:15

a uns 3 anos atras lembro que um 737 da varig furou a pista em sdu e o pessoal molhou os pés.

alguem tem a foto dele lá? era o PP-VPC? que data foi?
Anonymous

Mensagempor LuxuryLiner » Sáb Jan 01, 2005 11:29

A aeronave era o PP-VPC, mas o incidente foi há mais tempo, em julho de 1997. O episódio envolveu o conhecido Cmte. Sérgio Lott, que acabou se aposentando depois do ocorrido.

A aeronave, procedente de Congonhas, veio para o pouso na 20L do Santos Dumont naquela velha aproximação "alta porém veloz" e, para evitar que a aeronave fosse parar no mar, o PF deu uma espécie de 'semi-cavalo-de-pau', fazendo com que a mesma fizesse uma curva à direita e fosse parar próxima às pedras do quebra-mar, perto da guarita que é um conhecido ponto de observação dos spotters locais. Se não me falha a memória, o fato ocorreu à noite.

O assunto foi matéria de um programa "Fantástico", no mesmo programa em que foi transmitida conhecida reportagem sobre o VRG 254, que caiu na Selva Amazônica em 1989. Naquela reportagem, o jornalista Roberto Cabrini organizou uma mini-expedição para encontrar no meio do mato o que restava do PP-VMK. Ele entrevistou também os pilotos envolvidos, Cmte. César Garcez e Cop. Nilson Zille.

* Como curiosidade, o VPC à época ainda ostentava o esquema antigo de cores da empresa. Não encontrei em meus arquivos fotos, do incidente. Caso encontre, postarei aqui.

** Edição: - Correto, o ocorrido foi em 1997. Confesso que fiquei na dúvida entre 97 e 98.
Editado pela última vez por LuxuryLiner em Sáb Jan 01, 2005 19:33, em um total de 1 vez.
Atenciosamente
LuxuryLiner
LuxuryLiner
PP
PP

Mensagempor Anonymous » Sáb Jan 01, 2005 12:37

Não foi em 97 não???
Anonymous

INCIDENTE PP-VPC

Mensagempor CESAR NOVAES » Sáb Jan 01, 2005 14:21

COM ABSOLUTA CERTEZA FOI EM 1997! DIGO ISSO PQ EU ESTAVA EM SAMPA FAZENDO UM CURSO NA ÉPOCA!
"Construction Time Again"
CESAR NOVAES
PC
PC

Mensagempor marcato » Sáb Jan 01, 2005 18:02

sim o VPC tem as "cicatrizes" até hoje
Fernando Marcato

Imagem
marcato
CMTE.
CMTE.

Mensagempor Anonymous » Sáb Jan 01, 2005 18:30

Quais as cicatrizes??

E o que acontece a um piloto depois de um acidente desses?? ele volta a voar??
Anonymous

Mensagempor Anonymous » Sáb Jan 01, 2005 20:38

Eu tenho um recorte de jornal do acontecido e tem foto só que é P&B, quando estiver em casa eu posto aqui.

[]s
Anonymous

Mensagempor Anonymous » Sáb Jan 01, 2005 20:46

Ricardo_SBBR escreveu:E o que acontece a um piloto depois de um acidente desses?? ele volta a voar??

Inicialmente ele só perde o CCF. Além disso, depois de apuradas as causas do acidente, se o tripulante tomou alguma atitude irresponsável, ele pode ter o CHT cassado.

LuxuryLiner escreveu:O assunto foi matéria de um programa "Fantástico", no mesmo programa em que foi transmitida conhecida reportagem sobre o VRG 254, que caiu na Selva Amazônica em 1989. Naquela reportagem, o jornalista Roberto Cabrini organizou uma mini-expedição para encontrar no meio do mato o que restava do PP-VMK. Ele entrevistou também os pilotos envolvidos, Cmte. César Garcez e Cop. Nilson Zille.

Me disseram que esta reportagem estaria entre os especiais em DVD dos 30 anos do Fantástico, alguém confirma se isso aconteceu?

Abração!
Anonymous

Mensagempor Anonymous » Sáb Jan 01, 2005 23:57

o VPC é o aviao na qual eu trabalhei nos ultimos 2 meses e fiz o voo de experiencia hoje.

a duvida surgiu quando estavamos na cabine fazendo o pré-vôo. Mas não tem nenhuma cicatriz não, o pessoal de estruturas fez um bom trabalho.

só queria ver uma foto dele por aí
Anonymous

Mensagempor B767 » Dom Jan 02, 2005 00:59

Se eu estou lembrado direito, o Cmte em questão do vôo ficou enroscado depois do incidente pelo fato que o CCF estava vencido. O DAC caiu direto na área de Operaçoes da RG e vasculhou os arquivos p/ver quem mais estava com pendencias, tipo CCF.
B767
MASTER
MASTER

Mensagempor Anonymous » Dom Jan 02, 2005 01:47

o q rolou nas internas é que como ele vinha muito alto tinha que arremeter e entrar na fila denovo. o copila queria, mas o comandante não, daí pousaram no meio da pista
Anonymous

Mensagempor carlos oliveira » Dom Jan 02, 2005 14:35

B767 escreveu:Se eu estou lembrado direito, o Cmte em questão do vôo ficou enroscado depois do incidente pelo fato que o CCF estava vencido. O DAC caiu direto na área de Operaçoes da RG e vasculhou os arquivos p/ver quem mais estava com pendencias, tipo CCF.

o Cmte do VPC estava com o CCF vencido a 10 ANOS, pelo menos é o que foi noticiado na época, e ele deveria estar revalidando a cada 6 meses, mas é isso que acontece quando a Cia não tem dono!
O depto de operações também por sua vez , não estava nem aí com seus deveres, acabou "permitindo" esse tipo de atitude por parte de uma minoria, vale lembrar que não é só da varig esse "privilégio", a vasp também teve alguns comissários voando com CCF vencido , e pego pelas inspeções do DAC após o ocorrido na varig!!!!!!!
Mas com piloto da vasp eu nunca soube se já aconteceu, pois a escala fiscalizava e não deixava revalidar a carteira CHT.
"Vivendo o presente, preparando o futuro"
carlos oliveira
PC
PC

Mensagempor Velásquez » Dom Jan 02, 2005 14:46

LuxuryLiner escreveu:A aeronave era o PP-VPC, mas o incidente foi há mais tempo, em julho de 1997. O episódio envolveu o conhecido Cmte. Sérgio Lott, que acabou se aposentando depois do ocorrido...

** Edição: - Correto, o ocorrido foi em 1997. Confesso que fiquei na dúvida entre 97 e 98.

O Lott não foi o Cmte que transladou o Electra para o Musal?
Velásquez
MULTI
MULTI

Mensagempor Anonymous » Dom Jan 02, 2005 14:50

Segundo um Inspac conhecido, o comandante em questão era conhecido por fazer o menor tempo no trecho. Sempre querendo reduzir sua marca.
A aproximação para SDU foi feita pelo piloto da direita, o qual chegou na final alto, sendo cogitada a intenção de arremetida. O comandante, para não arremeter, assumiu a aernave e continou a aproximação. Como estava alto assumiu uma atitude picada o que fez a velocidade da acft passar do limite estrutural do FLAP ajustado. O 737 tem um sistema, que em casos como este, recolhe o Flap automaticamente para uma configuração adequada para velocidade. Quando próximo da pista, a velocidade baixou e o Flap foi para posição ajustada anteriormente, o que fez que o 737 desse uma "inchada" e o toque foi feito após o ponto ideal. Vendo que não poderia parar a aeronave na pista, foi comandando o "cavalo de pau".
Quanto ao CCF vencido, a informação dada anteriormente é correta.

PP-VPC = Veloz pra C....
Anonymous

Mensagempor AB3 » Dom Jan 02, 2005 17:03

[quote="Forgiven722Me disseram que esta reportagem estaria entre os especiais em DVD dos 30 anos do Fantástico, alguém confirma se isso aconteceu?

Abração![/quote]

722, eu encontrei essa matéria no EMULE... mas não peguei toda ainda, são quase 40mb!
AB3 - aeroentusiasta forum user
BHZ - Belo Horizonte - MG | Aircraft Mechanic and Aviation Researcher
Artigos em www.avioesemusicas.com
AB3
MASTER
MASTER

Re: incidente da VRG em SDU//Quem lembra??

Mensagempor AeroEntusiasta » Dom Jan 06, 2019 12:16

Revivendo o tópico com ilustrações:

Imagem

Imagem

Imagem
Sem mais.

Equipe AeroEntusiasta
http://www.AeroEntusiasta.com.br
https://aeroentusiasta.blogspot.com.br/

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

>>> Colabore com o Site AeroEntusiasta @ Contato: fabio@aeroentusiasta.com.br

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Imagem
AeroEntusiasta
Fundador
Fundador

Voltar para AEROFÓRUM