ATL-100: joint venture Brasil - Portugal

Notícias e artigos retirados da mídia em geral.

Moderador: Moderadores

Regras do fórum
As regras do fórum estão disponíveis CLICANDO AQUI.
AeroEntusiasta
Fundador
Fundador
Mensagens: 9464
Registrado em: Dom Dez 19, 2004 09:00
Localização: Porto Alegre - RS
Contato:

ATL-100: joint venture Brasil - Portugal

Mensagem por AeroEntusiasta »

Portugueses E Brasileiros Projetam Avião Leve Para Transportar 19 Passageiros

19/05/2020

Imagem

O CEIIA – Centro de Engenharia e Desenvolvimento de Produto, com sede em Matosinhos, no norte de Portugal, e a DESAER – Desenvolvimento Aeronáutico, empresa brasileira especializada no desenvolvimento de aeronaves de diversas tipologias, firmaram um Acordo de Joint-Venture para o desenvolvimento, industrialização e comercialização de uma aeronave de transporte ligeiro, anunciaram nesta terça-feira, dia 19 de maio, as duas empresas.

O ATL-100, assim se denomina o projeto, é uma aeronave destinada a uso civil e militar, com configurações para o transporte de passageiros, até 19 pessoas, e para carga, até cerca de 2,5 toneladas. Pretende responder às necessidades de transporte regional em áreas saturadas e nas regiões mais remotas, necessitando de pouco apoio de infraestrutura no solo e oferecendo a possibilidade de aterrar em pistas curtas e não pavimentadas.

A fase de desenvolvimento do projeto, agora com decisiva participação do CEIIA, será executada em três anos, seguida das fases de industrialização e comercialização. Em todas as fases, o projeto vai ser executado por profissionais portugueses e brasileiros em infraestruturas localizadas em Portugal e no Brasil.

O desenvolvimento do ATL-100 terá como alicerce o foco na sustentabilidade, não só pela aplicação de tecnologias menos poluentes nos seus componentes, mas, também, pela perspectiva de utilização, no futuro, de novas tecnologias, nomeadamente motores elétricos.

O CEIIA e a DESAER entendem que esta parceria, que agrega competências complementares do setor aeroespacial de Portugal e do Brasil, além de ser um importante projeto de inovação tecnológica e de criação de renda e emprego em ambos os países, surge com especial relevância agora como um contra-ataque aos efeitos danosos sobre a economia mundial causados pela crise da pandemia da covid-19.

O CEIIA, que já tem participado em diversos projetos tecnológicos inovadores, concebe, desenvolve e opera produtos e serviços inovadores nas indústrias da mobilidade, designadamente aeronáutica, automóvel e oceanos. É um dos parceiros portugueses do projeto e construção do avião de transporte militar, logístico e multimissão da fábrica brasileira Embraer, o KC390 Millennium, que já está ao serviço da Força Aérea Brasileira, e que foi adquirido pelo Estado Português para equipar a sua Força Aérea, substituindo os Lockheed C-130 Hércules.

Fonte: newsavia.com
Responder