FAB: primeiros testes c/ DATALINK no espaço aéreo continenta

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FAB: primeiros testes c/ DATALINK no espaço aéreo continenta

Mensagempor AeroEntusiasta » Sex Jul 12, 2019 11:33

Realizados primeiros testes utilizando CPDLC em espaço aéreo continental


O dia 20 de junho ficará marcado para história, como a data em que foram feitos os primeiros testes utilizando as comunicações por enlace de dados controlador-piloto (CPDLC) espaço aéreo continental brasileiro.

A participação do Grupo Especial de Inspeção em Voo (GEIV), organização militar responsável pela aferição de auxílios à navegação aérea, aproximação e pouso, além de procedimentos de navegação aérea de grande precisão, foi imprescindível para o sucesso da missão.

A operacionalização da utilização da CPDLC como meio complementar de comunicação para prestação do serviço de tráfego aéreo no espaço aéreo continental brasileiro, para aeronaves que utilizam o sistema data link de primeira geração (FANS 1/A+ - Future Air Navigation System) é o objetivo do Projeto LANDELL.

A aeronave Legacy 500 (FAB 3602) decolou do aeroporto Santos Dumont às 1225Z, 9h25min no horário de Brasília, comandada pelo Major Aviador Carlos Eduardo Azevedo Alvares e o Capitão Aviador Leonardo Souza Von Dollinger Moura, com destino a Recife.

Fizeram parte da tripulação o Suboficial Julio Jackson Pereira da Silva, o Terceiro Sargento Felipe Jacobs Machado, o Suboficial BSP Francisco de Assis Rola Abril, o Segundo Sargento Brunno Assis Canes da Silva e o Segundo Sargento BET Antonio José do Nascimento Araujo.

O piloto inspetor Capitão Von Dollinger relatou que o controle através de mensagens data link diminui a carga de trabalho para pilotos e controladores, bem como a ocupação das frequências de fonia.

Durante o teste foram utilizadas mensagens pré-definidas para situações usuais, como instruções de subida, e de descida, alteração de proa, a autorização de nível em um voo em rota, por meio das quais, basicamente, o piloto aceita ou solicita ao controlador alguma instrução ou mudança no plano de voo.

“O sistema também permite o envio de textos editáveis para situações anormais, dentro do script normal de um voo. O teste foi bem satisfatório facilitando a parte de fonia para o piloto e para o controlador”, explicou o Capitão Von Dollinger.

Ao ingressar na Região de Informação de Voo de Recife (FIR-RE), o Centro de Controle de Área de Recife (ACC-RE) assumiu o controle da aeronave, utilizando a comunicação por voz. Simultaneamente, foi estabelecido o enlace de dados com o ACC Atlântico, pelo qual foram feitas as trocas de mensagens CPDLC.

Estabelecido o enlace, em coordenação com o ACC-RE, foram iniciados os testes e a coleta de dados para posterior análise da equipe do Projeto LANDELL, para estabelecimento do tempo de latência máximo do sistema e para o teste da cobertura das estações de enlace de dados por frequências muito altas (VHF).

Logo após o contato com o ACC-RE, o Legacy do GEIV estabeleceu o enlace de dados e, por meio da comunicação por voz, recebeu a informação para o início da troca das mensagens CPDLC.

Então foi iniciada sequencialmente a comunicação utilizando um set de mensagens não críticas, definidas para o emprego da CPDLC na fase 1.

O envio e a recepção de cada mensagem, downlink (DM) ou uplink (UM), foram coordenados e os momentos registrados, assim como as condições de retransmissão e a quantidade de vezes que foram utilizadas.

No momento dos testes alguns dados não puderam ser registrados como, por exemplo, a quantidade de vezes que a empresa SITA – responsável pelas comunicações por enlace de dados para os serviços de tráfego aéreo – teve que reenviar determinada mensagem até ser recebida pela aeronave.

Estas informações serão obtidas pela comparação da gravação de áudio e dos registros do Sistema Avançado de Gerenciamento de Informações de Tráfego Aéreo e Relatório de Interesse Operacional (SAGITARIO), dos registros da SITA e as anotações de tempo realizadas. Assim que estes dados forem coletados será possível realizar a primeira análise de latência.

Realizada a primeira bateria de testes, foi avaliada instantaneamente a distância percorrida pela aeronave e as estações que cobriram esse deslocamento antes de reiniciar a segunda rodada de testes. Foram utilizadas estações data link diferentes para estudar o comportamento da comunicação em diferentes porções do espaço aéreo.

Os testes foram realizados em praticamente todo o trajeto da aeronave no ACC-RE, entrada próxima da Terminal Vitória (TMA-VT) até a Terminal (TMA) Recife.

A partir de uma análise inicial, ainda superficial, observou-se que as mensagens uplink apresentaram latência aproximada de sete segundos, sendo que a entrega de mensagem mais veloz ocorreu em quatro segundos e a mais lenta em oito segundos.

Diferentemente, no tráfego de mensagens downlink, a mais demorada levou dois segundos, mas a maioria foi entregue no órgão de controle de tráfego aéreo (ATS) instantaneamente.

A próxima etapa será o resgate dos registros do servidor da SITA e do SAGITARIO, que serão cruzados com a revisualização e identificação da localização espacial para cada momento de trâmite de mensagens para que sejam feitos os cálculos de latência de forma precisa.

O gerente do projeto LANDELL, o Capitão Especialista em Comunicações Marcelo Mello Fagundes, parabenizou a equipe pelo cumprimento da missão e os resultados alcançados.

“Isto representa não só um importante avanço na maturidade para a operacionalização segura da CPDLC no Brasil, como também informações relevantes que serão apresentadas no próximo Painel de Operação Datalink (CP/OPDLWG), que contribuirão com decisões a respeito do emprego da CPDLC em ambiente continental a nível mundial”, enfatizou o Capitão Fagundes.

Assessoria de Comunicação Social do DECEA
Texto: Gisele Bastos
Fotos: CINDACTA III
Sem mais.

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