A CRISE NA AVIANCA BRASIL

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A CRISE NA AVIANCA BRASIL

Mensagempor AeroEntusiasta » Qui Dez 06, 2018 15:49

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Foto via Redes Sociais

Justiça apreende aviões da Avianca no aeroporto de Brasília

Oficiais de Justiça cumpriram decisão da 31ª Vara Cível em favor de uma das credoras da empresa aérea, a Boc Aviation Limited

Por determinação judicial, dois aviões da Avianca Brasil foram apreendidos na noite desta quarta-feira (5/12) no aeroporto internacional de Brasília. Oficiais de Justiça cumpriram decisão da 31ª Vara Cível de São Paulo em favor de uma das credoras da empresa aérea, a Boc Aviation Limited.

A decisão do juiz Cesar Augusto Vieira Macedo foi publicada no dia 26 de novembro de 2018. A subsidiária da empresa irlandesa ganhou em primeira instância o direito de reaver dois Airbus A320-351N. O valor da causa é de R$ 3,5 milhões e a dívida total da empresa brasileira, segundo fontes ouvidas pela reportagem do Metrópoles, é de cerca de R$ 6 milhões.

“Expeçam-se com urgência cartas precatórias de caráter itinerante para citação da ré e busca e apreensão dos bens descritos na petição inicial [aeronaves Airbus 320-251N, registros PR-OBQ e PR-O-BR], bem como seus motores, outros equipamentos, itens e acessórios delas integrantes, e documentação completa”, informa a sentença.

Em outra decisão nesta quarta-feira (5/12) na Justiça de São Paulo, a Constitution Aircraft Leasing, também da Irlanda, conseguiu uma liminar de reintegração de posse de outros 11 aviões alugados pela Avianca por falta de pagamento. Nesse caso, a ordem de expedição de cartas precatórias é da 12ª Vara Cível de São Paulo.

“Defiro também a expedição de ofício aos departamentos abaixo indicados, para que proíbam que a ré levante voo com as Aeronaves, de onde quer que as mesmas se encontrem, devendo as Aeronaves serem estacionadas imediatamente, impedindo o acesso de quaisquer pessoas que não os representantes das autoras, autorizando as autoras a promover voo de remoção das Aeronaves, para local de sua escolha, desde que dentro do país”, informa a sentença do juiz Fernando José Cúnico.

Por meio de nota e procurada pela reportagem, a Avianca Brasil não menciona a reintegração de posse das aeronaves em Brasília e a decisão em favor da Constitution Aircraft . A companhia área também nega que possa entrar com o pedido de recuperação judicial para evitar a cobrança das dívidas pelos dois credores.

Leia a íntegra do comunicado abaixo:

“A Avianca Brasil explica que negociações fazem parte da rotina de qualquer empresa para otimização de resultados e esclarece que processos como esse são previstos pela companhia. A Avianca Brasil nega qualquer rumor relacionado a um possível pedido de recuperação judicial e reforça que suas operações não foram ou serão impactadas.

Fatores externos como a alta do dólar, o aumento histórico do preço do combustível de aviação e a greve dos caminhoneiros têm desafiado todo o setor em 2018. Nesse contexto, é natural e previsto que todas as empresas busquem otimizar a gestão de seus recursos da melhor forma possível, o que inclui a adequação de frota à demanda de passageiros.”

Fonte: https://www.metropoles.com/brasil/justi ... e-brasilia
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Re: AVIANCA BRASIL: Dois Airbus apreendidos em BSB

Mensagempor Raphacouto » Sex Dez 07, 2018 10:17

/Esses 2 NEOS não foram apreedidos ontem. Já estavam fora da malha, o OBQ desde o dia 28/11 e o OBR antes disso.

Além desses, o OCP já estava parado em CGH dias antes. Aparentemente ficam nesses 3 mesmo. Readequação à malha.
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Re: AVIANCA BRASIL: Dois Airbus apreendidos em BSB

Mensagempor Fernando C. Milke » Sáb Dez 08, 2018 17:52

PR-OBB e PR-OBM também estão fora da malha?
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Re: AVIANCA BRASIL: Dois Airbus apreendidos em BSB

Mensagempor Raphacouto » Ter Dez 11, 2018 01:50

Fernando C. Milke escreveu:PR-OBB e PR-OBM também estão fora da malha?


OBB está em SSA, com um Bird Strike no #1.
O OBM como mais 6 NEOS estão em inspeção pelo lessor, ainda a confirmar a saída.

De todos, os únicos confirmados são o OBQ, OBR e OCP.
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Re: AVIANCA BRASIL: Dois Airbus apreendidos em BSB

Mensagempor Vinidc8 » Qua Dez 12, 2018 18:20

Em BSB o PR-OBQ (2R-OBQ) e PR-OBR (2R-OBR) em inspeção agora de tarde.


Cancelados no RAB: PR-OCP, PR-OBQ, PR-OBR.
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Re: AVIANCA BRASIL: Dois Airbus apreendidos em BSB

Mensagempor Vinidc8 » Qui Dez 13, 2018 10:07

ACG moves to repossess jets from Avianca Brazil

13 DECEMBER, 2018 SOURCE: FLIGHT DASHBOARD BY: ELLIS TAYLOR PERTH
Aviation Capital Group has moved to repossess eight Airbus A320s and one A319 that were leased to embattled carrier Avianca Brazil.

The lessor states that the leases were terminated on 12 December, and it has initiated legal proceedings to take the nine aircraft back.

Flight Fleets Analyzer shows that the A320s range in age between 5.1 and 7.1 years, while the A319 is 6.5 years old. They are all powered by CFM International CFM56 engines.

The lease terminations come two day after Aircastle terminated leases on one A330-200 and 10 A320s leased to the Brazilian carrier, while local reports indicate that BOC Aviation is planning to take back two A320neos. The Sinagapore-based lessor declined to comment on the report.

Avianca Brazil has sought to protect its fleet from repossession by lessors by filing for bankruptcy protection in a Brazilian court. The airline told FlightGlobal on 12 December that it has secured its fleet, but would not confirm how many aircraft remain in its possession.

The airline, which shares a name with Colombian carrier Avianca but is separate to it, leases 50 of its 58 aircraft. Fleets Analyzer shows that Airbus Financial Services, MC Aviation Partners and GECAS are some of the other lessors exposed to it.

In early December, the carrier indicated that it planned to return eight aircraft to lessors as part of capacity reduction plans announced in August, but did not specify which aircraft.

The airline reported a net loss of R176 million ($45.8 million) in the first six months of 2018, financial data filed with Brazil's civil aviation authority ANAC shows. In the second quarter alone, it reported a net loss of R141 million.

https://www.flightglobal.com/news/artic ... il-454371/
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Re: A CRISE NA AVIANCA BRASIL

Mensagempor AeroEntusiasta » Dom Dez 16, 2018 10:23

Matérias na Revista Veja sobre a situação da companhia:

https://veja.abril.com.br/economia/avia ... cuperacao/
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Re: A CRISE NA AVIANCA BRASIL

Mensagempor AeroEntusiasta » Sex Dez 28, 2018 17:35

Conforme informações circulando nas redes sociais, ambos A320neo ex Avianca, estacionados no aeroporto de Amarillo/USA, serão repassados para a Azul, conforme:

> 2-ROBQ (ex. PR-OBQ) será o PR-YYA
> 2-ROBR (ex. PR-OBR) será o PR-YYB
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Re: A CRISE NA AVIANCA BRASIL

Mensagempor Raphacouto » Seg Jan 14, 2019 11:54

saídas confirmadas:
PR-OCJ (A330), PR-OBQ, OBR NEO´s (Nos EUA e vão pra Azul)
PR-OCP (Air France), PR-OBL, OBM (Em MVD pelo lessor)

Parado no GIG, PR-OBO, ainda a definir.
Parado em manutenção, PR-OCA
Parado em SJK - PR-ONZ (Vai pra Avianca Argentina)
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Re: A CRISE NA AVIANCA BRASIL

Mensagempor AeroEntusiasta » Ter Jan 15, 2019 10:53

Site AeroEntusiasta

AVIANCA BRASIL: ATUALIZAÇÃO DOS AVIÕES RETOMADOS

Desde 06/DEZ/2018 quando as notícias sobre os desacordos entre a AVIANCA BRASIL e os proprietários de aeronaves se espalharam, efetivamente sete aeronaves deixaram a frota da companhia. Foram cinco Airbus A320neo, um A320ceo e um A330-200, detalhados abaixo.

Retomadas / Exportadas
PR-OBR / A20N: 30/11/18 último voo ONE 6352 GRU-NAT...


>>> Continue lendo: http://blog.aeroentusiasta.com.br/2019/ ... vioes.html
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Re: A CRISE NA AVIANCA BRASIL

Mensagempor AeroEntusiasta » Qua Jan 16, 2019 09:23

Mensagem postada pelo Sr. Frederico Pedreira - CEO da AVIANCA BRASIL em seu perfil no Linkedin

Frederico Pedreira - Chief Executive Officer at Avianca Brasil

Já faz algum tempo que não escrevo por aqui. Tenho estado 100% focado nesse, que é um dos capítulos mais difíceis da história da Avianca Brasil e, obviamente, da minha carreira.

O ano que passou foi especialmente desafiador - não só para as aéreas, mas para o mercado como um todo. Sofremos com a alta do dólar, com o aumento histórico do querosene de aviação e com a greve dos caminhoneiros. Tivemos que parar e rever nosso plano para o ano e era parte fundamental deste exercício a negociação de nossos contratos de leasing de aeronaves. Infelizmente, enfrentamos dificuldades nesse processo.

Para proteger nossa operação e nossos passageiros, entramos então com o processo de Recuperação Judicial.

Ontem mais um passo desse processo foi dado. Em audiência foi determinado um prazo adicional de duas semanas para continuar com o processo de negociação com arrendadores.

Assim, seguimos transportando nossos clientes com o carinho e a dedicação de sempre, enquanto continuamos negociando e preparamos nosso plano de recuperação.

Agradeço a todos pelas mensagens de apoio, que têm chegado de todos os lados. Agradeço ao time Avianca Brasil pela garra e comprometimento que tem mostrado. Voltamos a falar em breve.

Um forte abraço.

Frederico Pedreira - Chief Executive Officer at Avianca Brasil

Fonte: https://www.linkedin.com/feed/update/ur ... 210063872/
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Re: A CRISE NA AVIANCA BRASIL

Mensagempor AeroEntusiasta » Qua Jan 16, 2019 10:13

Mensagem do SNA - sindicato Nacional dos Aeronautas

Justiça suspende até 1º de fevereiro a perda de posse de aviões da Avianca

15 JANEIRO 2019

Em audiência da empresa Avianca, que está em processo de recuperação judicial, com as empresas de leasing na segunda-feira, dia 14, o Juízo determinou a prorrogação da suspensão da reintegração de posse de parte das aeronaves de sua frota até o dia 1º de fevereiro.

Desta forma, as empresas de arrendamento ficam impedidas de retomar os aviões durante esse período. Como condição, a Justiça determinou que a empresa deve apresentar até o dia 1º de fevereiro uma proposta de pagamento das dívidas vencidas ou um plano de devolução escalonado de aeronaves —além de realizar pagamento em dia a partir então.

Caso a empresa não cumpra esses requisitos, a reintegração das aeronaves poderá ser feita automaticamente.

Mas caso a Avianca cumpra as obrigações acordadas e as empresas de leasing não concordem com as propostas da companhia aérea, deverá haver outra audiência judicial para decidir sobre possível nova prorrogação ou não da suspensão da retomada dos aviões.

Mais uma vez, o sindicato pede que todos os aeronautas da empresa acompanhem os desdobramentos da recuperação, mas que mantenham o foco no bom funcionamento das operações, visando a segurança de voo. E reforça que esteve presente na audiência, mas que, por falta de espaço, não foi permitida a participação como ouvinte.

Fiquem atentos aos nossos meios de comunicação para novidades sobre o caso.

O departamento jurídico do SNA fica à disposição para esclarecimentos pelo telefone (11) 5090-5100 ou pelo e-mail juridico@aeronautas.org.br.
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Re: A CRISE NA AVIANCA BRASIL

Mensagempor AeroEntusiasta » Qua Jan 16, 2019 19:36

URGENTE

A Avianca Brasil lançou comunicado há pouco informando o cancelamento a partir de 31/MAR dos seus principais voos internacionais desde Guarulhos (GRU) para Miami (MIA), Nova Iorque (NYC) e Santiago do Chile (SCL).

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Re: A CRISE NA AVIANCA BRASIL

Mensagempor Raphacouto » Qua Jan 16, 2019 23:09

AeroEntusiasta escreveu:URGENTE

A Avianca Brasil lançou comunicado há pouco informando o cancelamento a partir de 31/MAR dos seus principais voos internacionais desde Guarulhos (GRU) para Miami (MIA), Nova Iorque (NYC) e Santiago do Chile (SCL).

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Glooooria.
Cortaram na carne a maior fonte de prejuizo.

O ideal seria manter os voos inter via BOG no HUB da AVH, onde de lá, seriam distribuídos os passageiros pra destinos nos Estados Unidos e Caribe.
Sobe até BOG com metal AVB e de lá, segue com metal AVH.

O projeto de Oceanair pós-recuperação judicial vai se desenhando...
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Re: A CRISE NA AVIANCA BRASIL

Mensagempor AeroEntusiasta » Sex Jan 18, 2019 08:24

Divulga na grande mídia informações que a ANAC irá cancelar 10 registros de aeronaves da AVB.
Nas redes sociais circula o documento abaixo, com as matrículas que serão canceladas.

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Re: A CRISE NA AVIANCA BRASIL

Mensagempor Electra » Qui Jan 31, 2019 15:21

Avianca ainda está longe de um acordo com fornecedores

Na véspera do fim do prazo concedido pela Justiça para a Avianca apresentar uma proposta de pagamento às arrendadoras de aeronaves, a companhia ainda não fechou nenhum acordo. Até a noite de quarta, 30, das oito empresas donas de aviões que têm valores a receber, duas não quiseram nem sentar para conversar, apurou o Estado. As outras receberam representantes da Avianca, mas não chegaram a uma conciliação.
Em audiência no último dia 14, a Justiça deu até amanhã para a Avianca apresentar a proposta de pagamento e se comprometer a realizar os próximos pagamentos nas datas de vencimento. Caso contrário, o juiz Tiago Henriques Papaterra Limongi, da 1.ª Vara de Falências e Recuperações Judiciais de São Paulo, poderá determinar reintegração de posse dos aviões.
O Estado apurou que duas companhias - JSA e Willis, que, juntas, possuem três aeronaves usadas pela Avianca - apresentaram petições, anteontem, comunicando o juiz que a proposta da Avianca é inaceitável. Em geral, as ofertas da Avianca às empresas não estão envolvendo pagamentos.
A cartada que a companhia guarda na manga é o anúncio de um aporte de R$ 250 milhões do fundo americano Elliot. Segundo fontes próximas à aérea, a injeção de recursos não está 100% garantida, mas as discussões avançaram bastante nos últimos dias.
Há empresas de arrendamento, porém, que não têm interesse em continuar alugando aviões para a Avianca, ainda que valores atrasados sejam pagos. Segundo fontes, o desgaste nos últimos meses para tentar chegar a um acordo foi grande.
A crise da Avianca começa ainda a respingar em outras companhias aéreas, que se preocupam com a possibilidade de os aluguéis de aeronaves subirem por causa do descumprimento da Convenção da Cidade do Cabo. O acordo, firmado por vários países, entre eles o Brasil, permite às empresas de arrendamento pedirem o cancelamento de matrículas de aviões em caso de calote.
Há duas semanas, a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) havia informado que retiraria dez matrículas de jatos operados pela Avianca a pedido da GE, dona das aeronaves. A Justiça, no entanto, suspendeu o cancelamento das matrículas até 1.º de fevereiro.
Em recuperação judicial, a Avianca soma quase R$ 500 milhões em dívidas, sem considerar os débitos das arrendadoras. Procurada, a empresa não quis se pronunciar. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Fonte: Jornal do Brasil - https://www.jb.com.br/economia/2019/01/ ... dores.html
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Re: A CRISE NA AVIANCA BRASIL

Mensagempor Electra » Ter Fev 05, 2019 21:08

Credores criticam plano de recuperação da Avianca

Apresentado à Justiça na última sexta-feira, o plano de recuperação judicial da Avianca é tido como frágil, vago e de difícil aprovação, segundo advogados envolvidos no caso.
A proposta da companhia aérea é criar uma "Unidade Produtiva Isolada" - espécie de empresa que ficaria com os direitos de pousos e decolagens (no jargão do setor, slots) da Avianca, além dos aviões arrendados - e leiloá-la. Essa nova empresa não herdaria as dívidas da aérea e receberia um aporte de US$ 75 milhões de algumas instituições, entre elas o fundo americano Elliott Management - que é credor dos irmãos Efromovich, donos da Avianca, em outros negócios. É um modelo parecido de recuperação foi utilizado pela Varig, cuja UPI foi comprada pela Gol.
O problema do plano da Avianca é que os slots, bastante disputados pelas companhias aéreas principalmente em aeroportos saturados como o de Congonhas, não são propriedade das empresas. Resolução da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), publicada em agosto do ano passado, afirma ser vedada a "comercialização ou cessão, gratuita ou onerosa (dos slots)".
Uma fonte ouvida pelo jornal O Estado de S. Paulo afirmou que o risco de o plano ser barrado na Justiça é grande, pois dependerá de um aval da Anac e ainda poderá enfrentar questionamentos de outras companhias aéreas, que podem se sentir prejudicadas pela "transferência" dos slots para uma compradora da UPI.
O advogado Gledson Campos, do escritório Trench Rossi Watanabe, diz que o plano é desvantajoso para credores e, como está, não deverá ser aprovado. Para ele, a proposta de criar uma UPI sem dinheiro da Avianca não dá segurança a credores.
O advogado Felipe Bonsenso, especializado em direito aeronáutico, afirma que, em 2010, uma corte especial do Superior Tribunal de Justiça (STJ) se manifestou sobre o tema, proibindo o modelo proposta agora pela Avianca na recuperação judicial da Pantanal. "Diferentemente de outros países, como Inglaterra e EUA, no Brasil a comercialização de slots é vedada e os mesmos não fazem parte dos ativos das companhias aéreas."
Procurada, a Avianca não quis se pronunciar. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Fonte: Jornal do Brasil - https://www.jb.com.br/economia/2019/02/ ... ianca.html
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