VARIG: O Logotipo Rejeitado

Seção principal do AeroFórum para troca de informações.

Moderador: Moderadores

Regras do fórum
As regras do fórum estão disponíveis CLICANDO AQUI.

VARIG: O Logotipo Rejeitado

Mensagempor Marcelo Magalhães » Sáb Jan 25, 2014 14:05

VARIG: O LOGOTIPO REJEITADO
(por Marcelo Magalhães)

A rosa dos ventos, ou “estrela da Varig”, logotipo adotado pela aérea gaúcha em 1962, tornou-se conhecida nos quatro cantos do mundo, projetando no exterior a imagem de um Brasil pujante e moderno, ao mesmo tempo consolidando a imagem da companhia como a flag carrier do país durante as décadas seguintes.

Embora hoje ainda presente - mesmo que de forma descaracterizada e sem o glamour de antanho – em alguns dos aviões da GOL, companhia que em 2006 adquiriu as rotas e a frota da Varig, poucos sabem que aquele símbolo ainda hoje icônico na aviação, não era para ter sido a marca de identificação da empresa.

Imagem
O Boeing 767-27G(ER) PR-VAC, com rosa dos ventos da era "GOL", visto em Guarulhos, agosto de 2008 (foto Marcelo Magalhães)

Com efeito, na primeira semana de junho de 1962 era publicado um anúncio, veiculado nos principais jornais do país, onde o Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB) informava ter instituído um concurso público para a realização de um novo logotipo para a Varig. Na oportunidade, o instituto convidava artistas plásticos, desenhistas e arquitetos a tomarem parte do certame, aduzindo que o prazo para tomar parte do concurso encerrava-se em 31 de julho. Como prêmio, seriam oferecidas passagens à Nova Iorque e Buenos Aires, respectivamente para o primeiro e segundo colocado na concorrência.

Imagem
O Edital do IAB, onde foi anunciado o concurso para a escolha do novo símbolo da Varig (Correio da Manhã, 13-JUN-62)

Até então, a marca de identificação da Varig era uma figura humana alada, pintada em tamanho reduzido na cauda das aeronaves, e que ficaria popularmente conhecida como o “Ícaro”, figura da mitologia grega.

Imagem
O Boeing 707-441 PP-VJA, visto em voo de provas na região de Seattle Puget Sound, antes da entrega com o símbolo do Ícaro na cauda e no disco oval, próximo à cabine de comando.

Mas mesmo antes do concurso para definir a nova marca da Varig, percebe-se que a rosa dos ventos estava fadada a se tornar o verdadeiro logotipo da empresa – em detrimento do eventual símbolo a ser escolhido pelo concurso patrocinado pelo IAB.

Ocorre que em 19 de janeiro de 1962, Ruben Berta, presidente da Varig, comunicava ao então DAC (Departamento de Aviação Civil), a separação da companhia em duas grandes divisões: RAN (Rede Aérea Nacional), responsável por todas as operações domésticas e a RAI (Rede Aérea Internacional), dedicada às operações para fora do país.

A fim de dar publicidade a essa nova organização interna da empresa, na mesma semana em que era publicado o edital do IAB, a Varig veiculava nos principais veículos da imprensa escrita uma propaganda informando sobre a RAN, com a foto de uma aeromoça e, pela primeira vez, com a rosa dos ventos em destaque no anúncio (repetida como um broche no chapéu da aeromoça), ao lado do nome “Varig”. A marca que se tornaria símbolo da empresa era apresentada pela primeira vez ao público, sem qualquer alvoroço. Percebe-se, assim, que a princípio, a “estrela da Varig” estava associada à Rede Aérea Nacional.

Imagem
A estreia da Rosa dos Ventos em anúncio da Varig, na mesma semana em que lançava o concurso para definição de seu novo logotipo! (Diário de Notícias de Porto Alegre, 08-JUN-62)

A primeira aeronave a estrear o novo símbolo foi o DC-3 PP-VBP, ainda em maio de 1962. Depois a marca foi estendida aos L-1049H Constellation herdados da Real e Caravelle.

Imagem
Imagem
Imagem
Todas fotos acima, veiculadas no jornal Correio do Povo em MAI-62, denotando a utilização da Rosa dos Ventos em DC-3, L-1049H e Caravelle da empresa, antes da realização do concurso do IAB. Essas aeronaves operavam em voos domésticos da RAN


Mas e quanto à marca a ser definida pelo concurso do Instituto dos Arquitetos do Brasil? A concorrência foi levada a cabo regularmente, tendo sido submetidos nada menos do que 777 propostas de emblemas. O resultado do certame foi divulgado pública e solenemente em ata datada de 13 de agosto de 1962, na qual o IAB informava que o primeiro colocado havia sido a proposta do Sr. Alexandre Wollner, conhecido artista plástico nacional e designer gráfico, professor durante muitos anos do Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro, formado na Escola Superior de Desenho de Ulm, Alemanha. O segundo lugar ficou com o professor e gráfico Aloísio Magalhães.

Imagem
O símbolo que venceu o concurso do IAB para escolha do novo emblema da Varig

O símbolo vencedor desenvolvido por Wollner assemelhava-se a um losango, secionado ao meio por uma linha em forma de “v”, e tinha o seguinte significado, segundo o artista:
- Losango geral, representando a bandeira brasileira, tendo em cada ângulo os pontos cardeais;
- A forma superior, acima do traço branco, é Delta, forma de avião;
- A lista branca, espaço branco, tem forma de pássaro e “v”;
- A forma inferior, abaixo da lista branca, é o logotipo “Varig”.

Imagem
Raro desenho de como seria a nova pintura da Varig, aplicada ao B707-441 PP-VBJA, caso tivesse sido utilizado o símbolo desenvolvido por Alexandre Wollner.

No entanto, embora vencedor, o símbolo criado por Wollner nunca viria a ser utilizado na identificação visual da empresa, preterido pela famosa Rosa dos Ventos. Ela foi escolhida pessoalmente por Berta, que tinha para todos os efeitos a última palavra na empresa por ele dirigida. Os pilotos, no entanto, exigiram que o antigo “Ícaro” fosse mantido de alguma forma na pintura dos aviões, tendo Berta transigido nesse ponto, ficando a figura dentro de um disco oval, próximo às janelas da cabine de pilotagem, com a rosa dos ventos em destaque na cauda.

Imagem
Professor Alexandre Wollner, em foto de 2011, autor do desenho que nunca foi utilizado pela Varig.


Desenvolvida pelo artista plástico gaúcho Nelson Jungbluth, diretor de propaganda da Varig, a estrela de quatro pontas, simbolizando os pontos cardeais, tornaria os aviões da Varig reconhecidos imediatamente nos mais diversos aeroportos do mundo pelo qual se estenderia a malha da empresa.

Imagem
A Rosa dos Ventos, acabou sendo a marca da Varig, que levou a companhia a ser conhecida no mundo inteiro.
Marcelo Magalhães
MASTER
MASTER
 
Mensagens: 1227
Registrado em: Seg Dez 20, 2004 11:43

Re: VARIG: O Logotipo Rejeitado

Mensagempor PZDC8 » Sáb Jan 25, 2014 21:31

WOW!!! Este es uno de los artículos más interesantes que he leído hasta ahora... Parabienes!!! :clap:


Quedé tan impresionado por la historia del logo de la Varig, me gustaría saber cuál sería el color escogido por el vencedor a ser utilizado en el fuselaje de las aeronaves caso hubiera sido el PP-VJA siendo que el logotipo Varig aparece de color blanco debajo de las ventanillas?. En la cola (cauda) cuál sería el color a utilizar de fondo siendo el logo de color branco? El logotipo "Varig" en la cola de que color sería?
PZDC8
MASTER
MASTER
 
Mensagens: 1217
Registrado em: Sex Mai 15, 2009 22:46
Localização: Asuncion, Paraguay

Re: VARIG: O Logotipo Rejeitado

Mensagempor pauloroberto » Seg Jan 27, 2014 12:36

Interessante esta historia, gostaria de ver todos os logotipos que concorreram,mas ROSA DOS VENTOS, na realidade a VARIG so coloriu e deixou uma marca conhecida, porque ja exitia a muitos e muitos anos,so foi estilizada,mas a RG soube usar bem... :coffee:
pauloroberto
CMTE.
CMTE.
 
Mensagens: 628
Registrado em: Sex Nov 27, 2009 08:20

Re: VARIG: O Logotipo Rejeitado

Mensagempor Fernando C. Milke » Seg Jan 27, 2014 16:37

O símbolo vencedor assemelhava-se a um losango, secionado ao meio por uma linha em forma de “v”

Interessante, eu desconhecia este fato.

Parabéns pela matéria!
Fernando C. Milke
MASTER
MASTER
 
Mensagens: 6595
Registrado em: Sex Dez 24, 2004 12:26
Localização: Porto Alegre

Re: VARIG: O Logotipo Rejeitado

Mensagempor Marcelo Magalhães » Seg Jan 27, 2014 18:56

Amigos:

Que bom que gostaram da matéria, fico contente!

E para quem ficou curioso, esse o emblema q ficou em segundo lugar, criado por Aloísio Magalhães (não é meu parente..hehehehe), parece ser um V e um A.

Imagem

Abs,

Marcelo Magalhães
Marcelo Magalhães
MASTER
MASTER
 
Mensagens: 1227
Registrado em: Seg Dez 20, 2004 11:43

Re: VARIG: O Logotipo Rejeitado

Mensagempor pauloroberto » Ter Jan 28, 2014 07:48

Eu adoro criar logotipos e símbolos, estes que concorreram eram super modernos para a época...apesar simples . :yesyes:
pauloroberto
CMTE.
CMTE.
 
Mensagens: 628
Registrado em: Sex Nov 27, 2009 08:20

Re: VARIG: O Logotipo Rejeitado

Mensagempor PZDC8 » Ter Jan 28, 2014 11:25

Ese logotipo del segundo lugar está sensacional!!! :yeah:

Gustaría mucho saber cual era el esquema de pintura que iría a usar en el fuselaje, más creo que no es posible saber.
PZDC8
MASTER
MASTER
 
Mensagens: 1217
Registrado em: Sex Mai 15, 2009 22:46
Localização: Asuncion, Paraguay

Re: VARIG: O Logotipo Rejeitado

Mensagempor EduardoJoseDias » Ter Jan 28, 2014 16:46

A Rosa dos Ventos usada de 1962 a 1996 era perfeita. Esse esquema de pintura da pioneira era praticamente insubstituivel. Vai marcar para sempre a história da Varig!
EduardoJoseDias
PC
PC
 
Mensagens: 141
Registrado em: Qua Jan 27, 2010 21:56

Re: VARIG: O Logotipo Rejeitado

Mensagempor Vinidc8 » Qua Jan 29, 2014 00:41

:yeah: Parabéns pela matéria Marcelo
A cada dia que passa aparece mais uma história interessante da nossa Velha Varig... que venham mais dessas.
Vinicius - POA
Avatar do usuário
Vinidc8
CMTE.
CMTE.
 
Mensagens: 787
Registrado em: Qua Out 03, 2012 19:27
Localização: Porto Alegre - SBPA

Re: VARIG: O Logotipo Rejeitado

Mensagempor Electra » Qua Jan 29, 2014 14:06

Realmente, sensacional! Parabéns ao Marcelo Magalhães! O interessante neste caso em que vimos a explicação do autor para o significado é confrontar a interpretação que fizemos com a intenção do autor.
Grato desde já!
Abraços!!!
Electra
MASTER
MASTER
 
Mensagens: 1284
Registrado em: Sex Mai 19, 2006 21:35

Re: VARIG: O Logotipo Rejeitado

Mensagempor PZDC8 » Qua Jan 29, 2014 17:05

Creio que seria muito interessante para falar e pedir ao Senhor Alexander Wollner sobre o esquema de pintura da aeronave B707 de acordo com sua proposta vencedora...
PZDC8
MASTER
MASTER
 
Mensagens: 1217
Registrado em: Sex Mai 15, 2009 22:46
Localização: Asuncion, Paraguay

Re: VARIG: O Logotipo Rejeitado

Mensagempor Vickers » Qui Fev 06, 2014 11:25

Genial!!! :yeah:

Embora a Rosa dos Ventos tornou-se parte da história da aviação mundial! :il:

Outro absolutamente genial são os cinco losangos da Cruzeiro! :il:
Avatar do usuário
Vickers
PP
PP
 
Mensagens: 96
Registrado em: Seg Set 19, 2011 23:06

Re: VARIG: O Logotipo Rejeitado

Mensagempor AeroEntusiasta » Seg Jan 07, 2019 08:40

Site AeroEntusiasta

HISTÓRIA: VARIG - O LOGOTIPO REJEITADO

VARIG: O LOGOTIPO REJEITADO ( * Originalmente publicado em JAN/2014 )

Por Marcelo Magalhães

A rosa dos ventos, ou “estrela da Varig”, logotipo adotado pela aérea gaúcha em 1962, tornou-se conhecida nos quatro cantos do mundo, projetando no exterior a imagem de um Brasil pujante e moderno, ao mesmo tempo consolidando a imagem da companhia como a flag carrier do país durante as décadas seguintes.

Com efeito, na primeira semana de junho de 1962 era publicado um anúncio, veiculado nos principais jornais do país, onde o Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB) informava ter instituído um concurso público para a realização de um novo logotipo para a Varig.


Continue lendo: http://blog.aeroentusiasta.com.br/2019/ ... itado.html
Sem mais.

Equipe AeroEntusiasta
http://www.AeroEntusiasta.com.br
https://aeroentusiasta.blogspot.com.br/

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

>>> Colabore com o Site AeroEntusiasta @ Contato: fabio@aeroentusiasta.com.br

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------



Imagem
Avatar do usuário
AeroEntusiasta
Fundador
Fundador
 
Mensagens: 8714
Registrado em: Dom Dez 19, 2004 09:00
Localização: Porto Alegre - RS

Re: VARIG: O Logotipo Rejeitado

Mensagempor paulo machado » Qui Jan 10, 2019 10:33

Pensando bem a rosa dos ventos so foi redesenhada estilo Varig, não foi criado..mas analisei bem, acho que melhor que os modernos do concurso....
paulo machado
PP
PP
 
Mensagens: 25
Registrado em: Qua Out 17, 2018 16:41
Localização: BALNEARIO CAMBORIU SC


Voltar para AEROFÓRUM

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 2 visitantes