Controladora da Airbus vai fabricar peça de avião da Boeing

Notícias e artigos retirados da mídia em geral.

Moderador: Moderadores

Regras do fórum
As regras do fórum estão disponíveis CLICANDO AQUI.
jambock
MASTER
MASTER
Mensagens: 2461
Registrado em: Seg Dez 20, 2004 16:37
Localização: Porto Alegre/RS
Contato:

Controladora da Airbus vai fabricar peça de avião da Boeing

Mensagem por jambock »

Meus prezados:

Reuters 18 Outubro 2005
Controladora da Airbus vai fabricar peça de avião da Boeing :!: :?:
Por Christian Plumb

NOVA YORK (Reuters) - A européia EADS, controladora da fabricante de aviões Airbus, irá produzir componente chave do jato de passageiros mais recente da rival norte-americana Boeing, em sinal de como a terceirização pode superar o orgulho nacional.
O anúncio da fornecedora da Boeing, Vought Aircraft Industries, na segunda-feira, de que a EADS será subcontratada de seu trabalho na linha 787 Dreamliner da Boeing foi à primeira vista uma surpresa, considerando que Boeing e Airbus --dois símbolos de força industrial-- estão se enfrentando em batalha comercial.
Porém, analistas afirmam que a notícia, divulgada em primeira mão pelo Seattle Times, era consequência inevitável de uma indústria de intensiva engenharia na qual um punhado de companhias possuem técnica para construir componentes.
Para Richard Aboulafia, analista do Teal Group, a medida é sinônimo de "maior internacionalização" da produção, fruto das vendas globalizadas no setor aéreo.
A construção do 787, modelo de avião composto em grande parte por materiais compostos, é umas das mais terceirizadas na história, incluindo 30 por cento que devem ser construídos por fornecedoras japonesas.
A porta-voz da Boeing Yvonne Leach disse que a empresa não se surpreende com o ocorrido. Ela afirmou que a unidade Hawker de Havilland da Boeing, na Austrália, fornece algumas peças para a Airbus.
A EADS não retornou os telefonemas da Reuters sobre o assunto. A unidade espanhola da EADS, a EADS-Casa, já fabrica o leme para o 737 da Boeing, assim como peças do 777, disse o analista Aboulafia. A britânica BAE Systems, que detém 20 por cento da Airbus, também produz componentes para o modelo 777 da Boeing.
A própria Airbus planeja terceirizar mais de 70 por cento da sua produção de aviões no exterior, afirmou o presidente-executivo da empresa, Gustav Humbert, para jornais da Alemanha na segunda-feira.
A Boeing e a Airbus travam disputa comercial pelo que a Boeing denomina de subsídios injustos dos governos europeus para a construção de aeronaves da rival européia, como o A350, rival do 787 da fabricante norte-americana.
A Airbus, por sua vez, alega que a Boeing é beneficiada com contratos de Defesa dos EUA, entre outras coisas.
A EMBRAER bem que poderia pegar algumas peças para fabricar
Um abraço e até mais...
Cláudio Severino da Silva
jambock@brturbo.com.br
Responder