Fraport em CXJ

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Uiliam Hahn Biegelmeyer
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Fraport em CXJ

Mensagem por Uiliam Hahn Biegelmeyer »

Esta semana saiu uma noticia em jornal local aqui em CXJ que a Fraport estaria reunida com os administradores do aeroporto de Caxias do Sul para uma possível cogestão. Em um jornal da capital se aventava a possível concorrência de CXJ para com POA, este primeiro retirando passageiros do aeroporto da capital principalmente se houvessem melhorias que traduzisse em maior quantidade de voos.
jambock
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Re: Fraport em CXJ

Mensagem por jambock »

Prezado Uiliam Hahn Biegelmeyer
O que temos é o seguinte:
Concessão do atual aeroporto de Caxias serviria para criar alternativa ao terminal de Porto Alegre
Governo do Estado confirmou que vai estudar possibilidade de repasse à iniciativa privada
Hugo Cantergiani está sob responsabilidade do Estado, com participação do município na gestão
O governo do Estado confirmou que estuda conceder o atual aeroporto de Caxias do Sul Hugo Cantergiani à iniciativa privada. A medida, se concretizada, terá o objetivo de transformar o terminal em uma alternativa ao aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre.
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Por meio de nota, a Secretaria Extraordinária de Parcerias do Estado disse que a modelagem da concessão será avaliada pelo corpo técnico do governo e do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), que vai financiar os estudos de viabilidade. Ainda segundo o comunicado, a parceria seria a forma de ampliar a capacidade operacional do terminal, criando condições de atender parte do público que hoje viaja via Porto Alegre.
Na manhã desta sexta-feira (26), o titular da secretaria, Bruno Vanuzzi, esteve reunido com empresários na Câmara de Indústria, Comércio e Serviços (CIC) de Caxias do Sul para tratar da infraestrutura da região. De acordo com o presidente da entidade, Ivanir Gasparin, foi uma visita de cortesia para tratar, principalmente, dos planos para concessão das rodovias da região. O aeroporto, porém, não ficou de fora da conversa.

— O que a CIC pediu para ele é uma melhoria no aeroporto atual. Colocamos a preocupação de que o aeroporto de Caxias poderia ser mais útil do que é hoje. Para chegar ao Salgado Filho pode-se levar de duas a quatro horas. O setor privado poderia fazer obras que o Estado sozinho não consegue. Com R$ 20 a R$ 30 milhões, se colocaria esse aeroporto como alternativa a Porto Alegre — explica Gasparin, que cita o alargamento da pista como uma das necessidades.

A Fraport, empresa alemã que administra o Aeroporto Salgado Filho, também entrou nas conversas. Na última segunda-feira (22), representantes da concessionária visitaram o Hugo Cantergiani e participaram da reunião-almoço da CIC. Em nota enviada à reportagem, a Fraport disse que "está em conversas com o aeroporto Hugo Cantergiani para entender como pode ajudar a melhorar a conectividade da região com Porto Alegre".

Gasparin, porém, afirma que, a longo prazo, a melhoria na infraestrutura de transporte aéreo na região passa pelo aeroporto de Vila Oliva.

— Se Vila Oliva começasse hoje, levaria cinco anos. Infelizmente estamos falando de um horizonte longo — pondera.

Novo aeroporto a partir de 2020

O secretário de Planejamento de Caxias do Sul, Fernando Mondadori, diz que uma eventual concessão do Hugo Cantergiani não está nas negociações para a construção do aeroporto de Vila Oliva. Conforme ele, ainda não está definido se as obras serão realizadas por meio de parceria público-privada, exclusivamente pelo poder público, ou se o terminal será concedido depois de pronto.

— O atual aeroporto é do Estado e ele é que pode tomar alguma ação nesses sentido. Nossa relação com a Secretaria Nacional de Aviação Civil (SAC) é para criar um aeroporto novo. Ainda tentamos ver qual é o melhor caminho. Tivemos uma reunião em maio para analisar alguns cases, mas agora estamos focados no licenciamento ambiental — explica.

Outro assunto no qual o município se debruça neste momento é na atualização dos valores para desapropriação da área de 445 hectares para a construção do aeroporto, inicialmente estimada em cerca R$ 20 milhões. A intenção é enviar o orçamento ao governo do Estado em agosto para o Piratini avaliar se tem condições de honrar o compromisso assumido durante o governo Tarso Genro. Se a resposta for positiva, Mondadori acredita que a construção do terminal pode começar já em 2020. Caso contrário, o município teria que buscar recursos.

— Eles vão ter um prazo curto, porque pretendemos ter a resposta em setembro — afirma Mondadori.

Com a desapropriação garantida, o município avalia buscar recursos junto ao governo federal ou órgãos de financiamento internacionais para a construção do aeroporto, caso a obra seja realizada pelo poder público. O orçamento mais atual aponta que o custo do terminal será de R$ 200 milhões.

Além da construção do aeroporto, seguem as conversas para o asfaltamento da estrada que liga Vila Oliva a Gramado. No último dia 19, Mondadori e a secretária de Governança e Desenvolvimento Integrado de Gramado, Simone Bender, se reuniram com o senador Luiz Carlos Heinze (PP). Segundo Mondadori, o objetivo do encontro foi discutir o traçado da estrada, já que o terreno é acidentado e uma nova ponte terá que ser construída. Além disso, ele afirma que o encontro foi importante para demonstrar que as ações para viabilizar o aeroporto estão em andamento.
Fonte: Jornal Pioneiro 27 jul 2019
Um abraço e até mais...
Cláudio Severino da Silva
jambockrs@gmail.com

Na aviação, só a perfeição é aceitável
Uiliam Hahn Biegelmeyer
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Re: Fraport em CXJ

Mensagem por Uiliam Hahn Biegelmeyer »

Acredito que CXJ precise de um aporte para investimento. Seria importante. Tanto quanto isso mais voos!!!! Não se utiliza nem 50% da atual capacidade!!! Vila Oliva , se vier a acontecer mesmo acredito que vai sepultar tudo. Muito longe da cidade. Cerca de 50 km. O usuário vai preferir ir a POA.
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tatsch
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Re: Fraport em CXJ

Mensagem por tatsch »

Tecnicamente o atual aeroporto é restrito há apenas poucas aeronaves devido a sua pista curta e de baixo coeficiente de atrito principalmente quando na operação pista molhada.
Não vejo como uma alternativa para algumas aeronaves pois lá é proibida a operação da TAM (A320) e GOL (737-800). Inclusive a GOL no seu SOP proíbe a operação da versão SFP em SBCX.
A melhor solução para a serra é investir em um aeroporto de cargas tipo Viracopos. Aí teríamos um grande aeroporto como alternativa para SBPA. Enquanto alternativa atual SBCX é possível apenas para ERJ-190, ATR e 737-700, (talvez A-319).
TATSCH
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