D2-TBD: Ele realmente é da TAAG? Grande dúvida...

Primeiro fórum sobre a aviação em Angola, com notícias, novidades, fotos, história, bate-papo, turismo e muita informação sobre a aviação neste país africano!

Moderador: Moderadores

Regras do fórum
As regras do fórum estão disponíveis CLICANDO AQUI.
Herson
CMTE.
CMTE.
Mensagens: 700
Registrado em: Dom Dez 19, 2004 10:22

D2-TBD: Ele realmente é da TAAG? Grande dúvida...

Mensagem por Herson »

Boa Noite, pessoal.

Bom, devido estar as proximidades do Boeing 737-200 da TAAG, D2-TBO sair do CEMAN RG POA para voltar para Luanda, me veio algumas curiosidades à cabeça sobre essa empresa (inclusive soube de um boato), então decidi fazer umas pesquisas. Quando consultei o AirFleets, tive uma surpresa. No referido site, havia a informação que a TAAG está operando apenas 04 Boeings 737-200, D2-TBC/-TBP/-TBO/-TBX. No entanto, há também o D2-TBD, mas quando fui fazer a pesquisa sobre esta aeronave, vi tanto no AirFleets, como no RZjets, que o D2-TBD está operando com uma empresa chamada Lina Congo desde o dia 29/12/2000, contudo, vi uma foto, UNICA, no Airliners.net do D2-TBD, a foto mostra o D2-TBD nas cores da TAAG e no dia 13/11/2004. Comecei a pensar em todos os Boeings 737-200 da TAAG que já estiveram em REC e POA, e, pela minha pesquisa, o D2-TBD simplesmente NUNCA apareceu uma única vez em ambas as cidades (posso estar errado)! E todas as outras 04 aeronaves já estiveram pelo menos 2 vezes em cada cidade! Isto teria algo haver? Muito estranho todos terem passado pelo menos 2 vezes e o TBD não ter passado uma sequer... Não?

Bom, o questionamento é esse. O D2-TBD está realmente voando para a TAAG? Porque ele nunca foi para o CEMAN RG POA uma vez sequer? A empresa Lina Congo teria algo haver com isso? Visto que, no RZjets e no AirFleets constam que a TAAG tem apenas 04 Boeings 737-200 e 02 Boeings 747-200.

Ah, sim, ia me esquecendo, o boato. Ouvi que a TAAG estaria querendo fazer uma ligação entre Luanda e Houston com escala em Recife. Alguém teria mais infos? Saber se isso é verídico ou fictício?

Pessoal de Angola, Fábio Fonseca, agradeço as respostas!
AeroEntusiasta
Fundador
Fundador
Mensagens: 9466
Registrado em: Dom Dez 19, 2004 09:00
Localização: Porto Alegre - RS
Contato:

Mensagem por AeroEntusiasta »

Herson, bom dia.

O D2-TBD é de propriedade da TAAG, sendo fabricado sob encomenda como 737-2M2A (cn 21723), fazendo seu primeiro vôo em 09/04/1979 e entregue para a companhia angolana em 27/04/1979 matriculado previamente D2-TAH e após D2-TBD.

Ele esteve arrendado para a companhia congolesa LINA CONGO por um curto período, onde operou com matrícula angolana e pintura branca. Estou tentando conseguir uma raríssima foto que um Cmte. da TAAG tem desta anv operando para a LINA, mas ele ainda não encontrou em seus arquivos.

Quatro 737 fizeram check D e retornaram para um check previsto após o overhaull. Parece que o TBD encontrava-se parado (fora-de-serviço) em LAD até pouco tempo atrás, quando retornou do Congo, o que não colocou em condições de envio ao Brasil.

A princípio os cinco 737 viriam ao CEMAN POA, mas penso que se a encomenda da TAAG junto a Boeing realmente se concretizar o TBD ficará para trás.
Responder