Aeroporto de Benguela vai continuar encerrado

Primeiro fórum sobre a aviação em Angola, com notícias, novidades, fotos, história, bate-papo, turismo e muita informação sobre a aviação neste país africano!

Moderador: Moderadores

Regras do fórum
As regras do fórum estão disponíveis CLICANDO AQUI.
AeroEntusiasta
Fundador
Fundador
Mensagens: 9465
Registrado em: Dom Dez 19, 2004 09:00
Localização: Porto Alegre - RS
Contato:

Aeroporto de Benguela vai continuar encerrado

Mensagem por AeroEntusiasta »

(Fonte: AngoNotícias - www.angonoticias.com - 29/12/2004)

Aeroporto de Benguela vai continuar encerrado

O encerramento do aeroporto de Benguela vai continuar no próximo ano. A reabilitação ainda não iniciou, e só deverá ocorrer ao longo de 2005, soube o correspondente da Ecclesia junto da delegação local da Empresa Nacional dos Aeroportos (ENANA).

A infra-estrutura fechou ao público a 1 de Dezembro devido ao avançado estado de degradação da sua pista e os trabalhos de reabilitação deviam arrancar uns dias depois e terminar estes dias. O encerramento foi orientado pela Direcção Nacional da Aviação Civil. Actualmente, os trabalhos de reconstrução projectados esbarram com a indisponibilidade das firmas empreiteiras, inicialmente previstas, devido à quadra festiva. A alternativa ao “Aeroporto 17 de Setembro” tem sido a base militar da Catumbela, a 15 quilómetros de Benguela.

De acordo com as fontes do correspondente de Ecclesia, a recuperação do aeroporto de Benguela está integrada no programa dos investimentos públicos do governo central. Coberto pelo financiamento chinês, o referido programa prevê igualmente a recuperação dos aeroportos de Cabinda e Huambo. A desqualificação do aeroporto de Benguela deveu-se sobretudo à sua idade, pois foi construído em 1963 pelo regime colonial. Também o tapete da sua pista de 1600 metros não suportava mais aviões de certo porte como as aeronaves tipo DC 9.

Desde há vários anos que as aeronaves mais pesadas, como os Boieng utilizados pela companhia TAAG, não aterram naquele aeroporto, mas na pista militar da Catumbela, de onde os passageiros são transferidos em autocarro para Benguela. O aeroporto de Benguela era utilizado apenas pelas pequenas aeronaves.
Responder