Aeronave sobrevoa Uíge à procura de casos de Marburg

Primeiro fórum sobre a aviação em Angola, com notícias, novidades, fotos, história, bate-papo, turismo e muita informação sobre a aviação neste país africano!

Moderador: Moderadores

Regras do fórum
As regras do fórum estão disponíveis CLICANDO AQUI.
AeroEntusiasta
Fundador
Fundador
Mensagens: 9466
Registrado em: Dom Dez 19, 2004 09:00
Localização: Porto Alegre - RS
Contato:

Aeronave sobrevoa Uíge à procura de casos de Marburg

Mensagem por AeroEntusiasta »

(fote: Angop)

Aeronave sobrevoa Uíge à procura de casos de Marburg

Luanda, 16/06 - Um helicóptero alugado pelas autoridades sanitárias do país partiu hoje de Luanda com o objectivo de, durante 12 dias, sobrevoar a Província do Uíge, para fazer um levantamento de casos de Marburg que possivelmente estejam fora do seu controlo.

Em entrevista à Angop, o ministro da Saúde, Sebastião Veloso, informou que o helicóptero fará a distribuição e recolha das equipas que vão fazer a vigilância epidemiológica nas aldeias e bairros afectados e não só.

Sebastião Veloso, que parte sexta-feira também para o Uíge, acrescentou que esta actividade cinge-se no controlo efectivo do Marburg, rumo à erradicação, para que futuramente não surjam outros focos da doença.

Para o ministro da Saúde, a situação está controlada, apesar de haver dias em que se regista um caso por haver famílias que teimam em manusear doentes ou cadáveres infectados com a enfermidade.

Entretanto, afirmou que durante os sete dias que fará na Província do Uíge, para além de constatar "in loco" a situação do Marburg, vai também debruçar-se sobre o programa de reabilitação das infra-estruturas da Saúde, no âmbito do crédito de oito milhões de dólares cedido pelo Banco Africano de Desenvolvimento.

Vai ainda trabalhar com uma equipa de responsáveis da Saúde Pública sobre a mudança da terapia contra a malária, segundo recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS).

Devido ao número elevado de casos de resistência à cloroquina, quase 50 por cento, a OMS recomenda a mudança deste fármaco para a terapia com "Artesunato", uma associação de dois medicamentos já implementados em outros países endémicos de África.

De acordo com Sebastião Veloso, a Província do Uíge também é endémica às doenças do sono, malnutrição e tuberculose, por isso há necessidade de se trabalhar com mais agressividade.
Responder