Página 1 de 1

Novos aviões Dash 8 Q400 para a TAAG chegam a Angola no iníc

Enviado: Dom Dez 15, 2019 20:46
por Electra
Notícia velha (22/08) porém, relevante. Há questionamentos sobre os Dash 8 virem com uma eventual nova pintura, aliás, mt parecida com a que ia ser e não foi quando a cia recebeu o 777. Se vcs procurarem no Google, verão ilustrções desta suposta nova pintura...

Novos aviões Dash 8 Q400 para a TAAG chegam a Angola no início de 2020

A TAAG – Linhas Aéreas de Angola vai receber entre janeiro e fevereiro de 2020 seis aviões do modelo Dash 8 Q400, atualmente construídos pela empresa De Havilland Canada, disse o presidente da comissão executiva da empresa se transporte aérea de bandeira angolana.
Rui Carreira (na imagem de abertura), citado pelo ‘Jornal de Angola’, disse ainda que os novos aparelhos, de 72 lugares com um custo unitário entre 34 milhões e 38 milhões de dólares, fazem parte da estratégia de renovação da frota da companhia de bandeira e vão servir as ligações entre as diferentes províncias e a região.
O anúncio desta compra havia sido feito durante a 53ª conferência do Salão Internacional de Aviação de Paris, que decorreu de 21 a 27 de junho deste ano na capital de França.
O presidente da comissão executiva da TAAG salientou que o custo de aquisição dos novos aparelhos pode ser amortizado entre cinco a seis anos, “já que permitem ganhos operacionais significativos, sobretudo pelo baixo consumo de combustível, que é um terço menor do que o dos Boeing 737, atualmente a operar essas rotas.”
A compra de novos aviões para a companhia aérea de bandeira de Angola havia sido cancelada por decisão do Presidente João Lourenço anunciada em abril passado, que exigiu um “estudo mais aprofundado” do plano de recuperação da transportadora
Um despacho presidencial de 9 de abril mencionava especificamente as autorizações dadas em janeiro para a celebração de contratos com as empresas Boeing, dos Estados Unidos e Bombardier, do Canadá, (anterior fabricante dos Dash 8 Q400) para a compra de 15 novos aparelhos até 2022.

Fonte: NewsAvia - https://newsavia.com/novos-avioes-dash- ... o-de-2020/

Re: Novos aviões Dash 8 Q400 para a TAAG chegam a Angola no

Enviado: Seg Abr 06, 2020 21:05
por Electra
Notícia de 02/04/2020:

TAAG autorizada a adquirir seis novas aeronaves

O Governo angolano aprovou uma garantia estatal para a operação de financiamento da compra de seis aviões pela transportadora aérea TAAG no valor de 118 milhões de dólares (109 milhões de euros).

Segundo um despacho presidencial de 01 de abril, a que a Lusa teve hoje acesso, a garantia visa possibilitar o acordo de financiamento para que a TAAG possa adquirir seis aeronaves de marca Havilland-Dash-8, "no quadro da reestruturação e diversificação" da sua frota de aeronaves.
O acordo será celebrado entre a TAAG e o sindicato bancário representado pela ABSA Bank Limited.
Em troca da emissão de garantia soberana, a companhia aérea angolana terá de pagar uma taxa correspondente a 01% do valor do financiamento.
A TAAG deverá ainda reportar mensalmente ao Ministério das Finanças sobre o grau de execução do plano de reestruturação da empresa.
A companhia aérea angolana TAAG anunciou a aquisição das aeronaves ao costrutor aeronáutico canadiano De Havilland Aircraft em junho de 2019, no 53.º Salão Internacional de Paris.

Fonte: Angola24horas - https://www.angola24horas.com/index.php ... -aeronaves

Re: Novos aviões Dash 8 Q400 para a TAAG chegam a Angola no

Enviado: Dom Mai 31, 2020 20:34
por AeroEntusiasta
Primeiro Dash8-400 da TAAG pronto para entrega

Artigo escrito em colaboração com Andrew H. Cline, correspondente de aviação e fotógrafo
Fonte: airwaysmag.com

Imagem

MIAMI - A primeira aeronave De Havilland Canada Dash8-400 da TAAG Angola Airlines, sediada em Luanda - Linhas Aéreas de Angola (DT / DTA), está prestes a concluir seu programa de testes de voo.

O Dash8-400 (c/n 4616) com registro de teste canadense C-GKXM, que se tornará o D2-TFA, chamado 'Kwanza', fez seu primeiro voo em 20 de maio de 2020. Será o primeiro avião turboélice da atual Frota da TAAG.

O tipo foi registrado inicialmente em 28 de fevereiro, mas seu programa de teste foi atrasado devido ao desligamento da fábrica pelo COVID-19.

A aeronave ostenta uma nova pintura da TAAG, com títulos cinza com uma nova fonte, o logotipo grande na cauda e títulos da Angola Airlines menores no lado direito e as Linhas Aereas de Angola na esquerda. A cor da cauda se estende até a parte inferior da fuselagem e as linhas vermelhas e alaranjadas se estendem para a frente na fuselagem inferior.

Imagem
De Havilland Aircraft of Canada, dash-8-400, DHC-8-402, DH8D, Q400, c / n 4616, TAAG Angola Airlines, TAAG Linhas Aéreas de Angola, TAAG Linhas Aéreas de Angola, TAAG, DT, Registro de teste DTA C-GKXM, Kwanza, Foto: Andrew H. Cline,

A TAAG encomendou seis Dash-8-400s, anunciados pela Bombardier em 29 de março de 2019, como um cliente não identificado. O pedido foi confirmado no Paris Air Show 2019, em conjunto com a De Havilland Aircraft do Canadá assumindo oficialmente os certificados de tipo de toda a família Dash-8 / Q Series da Bombardier e assumindo oficialmente a linha de produção Dash-8-400 da Aeroporto de Downsview em Toronto (YZD / CYZD).

As entregas da TAAG estavam originalmente programadas para 4 a serem entregues em 2019 e o saldo em 2020. Elas deveriam ser operadas por uma nova transportadora regional de joint venture; Angola Expresso, que foi arquivado, então a linha principal da TAAG assumiu a nova frota.

“A TAAG está olhando para o futuro de nossa frota e para as oportunidades de mercado em que as aeronaves Dash 8-400 serão uma parte importante de nossa estratégia de crescimento. A aquisição dessas novas aeronaves é importante para apoiar uma rede doméstica mais forte e para apoiar nossa rede regional e internacional ”, afirmou Rui Carreira, presidente da TAAG Angola Airlines, em comunicado.

Imagem
A aeronave foi registrada inicialmente em 28 de fevereiro, mas seu programa de teste foi atrasado devido ao desligamento da fábrica devido ao CoVID-19. de Havilland Aeronaves do Canadá, DHC, Aeroporto Toronto Downsview, YZD, CYZD, Toronto, Downsview, Ontário. Foto: Andrew H. Cline 2020,

“A aeronave Dash 8-400 oferece desempenho incomparável e economia excepcional que nos permitirá servir melhor comunidades menores e aumentar as frequências em Angola.”

Atualmente, o TAAG, de propriedade do governo angolano, possui uma frota totalmente Boeing de cinco Boeing 737-700, três Boeing 777-200ER e cinco 777-300ER. Anteriormente, operava Boeing 747-300, um Douglas DC-8 e um Lockheed L1011 Tristar. A TAAG operava anteriormente turboélices Fokker F-27 e F-50 para sua rede regional há alguns anos.

Os Dash-8s são os primeiros aviões regionais da TAAG nos últimos anos. Jatos de passageiros são operados por várias pequenas empresas em Angola. O governo angolano também possui dois Q400s configurados VIP adquiridos em 2011. Antes disso, ele operava dois Dash-8-300s.

https://nsa40.casimages.com/img/2020/06 ... 736758.jpg

Fonte: https://airwaysmag.com/airlines/first-t ... -delivery/

Re: Novos aviões Dash 8 Q400 para a TAAG chegam a Angola no

Enviado: Sáb Jun 27, 2020 17:03
por AeroEntusiasta
27/06/2020 - Site AeroEntusiasta - 20 anos / www.AeroEntusiasta.com.br

Está a caminho de Luanda (LAD) o primeiro Dash 8-400 da TAAG (D2-TFA).
A aeronave partiu ontem (26) da fábrica em Downsview/Canadá, e neste momento (27) está cruzando o Atlântico Norte.

Imagem

Imagem

Imagem

Re: Novos aviões Dash 8 Q400 para a TAAG chegam a Angola no

Enviado: Dom Ago 09, 2020 16:14
por Electra
Segundo DHC Dash 8-400 da TAAG a caminho de Angola

Deverá chegar a Luanda na próxima segunda-feira, dia 10 de agosto, o segundo avião De Havilland Canada (DHC) Dash 8-400 para a TAAG – Linhas Aéreas de Angola, que receberá o registo nacional D2-TFB, e está batizado com o nome ‘Zaire’.
O aparelho, o segundo de uma encomenda de seis unidades que serão entregues à companhia nacional angolana até final do corrente ano, destina-se a assegurar as linhas domésticas internas no País e, também, algumas rotas regionais em África, nomeadamente para países limítrofes, como aliás, anunciou recentemente a administração da própria companhia aérea.
A aeronave, que viaja com o registo provisório C-GNKQ, descolou neste sábado, dia 8 de agosto, de Toronto, do aeroporto que serve a linha de montagem da DHC, e fez uma primeira escala no aeroporto de St. John’s, na Terranova (Canadá), dirigindo-se em seguida para a ilha de Santa Maria, no arquipélago português dos Açores, onde a tripulação pernoitou.
O novo Dash 8-400 da TAAG descolou na manhã deste domingo já em direção ao continente africano. Fez uma escala em Nouakchott, na Mauritânia, prosseguindo depois para Acra, no Gana, onde avião e tripulação pernoitam, para na segunda-feira, dia 10, concluir a viagem em direção à cidade de Luanda, onde deverá chegar pela hora do almoço.
O primeiro avião DHC Dash 8-400 (registo D2-TFA, batizado ‘Kwanza’) chegou a Luanda no final do mês de junho, onde teve uma recepção especial no Aeroporto Internacional 4 de Fevereiro, por parte de diversas entidades governamentais e responsáveis pela gestão da TAAG, que, dessa forma, assinalaram, o início da modernização da frota da companhia para os voos regionais, uma nova era que é aguardada com muita expectativa e interesse no meio da aviação comercial angolana (LINK notícia relacionada).
Devido à pandemia de covid-19 e ao facto de ter sido declarado o estado de emergência na República de Angola estão suspensos os voos regulares entre cidades provinciais, pelo que ainda não se verificou a entrada do novo avião na rede regional da empresa, o que poderá acontecer até final do corrente mês se os constrangimentos às viagens aéreas forem levantados.
A TAAG tem realizado, desde março passado, apenas voos sanitários e de repatriamento de passageiros, além de diversos voos para transporte exclusivo de carga com aviões de passageiros, devidamente autorizados para transporte de produtos e bens essenciais.

Fonte - NewsAvia - https://newsavia.com/segundo-dhc-dash-8 ... de-angola/

Re: Novos aviões Dash 8 Q400 para a TAAG chegam a Angola no

Enviado: Ter Ago 11, 2020 21:41
por Electra
TAAG negoceia com a DHC novas datas para entrega de quatro Dash 8-400

A TAAG – Linhas Aéreas de Angola recebeu nesta segunda-feira, dia 10 de agosto, a segunda das seis aeronaves Dash 8-400 adquiridas à fábrica ‘De Havilland of Canada’ (DHC) para reestruturação e modernização da sua frota para voos domésticos e regionais em África.
A nova aeronave, que tal como a primeira que chegou a solo nacional, a 29 de junho passado, ostenta a nova pintura da companhia angolana, tem capacidade para transportar 74 passageiros, 10 dos quais em Classe Executiva. Nos próximos dias e logo que seja feito o registo de propriedade em nome da TAAG receberá a matrícula nacional D2-TFB e o nome de batismo ‘Zaire’, um homenagem à província nortenha da República de Angola.
À chegada a Luanda, depois da viagem de entrega feita por pilotos da fábrica canadiana, com escalas nos aeroportos de St. John’s (Terranova/Canadá), Santa Maria (Açores/Portugal), Nouakchott (Mauritânia) e Acra (Gana), o avião foi saudado com um arco de água pelos bombeiros do Aeroporto Internacional 4 de Fevereiro, onde aterrou pelas 13h10 locais.
À margem da cerimónia da recepção da aeronave, o administrador para a Aérea de Operações de Voos e Manutenção da TAAG, Hugo Amaral, disse que a chegada da terceira estava prevista para setembro próximo, mas fica adiada para uma nova data já em negociação.
“Por força da covid-19, que afecta todos os sectores, e a aviação não é exceção, o fabricante e a TAAG estão a fazer os seus replaneamentos no sentido de honrarem com os compromissos de ambas as partes, e daí nascer um novo período para as próximas entregas”, explicou em declarações aos jornalistas.
Sobre a entrada em operação dos dois aviões Dash 8-400 já disponíveis, o administrador executivo afirmou que logo que for levantada a cerca sanitária, a TAAG retomará as suas operações, e já com essas novas aeronaves.

Fonte: NewsAvia - https://newsavia.com/taag-negoceia-com- ... ash-8-400/

Re: Novos aviões Dash 8 Q400 para a TAAG chegam a Angola no

Enviado: Ter Jan 26, 2021 20:12
por Electra
TAAG recebe em Luanda terceiro avião Dash 8-400

A TAAG – Linhas Aéreas de Angola recebeu nesta segunda-feira, dia 25 de janeiro, em Luanda, o seu terceiro avião Dash 8-400, que receberá o registo nacional D2-TFC, e está batizado com o nome ‘Cunene’.

O novo avião, que viajou diretamente da fábrica da De Havilland Canada (DHC), em Toronto (Canadá), de onde partiu no passado dia 22, fez a viagem com escalas para reabastecimento e descanso da tripulação nos aeroportos de St. John’s, na província canadiana da Terra Nova; de Santa Maria, no arquipélago dos Açores (Portugal); de Nouackchott, na Mauritânia; e de Acra, no Gana. Aterrou no Aeroporto Internacional 4 de Fevereiro, na cidade de Luanda, pelas 15h45 locais desta segunda-feira.
O avião, de transporte regional, integra uma encomenda de seis aparelhos do mesmo modelo, que integrarão a frota da TAAG, à medida que forem chegando a Angola, e serão utilizados nas linhas domésticas da companhia aérea nacional e para países limítrofes. Os restantes três deverão chegar até final do corrente ano.
Com a chegada do ‘Cunene’ a companhia angolana passa a contar com uma frota de 18 aeronaves comerciais, sendo três Dash 8-400, sete Boeing 737-700, três Boeing 777-200 e cinco Boeing 777-300.
Bastante afetada, também, pela pandemia de covid-19, a TAAG tinha projetos para modernização da sua frota de médio e longo cursos, que estarão naturalmente a ser reconsiderados e a aguardar a estabilização do mercado e o plano de reestruturação da empresa, face à nova realidade da economia angolana e do mercado de transporte aéreo, nomeadamente na África.

Fonte: NewsAvia - https://newsavia.com/taag-recebe-em-lua ... ash-8-400/

Re: Novos aviões Dash 8 Q400 para a TAAG chegam a Angola no

Enviado: Ter Set 07, 2021 01:11
por Electra
Via Skyliner:

Dsah 8-402 - c/n 4629 - D2-TFD - TAAG Angola Airlines - delivery 06sep321 YZD-YYT-SMA, C-reg - ex C-GRQQ

Re: Novos aviões Dash 8 Q400 para a TAAG chegam a Angola no iníc

Enviado: Dom Jul 03, 2022 21:41
por Electra
TAAG Recebeu Sexto E Último Avião Turboélice DHC Dash 8-400

A TAAG – Linhas Aéreas de Angola recebeu neste sábado, dia 2 de junho, no Aeroporto Internacional 4 de Fevereiro, na capital angolana, a sua sexta e última aeronave DHC Dash 8-400, fechando assim a nova frota destinada a voos internos e regionais. O primeiro aparelho deste tipo chegou a Luanda no dia 29 de junho de 2020.
Esta aeronave é reconhecida pela sua alta fiabilidade e reduzido custo operacional comparativamente a outros modelos, nomeadamente os Boeing 737-700 que a TAAG utilizava nas ligações internas. O DHC Dash 8-400 “é um avião extremamente eficiente para as rotas domésticas e apropriado também para rotas internacionais de média distância como, por exemplo, Windhoek (Namíbia), Maputo (Moçambique) ou Kinshasa (República Democrática do Congo)”, reconhece a TAAG em comunicado distribuído em Luanda neste sábado.
O DASH 8 400 pertence a classe turbo-hélice, transporta um total de 74 passageiros, sendo 64 em classe económica e 10 em classe executiva. Simbolicamente, esta aeronave recebeu o nome de batismo de ‘Dande’ e ostenta o registo D2-TFF. Chegou a Luanda pilotada pelo comandante Olívio Patrício e tendo como co-piloto Paulo Correia.
Com a chegada desta aeronave, a frota atual da TAAG é composta por 21 aeronaves, sendo seis DHC Dash 8-400, sete Boeing 737-700 (um está alugado à TACV/Cabo Verde Airlines) três Boeing 777-200 e cinco Boeing 777-300.
“A diversificação da frota com os modelos DASH 8 400 vem aportar maior rentabilidade e economia de custos à operação da TAAG, bem como, melhorar o equilíbrio entre os aparelhos e a tipologia de destinos (longo e médio cursos)”, destaca a nota de imprensa da companhia de bandeira angolana. “Globalmente, e do ponto de vista estratégico, a optimização da frota permite equacionar um business case mais favorável à (re)abertura de novas rotas geograficamente próximas de Angola”, conclui a TAAG.
Recorde-se que o presidente executivo da companhia angolana já anunciou que a TAAG está em processo de reestruturação da sua frota de médio e longo curso, sendo previsível a substituição dos atuais Boeing 737-700 e 777-300 por aviões mais modernos também da fábrica norte-americana (LINK notícia relacionada). Os aviões Boeing 777-200 poderão, em breve, ser convertidos em cargueiros, de acordo com a abertura de um novo segmento de negócio que está a ter grande procura e que levou a TAAG a assinar um acordo com uma das maiores transportadoras chinesas de carga aérea.

Fonte - NewsAvia - https://newsavia.com/taag-recebeu-sexto ... ash-8-400/

Via Skyliner:

Dash 8-402 - c/n 4632 - D2-TFF - TAAG Angola Airlines - delivery 30jun-01jul22 YYZ-YYT-SMA-NKC - ex C-GUJV