Desminagem do Aeroporto do Kuito iniciam este mês

Primeiro fórum sobre a aviação em Angola, com notícias, novidades, fotos, história, bate-papo, turismo e muita informação sobre a aviação neste país africano!

Moderador: Moderadores

Regras do fórum
As regras do fórum estão disponíveis CLICANDO AQUI.
AeroEntusiasta
Fundador
Fundador
Mensagens: 9468
Registrado em: Dom Dez 19, 2004 09:00
Localização: Porto Alegre - RS
Contato:

Desminagem do Aeroporto do Kuito iniciam este mês

Mensagem por AeroEntusiasta »

(Fonte: ANGOP)

Huambo: Trabalhos de desminagem do Aeroporto do Kuito iniciam este mês

Huambo, 02/06 - Oito sapadores do Instituto Nacional de Desminagem (INAD) iniciam, a partir deste mês, a desminar o "Aeroporto Joaquim Kapango", da cidade do Kuito (Bié), soube hoje a Angop.

O chefe departamento provincial do INAD no Huambo, Victor Jorge, disse que a iniciativa se enquadra na estratégia da direcção nacional do seu sector, que visa a desactivação rápida dos engenhos explosivos situados ao longo do aeroporto do Kuito.

Victor Jorge fez saber que os trabalhos dos sapadores das três províncias serão coadjuavados por uma brigada de desminagem do Bié.

Referindo-se as acções desenvolvidas pelo sector nos primeiros quatros meses deste ano, Victor Jorge considerou positivo, apesar de alguns limitações técnicas, sobretudo na deslocação dos técnicos às comunidades para realizarem palestras sobre os riscos e perigos de acidentes contra minas.

"Durante os quatro meses deste ano foram sensibilizados cerca de mil e noventa e quatro cidadãos, entre crianças e adultos, nos municípios do Huambo e Londuimbali, bem como demarcou-se um novo campo de mina no bairro da Chiva, periferia da cidade do Huambo.

Foram igualmente identificados em toda a província do Huambo cerca de 302 campos minados, fruto de um trabalho de pesquisa desenvolvido pela ONG americana SAC, dos quais 75 foram desactivados, 24 desacreditados por não se registarem engenhos explosivos, enquanto outros 175 campos agurdam desminagem.

O responsável apontou os antigos quarteis militares situados nos arredores da cidade capital do Huambo, a zona periférica do aeroporto "Albano Machado" e os municípios do Katchiungo, Tchindjendje e Tchicala-Tcholohanga como as zonas minadas mais críticas.
B767
MASTER
MASTER
Mensagens: 1212
Registrado em: Dom Dez 19, 2004 16:39
Localização: Fortaleza

Mensagem por B767 »

É um passo muito importante.
Agora se áreas mais para o interior, tiop, Mavinga e Jamba tiverem acesso aéreo livre, aquelas regioes(antiga UNITA) ficariam abertos para receber mais ajuda e infraestrutura.
Responder