AVIÃO DA AIR GUICANGO DESAPARECIDO

Primeiro fórum sobre a aviação em Angola, com notícias, novidades, fotos, história, bate-papo, turismo e muita informação sobre a aviação neste país africano!

Moderador: Moderadores

Regras do fórum
As regras do fórum estão disponíveis CLICANDO AQUI.
AeroEntusiasta
Fundador
Fundador
Mensagens: 9464
Registrado em: Dom Dez 19, 2004 09:00
Localização: Porto Alegre - RS
Contato:

AVIÃO DA AIR GUICANGO DESAPARECIDO

Mensagem por AeroEntusiasta »

Avião Comercial Desaparecido Com Seis Pessoas A Bordo Em Angola

Imagem

13/10/20171 CommentAcidentes/Incidentes, Angola - Acidentes/Incidentes, Angola - Aviação Comercial, Angola - Notícias, Aviação Comercial, Destaques - Notícias, NotíciasCatanho Fernandes
Um avião turboélice bimotor Embraer EMB120 da companhia aérea angolana Air Guincango, matrícula D2-FDO, está desaparecido desde a tarde desta quinta-feira, dia 12 de outubro, com três passageiros e três tripulantes a bordo.

A aeronave, que fazia um voo fretado para transporte de um doente de nacionalidade sul-africana, tinha descolado do Aeroporto de Camaquenzo, no Dundo, no nordeste de Angola, pelas 16h58 locais, com destino a Luanda.

As informações conhecidas são ainda escassas, pois o aparelho ter-se-á despenhado numa zona de intensa floresta no Cuilo. O comandante, identificado como João Oliveira da Silva, terá reportado uma avaria a bordo, provocada por um eventual incêndio, dizendo que estava a regressar ao Dundo. Depois os controladores aéreos perderam o contato com a aeronave que não chegou ao destino na hora prevista.

Os serviços de Proteção Civil e a Força Aérea Nacional de Angola iniciaram buscas na manhã desta sexta-feira, não havendo até ao fim do dia qualquer indicação sobre o paradeiro da aeronave ou notícias sobre os seus ocupantes. Dois helicópteros militares sobrevoaram durante algumas horas o local onde o comandante da aeronave teve os últimos contactos com a torre de controlo aéreo do Dundo.

Todo os tripulantes da aeronave eram de nacionalidade angolana. Além do comandante atrás identificado, seguiam a bordo o co-piloto Afonso Pedro e o comissário Cláudio Manico.

Felismino Ndumba, comandante da corporação de bombeiros do Dundo, disse à agência de notícias France Presse (AFP) que o avião poderá ter caído no Lago Nacarumbo, próximo do Cuilo, pelo que se tornam muito difíceis as buscas para encontrar o aparelho e eventuais sobreviventes. As condições atmosféricas no local onde provavelmente caiu o EMB120 da Air Guincango eram más na quinta-feira e são conhecidas algumas disfunções recentes da aeronave acidentada, assegurou Felismino Ndumba à AFP.



Foto © Martijn Beckers/Planespotters.net
Notícia atualizada às 01h45 UTC de sábado, dia 14 de outubro


https://newsavia.com/aviao-comercial-de ... em-angola/
AeroEntusiasta
Fundador
Fundador
Mensagens: 9464
Registrado em: Dom Dez 19, 2004 09:00
Localização: Porto Alegre - RS
Contato:

Re: AVIÃO DA AIR GUICANGO DESAPARECIDO

Mensagem por AeroEntusiasta »

Avião localizado sem sobreviventes

Rodrigues Cambala |* 4 de Outubro, 2017

Destroços da aeronave que estava desaparecida na Lunda-Norte foram ontem localizados a 320 quilómetros do aeroporto do Dundo, tendo sido reportado um incêndio num dos motores 15 minutos depois da descolagem, na quinta-feira.

Seis angolanos e um sul-africano estão entre as vítimas do acidente aéreo.

A informação foi prestada pelo director do Gabinete de Prevenção e Investigação de Acidentes Aeronáuticos (GPIAA), Luís António Solo.

A bordo da aeronave, um Embraer EMB 120 ao serviço da empresa privada Air Guicango, que descolou do aeroporto Kamakenzo do Dundo pelas 16h55 de quinta-feira, seguiam três tripulantes de nacionalidade angolana e quatro passageiros, um dos quais sul-africano.

“Há informações que os destroços da aeronave foram encontrados por um caçador no Cuilo, a 320 quilómetros do Dundo”, explicou Luís António Solo.

O director do GPIAA, órgão do Ministério dos Transportes, acrescentou que a Air Guicango, que operava a aeronave, é uma “empresa certificada para operações comerciais não regulares”.

Segundo Luís António Solo, 15 minutos depois de levantar voo da capital da província da Lunda-Norte com destino a Luanda (a 1.100 quilómetros de distância), o piloto reportou problemas no motor da aeronave.
“Uma avaria no motor, seguido de fogo. Foram também reportadas condições atmosféricas adversas”, disse, sem avançar outras razões para o acidente.

Oficialmente, as autoridades apontam para seis angolanos e um sul-africano a bordo da aeronave. No entanto, o Governo português, através de fonte oficial do gabinete do secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, José Luís Carneiro, já confirmou que um desses sete ocupantes é cidadão portugês. “O português falecido era um paramédico bombeiro de 39 anos”, disse a mesma fonte, referindo também que a vítima não estava ao serviço do Estado português.

Questionado sobre a identidade das pessoas que estavam a bordo da aeronave, Luís Solo avançou ser da responsabilidade da operadora anunciar os seus nomes. A aeronave, com capacidade para transportar 53 pessoas, tinha previsões para aterrar às 18 horas e 30 minutos no Aeroporto 4 de Fevereiro, em Luanda.

A administradora municipal do Cuilo, Maria Teresa, disse que as autoridades locais receberam a informação da queda da aeronave da operadora Air Guicango por volta das 20 horas de quinta-feira, momento em que se registava uma chuva intensa na localidade. Acrescentou que as condições atmosféricas adversas na região foram devidamente previstas pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inamet).

Maria Teresa admitiu que algumas pessoas viram os destroços do avião próximo da lagoa de Nacarumbo, que consta da lista das Sete Maravilhas de Angola, na comuna de Caluango, onde a equipa da Comissão de Defesa e Segurança se dirigiu ontem para localizar a aeronave.

Acrescentou que foram constituídas equipas de buscas que se dirigiram ao terreno. Com o tipo de clima que se apresenta na província da Lunda-Norte, sobretudo no município do Cuilo, com muita chuva, o acesso a algumas localidades está muito dificultado.

A Força Aérea NAcional efectuou as primeiras buscas no local onde se presume ter caído o avião, mas não foi encontrado nenhum destroço. Em função do mau tempo que se faz sentir naquela localidade, as buscas tinham sido suspensas e mais tarde foram retomadas. Estavam dois helicópteros da Força Aérea disponíveis para efectuar as buscas na lagoa Nacarumbo e nas localidades adjacentes.

O Instituto Nacional de Aviação Civil (Inavic) havia suspendido em 2011 as operações das companhias aéreas Angola Air Guicango, Air Services, Gira Globo, Mavewa, Air Nave e Diexim. A suspensão deveu-se ao facto da não conclusão dos respectivos processos de certificação técnica nos prazos estabelecidos. Em Fevereiro de 2014, uma falha técnica num dos motores forçou a tripulação do avião de passageiros “Embraer-120” (de fabrico brasileiro) da Air Guicango a efectuar uma aterragem de emergência nos arredores da cidade de Lucapa, também na província diamantífera Lunda-Norte.

* Com agências e Victorino Matias, no Cuilo (Lunda-Norte)

http://jornaldeangola.sapo.ao/sociedade ... reviventes
AeroEntusiasta
Fundador
Fundador
Mensagens: 9464
Registrado em: Dom Dez 19, 2004 09:00
Localização: Porto Alegre - RS
Contato:

Re: AVIÃO DA AIR GUICANGO DESAPARECIDO

Mensagem por AeroEntusiasta »

14 Outubro de 2017 | 22h12 - Actualizado em 15 Outubro de 2017 | 09h10

Angola: Encontrados destroços da aeronave despenhada na Lunda Norte

Dundo - Os destroços da aeronave que despenhou na província da Lunda Norte, na quinta-feira (12), foram encontrados hoje, sábado, na localidade de Lunhiga, próximo das povoações de Cabunta a 55 milhas do Dundo, sem nenhum sobrevivente entre os ocupantes da mesma.

Segundo o o coordenador da comissão e chefe do departamento do Gabinete de Prevenção e Investigação de Acidentes Aeronáuticos (GPIAA), Pedro Gonçalves, os destroços foram encontrados e terminado o trabalho de buscas, iniciou-se o de recolha dos restos mortais e parte dos destroços da aeronave que está localizada numa chana a 90 quilómetro Cuílo.

Pedro Gonçalves garantiu que os próximos passos serão a continuação da recolha e levantamento das evidências, nas primeiras horas de amanhã onde deslocar-se-á uma equipa de médica no sentido de procederem os trabalhos para o estudo e investigação da ocorrência.

“ Ainda não foram encontradas as caixas negras do avião, sendo por isso prematuro o pronunciamento sobre os problemas técnicos da aeronave” - frisou o responsável.

A bordo do avião estavam três tripulantes, nomeadamente João Oliveira da Silva, comandante, Afonso Pedro, co-piloto, e Cláudio Manhico, acompanhante de voo, e quatro passageiros nomedamente Paulo Miranda, Jack Lombard, Paulo Carvalho e Bonifácio Cataca.

https://www.angop.ao/angola/pt_pt/notic ... fb5d7.html
Responder