TAAG: incidente no Soyo com Boeing 737-700

Primeiro fórum sobre a aviação em Angola, com notícias, novidades, fotos, história, bate-papo, turismo e muita informação sobre a aviação neste país africano!

Moderador: Moderadores

Regras do fórum
As regras do fórum estão disponíveis CLICANDO AQUI.
AeroEntusiasta
Fundador
Fundador
Mensagens: 9464
Registrado em: Dom Dez 19, 2004 09:00
Localização: Porto Alegre - RS
Contato:

TAAG: incidente no Soyo com Boeing 737-700

Mensagem por AeroEntusiasta »

02 Maio de 2017

Angola: Inspecção do incidente do Soyo aponta para danos mínimos

Luanda - A inspecção preliminar, feita ao Boeing 737-700 envolvido no incidente ocorrido às 11 horas de domingo último no aeroporto Comandante Ndozi, cidade do Soyo, indicia danos somente nas portas do trem de proa, informa a TAAG.

De acordo com um comunicado de imprensa das Linhas Aéreas de Angola chegado à Angop, o diagnóstico só poderá ser confirmado,” quando o trem de pouso do nariz da aeronave for estendido”.
A TAAG e as Autoridades Governamentais angolanas estão a realizar uma investigação aprofundada, relativamente às causas que estiveram na base deste acontecimento, lesse no documento.
O incidente teve lugar domingo último, com o Boeing 737-700 das Linhas Aéreas de Angola, TAAG, que operava a rota Luanda/Soyo e vice-versa.
O avião, com seis tripulantes e 40 passageiros a bordo, aterrou com normalidade no aeroporto do Soyo, província do Zaire, mas após a aterragem para dar início a manobra em direcção à placa o trem retraiu-se.
“Durante a manobra o trem de aterragem frontal retraiu-se e a parte dianteira da aeronave embateu no solo; Os motores foram imediatamente desligados pela tripulação e os passageiros desembarcaram com segurança, não houve lesões registadas”.
Segundo a nota, após o incidente, a aeronave bloqueou parcialmente a pista do aeroporto e, como resultado, a mesma foi encerrada, estando a companhia angolana de bandeira a envidar esforços no sentido de remover a aeronave tão logo quanto possível.
Este é o segundo incidente no aeroporto do Soyo em menos de um ano, após o despiste de um avião ligeiro do tipo PA-31 da empresa privada Mavewa, em Julho de 2016, cujos ocupantes também saíram ilesos.
AeroEntusiasta
Fundador
Fundador
Mensagens: 9464
Registrado em: Dom Dez 19, 2004 09:00
Localização: Porto Alegre - RS
Contato:

Re: TAAG: incidente no Soyo com Boeing 737-700

Mensagem por AeroEntusiasta »

Um Boeing 737-700 da TAAG – Linhas Aéreas de Angola sofreu um avaria técnica após a aterragem no Aeroporto do Soyo, na província do Zaire, norte do país, na manhã deste domingo, dia 30 de abril, pelas 11h00 locais, ficando imobilizado na pista, com o trem dianteiro recolhido.

Imagem
Na imagem vemos que os passageiros estão a desembarcar com a ajuda de uma escada dos bombeiros aeroportuários. É visível também que o trem dianteiro se encontra totalmente recolhido.

Um porta-voz da companhia aérea, em declarações à agência de notícias portuguesa ‘Lusa’, confirmou a ocorrência do incidente e adiantou que todos os ocupantes do aparelho (47 passageiros e seis tripulantes) se encontravam bem, não se tendo registado quaisquer feridos. O avião era proveniente de Luanda (voo DT130).

Carlos Vicente, porta-voz da companhia aérea angolana, esclareceu na manhã deste domingo à ‘Lusa’ que “não houve vítimas humanas, a aeronave está imobilizada no Soyo, e a TAAG está a acautelar todos os pormenores no sentido de poder transportar os passageiros que se encontram na cidade do Soyo, para regressarem a Luanda”.

A aeronave sofreu o colapso do trem dianteiro por circunstâncias não apuradas e todos os ocupantes, passageiros e tripulantes “desembarcaram são e salvos”. Foram ajudados no desembarque pelos bombeiros e socorristas em serviço no aeroporto.

Entretanto a agência noticiosa angolana ‘Angop’ divulgou ao fim da tarde deste domingo que uma equipa do Instituto Nacional de Aviação Civil de Angola (INAVIC) e do Gabinete de Prevenção de Acidentes de Aeronaves é aguardada no Soyo para a abertura do inquérito, protocolar nestas ocasiões, para apurar as reais causas do incidente.

Este é o segundo incidente que se regista no aeroporto do Soyo em menos de um ano, após o despiste de uma aeronave ligeira Piper PA-31 pertencente à empresa privada Mavewa, em Julho de 2016, cujos dois ocupantes saíram também ilesos, adianta a Angop.

Imagem

http://newsavia.com/b737-700-da-taag-so ... a-feridos/
Responder