Angola: Avião laboratório certifica Sistemas de Navegação

Primeiro fórum sobre a aviação em Angola, com notícias, novidades, fotos, história, bate-papo, turismo e muita informação sobre a aviação neste país africano!

Moderador: Moderadores

Regras do fórum
As regras do fórum estão disponíveis CLICANDO AQUI.
AeroEntusiasta
Fundador
Fundador
Mensagens: 9464
Registrado em: Dom Dez 19, 2004 09:00
Localização: Porto Alegre - RS
Contato:

Angola: Avião laboratório certifica Sistemas de Navegação

Mensagem por AeroEntusiasta »

Angola: Avião laboratório certifica Sistemas de Navegação do Namibe

Luanda - O avião laboratório, que desde segunda-feira realiza a calibração e comissionamento dos Sistemas de Navegação Aérea do país, seguiu ao princípio da tarde de hoje para o aeroporto Welwitschia Mirabilis, na cidade de Moçamedes, província do Namibe.

De acordo com o chefe do Departamento de Vigilância Aérea da ENANA, Venâncio Clemente Paulo, depois da certificação feita em Luanda de forma “satisfatória e sem nenhum problema”, o avião seguiu para o Namibe, ao contrário do programado, que seria o aeroporto Comandante Kuenha, no Menongue (Cuando Cubango).

Para Venâncio Clemente Paulo, da apreciação feita pelos membros da equipa de tripulação do avião laboratório e dos técnicos da Empresa Nacional de Exploração de Aeroportos e Navegação Aérea, se concluiu que todo o equipamento do referido sistema tem funcionado de acordo com as exigências internacionais.

A satisfação da ENANA reside, ainda, no facto do processo, em Luanda, ter terminado um dia antes do anteriormente programado, 26, sexta-feira, disse.

De acordo com o tecnico, durante os trabalhos de certificação, o equipamento de navegação aérea instalado no aeroporto de Luanda, nomeadamente ILS/DME, DVOR/DME, CVOR/DME e PAPIs, não apresentou nenhuma dificuldade, tendo-se feito apenas alguns ajustes técnicos próprios do processo.

De 23 a 31 de Janeiro, a ENANA vai calibrar e comissionar o seu Sistema de Navegação em todo o país, incluindo a avaliação, para certificação, do equipamento de Rádio Ajuda e Visual.

Do Namibe a aeronave rumará, na manhã de sexta-feira, para a província do Cuando Cubango, seguindo depois para os aeroportos Quarta Punza (Uíge), dia 28, e Catumbela (Benguela) dias 30 e 31 do presente.

A calibração e comissionamento dos Sistemas de Navegação Aérea nos aeroportos e FIR's situados em território nacional, decorre do cumprimento das recomendações da ICAO constantes no Documento 8071 (Manual on Testing of Radio Navegation Aids), no seu Anexo 10.

O referido processo de actualização do equipamento aeronáutico garante a precisão de funcionamento dos instrumentos em conformidade com as normas estabelecidas. A última calibração e comissionamento do Sistema, em Angola, aconteceu em 2013.

Fonte: http://www.angop.ao
Responder