Novo aeroporto de Saurimo com requisitos exigidos pela ICAO

Primeiro fórum sobre a aviação em Angola, com notícias, novidades, fotos, história, bate-papo, turismo e muita informação sobre a aviação neste país africano!

Moderador: Moderadores

Regras do fórum
As regras do fórum estão disponíveis CLICANDO AQUI.
AeroEntusiasta
Fundador
Fundador
Mensagens: 9464
Registrado em: Dom Dez 19, 2004 09:00
Localização: Porto Alegre - RS
Contato:

Novo aeroporto de Saurimo com requisitos exigidos pela ICAO

Mensagem por AeroEntusiasta »

23-07-2012 15:42

Novo aeroporto de Saurimo com requisitos exigidos pela ICAO

Saurimo – O novo terminal doméstico do aeroporto de Saurimo, capital da província da Lunda Sul, tem todos os requisitos exigidos pela Organização Internacional da Aviação Civil (Icao), garantiu o director local da Empresa Nacional de Exploração de Aeroportos e Navegação Aérea (Enana), Vasco Rufino.

Em declaração à Angop o responsável referiu que a pista tem 3400 metros de comprimento e 45 de largura, padrões exigidos pela aviação civil.

Referiu que o projecto de reabilitação e modernização do aeroporto de Saurimo previa duas fases, sendo a primeira a reabilitação da pista e a segunda a construção de outras estruturas.

Em 2009 fez-se a reabilitação total da pista e caminhos de circulação do terminal antigo.

Por essa razão, a pista vai continuar a ser utilizada, pois com a sua reabilitação tem os requisitos exigidos, referiu.

Disse ainda estar a ser construída uma nova aerogare (terminal de passageiros), nova placa de estacionamento com capacidade de receber três aeronaves do tipo Boeing 737 e algumas de menor porte, caminho de circulação de aeronaves e nova torre de controlo.

Fonte ANGOP
AeroEntusiasta
Fundador
Fundador
Mensagens: 9464
Registrado em: Dom Dez 19, 2004 09:00
Localização: Porto Alegre - RS
Contato:

Re: Novo aeroporto de Saurimo com requisitos exigidos pela I

Mensagem por AeroEntusiasta »

23-07-2012 13:34

Lunda Sul
Reabilitação do aeroporto de Saurimo orçada em USD 70 milhões

Saurimo – A reabilitação e modernização do aeroporto de Saurimo, iniciada em 2011, está orçada em 70 milhões de dólares norte-americanos (um dólar equivale a 95,605 kwanzas), revelou no fim-de-semana, em Saurimo, capital da província da Lunda Sul, o fiscal residente da empreitada, Rui Queimada.

Segundo o engenheiro civil, em declarações à Angop, está a ser construída de raiz uma nova aerogare (terminal de passageiros), nova placa de estacionamento com capacidade de receber três aeronaves do tipo Boeing 737 e algumas de menor porte, caminho de circulação de aeronaves e nova torre de controlo.

"A estrutura metálica da aerogare está concluída. Nesse momento está sendo colocada a cobertura, que terminará ainda esta semana, e já iniciaram os trabalhos de especialidade de electricidade, ar condicionado a vácuo, redes de água e esgotos, revestimentos – alvenaria", explicou.

Estão também em execução outras estações de apoio, como de tratamento de água, de sub pressão, de tratamento de águas residuais e arranjos exteriores de toda aerogare.

Na mesma senda, disse que a aerogare vai comportar a parte operacional de partidas e chegadas, vai ter serviço de restauração para o público e zona VIP, assim como terá uma parte de bares, zonas de apoio organizacional e administrativo, de protocolo e da empresa gestora de aeroportos no país (Enana).

Rui Queimada avançou ainda que o aeroporto vai ter um tapete rolante, sistema de vídeo-vigilância, dois a três balcões de check in, três de rx, um dos quais na zona do protocolo. "O projecto foi concebido em respeito às normas internacionais da aeronáutica", advogou.

Garantiu que o aeroporto estará pronto em Agosto e que vai estar operacional nessa data.

Neste momento funcionam na empreitada cerca 40 cidadãos expatriados e 120 nacionais que foram recrutados localmente e em outras províncias.

ANGOP
AeroEntusiasta
Fundador
Fundador
Mensagens: 9464
Registrado em: Dom Dez 19, 2004 09:00
Localização: Porto Alegre - RS
Contato:

Re: Novo aeroporto de Saurimo com requisitos exigidos pela I

Mensagem por AeroEntusiasta »

23-07-2012 13:26

Lunda Sul
Aeroporto de Saurimo pode receber voos nocturnos

Saurimo - O Aeroporto de Saurimo, na província da Lunda Sul, que beneficia de obras de reabilitação e modernização, poderá receber voos nocturnos sempre que solicitado, garantiu hoje, segunda-feira, o director local da Empresa Nacional de Exploração de
Aeroportos e Navegação Aérea (Enana), Vasco Rufino.

Segundo o responsável, que falava à Angop, em Saurimo, a fase da balizagem (iluminação da pista) está na sua fase conclusiva e neste momento já foram feitos alguns testes, faltando apenas a sua publicação junto do Inavic.

"Neste momento, caso seja solicitado, o aeroporto pode receber já voos nocturnos, falta apenas a homologação do Inavic para o efeito", avançou.

Relativamente ao curso das obras no aeroporto, Vasco Rufino disse que a edificação do novo terminal de passageiros decorre a bom ritmo e que engloba a construção de uma nova placa e caminhos de circulação.

Salientou que no novo terminal está também incluso a construção de uma torre de controlo, sendo que os serviços de apoio a navegação aérea já existem e nessa altura, dos quais uma estação de ajuda a navegação aérea, o sistema de ajuda VR DME, que está operacional.

"Quem viu o Aeroporto de Saurimo há anos e voltar a vê-lo depois das obras concluídas, sem dúvidas que se vai sentir satisfeito.

Nas antigas instalações prestava-se um serviço débil, pois o aeroporto foi criado inicialmente para operações militares e as suas instalações não ofereciam os requisitos adequados", frisou.

ANGOP
Responder